segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Via Email: SARAIVA 13



Posted: 07 Jan 2013 11:19 AM PST
"O Globo", impresso em Duque de Caxias, explora imagem solidária de Zeca Pagodinho para vender jornal, mas não ajuda o município onde instalou seu parque gráfico com nenhum centavo.

Zeca Pagodinho é um ilustre morador de Duque de Caxias (RJ) que ajuda no que pode seus vizinhos, vítimas das enchentes. Outro "ilustre" morador do município não tem a mesma solidariedade. Trata-se do jornalão "O Globo", que se finge de morto para não enfiar a mão no bolso e dar alguma contribuição em solidariedade às vítimas.

O suntuoso parque gráfico das organizações Globo é um gigantesco "dinossauro" com capacidade ociosa que funciona no município desde 1999, construído em grande parte com dinheiro público, seja na forma de empréstimos e contratos generosos no governo FHC, seja na forma incentivos e isenções fiscais.

Aliás "O Globo" não paga um centavo de ISS ao município, nem de ICMS ao Estado, porque na Constituinte de 1988, a turma dos demotucanos isentaram jornais de impostos, mesmo sendo empresas privadas com fins altamente lucrativos.

FHC injetou R$ 200 milhões do BNDES (em dinheiro de hoje)

O Globo tinha sua gráfica no centro do Rio, junto à redação, que dava conta do recado. Hoje, o jornalão sua a camisa para ter uma circulação em torno de 330 mil exemplares no domingo (em dias de semana o número cai para cerca de 250 mil), menos do que tinha em 1997.

O projeto megalômaníaco do novo parque gráfico, o maior da América Latina, era imprimir 2 milhões de jornais por dia no domingo. FHC gostou da ideia, afinal uma mão lavava a outra: o jornalão "formaria opinião a seu favor" para 2 milhões de domicílios e o BNDES entrava com o dinheiro público. Até a Petrobrás na época, através da Refinaria de Duque de Caxias, vizinha, foi convocada a fornecer gás combustível para suprir o jornalão com energia elétrica; com certeza em condições vantajosas para a família Marinho, dona do jornal.

Hoje vemos que o BNDES poderia ter aplicado muito melhor os R$ 200 milhões no município de Duque de Caxias, em outros empreendimentos que trouxessem impacto econômico mais positivo e receitas para a população (que hoje sofre com as chuvas), do que bancar a mera mudança da oficina gráfica da família Marinho.

Aliás, o jornalão só mudou a gráfica. A "casa grande" da redação continuou no Rio.
Por: Zé Augusto0 Comentários  
Posted: 07 Jan 2013 06:23 AM PST
Do Democracia & Política - domingo, 6 de janeiro de 2013

 




Por Jefferson Lima


"Observei nas últimas semanas do ano de 2012 a forma como nosso ex presidente Lula vem sendo atacado pela oposição conservadora, coordenada pela mídia golpista que tenta desmoralizar a esquerda, o PT e todo nosso legado.

Essa oposição é a mesma que governou o Brasil durante anos, que articulou os golpes de 54 e 64, e que agora quer destruir a maior liderança política da história deste país. Esses mesmos "atores" que não foram capazes de apresentar um projeto nacional durante as décadas que governaram o Brasil desde a redemocratização, e que foram derrotados em 2002 por um ex operário.

Eu me pergunto quais são os reais motivos desse ódio da elite burguesa que tenta destruir nosso companheiro Lula?

1 - Não é fácil para eles aceitarem que Lula, como o primeiro ex-operário na história brasileira, tenha ocupado o posto mais importante da nação.

2 - Eles não aceitam que 40 milhões de brasileiros(as) tenham saído da linha de pobreza, através de programas como Fome Zero, Bolsa Família e pelo aumento real do salário mínimo.

3 - Eles não aceitam a criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude, e que a juventude fosse incluída através de programas como ProUNI, Projovem, expansão das universidades, bolsa atleta.

4 - Eles não aceitam a criação de 14 universidades federais e 214 escolas técnicas em oito anos, além da entrada de 750 mil jovens no ensino superior por meio das bolsas do Programa Universidade para Todos(ProUni). Hoje, centenas de milhares de jovens negros, índios e pobres estão sendo os primeiros membros de suas famílias a contarem com o diploma universitário.

5 - Eles não aceitam que um nordestino e retirante posicione o Brasil no cenário da política mundial, e respeite os países da África e América Latina da mesma forma que respeita a Europa e os EUA.

 casa natal de Lula

6 - Eles não aceitam que 15 milhões de brasileiros(as) tenham assinado suas carteiras de trabalho no governo de Lula.

7 - Eles não aceitam que, no governo Lula, o Brasil tenha retomado o crescimento, reduzido a pobreza, a desigualdade social e investido na agricultura familiar, através do PRONAF (Programa de Apoio à Agricultura Familiar), seis vezes mais do que no de FHC.

Além de ter criado outros programas para a área, como o de Aquisição de Alimentos, que compra diretamente a produção dos agricultores. Por volta de 50% dos estabelecimentos de agricultura familiar estão no Nordeste.

8 - Eles não aceitam que, no Governo Lula, o PIB do país tenha batido recorde, que a inflação tenha sido sempre controlada e que se tenha executado importantes obras como a duplicação da BR 101, construção de novas refinarias e estaleiros no Brasil.

9 - Eles não aceitam o fim das privatizações e a participação popular direta nas discussões de políticas públicas através das 72 conferências nacionais realizadas durante os oito anos de governo Lula.

10 - Eles não aceitam a inclusão social do povo pobre, negro e indígena do Brasil através das cotas nas universidades.

11 - Eles não aceitam que grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão sediados no Brasil graças a articulação do ex-presidente Lula.

12 - Eles não aceitam a humildade, o diálogo, aprovação e a popularidade que Lula tem com o povo brasileiro. O ex-presidente representa a cara do povo do nosso país.

13 - Eles não aceitam que o PT, Lula e o povo brasileiro tenham elegido a primeira mulher presidenta deste país, e que ela tenha dado continuidade a todos os projetos de mudança do país iniciados na gestão de Lula.

Coloquei 13 pontos, mas poderia colocar outros milhares de motivos para justificar o ódio da direita que faz oposição ao Brasil. Foram muitas as transformações que o país passou e vem passando nos dias de hoje. Tudo isso graças ao trabalho do nosso companheiro Lula.

Somos nós, o povo, que não vamos aceitar e nos calar diante da injustiça que é a criminalização do ex-presidente Lula, do PT e de qualquer movimento social. Vamos continuar sempre na defesa da maior liderança popular da história do Brasil, e do maior partido da América Latina, para manter o rumo do nosso país e cada vez mais aprofundar as necessárias mudanças através do governo da presidenta Dilma.

Por fim, deixo uma frase do nosso guerreiro Lula ao final dos oito anos de governo: "Podem ficar certos de que, quando eu deixar a presidência , cada partícula das coisas que conquistamos terá tido a participação de todo povo brasileiro".

FONTE: escrito por Jefferson Lima, Secretário Nacional de Juventude do PT. Transcrito no portal do PT (http://www.pt.org.br/noticias/view/artigo_por_que_lula_por_jefferson_lima)[Imagens do google adicionadas por este blog 'democracia&política'].

Postado por às 11:22 
.
Também do Blog ContrapontoPIG
Posted: 07 Jan 2013 06:21 AM PST


Do Conversa Afiada - Publicado em 06/01/2013

 Fim da CLT. Fim do Bolsa Família. Fim do FGTS. Vender a Petrobrax. Esse menino vai longe 



Saiu no Estadão:


Ciceroneado por Fernando Henrique, Aécio Neves molda candidatura


Ex-membros da gestão  (?) de Fernando Henrique ajudam senador a formatar discurso econômico.

No último dia 26, FHC e Aécio se reuniram pela manhã no apartamento do senador no Rio com Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Edmar Bacha, formulador do Plano Real. A agenda, que se estendeu até o almoço e contou, depois, com a presença do ex-jogador Ronaldo (sic), foi mais uma da série de encontros com os economistas.



Navalha

 

 


O Aécio vai subir o Alemão e anunciar as primeiras medidas de seu Governo:

– Fim do Bolsa Família;

– Fim do FGTS;

– Fim da CLT;

– Fim do emprego de metalúrgico que trabalhar para fornecedor da Petrobrás;

– Vamos vender a Petrobrax ao Daniel Dantas !

– E o BNDES ao Jorge Paulo Lemann !

O amigo navegante se espanta ?

Melhor levar a sério.

Essas são as propostas revolucionárias de jenios do Governo Fernando Henrique, em recente "reportagem" do detrito sólido de maré baixa.

Exatamente os jenios que estavam na reunião do Ronaldo Fenômeno com o Farol de Alexandria e o Aécio (no Rio).

(Inexplicavelmente, Aécio não convidou a Urubóloga, que, como se sabe, é a mais notável pensadora que o neolibelismo (*) brasileiro produziu.)

A mais extravagante das sugestões coube ao criador dos juros de 45%.

Ele recomenda que as mulheres tenham tantos votos quantos filhos.

E é esse jenio que vive a dar conselhos à Dilma nas pigais (**) páginas.

Bem faz o Padim Pade Cerra que prefere encontrar o Amaury a levar o Farol ao palanque.

É por essas e outras que o ansioso blog sustenta, contra chuvas e trovoadas, que a Casa Grande balança entre o Padim e o Luciano Huck.

Porque o Aécio não passa de Juiz de Fora (nem sobrevive a um Procurador Geral da República Republicano).

O amigo navegante já imaginou o Aécio no Alemão dizer assim: pra que o décimo-terceiro se o ano só tem doze meses ?

Ia ser muito engraçado !!!


Em tempo: pobre Dr Tancredo, aquele que disse em Washington, "não se paga a dívida com o sangue do povo !".

Em tempo2: o Estadão lembra que o PIB médio dos oito sombrios anos do Farol foi de 2,48%. E ele ainda fala em "pibinho" ! O de Lula foi 4,65% !


Paulo Henrique Amorim

 





(*) "Neolibelê" é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a "Libelu" trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
 

Artigos Relacionados

.

Posted: 07 Jan 2013 06:17 AM PST


Agora com FHC como guru, Aécio Neves, candidato do partido à presidência, também defende o julgamento imediato do mensalão mineiro para se desvincular do ex-governador que se envolveu com Marcos Valério na tentativa frustrada de reeleição em 1998; a intenção é evitar que o julgamento ocorra justamente no calor da disputa presidencial de 2014

No dia 19 de dezembro de 2012, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu publicamente o início imediato do julgamento do chamado mensalão mineiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O mensalão tucano foi um suposto esquema de lavagem de dinheiro que ocorreu na campanha frustrada para a reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) - um dos fundadores e ex-presidente do PSDB nacional - ao governo de Minas Gerais em 1998.


Com Aécio Neves candidato à eleição presidencial, o ex-presidente sabe que surfar no sucesso das condenações do mensalão petista sem enfrentar o fardo do episódio mineiro afeta a credibilidade do partido em plena modernização de discurso. Além disso, em 1998, Aécio foi eleito deputado federal apoiando a campanha de Azeredo, alvo da denúncia.

Juntos, FHC e Aécio querem evitar constrangimentos como o causado por Eduardo Graeff, ex-secretário-geral da Presidência, que tratou mensalão como uma criação petista, como se não houvesse outro processo aguardando para ser julgado pelo STF. "Falcão é modesto quando diz que o PT imitou outros partidos. O mensalão foi caso legítimo de 'pela primeira vez na história deste país'", disse Graeff.

Azeredo insiste em dizer que não houve mensalão em Minas Gerais. "Mensalão é uma expressão para pagamento a parlamentares por votos e isso não aconteceu", disse ao Estado. Mas a tese de "caixa dois" ficou enfraquecida depois que o STF ressaltou que o destino do dinheiro não é capaz de anular crimes cometidos anteriormente.

Por isso, o PSDB tem pressa em se desvincular do caso. O próprio Aécio tem defendido o julgamento e já tenta diferenciar o escândalo de Minas do que ocorreu no governo Lula. O processo está sem relator desde que Joaquim Barbosa assumiu a presidência da Corte e aguarda a nomeação de um novo ministro para substituir Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012.

Enquanto isso, tucanos tentam usar a tese de que Azeredo foi ingênuo e que não cabia a ele cuidar das contas da própria campanha.

De Recife - PE. Diógenes Afonsoàs 08:400 comentários 
Também do Blog TERRA BRASILIS.
Posted: 07 Jan 2013 06:14 AM PST
Relatório desvenda ligações de Aécio Neves com organização criminosa do PSDB mineiro e comprova que lista contendo nome de Gilmar Mendes é legítima

Integrantes da PGR encaminharam, segundo eles, com exclusividade para Novojornal um manifesto acompanhado do "Relatório da Polícia Federal" que fundamentou a denúncia do Procurador Geral da República (PGR), Antônio Fernando de Souza, contra o então senador, hoje deputado federal, Eduardo Azeredo como o chefe da organização criminosa responsável pelo desvio de R$ 100 milhões, incluindo empresas estatais para sua campanha ao governo de Minas em 1998.

No manifesto, Antonio Fernando é acusado de ter poupado o então governador mineiro, hoje senador Aécio Neves. Na página 86 do relatório da Polícia Federal, documento da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros, cita LÍDIA MARIA ALONSO LIMA que, em seu depoimento, confirmou ter recebido R$ 15 mil do esquema, a pedido do deputado estadual Eduardo Brandão, primo do senador Eduardo Azeredo.

Ocorre que o ex-deputado já havia falecido e a justificativa de Lídia Maria Alonso Lima não convenceu a Polícia Federal. Na época do recebimento do dinheiro desviado dos cofres públicos, Lídia Maria Alonso Lima trabalhava na empresa COMERCIAL FACTORING LTDA, de propriedade de Andréia Neves da Cunha. Lídia Maria foi sócia de Andréia Neves, irmã do governador Aécio Neves da Cunha na empresa TAKING CARE. Tudo isso está na página 86 do relatório da PF.

Em seu depoimento na Polícia Federal Lídia confessou ter sido usada para colocar em seu nome rádios e empresas pertencentes à Andrea e Aécio Neves.

No mesmo relatório, em sua pagina 11ª, a polícia federal relata em qual documento apreendido fundamentou suas investigações, informando que seria a mesma "Lista do Mourão", que vem tendo sua autenticidade questionada pelo Ministro Gilmar Mendes.

Gilmar apresentou denúncia contra Carta Capital fundamentando-se na alegação de falsidade. O Relatório da Polícia Federal, esteve "sumido" desde 2004 na Procuradoria Geral da República e no Supremo Tribunal Federal.

Novojornal está checando os fatos denunciados e informados no manifesto recebido dos integrantes da PGR para só então publicá-los.

A verdade é que diante do relatório, comprova-se que a lista divulgada por Carta Capital não e falsa, desta forma merece investigação a presença do nome do Ministro Gilmar Mendes como um dos beneficiados pelo esquema, dando novo rumo ao processo do, "Mensalão do PSDB".

Documento que fundamenta esta matéria:





De Recife - PE. Diógenes Afonsoàs 18:200 comentários

Do Blog TERRA BRASILIS.
Posted: 07 Jan 2013 06:11 AM PST

Abertas inscrições para 101 Universidades públicas, pela internet e com a nota do ENEM.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) substitui o velho vestibular em 101 instituições universitárias públicas (gratuitas), e abre as inscrições pela internet a partir de hoje (7) até sexta-feira (11) para ingresso de 129.279 estudantes.

Todos os alunos que tiveram nota maior que zero na redação do ENEM, entre os 4,2 milhões que fizeram a prova, podem concorrer às vagas.

As inscrições são gratuitas, no site do sistema ( http://sisu.mec.gov.br/ ). Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno. Além disso, o Sisu se adequou à Lei de Cotas, de agosto de 2012, e o estudante pode se inscrever na modalidade de cota em que se enquadra. Conforme o curso e a instituição escolhida, 50% das vagas já são para estudantes que estudaram em escolas públicas, parte reservada para estudantes de baixa renda e parte para pretos, pardos e indígenas.

O Sisu democratizou e barateou o acesso à Universidade pública, eliminando as taxas de inscrição pagas em vestibulares e os alunos não tem mais que viajar a várias cidades para fazer provas em cada Universidade que deseja concorrer.

Depois de uma transformação desta, de um sistema que beneficia milhões de jovens e suas famílias, sobretudo quem não é rico, a velha imprensa ainda não entende a popularidade de Lula e Dilma.
Por: Zé Augusto0 Comentários  

Posted: 07 Jan 2013 06:06 AM PST


O Ministro Guido Mantega está sofrendo uma violenta Campanha por parte dos veículos de imprensa comandados pelas famílias que ainda detém o monopólio das comunicações no Brasil. Aliados desde sempre, BANQUEIROS e DONOS DA MÍDIA, estão em perfeita sintonia no sentido de bombardear a política econômica do governo que reduziu juros e trouxe a TAXA SELIC para níveis os mais baixos da nossa história, e quase que civilizados, se comparados com o de outros países.

Os BANCOS são grandes anunciantes e patrocinadores de Programas de TV e enchem as páginas de jornais e revistas com suas propagandas. 

A fortuna que os BANCOS transferem via esta publicidade para, em última análise, as famílias dos donos desses veículos de comunicação, lhes garante as ilhas paradisíacas, os iates, o refestelo e a fortuna que só faz crescer (mormente desde o tempo da DITADURA MILITAR de 1964), e garante a "simpatia" e as matérias sempre muito "comedidas" quando se trata de criticar BANQUEIRO.

Guido Mantega, no comando do Ministério da Fazenda, capitaneou grande parte das ações que enfrentaram a GULA por dinheiro que os BANQUEIROS possuem, traduzida na cobrança de tarifas e juros que beiram a agiotagem escancarada. Isto incomoda.

Os banqueiros sabem que vem mais por aí e acionaram os economistas de "AQUÁRIO" para que eles tentem "FRITAR" o Ministro Guido Mantega. Estamos assistindo um verdadeiro bombardeio de NOTÍCIAS DISTORCIDAS, MANIPULADAS, que com base no ignorar o momento econômico/financeiro mundial, tenta imputar a erros do governo, o fato do baixo crescimento do PIB no ano de 2012. Uma série de artigos "futuristas/alarmistas" já estão sendo publicados.

É preciso, no entender dessas organizações, derrubar MANTEGA. É preciso bombardear a política econômica do Governo, antes que a situação de baixo crescimento comece a ser revertida e o resultado de tudo que tem sido feito, impulsione mais o país e leve para mais alto os índices de aprovação da presidenta, garantindo a continuidade de seu governo e das políticas que transferem um pouquinho de quem tem muito, para as mãos da maioria que não tem quase nada. 
Posted: 07 Jan 2013 06:03 AM PST


Posted by on 07/01/13 • Categorized as denúncia

Apesar de ser revoltante a tentativa da Folha de São Paulo e do Estado de São Paulo de convencer o país de que existe a mais tênue possibilidade de ocorrer racionamento de energia como o que ocorreu entre meados de 2001 e começo de 2002, essa nova falsificação de tragédia terá o mesmo destino das outras junto a sociedade. Esta, porém, não é o objetivo.
Após o fracasso do "pibinho", que não influiu em nada na popularidade e na confiança de que o governo federal e a sua titular desfrutam junto à sociedade, a nova aposta é ainda mais frágil, pois, aí, fundamenta-se, exclusivamente, em invenção, enquanto que o crescimento modesto do país em 2012, ainda que não tenha atingido o cidadão, ao menos existiu.
Esses jornais, de alguns dias para cá, saíram com uma história sem pé nem cabeça, sem qualquer base em nada, de que o governo Dilma pode decretar racionamento de energia elétrica no país igual ao que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decretou entre o penúltimo e o último ano de seu governo de oito longos e torturantes anos.
Contudo, o que deveria ser dito pelo governo sobre isso, já foi dito. A presidente da República já disse, em alto e bom som, o que nem precisaria dizer: que é "ridículo". Isso porque, durante o governo Lula, foi investido em geração de energia mais de um terço de tudo o que o país investiu em mais de um século.
A principal razão pela qual o Brasil teve um crescimento econômico durante o governo Lula que foi o dobro do que houve no período em que o país foi governado por FHC se deve justamente ao forte investimento no setor de geração de energia elétrica, com a intensa construção e modernização de hidrelétricas e ampliação de linhas de transmissão.
O Sistema Nacional de geração de energia hidrelétrica, pois, é interligado. Por conta disso, a redução dos níveis dos reservatórios de algumas regiões do país é compensada por níveis normais em outras regiões, de maneira que umas podem suprir a outras.
Inclusive, o país está entrando no período de chuvas, as quais deverão prover reservatórios de várias regiões, diminuindo ainda mais um risco de falta de capacidade de geração que, se já era diminuto, tornar-se-á desprezível.
A impossibilidade de ser necessário fazer racionamento é tamanha que o governo até vai reduzir o preço das contas de luz, o que por certo estimulará o consumo. Assim, só quem acredita que o Brasil é governado por uma psicopata pode acreditar que ela estimularia o consumo de energia elétrica sabendo que há risco de essa energia vir a faltar.
É óbvio que as imprensas partidarizadas de São Paulo e do Rio de Janeiro sabem que para um racionamento de energia elétrica produzir prejuízos políticos não basta dizer que tal racionamento ocorrerá. Com efeito, é preciso que ocorra.
Não é à toa que os brasileiros rejeitam com tanto ardor o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu partido. Só quem viveu no Brasil entre 2001 e 2002 sabe como a sociedade sofreu com forte aumento nas contas de luz e com multas e até corte de energia de quem ultrapassava a cota do racionamento.
Foi difícil viver neste país durante o racionamento de energia tucano. As pessoas tinham que tomar menos banhos, lavar menos roupa e, no verão de 2001/2002, tinham que se eximir de usarem ar-condicionado e ventiladores, entre tudo de que tiveram que abrir mão por conta da incompetência do governo do PSDB. Isso sem falar na atividade econômica, que despencou.
Ora, mas se o mero alarmismo sobre racionamento não convencerá a sociedade de que o governo de Dilma e do PT é tão incompetente quanto o de FHC e do PSDB, por que a mídia tucana insiste nessa história de "apagão" e "racionamento"?
Explico: o que a Folha de São Paulo e o Estadão vêm fazendo nem é apenas politicagem, mas verdadeira tentativa de sabotar a economia, de afastar investimentos assustando investidores, que, como se sabe, não se pautam estritamente pelo bom senso, sendo dados a crer em fantasmas ao colocarem um centavo em qualquer coisa.
Você que não tem relações com grupos políticos, que trabalha para viver, que não é pago pelo PSDB ou por essa "imprensa" para fazer politicagem na internet, saiba que o objetivo dessa gente é fazer a economia do país ir mal para que os tucanos retomem o poder. Assim, você pode não gostar do PT, mas é capaz de sabotar a própria vida para ajudar o PSDB?

Do Blog da Cidadania.
Posted: 07 Jan 2013 06:00 AM PST




"Não existe hoje no Brasil (e no mundo) algo que mereça mais uma investigação jornalística séria do que o próprio jornalismo. Luís Nassif e Paulo Henrique Amorim vêm fazendo esse papel. Eu costumo rejeitar teorias conspiratórias, mas neste caso as evidências são óbvias. Uma delas é o caso Murdoch, da Fox .Qual é o pano de fundo dessas atividades jornalísticas criminosas, que põem em risco até as maiores e mais antigas democracias do mundo? O artigo é de J. Carlos de Assis.
J. Carlos de Assis (*) / Carta Maior
Em 1983, bem antes do fim da ditadura, denunciei três grandes escândalos financeiros urdidos nos bastidores do sistema autoritário, os quais ficaram conhecidos como o caso Delfin-BNH, o caso Coroa-Brastel e o caso Capemi. Foi a inauguração do jornalismo investigativo na área econômica no Brasil, contribuindo fortemente para a desmoralização do regime. Era investigação jornalística crua: sem Polícia Federal, que só pensava em prender opositores políticos; sem Ministério Público, sem CPI, sem quebra de sigilos, sem escuta telefônica.

Trabalhei exclusivamente a partir de documentos vazados por empregados e funcionários públicos insatisfeitos com a corrupção em suas empresas ou instituições, e com depoimentos verbais rigorosamente conferidos por no mínimo três testemunhas. Nunca fui processado por civis que eventualmente questionassem minhas afirmações. Fui processado, sim, por dois ministros de Estado com base na antiga Lei de Segurança Nacional, aquela que criminalizava a intenção subjetiva, e não só os atos supostamente contra o regime.


Posted: 07 Jan 2013 05:57 AM PST


Dupla em ação: Lula e Dilma Rousseff, ao lado de Gleisi Hoffmann, em comício realizado em Curitiba durante campanha presidencial de 2010


"Sondagem da Paraná Pesquisas sobre disputa de 2014 mostra ampla vantagem de Dilma em qualquer cenário e popularidade de Lula
A pouco mais de um ano e meio da eleição presidencial, sondagem feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo, revela uma inédita hegemonia do PT entre os eleitores do Paraná. Se a eleição fosse hoje, os paranaenses elegeriam Dilma Rousseff com ampla vantagem sobre os adversários. A presidente venceria em todos os três cenários mais prováveis, independentemente dos oponentes – em alguns deles, os paranaenses a reelegeriam já no primeiro turno, se considerada a margem de erro.
Dilma só é preterida pelo eleitor do Paraná quando a disputa é com o ex-presidente Lula (PT) – o que demonstra a força que hoje o partido conseguiu no estado, muito em função da eleição de Gustavo Fruet (PDT) para a prefeitura de Curitiba, que se aliou ao PT.
Com o mais provável cenário político para 2014, tendo como possíveis candidatos Dilma, Marina Silva (sem partido), Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB), a pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são mostrados ao eleitor) revela que no Paraná o grande nome da oposição ao atual governo não seria do PSDB, mas Marina.
Dilma teria 49,7% das intenções de voto, Marina teria 19%, e o tucano, 14%. No cenário com Geraldo Alckmin no lugar de Aécio, Dilma teria 48,6%, Marina, 19,33% e Alckmin, 14,94%. Campos teria 2,56% – o melhor desempenho dele nos cenários pesquisados."
Pesquisa Completa, ::AQUI::


You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares