sábado, 15 de junho de 2013

Via Email: SARAIVA 13: Arnaldo Jabor não vale 20 centavos!


SARAIVA 13


Arnaldo Jabor não vale 20 centavos!

Posted: 15 Jun 2013 04:04 PM PDT



Por Altamiro Borges
Arnaldo Jabor, o serviçal da famiglia Marinho, detesta os movimentos sociais brasileiros. Em seus textos nos jornais e nos seus comentários nos telejornais das Organizações Globo, ele ataca com rancor o sindicalismo, o MST, as lutas da juventude. Saudoso do reinado neoliberal de FHC, ele defende os interesses das elites. Frequentador assíduo dos convescotes do Instituto Millenium, que reúne os barões da mídia golpista, ele tem um ódio doentio das forças de esquerda. Seu último "teatrinho" contra os protestos de jovens em São Paulo confirma que Arnaldo Jabor "não vale nem 20 centavos"!
Altamiro Borges: Arnaldo Jabor não vale 20 centavos!
Postado há 5 minutes ago por
 

Cenas que gostaríamos de ver...

Posted: 15 Jun 2013 03:57 PM PDT

Sensacional! Claudia não usa ônibus e joga vinagre no Jabor

Posted: 15 Jun 2013 03:11 PM PDT



Estava navegando nas redes sociais, e eis que encontro o vídeo cujo endereço segue nesta mensagem. É uma crítica de Claudia Riecken ao comentário que o Arnaldo Jabor fez sobre a manifestação contra o aumento do transporte coletivo em São Paulo. Como não assisto a Globo, fui buscar o "comentário" do Jabor, que se encontra no youtube. Quem tiver estômago veja o mesmo:


Não conheço a Claudia Riecken, mas uma rápida busca na internet trouxe informações sobre a mesma. Ela é uma cidadã que não usa ônibus, que não teria porque se indignar com o ocorrido. Mas ela externa o que parece ser a realidade: o aumento de R$ 0,20 na passagem do transporte coletivo em São Paulo foi a gota d'água. (Lembrei-me da música do Chico Buarque: "deixe em paz meu coração, ele é um pote assim de mágoa "Deixe em paz meu coração. Que ele é um pote até aqui de mágoa. E qualquer desatenção, faça não. Pode ser a gota d'água").
Vejam o vídeo da Claudia Riecken:

João
No Conversa Afiada

Movimento Passe Livre (MPL). Claudia Riecken joga vinagre na verborragia onomatopaica, na "ignorância semântica" de Arnaldo Jabor

Posted: 15 Jun 2013 01:20 PM PDT

"O senhor virou uma caricatura de mau gosto..uma caricatura de si mesmo"
"O senhor podia fazer um papel mais decente com o seu poder de mídia.."
"São Paulo está massacrado com os 2,5% de solução dos crimes que tem aqui... Existe amor em SP, tá! Seu Arnaldo Jabor!"

Claudia Riecken é escritora e neurocientista, Best Seller com livro SobreViver Instinto de Vencedor, obra publicada pela Saraiva, além de mais 3 livros e do ilustre teste mundial- nascido no Brasil- conhecido como Método Quantum- teste baseado em neurologia comportamental, física quântica e resiliência.


SENSACIONAL ! CLAUDIA NÃO USA ÔNIBUS E JOGA VINAGRE NO JABOR
Conversa Afiada - 15/06/2013

2% dos crimes são apurados !

O Conversa Afiada reproduz sugestão do amigo navegante João:

Olá PHA,

Estava navegando nas redes sociais, e eis que encontro o vídeo cujo endereço segue nesta mensagem. É uma crítica de Claudia Riecken ao comentário que o Arnaldo Jabor fez sobre a manifestação contra o aumento do transporte coletivo em São Paulo. Como não assisto a Globo, fui buscar o "comentário" do Jabor, que se encontra no youtube. Quem tiver estômago veja o mesmo:
 


Não conheço a Claudia Riecken, mas uma rápida busca na internet trouxe informações sobre a mesma. Ela é uma cidadã que não usa ônibus, que não teria porque se indignar com o ocorrido. Mas ela externa o que parece ser a realidade: o aumento de R$ 0,20 na passagem do transporte coletivo em São Paulo foi a gota d'água. (Lembrei-me da música do Chico Buarque: "deixe em paz meu coração, ele é um pote assim de mágoa "Deixe em paz meu coração. Que ele é um pote até aqui de mágoa. E qualquer desatenção, faça não. Pode ser a gota d'água").

Vejam o vídeo da Claudia Riecken:

Aos que ainda sabem sonhar

Posted: 15 Jun 2013 01:15 PM PDT

O fundamental não é lutar pelo direito de fumar maconha em paz na sala da sua casa. O fundamental não é o direito de andar vestida como uma vadia sem ser agredida por machos boçais que acham que têm esse direito porque você está "disponível". O fundamental não é garantir a opção de um aborto assistido para as mulheres que foram vítimas de estupro ou que correm risco de vida. O fundamental não é impedir que a internação compulsória de usuários de drogas se transforme em ferramenta de uma política de higienismo social e eliminação estética do que enfeia a cidade. O fundamental não é lutar contra a venda da pena de morte e da redução da maioridade penal como soluções finais para a violência. O fundamental não é esculachar os torturadores impunes da ditadura. O fundamental não é garantir aos indígenas remanescentes o direito à demarcação das suas reservas de terras. O fundamental não é o aumento de 20 centavos num transporte público que fica a cada dia mais lotado e precário.
O fundamental é que estamos vivendo uma brutal ofensiva do pensamento conservador, que coloca em risco muitas décadas de conquistas civilizatórias da sociedade brasileira.
O fundamental é que sob o manto protetor do "crescimento com redução das desigualdades" fermenta um modelo social que reproduz – agora em escala socialmente ampliada – o que há de pior na sociedade de consumo, individualista ao extremo, competitiva, ostentatória e sem nenhum espaço para a solidariedade.
O fundamental é que a modesta redução da nossa brutal desigualdade social ainda não veio acompanhada por uma esperada redução da violência e da criminalidade, muito pelo contrário. E não há projeto nacional de combate à violência que fuja do discurso meramente repressivo ou da elegia à truculência policial.
O fundamental é que a democratização do acesso ao ensino básico e à universidade por vezes deixam de ser um instrumento de iluminação e arejamento dos indivíduos e da própria sociedade, e são reduzidos a uma promessa de escada para a ascensão social via títulos e diplomas, ao som de sertanejo universitário.
O fundamental é que os políticos e grandes partidos antigamente ditos "libertários" e "de esquerda" hoje abriram mão de disputar ideologicamente os corações e mentes dos jovens e dos novos "incluídos sociais" e se contentam em garantir a fidelidade dos seus votos nas urnas, a cada dois anos.
O fundamental é que os políticos e grandes partidos antigamente ditos "sociais-democratas" já não tem nada a oferecer à juventude além de um neo-udenismo moralista que flerta desavergonhadamente com o autoritarismo e o fascismo mais desbragados.
O fundamental é que a promessa da militância verde e ecológica vai aos poucos rendendo-se aos balcões de negócio da velha política partidária ou ao marketing politicamente correto das grandes corporações.
O fundamental é que os sindicatos, movimentos populares e organizações estudantis estão entregues a um processo de burocratização, aparelhamento e defesa de interesses paroquiais que os torna refratários a uma participação dinâmica, entusiasmada e libertária.
O fundamental é que temos em São Paulo um governo estadual que é francamente conservador e repressivo, ao lado de um governo federal que é supostamente "progressista de coalizão". Mas entre a causa da liberação da maconha e defesa da internação compulsória, ambos escolhem a internação. Entre as prostitutas e a hipocrisia, ambos ficam com a hipocrisia. Entre os índios e os agronegócio, ambos aliam-se aos ruralistas. Entre a velha imprensa embolorada e a efervescência libertária da Internet, ambos namoram com a velha mídia. Entre o estado laico e os votos da bancada evangélica, ambos contemporizam com o Malafaia. Entre Jean Willys e Feliciano, ambos ficam em cima do muro, calculando quem pode lhes render mais votos.
O fundamental é que o temor covarde em expor à luz os crimes e julgar os aqueles agentes de estado que torturaram e mataram durante da ditadura acabou conferindo legitimidade a auto-anistia imposta pelos militares, muitos dos quais hoje se orgulham publicamente dos seus crimes bárbaros – o que nos leva a crer que voltarão a cometê-los se lhes for dada nova oportunidade.
O fundamental é que vivemos numa sociedade que (para usar dois termos anacrônicos) vai ficando cada vez mais bunda-mole e careta. Assustadoramente careta na política, nos costumes e nas liberdades individuais se comparada com os sonhos libertários dos anos 1960, ou mesmo com as esperanças democráticas dos anos 1980. Vivemos uma grande ofensiva do coxismo: conservador nas ideias, conformado no dia-a-dia, revoltadinho no trânsito engarrafado e no teclado do Facebook.
O fundamental é que nenhum grupo político no poder ou fora dele tem hoje qualquer nível mínimo de interlocução com uma parte enorme da molecada – seja nas universidades ou nas periferias – que não se conforma com a falta de perspectivas minimamente interessantes dentro dessa sociedade cada vez mais bundona, careta e medíocre.
Os mesmos indignados que se esgoelam no mundo virtual clamando que a juventude e os estudantes "se levantem" contra o governo e a inação da sociedade, são os primeiros a pedir que a tropa de choque baixe a borracha nos "vagabundos" quando eles fecham a 23 de Maio e atrapalham o deslocamento dos seus SUVs rumo à happy-hour nos Jardins.
Acuados, os políticos "de esquerda" se horrorizam com as cenas de sacos de lixo pegando fogo no meio da rua e se apressam a condenar na TV os atos de "vandalismo", pois morrem de medo que essas fogueiras causem pavor em uma classe média cada vez mais conservadora e isso possa lhes custar preciosos votos na próxima eleição.
Enquanto isso a molecada, no seu saudável inconformismo, vai para as ruas defender – FUNDAMENTALMENTE – o seu direito de sonhar com um mundo diferente. Um mundo onde o ensino, os trens e os ônibus sejam de qualidade e gratuitos para quem deles precisa. Onde os cidadãos tenham autonomia de decidir sobre o que devem e o que não devem fumar ou beber. Onde os índios possam nos mostrar que existem outros modos de vida possíveis nesse planeta, fora da lógica do agribusiness e das safras recordes. Onde crenças e religião sejam assunto de foro íntimo, e não políticas de Estado. Onde cada um possa decidir livremente com quem prefere trepar, casar e compartilhar (ou não) a criação dos filhos. Onde o conceito de Democracia não se resuma à obrigação de digitar meia dúzia de números nas urnas eletrônicas a cada dois anos.
Sempre vai haver quem prefira como modelo de estudante exemplar aquele sujeito valoroso que trabalha na firma das 8 da manhã às 6 da tarde, pega sem reclamar o metrô lotado, encara mais quatro horas de aulas meia-boca numa sala cheia de alunos sonolentos em busca de um canudo de papel, volta para casa dos pais tarde da noite para jantar, dormir e sonhar com um cargo de gerente e um apartamento com varanda gourmet.
Não é meu caso. Não tenho nem sombra de dúvida de que prefiro esses inconformados que atrapalham o trânsito e jogam pedra na polícia. Ainda que eles nos pareçam filhinhos-de-papai, ingênuos em seus sonhos, utópicos em suas propostas, politicamente manobráveis em suas reivindicações, irresponsavelmente seduzidos pelos provocadores de sempre.
Desde a Antiguidade, esses jovens ingênuos e irresponsáveis são o sal da terra, a luz do sol que impede que a humanidade apodreça no bolor da mediocridade, na inércia do conformismo, na falta de sentido do consumismo ostentatório, nas milenares pilantragens travestidas de iluminação espiritual.
Esses moleques que tomam as ruas e dão a cara para bater incomodam porque quebram vidros, depredam ônibus e paralisam o trânsito. Mas incomodam muito mais porque nos obrigam a olhar para dentro das nossas próprias vidas e, nessa hora, descobrimos que desaprendemos a sonhar.
No Advivo

O decálogo do perfeito idiota da direita

Posted: 15 Jun 2013 01:09 PM PDT

Quais são as ideias típicas dos conservadores brasileiros na atualidade? Algumas são permanentes, outras conjunturais. Amanhã serão substituídas por novas idiotices. O estoque é imenso.

por Marcos Coimbra

Entre assombrações, equívocos e estereótipos, o pensamento conservador brasileiro anda atulhado de idiotices. Alguns nada mais fazem que repeti-las. Outros contribuem para aumentá-las. O título desta coluna alude àquele de uma obra que teve certa voga há quase 20 anos e hoje parece antediluviana. Publicado em 1996, o Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano era um ataque contra a esquerda e expressava o neoliberalismo triunfante que se espalhava pelo continente. Quem discordasse de seus axiomas era idiota.
Passou o tempo e a história mostrou o inverso. Nenhuma das experiências de governo inspiradas no Manual deu certo. Os povos sul-americanos escolheram caminhos diferentes, de mais realizações. Quem zombava dos outros, com a agressividade verbal característica dos autoritários, é que se revelou um tolo.
Quais são as ideias típicas dos conservadores brasileiros na atualidade? Algumas são permanentes, outras conjunturais. Amanhã serão substituídas por novas idiotices. O estoque é imenso. Vamos às dez mais comuns:
O Brasil está à beira do abismo
Ainda que os cidadãos normais tenham dificuldade de entender quem diz isso, os genuínos idiotas da direita estão convencidos: vivemos o caos e estamos a caminho do buraco. Há exemplo mais patético que a "inflação do tomate"?
O Bolsa Família é esmola usada para manipular os pobres
Marca distintiva desses idiotas, a ideia mistura velharias, como a noção de que os pobres são constitutivamente preguiçosos, com a pura inveja de ter sido Lula o criador do programa. No fundo, o conservador despreza os mais humildes.
O Brasil tem um governo inchado
Mundo afora, depois de a crise internacional sepultar a tese de que Estado bom é Estado mínimo, ninguém mais tem coragem de revivê-la. A não ser no Brasil. Fernando Henrique Cardoso deixou 34 ministérios quando saiu do governo. Esse seria o tamanho ótimo? Cinco a mais se constitui uma catástrofe?
O Brasil tem municípios demais
Exemplo de idiotice conjuntural, é prima da anterior. Que sentido haveria em considerar imutável a organização administrativa de um país em que a população se movimenta pelo território, fixando-se em novas regiões?
O Judiciário é nosso deus e Joaquim Barbosa, nosso pastor
Como seus parentes no resto do mundo, os conservadores brasileiros desconfiam da política e têm ojeriza a políticos. Quem mais senão o presidente do Supremo Tribunal Federal encarnaria os "anseios da sociedade contra os políticos corruptos"? Transformado em ferrabrás dos petistas, Barbosa virou herói da direita.
O "mensalão" foi o maior escândalo de nossa história
Conversa para boi dormir entre os conhecedores da política brasileira, o "mensalão" não passa de um exemplo do modo como as campanhas eleitorais são financiadas. Só os desinformados acreditam ser ele um caso excepcional.
A liberdade de imprensa está ameaçada
Na vida real, ninguém leva isso a sério. Volta e meia, a ideia é, no entanto, usada pela imprensa conservadora para defender os interesses de um pequeno grupo de corporações de mídia. De carona, alguns políticos da oposição a endossam para preservar as relações privilegiadas que mantêm com os proprietários dos meios de comunicação.
Dilma antecipou a eleição
Desde ao menos o início do ano, a oposição de direita repete, em tom queixoso, o mantra. O que imaginava? Que uma presidenta tão bem avaliada não fosse candidata? Que fingisse não sê-lo? Qualquer idiota sabe que os governantes pensam na reeleição. Assim que tomam posse, entram no páreo.
O Brasil virou as costas para seus parceiros internacionais e se aliou aos radicais
A fantasia desconhece a realidade da política externa e o modo como funciona a diplomacia brasileira. É montada em duas etapas: primeiro, desconstrói-se a imagem de um país ou liderança. Depois, afirma-se que o governo a apoia. De qual país o Brasil se afastou, de fato, nos últimos anos?
O Brasil moderno está na oposição, o arcaico é governo
Trata-se de um erro factual, somado a muita pretensão. Ao contrário, como mostram as pesquisas, o governo é mais bem avaliado (e Dilma tem mais votos) entre, por exemplo, jovens e aqueles conectados à internet que na média da população. A oposição possui, é claro, sua base na sociedade. Em nada, no entanto, esta é "melhor" que aquela apoiadora do governo.

Share/Bookmark

Leia mais em: Blog Sujo
Under Creative Commons License: Attribution

'Cabe aos governos negociar!'

Posted: 15 Jun 2013 01:02 PM PDT



Que as manifestações não sejam passageiras

Diante das mobilizações contra os aumentos e pela reversão das tarifas do transporte coletivo em diversas cidades do país, a Direção Nacional da Articulação de Esquerda, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, manifesta seu repúdio à repressão: a questão social não é caso de polícia e, portanto, não deve ser tratada dessa maneira. O direito à livre manifestação foi conquistado duramente e não podemos permitir que seja ameaçado. 
A ação truculenta da PM-SP já virou rotina em toda e qualquer manifestação popular, o que reforça a necessidade de rever o modelo de polícia militarizada vigente no país e demonstra o autoritarismo do governo estadual e seu desprezo pelas demandas populares. Atos isolados de provocadores inconsequentes não podem servir de pretexto para a ação violenta dos órgãos de repressão, especialmente da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob comando do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Consideramos que frente às legítimas reivindicações de setores da população, cabe aos governos negociar. Neste caso, negociar na perspectiva de reverter o aumento das passagens e, principalmente, alterar os parâmetros que organizam o transporte público nas cidades brasileiras, que deve ser financiado cada vez mais coletivamente, pelos impostos, e não individualmente, pelos usuários, via pagamento de tarifas.
É importante lembrar que as manifestações das juventudes brasileiras dos grandes centros urbanos demonstram que a insatisfação com os transportes não se limita ao preço da tarifa. Constituem também uma reação contra um modelo que privilegia a lucratividade da iniciativa privada, que explora economicamente o direito fundamental de mobilidade, que é especialmente prejudicado nas regiões metropolitanas.
  
Para esquerda brasileira, em especial para o Partido dos Trabalhadores, estas manifestações devem servir como um alerta acerca do mal-estar existente nas juventudes, nos setores populares, nos grandes centros urbanos. Afinal, apesar do Brasil estar hoje muito melhor do que na era neoliberal e muito melhor do que estaríamos se os tucanos tivessem vencido as eleições de 2002, 2006 e 2010, ainda assim o país continua sendo brutalmente desigual. 
Uma desigualdade que está presente na vida pessoal e na vida pública. O acesso à habitação, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à comunicação, ao transporte e, de maneira geral, o acesso a tudo aquilo que a vida urbana pode nos oferecer, ainda é distribuído de maneira totalmente desigual. A isto se agrega a violência, que atinge especialmente as periferias e os setores populares, inclusive por obra de uma polícia tantas vezes racista e brutal. 
Também por isto, o PT deve enxergar nesta explosão de parcelas da juventude de nossas cidades não apenas um sinal de alerta, mas um sinal de vitalidade, um ponto de apoio fundamental para nós que desejamos prosseguir na obra que iniciamos em 1980 e que continuamos desde 2003. 
Por isto dizemos aos nossos governos que negociem. Por isto propomos aos nossos parlamentares e militantes, que estejam presentes nas manifestações. Para defender o direito à mobilização, para isolar os provocadores e, principalmente, para apoiar a luta por uma vida melhor. Pois é a luta que faz a lei. 
O papel de defender a ordem e o status quo é das forças da direita. A nós cabe lutar para ultrapassar os limites do possível. Por isto, nós do PT devemos ser os primeiros a dar um viva às manifestações e clamar para que não sejam passageiras. 

 15 de junho de 2013

Direção Nacional da Articulação de Esquerda
...
*O Editor do Blog  - com todas as letras! - assina embaixo! (JG)

O capitalismo tem que ser protegido dos capitalistas.

Posted: 15 Jun 2013 12:59 PM PDT



Paulo Nogueira (Diário do Centro do Mundo)

Palmas de pé para os holandeses.

Numa bizarrice financeira e corporativa típica de nossos dias, o presidente do banco holandês ING, Jan Hommen, estava prestes a se auto-outorgar um bônus de 1 milhão de euros pelo desempenho em 2011.
Nada a objetar, em tese, não fosse o fato de que o ING só não quebrou, em 2008, porque foi socorrido com dinheiro – bilhões de euros – do contribuinte holandês.
Vazou, e os holandeses iniciaram um protesto vitorioso que levou Hommen a renunciar ao bônus e se desculpar por não haver – hahaha – percebido como a esdrúxula premiação iria ofender a sociedade.
Pelas redes sociais, correntistas do ING ameaçaram encerrar a conta. O Parlamento também agiu: uma nova lei taxa em 100% bônus para executivos de bancos socorridos com recursos públicos até que a dívida seja quitada.
BÔNUS MILIONÁRIO
Um caso parecido ocorreu no Reino Unido quando se soube que o presidente do RBS – que só não morreu porque o governo colocou 20 bilhões de libras nele – ia receber um bônus milionário. O Parlamento inglês não reagiu com a presteza e o vigor observados na Holanda, e nem os correntistas do RBS se mobilizaram. Ainda assim, o mal-estar provocado pela notícia acabou levando o executivo, depois de dias de relutância e silêncio, a abdicar ao prêmio absurdo e imerecido. (Não apenas a dívida do RBS não foi paga como, no ano passado, as ações do banco caíram pela metade.)
A ganância do ser humano o leva a fazer coisas, no escuro, que sob a luz causam repulsa, como no caso dos bônus de bancos quebrados. Por isso é preciso vigilância sobre a Mão Invisível, como Adam Smith chamama o mercado.
Se houvesse uma moral da história aqui, seria a seguinte: o capitalismo tem que ser defendido dos capitalistas.

Apresentadores são demitidos da MTV e choram; veja

Posted: 15 Jun 2013 12:55 PM PDT




Os apresentadores do programa "Acesso MTV", Titi Muller, Juliano Enrico e Pathy DeJesus choraram ao vivo ao se despedirem dos fãs na última quinta-feira (13). Depois de quatros anos a atração foi cancelada na grade da emissora.


"Pra quem ainda não entendeu. Estou saindo da MTV e a MTV está saindo dela mesma. Momento historicamente triste pra nossa geração", escreveu a VJ Titi Muller em seu perfil no Twitter.
Um comunicado deverá ser enviado à imprensa para informar quando será o último dia da emissora.
No Uol



Jurista liga Alckmin à ditadura e diz que seu discurso promove a violência

Posted: 15 Jun 2013 12:47 PM PDT


Para Wálter Maierovitch, Polícia Militar é voltada ao uso da força contra a população e não está preparada para o Estado democrático
 
Em entrevista ao Jornal do Terra, o jurista Wálter Maierovitch criticou duramente nesta sexta-feira a ação da Polícia Militar de São Paulo na repressão ao movimento de protesto contra o aumento nas tarifas do transporte público na capital paulista. Segundo o especialista, a PM não está preparada para a democracia e é insuflada por um discurso "belicoso" do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que se assemelha a práticas da ditadura militar e incentiva a violência contra a população.
"Um governador que chama e dá um sinal verde para empregar uma Tropa de Choque numa manifestação. É a doutrina da lei e da ordem, do rigor. E esse rigor que fatura politicamente em cima da violência", afirmou Maierovitch, que chamou Alckmin de "Erasmo Dias de sacristia", comparando-o ao militar que comandou a ocupação do campus da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1977. "Se a gente fizer uma leitura dos discursos do Alckmin, ele é, nos tempos atuais, nada mais nada menos que um Erasmo Dias. Um Erasmo Dias de sacristia, porque tem todo um discurso camuflado."
Segundo Maierovitch, as cenas de violência policial vistas na noite de quinta-feira na região central de São Paulo são reflexo de uma política equivocada de segurança pública, que prioriza a repressão em detrimento da investigação e prevenção. Para o jurista, a extinção da Guarda Civil e o investimento na Polícia Militar acabou por criar uma mentalidade de violência repressora, potencializada pelo discurso do governador. "Ele tem uma política militarizada de segurança pública. E segurança pública não significa só caçar bandidos. Significa dar tranquilidade social", criticou.
O jurista afirmou ainda que a PM mantém os mesmos procedimentos da ditadura militar e não está apta a conviver com o Estado democrático. "Eu acho que a gente tem que começar com uma radiografia onde se vê claramente que é uma polícia que já tem a 'militar' do lado do seu nome e não é preparada, não é educada para a legalidade democrática. Se nós temos esse tipo de polícia, que não é educada, não conseguimos romper aquela cultura da violência", analisou.
Segundo o especialista, essa mesma mentalidade permeou o Massacre do Carandiru e a recente repressão a manifestantes na ação de reintegração de posse na região conhecida como Pinheirinho. "Vem da ditadura, passa pelo massacre e continua. Continua pelo Pinheirinho, pela Tropa de Choque entrando no campus da USP por conta de um probleminha causado por um cigarrinho de maconha. (...) Que cultura é essa? É exatamente a mesma da ditadura militar", citou Maierovitch.
n

A Primavera Brasileira da Veja

Posted: 15 Jun 2013 12:36 PM PDT

O jornalista Renato Lins fez, no Facebook,  uma observação muito pertinente sobre a capa da Veja dessa semana:

Segundo Renato, "A Veja tenta construir a primavera brasileira que os conservadores sonham: revoltas contra a "corrupção" (desde que apenas a dos "petralhas") e "criminalidade" (deixa que a PM de Alckmin resolve)...nem pensar em ir às ruas inspirado em temas como democratização das comunicações, taxação das grandes fortunas, ataques assassinos dos drones, ampliação das políticas de distribuição de renda ou reforma política.
Obs:título do Terror

A Veja tenta construir a primavera brasileira que os conservadores sonham: revoltas contra a "corrupção" (desde que apenas a dos "petralhas") e "criminalidade" (deixa que a PM de Alckmin resolve)...nem pensar em ir às ruas inspirado em temas como democratização das comunicações, taxação das grandes fortunas, ataques assassinos dos drones, ampliação das políticas de distribuição de renda ou reforma política.


Pânico? "Nein, nein", diz o Deutsche Bank

Posted: 15 Jun 2013 12:32 PM PDT

15 de Jun de 2013 | 11:52
"Não entre em pânico", diz um relatório do alemão Deutsche Bank, que pilota investimentos de bilhões de dólares, sobre a saída de capitais dos mercados emergentes.
Ao contrário da nossa imprensa "especializada" aqui, que agita todos os dias o "terrorismo informativo", como classificou Dilma Rousseff, os alemães não estão preocupados em eleger o Moço do Restelo, mas em ganhar dinheiro para si, não para seus patrões.
"Depois que a poeira abaixar", dizem eles, "os investidores verão que os mercados emergentes estão em melhor forma depois dos Quantitive Easing (política de expansão monetária dos EUA) do que antes, porque suas dívidas são menores".
Óbvio que eles admitem problemas de curto prazo, mas não explicam a saída de dólares porque o ministro Guido Mantega disse a ou b. "É uma saída técnica", provocada pela expectativa de alta dos títulos americanos, com o fim da recompra destes papéis, com reemissão, pelo Federal Reserve, o BC dos EUA.
Aqui, a turma do "quanto pior, melhor" não suporta fazer concessão à verdade.
Não, é preciso reduzir a política econômica brasileira, justamente ela que levou este país de volta ao crescimento, a um desastre e imaginar que vai convencer o povão, hoje, nas arquibancadas do Maracanã, a gritar: "juros, juros! Ar-ro-cho! Superavit fiscal, tum-tum,tum"
Vai ser duro fazer o time do Japão entender, como não entendem os economistas do Deutsche Bank.
Por: Fernando Brito

Lula e Dilma acertam o tom

Posted: 15 Jun 2013 12:28 PM PDT


15 de Jun de 2013 | 05:32
Um vez, ouvi de Luiz Carlos Prestes, comentando alguns episódios na China, a frase: "Governo que não se defende merece cair".
Embora não se esteja tratando de queda de Governo – afinal, apesar da polícia de Alckmin, estamos numa democracia – é inegável que o Governo brasileiro andou apanhando feio na luta que, querendo ou não, tem de travar com a mídia que pratica o "terrorismo informativo" ao qual se referiu a Presidenta Dilma Rousseff, ontem, na Rocinha.
Na véspera, em Curitiba – aliás, com Dilma – Lula havia definido: ""É impressionante a falta de verdade no jornalismo econômico".
""Achei que deixando a Presidência a imprensa ia me esquecer, mas foi pior", disse Lula em seu discurso. "Há uma parte da imprensa que parece partido político. Seria melhor que lançassem candidato. Eles sabem tudo", afirmou."A companheira Dilma precisa saber que ela não está só, que o governo não está só".
Mas, Lula, a mídia não se porta apenas como um partido, mas como um partido único, que não permite visões diferentes daquela que ela impõe e transforma em desqualificados e ridículos todos os que ousam ver e pensar de outra forma.
O discurso neoliberal, via mídia, se introjetou dentro das mentes de parte significativa de nossa elite intelectual.
E, devemos admitir, até de parte da soi-disant esquerda brasileira.
Rapidamente palavras como "modernidade", "gestão", "profissionalização", "expertise" passaram a frequentar nosso vocabulário como jóias, enquanto ideologia, ideais, ousadia, e povo perdiam o lustro e se tornavam quase vício, defeitos, arcaísmos.
Quem não se conformou passou a ser tratado quase que como um primário, um maniqueísta privado de olhos para detalhes, tons, nuances e, sobretudo, incapaz de ser flexível e, necessariamente, incompetente.
Mas os rígidos, os intransigentes, os tirânicos são eles, que não admitem qualquer alternativa que não a dominação colonial, a formação de ilhas de prosperidade e sofisticação costeiras, nos entrepostos de onde partem para fora nossas riquezas, ah,  e os aviões…
Os pobres, os selvagens, os subumanos que vão para a selva, agora na periferia, os guetos modernos, onde podem apenas assustar-nos, vez por outra, com seus "crimes hediondos".
Lula quase foi devorado por esse "pensamento único" em seu primeiro mandato.
Salvou-o o povo, que reconhece nele um igual a si – a mesma desprezível identidade que nele enoja a nossa elite – e percebeu, em seu empirismo, que estava ali a possibilidade de se tornar cidadão que, para isso, é indispensável termos um país desenvolvido. E, num inexorável paralelismo,  para sermos um país desenvolvido, sermos um país, com tudo o que de independência, altivez  e autopreservação ser um país exige.
Quando Lula – e agora Dilma – recuperam a capacidade de dissentir das elites, de falar ao homem e às mulheres simples, de apontar o dedo aos responsáveis pelo atraso desta imensa e rica Nação, estão permitindo que a população corporifique e identifique os obstáculos àqueles desejos profundos, mas quase sempre inexpressos, a animam.
Mas, quando, ao contrário, assumimos os conceitos, os métodos, a ideologia e o discurso insípido e tecnocrático  daquela gente, estamos prontos a nos deixar – e, muito pior,  ao povo –  derrotar por ela.
Porque ela, a elite, só admite a quem trai tão profundamente que passa a ver virtude na sua própria traição, como fizeram Fernando Henrique e José Serra.
Quando fazem isso, tornam-se extremamente destrutivos. Ou não foi assim que Mikail Gorbachev demoliu em pouco tempo um gigante como a extinta União Soviética?
Fazer como eles é tornar-se um deles.
E é isso o que, falando claramente, apontando-lhes o dedo e acusando-os pelo crime de arruinar o país e seus sonhos, permite a um governante popular não terminar seu mandato vazio de significado, espremido como laranja  por um sistema que mói seres humanos.
Quando perdemos nossas raízes, também perdemos a seiva que nos alimenta e murchamos, ressecamos, morremos politicamente.
Por: Fernando Brito

Movimento Passe Livre (MPL). Ônibus, metrô, trem. E um fantasma: Geraldo Alckmin, que desaparece dos noticiários...

Posted: 15 Jun 2013 12:23 PM PDT

"Restringir os protestos ao sistema de ônibus, é óbvio, põe na berlinda o prefeito Fernando Haddad, que todos sabem, se tornou um dos próceres do PT.
E assim, mais uma vez, o governador tucano Geraldo Alckmin, a quem a CPTM e o metrô se subordinam, desaparece dos noticiários, justo ele e seu partido que fizeram de São Paulo - todo o Estado - chegar a esse  ponto lamentável em que se encontra hoje."
Link da imagem
Ônibus, metrô, trem. E um fantasma
Crônicas do Motta - 13 de junho de 2013

Não se fala de outra coisa na chamada "blogosfera". Os atos para a redução do preço da passagem de ônibus urbano em São Paulo colocaram em debate vários temas:
- o direito democrático de a população se manifestar sobre o que entender necessário;
- a repressão policial dessas manifestações;
- os abusos cometidos por alguns manifestantes;
- o uso político-partidário de uma reivindicação justa;
- a própria reivindicação.
Todo mundo já meteu a colher no assunto. Há algumas opiniões unânimes, como a de que as manifestações são bem-vindas numa democracia, fazem bem à sua consolidação.

Posted: 15 Jun 2013 12:18 PM PDT

COPA PRA QUEM - MANIFESTAÇÃO NA ENTRADA DO ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA VIRA CONFRONTO

MANIFESTANTES TENTAM IMPEDIR ACESSO DOS TORCEDORES E SOLTAM ROJÕES NA DIREÇÃO DA POLÍCIA.
PM DE BRASÍLIA REPRIME COM VIOLÊNCIA E ATROPELA MANIFESTANTES 
Do sagrado direito de protestar e se manifestar, não faz parte o colocar em risco a integridade física de outros, inclusive idosos e crianças, que alheios aos manifestantes e/ou discordante daquilo que eles defendem, estão se dirigindo ao Estádio Nacional Mané Garrincha para assistir daqui a pouco a partida inaugural da COPA DAS CONFEDERAÇÕES entre Brasil e Japão.


Que o MOVIMENTO "COPA PRA QUEM" tem o direito de protestar é indiscutível, que eles podem ficar nas imediações do Estádio com faixas e palavras de ordem, também, agora, não podem tentar impedir a entrada dos torcedores e muito menos agir para, de forma afrontosa, provocar a reação da Polícia Militar.


As cenas de violência, com manifestantes atirando pedras e rojões na direção dos policiais e até das pessoas que se dirigem ao Estádio e a reação mais violenta da Polícia, que não consegue atuar de forma firme sem abusar de pancadaria, tiros de balas de borracha e emprego de bombas de efeito moral e gás de pimenta, são lamentáveis. Viaturas e Motos da PM trafegando sobre calçadas e canteiros, com risco de atropelamento dos manifestantes (como as imagens da TV mostraram) e até de pessoas que não participam do protesto é um absurdo.

PROTESTAR SIM, BADERNA E ABUSO NÃO ! 

MANTER A ORDEM SIM, VIOLÊNCIA E PANCADARIA NÃO !

Bonner 'corta' Galvão e empurra auxiliar durante Jornal Nacional

Posted: 15 Jun 2013 09:54 AM PDT



 O Jornal Nacional desta sexta-feira foi exibido com a presença do William Bonner num estúdio montado próximo ao estádio Mané Garrincha. E o seu encontro com o Galvão Bueno foi marcado pelo empurrão do apresentador num funcionário da emissora e por toques para que o narrador parasse de falar. O encontro entre Bonner e Galvão ocorreu no quinto bloco da edição desta sexta no Jornal Nacional. Um funcionário não identificado iria arrumar a lapela do narrador enquanto a imagem foi exibida no ar. Para evitar a aparição do intruso, o apresentador acabou o empurrando. 
Galvão apareceu no Jornal Nacional para comentar sobre a estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações neste sábado contra o Japão, em Brasília. O apresentador tentou cortar por duas vezes a fala do narrador por causa do tempo. O Jornal Nacional teve boa parte dos cinco blocos da edição desta sexta-feira destinados a Copa das Confederações, à exceção do primeiro, que priorizou as manifestações contra os governos estaduais ocorridas em várias partes do país.

Bonner 'corta' Galvão e empurra auxiliar durante Jornal Nacional

 
Fonte:Uol

Veja adota o "Movimento Passe Livre"

Posted: 15 Jun 2013 09:07 AM PDT



Share/Bookmark

Leia mais em: Blog Sujo
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog Sujo.

Início da Copa é derrota dos fracassomaníacos

Posted: 15 Jun 2013 09:03 AM PDT


"A despeito de uma capa de Veja, que previa que os estádios ficariam prontos apenas em 2038, a Copa das Confederações começa neste sábado com uma grande festa em Brasília; pesquisa Datafolha, feita para o Ministério dos Esportes, revela que 77% dos brasileiros são favoráveis à realização do Mundial de 2014 no Brasil e 67% apostam que o evento será um grande sucesso, deixando como legado positivo as grandes obras de infraestrutura

Para os brasileiros, a Copa do Mundo de 2014 já é um grande sucesso. Uma pesquisa Datafolha, feita para o Ministério dos Esportes, já foi entregue ao ministro Aldo Rebelo, com os seguintes resultados:

1) 77% dos brasileiros defendem a realização do Mundial no Brasil.

2) 67%  acreditam que o evento será um grande sucesso, comprovando a capacidade de realização dos brasileiros.
 
Do Blog BRASIL! BRASIL! 

O BRASIL NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES - A FESTA - SEGURANÇA - E O JOGO CONTRA O JAPÃO

Posted: 15 Jun 2013 08:59 AM PDT


O 007BONDeblog separou para você vários links e fotos sobre a ABERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES - O mais importante evento do FUTEBOL em 2013, prévia da COPA DO MUNDO 2014.

A TABELA DA COPA /  Resenha Portal Terra
  • Brasil x Japão
    15/06 - 16h00
    Nacional
  • México x Itália
    16/06 - 16h00
    Maracanã
  • Espanha x Uruguai
    16/06 - 19h00
    Arena Pernambuco
  • Imagem do Portal Terra

    Sicsú: "Se você quer ver um Brasil em crise, leia os grandes jornais"

    Posted: 15 Jun 2013 08:56 AM PDT

    Do Viomundo - publicado em 15 de junho de 2013 às 8:04


    por Luiz Carlos Azenha

    Um ping-pong com João Sicsú, autor dos Dez Anos que Abalaram o Brasil. O livro será lançado no mês de julho. O autor é professor de economia da UFRJ, não é filiado a partido político e é colunista da CartaCapital.

    Viomundo: Abalaram como?

    JS. A história brasileira foi sempre construída e escrita pelas elites. Nos dez anos de governos de Lula e Dilma o povo entrou em cena. Encontrou emprego, renda e ganhos sociais. Mostro nolivro com números quanto o Brasil de hoje está diferente e melhor do que aquele país sem esperança dos anos 1990.

    Viomundo: Abalaram só para o bem? 

    JS. Não. O livro não é "chapa branca". Eu penso que os governos do PT acertaram muito, muito mesmo, mas erraram também. Mostro, por exemplo, que não contribuíram para desconcentrar os meios de comunicação. Apresento números: somente os canais da TV Globo receberam ano passado mais que meio bilhão de reais do governo federal em verbas de publicidade.

    Viomundo: E o abalo de agora, pelo menos o que aparece nos jornais?

    JS. As notícias reais são boas: a inflação está em queda, há sinais fortes de recuperação da produção industrial, o investimento voltou a crescer e até o câmbio se desvalorizou para ajudar a competitividade dos produtos brasileiros. Se você quer ver um Brasil em crise, leia os grandes jornais. Se você quer conhecer o Brasil real, vá aos números do IBGE e saia às ruas para conversar com o povo trabalhador.


    Leia também:
    Nassif: PGR que livrou Dantas do mensalão ganhou contrato
     
     
    Do Blog ContrapontoPIG

    PiG sente gostinho de 64

    Posted: 15 Jun 2013 08:52 AM PDT


    Foto: Veronica-Manevy
    Foto: Veronica-Manevy
    Os índices de desemprego que vêm caindo nos últimos anos, muito contribuíram para o aumento do número de usuários do transporte público. Principalmente nos centros urbanos, nos horários de pico. Mas em São Paulo, as frotas de ônibus não acompanham essa demanda há mais de quatro mandatos estaduais. Do metrô nem se fala. É simplesmente catastrófico. É nele que acontecem as falhas mais graves, que há muito são uma tragédia ambulante anunciada envolvendo milhares de usuários.
    O último alívio concedido ao herói usuário do transporte público paulistano foi o Bilhete Único. Esqueçam o "imagine na Copa" e imaginem o que seria SEM este cartão?
    A indústria automobilística alavanca uma enorme cadeia de produção, e o próprio PIB brasileiro. Ninguém quer ficar de pé numa lata por horas no caminho para casa/trabalho. Congestionamento por congestionamento, todos preferem ficar sentados dentro de sua cabine particular de quatro rodas.
    Só que os espaços reservados para esses motoristas e suas cabines não crescem na mesma proporção em que cresce o número deles em circulação. É uma questão física. Qualquer pessoa razoável entende que é VITAL investir pesado em transporte coletivo nos grandes centros urbanos, em todo o planeta. Mas em Sampa, durante décadas de PSDB na veia, sempre privilegiaram o individualismo nos transportes. Investem zilhões em reformas de ruas, avenidas e rodovias como o rodoanel… Tudo contempla o automóvel, quase nada para metrô e ônibus.
    Serra e Alckmin se alternam mas nada muda. Não sabem o que fazer com o povão. Não é da natureza dos tucanos olhar para a população como um todo. São elitistas desde o próprio DNA. Mantém uma polícia troglodita, descendente da polícia da ditadura, que grita por eles quando é preciso. Enfrentam o que lhes foge de controle ou o que lhes parece incompreensível, na base da porrada. Satisfazem assim, aquele eleitor mais careta, conservador, que não usa ou necessita de serviços públicos e que considera o povão intruso em sua cidade.
    Recente pesquisa dá a vitória a Alckmin nas próximas eleições para governador. Pior: assim como em 2010, seria eleito em primeiro turno. Isso demonstra que suas atitudes fascistas, são aprovadas por aqui. Então, Alckmin, assim como Serra cagou, caga montes. Manda suas tropas ao ataque cada vez que alguém levanta a voz. Em São Paulo, é proibido reinvindicar coletivamente qualquer coisa. Vivemos num estado policial, governado por fantoches de uma elite endinheirada, encastelada em um universo estático.
    O eleitor do interior do estado – que elege os mesmos tucanos há décadas – não dá a mínima para os paulistanos que sofrem no transporte público. Não dá a mínima para os professores da rede pública ou para vítimas de barbáries com as de Pinheirinho. Gosta de ver polícia batendo em "bandido". É reality show de ação.
    Essa foi a primeira vez que vi jornalista do PiG apanhar pra valer enquanto "trabalhava". Além de mentir e distorcer os fatos para agradar o patrão, tá no contrato de trabalho do cara apanhar da PM? Afinal, os chefes dos jornais não são amigos dos chefes da polícia?
    Oposição e seus jornalões estão se lixando para o MPL (Movimento Passe Livre). Estão, salivando, sentindo um gostinho de 64… Querem mais que o circo pegue fogo. Assim ganham matéria prima para distorcer, desfigurar o movimento e redirecionar a tensão para o inimigo principal: o Governo Federal.
    Os protestos atuais contra o aumento das tarifas abrem espaço para individuos que se infiltram na massa e forjam atos de vandalismo e violência. Acabam por justificar (para a elite) a necessidade de reprimir com a "mesma violência" a todos, indiscriminadamente. O que assistimos hoje, é um esboço do que a direita e seu exército de mercenários podem estar planejando fazer em 2014. A Copa das Confederações, que começa hoje, é uma espécie de ensaio final para a Copa do Mundo. Mas não são apenas as seleções que ensaiam…
    José Serra – que É o candidato da oposição para 2014 e que manda prender e soltar na Folha e nas TVs, será preservado de tudo o que acontecer. Então, pode apostar: durante os próximos 6 meses não ouviremos uma única vez seu nome no noticiário. Virá em abril de 2014 como o "pastor que trará paz ao rebanho". Talvez traga no bolso aqueles 44 milhões de votos…
    Postado por às 08:09Nenhum comentário:  

    Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

    Vídeo na íntegra: Lula em Curitiba espanta urubus e mentiras da velha imprensa

    Posted: 15 Jun 2013 08:45 AM PDT

    O presidente Lula durante o seminário "O Decênio que Mudou o Brasil", em Curitiba: "Feliz do país que tem uma presidenta como Dilma"



    A íntegra do discurso da ministra Gleisi Hoffmann:
     

    SP: Promotor que incitou violência contra manifestantes é demitido do Mackenzie

    Posted: 15 Jun 2013 08:39 AM PDT


    (Reprodução / Facebook)

    "Em sua página pessoal no Facebook, Rogério Zagallo afirmou que se a tropa de choque matasse manifestantes do Movimento Passe Livre, ele arquivaria o inquérito
    O promotor de Justiça Rogério Zagallo, que publicou uma mensagem na sua página do Facebook incitando a violência da Polícia Militar contra os manifestantes do Movimento Passe Livre, não dará mais aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ministrava aulas de Direito Penal desde 2006. O próprio professor comunicou seu desligamento da instituição de ensino aos alunos. Segundo ele, a universidade optou por não renovar seu contrato para o segundo semestre.
    Na última quinta-feira, 6, Zagallo declarou na sua página pessoal do Facebook que se a tropa de choque matasse os manifestantes, ele arquivaria o inquérito policial.
    Após a sua declaração ganhar enorme repercussão, o promotor excluiu sua postagem e publicou um pedido de desculpas. Uma das reações contrárias às declarações de Zagallo partiu da própria universidade onde lecionava. Na última segunda-feira, 10, o Centro Acadêmico de Direito do Mackenzie divulgou uma nota condenando a atitude do promotor.
    "As manifestações do Sr. Zagallo, que não são as primeiras no mesmo sentido, demonstram a incapacidade na compreensão da realidade político-social do nosso país, o que, de longe, não pode e não é aceito pela comunidade acadêmica mackenzista. Muito nos entristece que a nossa Faculdade ainda seja frequentada por posicionamentos limitados e injustificáveis para quem exerce a nobre função de professor", diz a nota.
    Sobre o comentário do promotor sobre a manifestação do Movimento Passe Livre, a Universidade Mackenzie informou que mantém posição contrária a qualquer ação que incite à violência e desrespeite a liberdade. No entanto, a universidade afirma que a demissão de Zagallo ter acontecido neste momento foi uma "coincidência". De acordo com a instituição de ensino, o desligamento foi fruto de uma "realocação de professores" no fim do semestre e que a demissão foi assinada dois dias antes dos comentários do promotor no Facebook."
    Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.   

    Também do Blog BRASIL! BRASIL!

    Haddad abre diálogo; Alckmin rosna!

    Posted: 15 Jun 2013 08:36 AM PDT



    Altamiro Borges, Blog do Miro

     "Antes tarde do que nunca! A prefeitura de São Paulo divulgou nota oficial nesta sexta-feira (14) propondo a imediata abertura de diálogo com o Movimento Passe Livre (MPL), que lidera os seguidos protestos contra o aumento das tarifas do transporte público na capital paulista. Desta forma, o prefeito petista Fernando Haddad retoma a sua trajetória democrática, de respeito aos movimentos sociais. Bem diferente é a conduta do governador tucano Geraldo Alckmin, que em várias entrevistas elogiou a postura truculenta da PM contra os manifestantes e garantiu que não abrirá negociações sobre o tema.

    A nota da prefeitura é explícita na busca de soluções para o conflito instalado:

    *****

    Prefeitura convida MPL para apresentar propostas para o Conselho de Cidade

    A Prefeitura de São Paulo irá convocar uma reunião extraordinária do Conselho da Cidade na próxima terça (18) para discutir o transporte público em São Paulo. Por determinação do prefeito Fernando Haddad, o MPL (Movimento Passe Livre) será convidado para fazer uma apresentação diante dos conselheiros para explicar suas propostas e visões para o setor.

    A administração municipal também irá apresentar detalhes sobre a composição de preço da tarifa de ônibus, a evolução da despesa orçamentária com o subsídio e os planos para a melhoria na qualidade do sistema. Depois das duas apresentações, o debate será aberto para a participação dos conselheiros e sugestões de encaminhamento.

    O Conselho da Cidade foi instalado no dia 26 de março para servir como um novo canal de diálogo com a sociedade. É um órgão consultivo, formado por representantes dos movimentos sociais, entidades de classe, empresários, cientistas e pesquisadores, artistas e lideranças religiosas. Os conselheiros têm quatro reuniões ordinárias por ano, para discutir assuntos da cidade.


    *****

    Antes mesmo da divulgação da nota, Fernando Haddad já havia feito críticas à ação truculenta da PM – que deixou vários feridos e resultou na prisão de centenas de ativistas. Com esta atitude, o prefeito se diferenciou do governador, que mantém o discurso de defesa da brutal repressão. "A polícia está trabalhando. Se houve excesso pontual, será apurado", insistiu o tucano em entrevista hoje após uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Ele também disse que não reconhece a legitimidade do MPL e reafirmou que não abrirá negociações com os líderes do protesto.
    Alckmin não nega a sua trajetória direitista e a sua aversão aos movimentos sociais!"


    Nota Pública da Juventude do PT - JPT

    Posted: 15 Jun 2013 08:25 AM PDT


     
    Nota Pública da JPT contra a ação violenta da Polícia Militar de São Paulo nas manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público!

    Os últimos acontecimentos envolvendo manifestantes e a PM em São Paulo evidencia, mais uma vez, o problema agudo da Segurança Pública no Estado de São Paulo. O uso excessivo, arbitrário e desmotivado de força policial contra manifestações pacíficas em muito se assemelham aos episódios de violência contra jovens da periferia, espancados, presos e mortos sob a justificativa de combate ao Crime. Ontem, a justificativa foi o combate à baderna.

    Não é a primeira vez que manifestações de orientação pacífica são reprimidas. A criminalização dos movimentos sociais parece ser prática comum deste governo. Fatos preocupantes marcaram a ação desastrada da PM no último dia 13/06. São alguns deles: foi gravado um PM quebrando o vidro de uma viatura com o seu cassetete; vários manifestantes foram presos ou tomaram de seus pertences garrafas de vinagre, comumente utilizado por manifestantes para conter os efeitos do gás lacrimogênio (produto químico que se discute sua proibição); a prisão de vários jornalistas, entre eles uma repórter do Jornal Folha de São Paulo ferida por uma bala de borracha no olho.

    Esses episódios precisam ser investigados com punição rigorosa aos responsáveis, a começar pelo Comandante da Operação da PM no local, além de suspensão imediata de todos os integrantes da tropa de choque que participaram da guerra armada de um lado só.

    A sensação que se tem, é que se a PM reprimisse o crime organizado com a mesma veemência que combate manifestação pacífica, não teríamos, por exemplo, o PCC pautando e apavorando o Governo Alckimin e a Polícia Paulista com ataques e ondas de violências permanentes, com noticiários sazonais, mas sempre presentes!

    É repulsiva e inaceitável a ação da PM em todas as manifestações pacíficas que ocorrem no Estado de São Paulo, a criminalização dos movimentos sociais levada a efeito pelo Estado nas últimas passeatas que ocorreram na cidade de São Paulo deve ser reconhecida pela sociedade como ato criminoso, passível de sanção de pena a seus agentes.

    A Juventude do PT de São Paulo repudia e irá cobrar e acompanhar de perto as ações do poder público no sentido de identificar, punir e coibir ações violentas e truculentas da PM de São Paulo, que remontam ao cerceamento da liberdade de livre manifestação e reunião antes só vivenciado em período de Ditadura Militar.

    Pela identificação e punição dos PMs covardes que agiram com violência contra as manifestações pacíficas!

    Rogério Cruz
    Secretário Estadual da Juventude do PT/SP

    Erik Bouzan
    Secretário Municipal da Juventude do PT de São Paulo

    You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
    Email delivery powered by Google
    Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



    --
    Francisco Almeida 




    Postagens populares