terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Via Email: SARAIVA 13



SARAIVA 13


Posted: 24 Dec 2012 02:53 PM PST



"Durante a Ação Penal 470, os ministros do STF travestiram-se de super-heróis e se colocaram num papel de atores principais de uma espécie de telenovela mexicana para, de modo popularesco, agradar as galerias

Lula Miranda, Brasil 247

Conhecemos e deploramos a demagogia, tão cara aos políticos em geral. Notadamente quando, em época de eleições, nos deparemos com aquelas já clássicas e grotescas cenas de candidatos adentrando botecos "pé-sujo" e, de modo solerte, comendo acepipes daqueles tipos conhecidos no jargão popular como "Jesus me chama" – como se para eles esse tipo de "expediente" fosse a coisa mais natural do mundo.

Ou então, numa variação desse mesmo tema, quando visitam favelas ou cortiços e colocam no colo crianças remelentas de fundilho encardido e depois se limpam com álcool em gel. Um horror! Ah, a santa hipocrisia... Eis que os ministros do Supremo ao que parece resolveram, também, metaforicamente falando, carregar criança de bunda suja no colo e (de)cair no funk das periferias.


O julgamento da Ação Penal 470 foi televisionado e transmitido online através de diversos sites na blogosfera. Isso, pensamos a princípio, seria muito bom: transmitiria a sensação de que, supostamente, há transparência no Judiciário; que aquele seria um julgamento histórico etc. O "detalhe" é que, segundo alguns observadores, e dentre estes muitos mestres dos chamados "operadores do Direito", esse "reality show" pode ter causado um efeito colateral deletério: a supremacia da vaidade e da demagogia.
É deveras constrangedor quando togados se enredam e se rendem ao "popularesco" – remetendo-nos ao teatro demagógico dos políticos citado na introdução desse texto.

Maquiados, os ministros colocaram máscaras das mais diversas, ao gosto da assistência – como na Commedia dell arte, por exemplo. Posaram para fotos com fãs e admiradores; deram autógrafos. Tornaram-se, de uma hora para outra, celebridades dignas de frequentar o Castelo de Caras. Para muito além do bas-fond, fizeram caras e bocas, se esbaldaram.

Travestiram-se de super-heróis e se colocaram num papel de atores principais de uma espécie de telenovela mexicana para, de modo popularesco, insisto, agradar as galerias. Sabemos todos que dentre as preocupações de uma Corte Constitucional não deve estar exatamente a de ser "popular" ou "elitista", mas a de zelar pelo cumprimento da Constituição. A discrição, o anonimato, não custa lembrar, são características essenciais aos magistrados. Ao menos deveriam ser.

Mas na República de bananas em que vivemos as coisas nem sempre são simples como deveriam ser. Impotentes, presenciamos hoje um golpe do Judiciário em andamento no país. A Constituição é desrespeitada pelo próprio Supremo. O Legislativo é estuprado por alguns ministros do STF. Depoimentos sigilosos são criminosamente vazados por autoridades constituídas e entregues a uma revista que é amasiada com o crime organizado.

Os homens públicos se omitem. A grande mídia funciona como mera correia de transmissão das engrenagens do golpismo mais rastaquera. As leis e a democracia servem para preservar intocados os interesses de alguns poucos privilegiados em detrimento de uma maioria marginalizada.

A questão essencial numa democracia minimanete amadurecida é preservar as instituições e a divisão de poder entre os Poderes. James Madison já nos alertava para isso em seu livro, O Federalista, de 1787. Essa obra reúne 85 artigos elaborados no calor das discussões que ocorreram na Filadélfia, naquele longínquo ano do séc. XVIII, para a elaboração da Constituição Americana.

No artigo de nº 51, Madison propõe uma forma de organização de governo baseada em freios e contrapesos (Checks and Balances) de maneira a criar formas de controle dos poderes instituídos – uma vez que se (re)conhecem as tibiezas da natureza humana. "Mas o que é o próprio governo, senão a maior das críticas à natureza humana? Se os homens fossem anjos, não seria necessário governo algum. Se os homens fossem governados por anjos, o governo não precisaria de controles externos nem internos" [MADISON, art. 51, p. 350].

O problema, portanto, não seria esperar dos homens uma conduta moral ilibada. Os homens são falíveis – e os ministros do Supremo são homens, e não super-homens. O desafio é manter a divisão dos poderes e os mecanismos de controle externos e internos dos poderes prudentemente divididos. É preciso que se garanta a esfera de ação de cada poder instituído e que não haja usurpação de um poder sobre outro. A democracia se constrói sobre instituições que conseguem manter-se para além das fraquezas e vaidades dos homens. Pois estes, por definição e natureza, são humanos, demasiadamente humanos.

Essas são questões essenciais e caras a qualquer democracia. São esses princípios que os ministros do Supremo deveriam se empenhar em zelar e por eles se balizar. O resto é mero jogo de cena e performances, mais apropriadas a artistas, para agradar a assistência e/ou a mídia.

Os caminhos da democracia não passam pelo castelo de Caras."

Posted: 24 Dec 2012 02:09 PM PST







Amigos, inclusive os de Blogs, Parentes e Leitores:
"O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos...Mas a beleza da caminhada depende dos que seguem conosco!Assim, que neste Novo Ano que se inicia, possamos caminhar mais e mais juntos em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão e muito amor".Sempre fui brasileiro, mas atualmente tenho Orgulho do Nosso Brasil e tenho certeza de que os sinos tocarão para que novas alegrias sejam anunciadas a partir do novo ano que se inicia.Não vamos virar uma página em nossas vidas e encontrar uma nova em branco, mas nas páginas de 2013 e anos seguintes poderemos escrever lindas estórias e criar uma História digna de Nosso País.Nessas Linhas, continuaremos escrevendo planos, sonhos, muitas coisas boas para se fazer e serem efetivamente concretizadas.Tudo depende da participação de cada um de nós, lutando e trabalhando para a construção de Nossa Grande Nação chamada BRASIL.Mas, em uma delas já estão escritos os meus melhores desejos para todos vocês, que são tão especiais.Desejo a todos um Feliz Ano Novo pleno de experiências construtivas, saudáveis e harmoniosas.Boas Festas e Feliz Ano Novo!!!

Carlos Alberto Saraiva e família,
ou simplesmente
SARAIVA
Posted: 24 Dec 2012 10:23 AM PST

Do Vamos Combinar - 21/12/2012  07:53

 

Paulo Moreira Leite 

 



Confesso que até hoje fico intrigado com a insistência do Procurador Geral da República em pedir a prisão imediata dos réus do mensalão.

Sei que procuradores tem até obrigação de explorar ao máximo toda possibilidade de acusar e condenar os réus. É seu papel.

Do ponto de vista da Justiça, que deve ser equilibrada e isenta, cega, como as estátuas na entrada do prédio do STF, pedido de prisão pressupõe um grau de periculosidade incompatível com os réus, me explicam estudiosos de Direito Penal, como Claudio José Lagroiva Pereira, professor da PUC-SP. O pedido de prisão imediata seria justificado se houvesse risco de fuga.

Não há. Todos os réus sempre atenderam aos pedidos da Justiça. Têm endereço conhecido. Residem no país e, chamados a entregar os respectivos passaportes, o que já pareceu um absurdo a tantas pessoas, atenderam a determinação sem demora.

Outro professor, Pedro Serrano, constitucionalista, lembra outro aspecto. A "jurisprudência pacífica" do próprio  Supremo recomenda que esse tipo de prisão só se efetive depois que a pena tenha "transitado em julgado" e não caiba mais recurso. É uma questão lógica. Por mais que se use a palavra "condenados" para falar dos réus do mensalão, a rigor ela só deveria ser usada quando não houvesse mais a possbilidade – mesmo remota, mesmo teórica – de  serem inocentados.

Serrano lembra que um dos embargos que José Dirceu pode apresentar, contra a condenação por formação de quadrilha, pode reduzir sua pena total de 10 anos e 10 meses para 7 anos e 9 meses.

Se isso ocorrer – por hipótese – Dirceu deixará de cumprir pena em regime fechado e terá direito a um regime semi-aberto. É uma grande mudança, concorda?

A pergunta é simples. Se isso acontecer, Dirceu terá cumprido uma pena que a Justiça não autorizou. Será uma perda irreparável em seu direito à liberdade, lembra Serrano.
E aí, cabe uma pergunta: vamos inventar, no futuro, uma Bolsa-Mensalão para indenizar as vítimas de erros judiciários?

E depois vamos dizer que quem quiser ser indenizado não passa de malandro e parasita, como tanta gente faz hoje, injustamente, com as vítimas de perseguição da ditadura?
Os leitores deste espaço sabem minha avaliação sobre o julgamento. Mas não é isso que está em debate, agora.

Estamos falando de dignidade. Ninguém precisa ser desrespeitado e humilhado dessa forma.

Paulo Moreira LeiteJornalista desde os 17 anos, foi diretor de redação de ÉPOCA e do Diário de S. Paulo. Foi redator chefe da Veja, correspondente em Paris e em Washington. É autor do livro A mulher que era o general da casa -- Histórias da resistência civil à ditadura.

Posted: 24 Dec 2012 10:18 AM PST

'Fux falou que o processo (do mensalão) não tinha prova', diz Carvalho.

Segundo o ministro Gilberto Carvalho, em entrevista ao programa "É Notícia", de Kennedy Alencar, da RedeTV,  Fux o procurou e disse que o processo do mensalão "não tinha prova nenhuma" e que "tomaria uma posição muito clara".
Antes, numa entrevista à Folha (*), Fux confessou que pediu apoio aos ministros Palocci, Delfim Netto, a João Pedro Stedile, Paulo Maluf e ao governador Sergio Cabral, do Rio, o maior beneficiário da decisão de Fux de "fechar" o Congresso para não votar os vetos aos royalties.
Nessa entrevista à Folha, Fux prometeu "matar no peito", na hora de votar o mensalão (o do PT).
Por falar em "matar no peito", Mauricio Dias, na Carta Capital (onde, esta semana, trata do Ministério Público – "Criei um monstro") faz um comentário à histórica decisão do Ministro Fux que beneficiou Sergio Cabral:

Fux mata no peito

Caso a Câmara aprovasse uma lei pela qual o Supremo Tribunal Federal fosse obrigado a julgar os processos na ordem cronológica de ingresso, o que aconteceria?
Muito provavelmente o STF diria tratar-se de indevida intromissão na sua regulação interna.
Como pode o Ministro Fux intervir no regimento do Congresso ao declarar inconstitucional a aprovação do pedido de urgência para os royalties?
No gabinete dele os processos são despachados por ordem de chegada? Ou será que urgência só existe para o Judiciário, não para o Legislativo e o Executivo?
Os votos do Ministro Fux estão irremediavelmente sob suspeita.
O depoimento de Gilberto Carvalho o incrimina de forma inequívoca.
Como é que um "candidato" – Viva o Brasil ! – a Ministro do Supremo visita um Ministro de um Governo petista e promete a este Ministro petista que "tomaria uma posição muito clara" num processo que "não tinha prova nenhuma" e incriminava líderes?
Onde é que nós estamos?
Com que mais ele fez campanha?
Com o Daniel Dantas?
Com o Padim Pade Cerra?
Não cabe nem julgar se essa promessa de "matar o mensalão (o do PT) no peito" foi decisiva para ser indicado.
O que importa é que a "campanha" é inequivocamente espúria.
Desonra o Supremo.
Não importa saber se ele "não entregou" o que prometeu.
E quando o PiG (**) começou a votar, ele amarelou.
Amarelou e ingressou de armas, bagagens e caderno telefônico nos Chinco Campos (***).
O que importa é o processo, é o meio.
É a tecnologia de chegar ao mais alto posto da Magistratura.
O que jovens juízes, idealistas, que acreditam na Lei e na Justiça, hão de pensar da vida e de seu futuro?
"O que tenho que fazer para chegar ao Supremo?"
"Com quem tenho que conversar?"
"O que devo prometer?"
O que o cidadão há de pensar das "decisões" do Ministro Fux?
O Senado perdeu a histórica oportunidade – na verdade, o seu Presidente, José Sarney – de abrir um processo de impeachment de Gilmar Dantas (****), tal qual proposto com argumentos irrefutáveis pelo Dr Piovesan.
Onde estão os petistas do Senado?
O Suplicy, o Pinheiro, o Vianna?
Ou ali só se salvam o Collor e o Requião, que denuncia o Golpismo com todas as letras?
Se o Senado – o único instrumento constitucional de censura a um ministro do Supremo – se calar diante das promessas de campanha do Ministro Fux estará aberto o caminho para campanhas similares preencherem as vagas do trânsfuga Ayres Britto e do decano Celso de Mello, aquele que o PiG (**) quer transformar em mentor intelectual do presidente Joaquim Barbosa.
(Clique aqui para ler "a Dilma tem a ver, sim, com o mensalão" e aqui para ler "Como a Dilma pode ter maioria no Supremo".)
O Requião diz que o Congresso transformou-se numa ameba, porque tem o rabo preso.
Tem o PT vermelho, do Marco Maia, que disse não ao Barbosa e, certamente, contribuiu para que a Democracia caísse na cilada do Gurgel.
Mas, tem também o PT amarelo, o Odarelo.
Esse PT Odarelo é o que, aparentemente, predomina no Senado.
E, nesse intervalo natalino, o próximo Ministro do Supremo deve estar a prometer ao Felipão, ao Faustão e ao Gilberto Carvalho que vai "matar os tucanos" com um tiro no peito …
Paulo Henrique Amorim
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da "ditabranda"; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de "bom caráter", porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
(***) Ao proferir seu Canto do Cisne e ameaçar o Presidente da Câmara com a cadeia, o decano Celso de Mello citou Chico Campos, o redator da "Polaca", a Constituição ditatorial de 1937. Em homenagem a ele e a Chico Campos, o Conversa Afiada passa a referir-se aos Cinco Constituintes do Supremo – Celso de Mello, (Collor de) Mello, Fux, Barbosa e Gilmar – como os "Chinco Campos". E lembra que Rubem Braga, quando passava de bonde pela Praia do Flamengo e via acesa a luz do apartamento do Chico Campos, dizia: "Quando acende a luz do apartamento do Chico Campos há um curto-circuito na Democracia".
(****) Clique aqui para ver como um eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele. E não é que o Noblat insiste em chamar Gilmar Mendes de Gilmar Dantas ? Aí, já não é ato falho: é perseguição, mesmo. Isso dá processo…

..
Do Blog COM TEXTO LIVRE
Posted: 24 Dec 2012 10:06 AM PST

Veja, Aécio Neve estão gozando de alegria por conta da atuação do STF no processo do mensalão.Não é para menos, um Tribunal que deixou de julgar um processo(mensalão tucano) cujos fatos ocorreram há mais de 14 anos para julgar o processo do mensalão petista só pode ser cortejado, bajulado pelos golpistas. Eu quero ver a Veja e Aécio Neves vibrarem se um dia vier a ser julgado o mensalão tucano, o que eu duvido muito, já que a maioria dos ministros do STF entrou em conluio com o PiG e a oposição não para fazer justiça, mas para condenar o PT.Para completar, o IBOPE faz uma pesquisa e incluiu a opinião do povo sobre a atuação do STF no processo do mensalão, num nítido esforço para aumentar a crise entre o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.Dado curioso na pesquisa do IBOPE é que só os ricos(60% dos entrevistados) aprovam a atuação do STF no processo do mensalão, o que prova que só os ricos, cuja leitura de cabeceira é a Veja e o telejornal preferido é o JN, aprovam um Tribunal que é pautado pelo PiG e pela opinião publicada.Enquanto a Veja aplaude o STF, Daniel Dantas, Cachoeira, Fernando Cavendish, Cícero Lucena, Marconi Perillo, Cássio Cunha Lima, Paulo Preto, Eduardo Azeredo, Efraim Morais, Yeda Crusius, Antônio Carlos Lereia, Mário Couto continuam soltos.
Postado por às 07:10Nenhum comentário:

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.
Posted: 24 Dec 2012 07:21 AM PST



"Senador tucano Álvaro Dias acumulou e escondeu um patrimônio milionário, agindo como o personagem das histórias em quadrinhos; valor decorrente da suposta venda de uma fazenda não foi declarado à Justiça Eleitoral; eram mais de R$ 6 milhões e com esses recursos ele construiu cinco mansões em Brasília, avaliadas em R$ 16 milhões; hoje, é este o valor demandado pela filha que ele não quis reconhecer
"Tio Patinhas, o personagem das histórias em quadrinhos criado por Walt Disney, era milionário, mas detestava ostentar sinais exteriores de riqueza. Pegava mal. Por isso mesmo, todas as suas moedinhas eram escondidas nos cofres de suas residências. Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado, é também uma espécie de Tio Patinhas do parlamento brasileiro. Sua fortuna, questionável para alguém que vive há décadas da atividade política, vem sendo escondida há muito tempo.

Ainda do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 24 Dec 2012 06:34 AM PST


Dilma, com aprovação de 73%, tem 19 pontos a mais que o STF, que ganhou holofotes graças ao mensalão (Foto: Roberto Stuckert Filho. STF)

"Pesquisa Ibope mostra que quase metade dos brasileiros não confia nos ministros do Supremo, e que 65% não depositam confiança no trabalho do Legislativo

Pesquisa do Ibope divulgada hoje (24) mostra que praticamente a metade dos brasileiros não confia no Supremo Tribunal Federal (STF), e 65% não depositam confiança no trabalho do Congresso. Os dois poderes envolvidos em um bate-boca político neste fim de ano mostram-se menos confiáveis aos olhos da população que a presidenta Dilma Rousseff, que em pesquisa divulgada no começo de dezembro obteve taxa de 73%.

Também do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 24 Dec 2012 06:31 AM PST
Posted: 24 Dec 2012 06:20 AM PST

O que jovens juízes, idealistas, que acreditam na Lei e na Justiça, hão de pensar da vida e de seu futuro ? O que o cidadão há de pensar das "decisões" do Ministro Fux ?


Conversa Afiada

Os votos do Ministro Fux estão irremediavelmente sob suspeita.

O depoimento de Gilberto Carvalho o incrimina de forma inequívoca.

Como é que um "candidato" – Viva o Brasil ! – a Ministro do Supremo visita um Ministro de um Governo petista e promete a este Ministro petista que "tomaria uma posição muito clara" num processo que "não tinha prova nenhuma" e incriminava líderes ?

Onde é que nós estamos ?

Com que mais ele fez campanha ?

Com o Daniel Dantas ?

Com o Padim Pade Cerra ?

Não cabe nem julgar se essa promessa de "matar o mensalão (o do PT) no peito" foi decisiva para ser indicado.

O que importa é que a "campanha" é inequivocamente espúria.

Desonra o Supremo.

Não importa saber se ele "não entregou" o que prometeu.

E quando o PiG começou a votar, ele amarelou.

Amarelou e ingressou de armas, bagagens e caderno telefônico nos Chinco Campos.

O que importa é o processo, é o meio.

É a tecnologia de chegar ao mais alto posto da Magistratura.

O que jovens juízes, idealistas, que acreditam na Lei e na Justiça, hão de pensar da vida e de seu futuro ?

"O que tenho que fazer para chegar ao Supremo ?"

"Com quem tenho que conversar ?"

"O que devo prometer ?"

O que o cidadão há de pensar das "decisões" do Ministro Fux ?

O Senado perdeu a histórica oportunidade – na verdade, o seu Presidente, José Sarney – de abrir um processo de impeachment de Gilmar Dantas, tal qual proposto com argumentos irrefutáveis pelo Dr Piovesan.

Onde estão os petistas do Senado ?

O Suplicy, o Pinheiro, o Vianna ?

Ou ali só se salvam o Collor e o Requião, que denuncia o Golpismo com todas as letras ?

Se o Senado – o único instrumento constitucional de censura a um ministro do Supremo – se calar diante das promessas de campanha do Ministro Fux estará aberto o caminho para campanhas similares preencherem as vagas do trânsfuga Ayres Britto e do decano Celso de Mello, aquele que o PiG quer transformar em mentor intelectual do presidente Joaquim Barbosa.

O Requião diz que o Congresso transformou-se numa ameba, porque tem o rabo preso.

O Collor denunciou um Procurador Geral que chama de chantagista e prevaricador, como quem pregasse no deserto.

Tem o PT vermelho, do Marco Maia, que disse não ao Barbosa e, certamente, contribuiu para que a Democracia caísse na cilada do Gurgel.

Mas, tem também o PT amarelo, o Odarelo.

Esse PT Odarelo é o que, aparentemente, predomina no Senado.

E, nesse intervalo natalino, o próximo Ministro do Supremo deve estar a prometer ao Felipão, ao Faustão e ao Gilberto Carvalho que vai "matar os tucanos" com um tiro no peito …


Paulo Henrique Amorim
Share/Bookmark

Leia mais em: Blog Sujo
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog O Esquerdopata.
Posted: 24 Dec 2012 04:01 AM PST


Na mensagem de fim de ano em rede de TV, a presidenta Dilma disse que há muito a comemorar em 2012.

Apresentou resultados robustos como 16,4 milhões de pessoas que saíram da pobreza extrema. Foram gerados 4 milhões de empregos com carteira assinada nos dois primeiros anos de governo. O Minha Casa, Minha Vida entregou as chaves de 1 milhão de casas e fecha o ano com mais 1 milhão de contratos assinados, em construção. O câmbio melhorou para indústria nacional. Os juros caíram ao menor patamar da história. Inflação estável. Reservas atingiram 379 bilhões de dólares. A conta de luz das casas e das empresas ficará menor em 2013, favorecendo a produção desde as grande indústrias até o pequeno comércio, gerando empregos. Além disso, pesará menos no bolso das famílias. A infra-estrutura também teve programas de investimentos lançados, como planejamento para 10 mil Km de ferrovias, ampliar e duplicar 7500 Km de rodovias, expansão dos portos e aeroportos. Até setembro passado o PAC contabilizou R$ 386 bilhões investidos. O PRONATEC já ofereceu 2,5 milhões de vagas de ensino técnico e profissionalizante para jovens e trabalhadores. As metas de alfabetização até 8 anos, e aumento das escolas em tempo integral, e de vagas e bolsas no ensino superior estão avançando. O programa Ciência Sem Fronteiras já deu bolsas para formação de 20 mil novos cientistas estudarem nas melhores universidades do mundo. Os estádios da Copa já estão sendo entregues, e a preparação para as Olímpíadas continua. Dilma fez um chamado à confiança para investimentos, citando várias medidas de incentivo. Disse estar otimista, mesmo diante dos desafios da crise internacional, que vem sendo vencida ano a ano pelo Brasil desde 2008. A presidenta disse que há motivos e confiança para termos um 2013 melhor, e desejou um feliz Natal e próspero ano novo.
Por: Zé Augusto0 Comentários  
Posted: 24 Dec 2012 03:57 AM PST


O inseto alcançou notoriedade súbita em 2012 graças à defesa que Boff fez de Niemeyer
O subitamente popular inseto em ação
Não gosto de palavreado ofensivo em debate. Empobrece-o, na minha opinião.
Já escrevi no Diário minha baixa opinião sobre as expressões "petralha" e "PIG". Remetem a discussões de arquibancadas, nas quais há excesso de calor e falta de lógica racional.
Dito isso, faço aqui o elogio de uma palavra que, no debate político que se trava no Brasil, simplesmente pegou, porque é leve, divertida e, não obstante, incisiva. É uma bofetada, e não um tiro. Daí o poder, daí o encanto.
É, para mim, a palavra do ano no Dicionário Político Brasileiro: rola-bosta.
Quem a trouxe foi Leonardo Boff para rebater um artigo de Reinaldo Azevedo que chamava Niemeyer de metade idiota por ser de esquerda.
Escreveu Boff:
A figura que me ocorre deste articulista (…) é a do escaravelho, popularmente chamado de rola-bosta. O escaravelho é um besouro que vive dos excrementos de animais herbívoros, fazendo rolinhos deles com os quais, em sua toca, se alimenta. Pois algo semelhante fez o blog de Azevedo na VEJA online: foi buscar excrementos de 60 e 70 anos atrás, deslocou-os de seu contexto (…) e lançou-os contra Oscar Niemeyer. Ele o faz com naturalidade e prazer, pois, é o meio no qual vive e se realimenta continuamente.
Na internet, rola-bosta virou mania, para designar colunistas de direita.
Agora mesmo, se você vai ao twitter, vai vê-la aplicada a Ferreita Gullar e a Augusto Nunes. A Gullar porque defendeu a candidatura de Joaquim Barbosa à presidência. A Nunes porque arrolou – numa lista de caráter ético duvidoso, pois num regime como o que o Brasil teve por tantos anos a partir de 1964 poderia levar à perseguição – Luís Fernando Veríssimo como "apoiador de Lula" na categoria do jornalismo "esgotosférico".
Não sou quem vai defender Veríssimo. Sua obra e sua biografia defendem-no melhor que ninguém.
Mas é curioso comparar "rola-bosta" e "esgotosférico". Esgotosférico não vai pegar: é grosseiro, de mau gosto, vulgar. É falsamente engraçado, é falsamente espirituoso, é falsamente criativo.
Rola-bosta pegou porque é o oposto disso.
No futuro, é possível que jovens descendentes de jornalistas como Merval Pereira e Ricardo Noblat perguntem a seus pais: "Por que estão dizendo na escola que sou bisneto de rola-bosta?"
Paulo Nogueira
No Diário do Centro do Mundo
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares