segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Via Email: SARAIVA 13: A velha mídia e o STF


SARAIVA 13


A velha mídia e o STF

Posted: 16 Sep 2013 01:26 PM PDT


verdadeiro STF

A velha mídia e o STF

15 de setembro de 2013 | 12:08

Já citamos ontem o artigo abaixo, de Rodrigo Vianna, abordando as mais recentes polêmicas do julgamento da Ação Penal 470. E agora o reproduzimos na íntegra, praticando aquela pirataria do bem que somente a blogosfera sabe fazer. O texto analisa as relações pouco republicanas entre a mais alta corte do país e os grandes meios de comunicação.
*
Novatos, velhos e velhacos
por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador.
O inesquecível "doutor" Ulysses Guimarães certa vez foi acusado – por um idiota qualquer – de ser aquilo que de fato era: "velho". Ulysses saiu-se com a sagacidade de sempre: "posso ser velho, mas não sou velhaco".
Esta semana, o ministro do STF Marco Aurelio Mello pensou que poderia diminuir a importância de outro ministro se o chamasse de "novato". Transitando entre o escárnio e o tom falsamente professoral, Marco Aurelio defendia a tese de que os "embargos infringentes" não devem ser aceitos.
São eles, os embargos, que podem cumprir o papel de uma "segunda instância" – corrigindo eventuais erros no processo do "Mensalão". Melo foi aparteado por um Gilmar Mendes com o olhar injetado de ódio. Os dois alongaram-se em argumentos contra os embargos. Entre eles, destacaram o clamor de certa "opinião pública".
Podemos imaginar qual a "opinião" que interessa a esses ministros. Trata-se da opinião de mervais e outros imortais? Ou da opinião de blogueiros insuflados por longas carreiras sempre cheias de brilho?
O ministro Luís Roberto Barroso, que votara pela aceitação dos embargos, pediu aparte e disse a Melo que, ao tomar a decisão, não se importava com a manchete do dia seguinte. Deu o recado. Foi então chamado de "novato".
Se Barroso é "novato", quem seriam os "velhos" do STF? E os "velhacos"?
Melo, Barbosa e Gilmar – ao que parece – votam sob pressão da velha mídia brasileira. Velha ou velhaca? Essa mesma mídia, que cobra "pressa" do STF, jamais reclamou do fato de Pimenta Neves (ex-diretor de Redação de um grande jornal paulista, e assassino confesso de uma colega com quem tivera um caso amoroso) ter levado quase dez anos para ser preso!
Barbosa tem pressa. Gilmar Mendes bufa, catatônico. E Marco Aurelio desqualifica como "'novato" aquele que pede um julgamento livre das pressões midiáticas.
Quem são os novatos? Quem são os velhos? E quem são os velhacos do Supremo Tribunal Federal?
Foi a pressão da mídia – lembremos – que levou ao "julgamento" dos donos da Escola Base, acusados de abusar de criancinhas. Julgados e condenados por certa mídia velhaca, tiveram a vida destroçada. A pressa e o clamor midiático levaram à prisão e tortura de jovens acusados de estupro no Paraná: com apoio da mídia velhaca, a polícia bateu e tirou a confissão dos "suspeitos". Eram inocentes.
Agora, Merval e a Globo, associados aos blogueiros da revista editada às margens fétidas do rio Pinheiros, já decidiram: o "Mensalão" foi o maior escândalo da história, e José Dirceu era o chefe da quadrilha. Só não será esquartejado fisicamente em praça pública. Mas a imagem pública de Dirceu foi partida em pedaços.
O que surpreende é que, diante desse massacre midiático, 4 juizes ainda tenham votado contra a imputação do crime de formação de quadrilha a Dirceu. Isso é que garante (a ele e a outros réus) uma chance de revisão no julgamento. Pimenta – assassino confesso – teve chance a todos os recursos. Dirceu, acusado sem provas, deve ser linchado?
Não há prova contra ele. Nenhuma. Dirceu está sob ataque por ter comandado a virada do PT nos anos 90. Virada cheia de erros e acertos – diga-se. Mas Dirceu operou a mudança política que permitiu a Lula deixar de ser o "candidato marcado para perder". Dirceu comandou a mudança. Tinha e tem um projeto de poder para o PT. Um projeto que, em que pesem os vários erros que podem e devem ser apontados, conduziu o Brasil a novo patamar: baixo desemprego, redução das desigualdades, 20 milhões de pessoas fora da linha de miséria, política externa independente.
Tudo isso é imperdoável!
Os embargos infringentes permitiriam uma análise menos passional do chamado "Mensalão". Qual prova levou à condenação de Dirceu? O STF precisa explicar.
Barbosa precisa explicar também porque tirou da ação principal dois diretores do Banco do Brasil (ligados ao PSDB?) que assinaram as liberações de verba para a agência de Marcos Valério. Henrique Pizzolato, petista, está no Mensalão. Foi condenado. Os outros, ligados aos tucanos, não foram a julgamento? Por que? Porque isso desmontaria a tese de Barbosa, que passa pelo uso do dinheiro da Visanet pela "quadrilha petista".
A história do "Mensalão" não fecha. Quem pede mais tempo para compreender os meandros dessa história é agora chamado de "novato".
Curiosamente, Barbosa perdeu a pressa na quarta dia 11 (quando a votação ficou em 4 x2). Estrategicamente, parou tudo, e nos bastidores operaram-se pressõs de toda sorte para barrar os embargos que seriam decididos em nova rodada de cotos no dia seguinte. Na quinta 12 (com o placar em 5 x 5), Barbosa também perdeu a pressa. Faltava o voto de Celso de Melo pra fechar a história. Celso já anunciou que tem a decisão tomada. Já se manifestou publicamente a favor dos embargos. Mas até quarta estará sujeito a todo tipo de pressão.
Celso de Melo é o mais antigo dos ministros. Não é novato. Manterá a opinião firme – contra o fogo cruzado midiático? Agirá como velho sábio ou como velhaco?
Por: Miguel do Rosário
Do Blog TIJOLAÇO

STF, um ringue do vale-tudo

Posted: 16 Sep 2013 01:21 PM PDT

De todo o arsenal de heterodoxias que vem marcando o julgamento da AP 470, inapropriadamente chamado de "mensalão", o ponto alto foi a invocação feita, por meio de entrevista a "O Globo", pelo ministro Marco Aurélio de Mello, de atos de protesto em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na quarta-feira. Nesse dia o decano da corte, ministro Celso de Mello, revelará seu voto, que decidirá a aceitação ou não dos embargos infringentes, aqueles que podem alterar as penas de alguns réus.
Todos os que acompanham esse show de horrores em que se transformou o julgamento da AP 470 já estão cansados de saber a que interesses servem alguns dos juízes, que transformaram aquela que deveria ser a instituição mais exemplar do sistema judicial do país num picadeiro de circo.
Diversas manifestações extraplenário, à luz de holofotes, de tais ministros, não deixam nenhuma dúvida sobre a real intenção do julgamento, que é criminalizar o PT, por meio de algumas de suas lideranças mais destacadas.
É a vingança das elites contra quem ousou desafiá-las e, pior, vencê-las na disputa eleitoral pelo mais alto cargo executivo da República.
É a vingança dos oligarcas contra quem, nestes últimos dez anos, tem procurado levar o Brasil à modernidade, num lento e dificílimo processo de superação das iníquas desigualdades sociais e econômicas que marcaram toda a história do país.
Como em várias outras instituições da República, o Judiciário brasileiro é extremamente conservador, composto de pessoas pertencentes aos estratos superiores da pirâmide social.
O Supremo Tribunal Federal, infelizmente, é isso o que mostra a televisão quando transmite as sessões da AP 470: um grupo de esnobes que nem de longe representa a imensa e rica diversidade intelectual e cultural do país.
Mesmo quem não possui nenhuma noção dos fundamentos do Direito, pela simples leitura do noticiário sabe perfeitamente que o STF, ou pelo menos a sua banda podre, já abandonou inteiramente qualquer debate jurídico.
O julgamento virou uma peça que faria corar de vergonha os mais cruéis inquisidores da Idade Média.
Nos tempos de hoje, a comparação mais adequada à pantomina que se presencia naquele tribunal é com os ringues do famigerado UFC, a versão "civilizada" da velha luta-livre, aquela em que tudo era permitido, menos, talvez, furar os olhos do adversário...
Nessa linha do vale-tudo têm se destacado o relator e atual presidente do STF, Joaquim Barbosa, e seus fieis escudeiros Gilmar "Daniel Dantas" Mendes e Luís "deixa que eu mato no peito" Fux.
Nenhum deles, porém, ousou tanto quanto o incrível Marco Aurélio de Mello, aquele que disse, certa vez, que a ditadura foi um "mal necessário" ao Brasil.
Pedir para que se façam protestos em frente à sede do tribunal para evitar que ele caia no "precipício" - em outras palavras, que Celso de Mello vote a favor da validade dos embargos infringentes - é algo absolutamente inédito em toda a longa história do STF - algo inédito, irresponsável e quase criminoso.
Desse jeito, com ministros da mais alta corte pregando a pressão popular contra seus próprios colegas, não há democracia que resista.
O próximo passo é liberar o linchamento.
Postado há 3 hours ago por
 

Criminoso esquece seus crimes

Posted: 16 Sep 2013 01:16 PM PDT

Postado por às 16:00Marcadores: ,
 
Do Blog COM TEXTO LIVRE.
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário:

Postagens populares