segunda-feira, 11 de junho de 2012

Via Email: Especial Rio+20


Boletim Carta Maior - 10 de Junho de 2012 Ir para o site



Sustentabilidade e reforma urbana na Rio+20
A questão urbana poderia ocupar um papel de grande centralidade na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. No entanto, o Draft Zero, primeira versão do documento elaborado pela ONU para ser assinado pelos chefes de Estado que vierem ao Brasil, não permite ser otimista a esse respeito: o tema "Cidades" foi tratado de forma genérica, merecendo apenas seis linhas, sem nenhum compromisso ou análise aprofundada. O artigo é de Nabil Bonduki.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 08/06/2012
Mercado de carbono não vai salvar o capitalismo, diz economista
Para Patrick Bond, professor de Economia da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul, o círculo vicioso do capitalismo, com produção como resposta para os problemas criados por ele na sociedade e no sistema financeiro, esbarrou no problema ambiental, que não é resolvido dentro dessa lógica. "Deixar apenas como um mecanismo de mercado? Deixar os banqueiros salvarem o planeta? Não! É maluquice!", afirmou durante palestra na UFRJ.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 08/06/2012
Brasil engatinha em desenvolvimento sustentável, dizem especialistas
O Brasil caminha a passos lentos em termos de um desenvolvimento sustentável coordenado e abrangente. Esta foi a conclusão de Francisco Costa, diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Maurício Serra, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante o debate "Há uma Política Brasileira de Desenvolvimento Sustentável?", realizado na UFRJ.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 07/06/2012
Cúpula dos Povos protesta contra as licenças ambientais
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado no Rio de Janeiro, com um ato de mobilização para a Cúpula dos Povos, evento organizado por diversas entidades da sociedade civil que ocorrerá entre 15 e 23 de junho, em paralelo à conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, e questionará o modelo de economia verde que os chefes de estado devem ratificar no encontro da ONU.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 06/06/2012
Um grande pântano bloqueia o caminho para a Rio+20
O Comitê Preparatório (PrepCom), que elabora o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, não chegou a um acordo e adiou a decisão final para sua última sessão, no Brasil. E se essas gestões também terminarem sem êxito, como ocorreu com todas as anteriores, o texto poderá acabar sendo negociado diretamente pelos chefes de Estado e de governo presentes na Rio+20, o que seria algo raro para esse tipo de cúpula. O artigo é de Thalif Deen.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 06/06/2012
Vandana Shiva: "financeirização da economia está na raiz da crise"
Em entrevista à Carta Maior, a ativista indiana Vandana Shiva fala sobre suas expectativas em relação a Rio+20. Ela não acredita que a conferência da ONU consiga firmar compromissos de mudanças mais significativas em função da influência das grandes corporações. Neste cenário, defende, o papel da Cúpula dos Povos adquire maior importância. Para Vandana Shiva, a crise atual não poderá ser resolvida com mais financeirização e mais mercantilização.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 05/06/2012
Crise global não pode impedir acordos na Rio+20, diz Dilma
Governo Dilma aproveitou Dia Mundial do Meio Ambiente para divulgar redução do desmatamento na Amazônia, anunciar um pacote de medidas relacionadas à área ambiental, abrir oficialmente a Rio+20 e começar a apresentar seu discurso no evento. "Esperamos que a crise mundial gerada pelo excesso de ganância e pela falta de controle sobre os mercados não seja pretexto para uma vitória do excesso da ganância e da falta de controle sobre os recursos naturais", disse a presidenta.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 05/06/2012
Cúpula dos Povos: roteiro para a soberania alimentar
A soberania alimentar é o tema de uma das plenárias de convergência da Cúpula dos Povos, evento paralelo a Rio + 20 que será realizado entre 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo. O engenheiro agrônomo Horacio Martins vê a retomada da agricultura familiar como ponto crucial para a reversão da atual ordem mundial, onde cerca de 12 grupos multinacionais controlam o mercado, manipulando formas de produção e especulando preços. "A agricultura passou a ser um dos maiores negócios do mundo", diz.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 01/06/2012
Rio+20: Em busca de um civismo planetário
O coordenador executivo da Rio+20, Brice Lalonde analisa, em entrevista especial, os desafios e obstáculos que estão colocados para a conferência. Apesar de todas as adversidades, ele não aposta em fracasso. "Uma das grandes dificuldades que temos hoje está em que dentro da cada país há pouquíssimos negociadores que pensam no planeta, na humanidade em seu conjunto. Eles pensam em seus países e em seus interesses nacionais. Há muito civismo nacional e pouco civismo planetário", diz Lalonde.
> LEIA MAIS | Meio Ambiente | 04/05/2012
Leonardo Boff
A ausência de uma nova narrativa na Rio+20
O vazio básico do documento da ONU para a Rio+20 reside numa completa ausência de uma nova narrativa ou de uma nova cosmologia que poderia garantir a esperança de um "futuro que queremos" lema do grande encontro. A narrativa atual é a da conquista do mundo em vista do progresso e do crescimento ilimitado.
> LEIA MAIS | 02/06/2012



Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares