sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Via Email: Megacidadania: O “FILHO” E O FILHO DE JOAQUIM BARBOSA


Megacidadania


O "FILHO" E O FILHO DE JOAQUIM BARBOSA

Posted: 30 Aug 2013 01:13 PM PDT

02

O "FILHO" E O FILHO DE JOAQUIM BARBOSA.

MAIS UMA NOVELA GLOBAL?

Em 2006, o PGR, Antônio Fernando de Souza, apresentou a denúncia do chamado "mensalão" (Ação Penal 470). Na página 90 da denúncia o PGR registrou uma vistoria do Banco Central junto ao Banco Rural que apontava crimes - operações consideradas fraudulentas - de 16 empresas. Entre elas, a Globo Comunicações e Participações: a Globopar.

Na denúncia, consta que o mesmo padrão de empréstimo,-  concedido pelo Banco Rural ao Partido dos Trabalhadores considerado fraudulento pelos ministros do STF que julgam o "mensalão" -,  foi feito com a "Globo Comunicações e Participações", Globopar.

Sabe-se que, em 2004 a Globopar não conseguiu honrar suas dívidas com um fundo de investimentos americano, o W.R. Huff. O fundo pediu falência da Globopar nos Estados Unidos.

A denúncia do PGR trata de empréstimo da Globo no Banco Rural, dono da off shore Trade Link Bank, sediada em paraíso fiscal.

O PGR, no texto da denúncia,  diz que a documentação caracteriza a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, revelando "situações bastante graves, que serão encaminhadas ao foro competente".

Pergunta: Onde andará a investigação da Globo? No inquérito 2474?

O inquérito 2474 está no STF. Foi aberto em março de 2007 a pedido do PGR Antônio Fernando de Souza  que fez a denúncia do "mensalão", onde a Globopar também é citada criminalmente. Na verdade, em 2007 haviam 2 inquéritos: o 2245 (do mensalão) e o 2474 (o

paralelo ao do mensalão).

Por que paralelo?

Por que estes dois inquéritos tratavam do mesmo assunto: o "mensalão".

O 2245 (do mensalão)continha documentos de investigações das 40 pessoas seletamente denunciadas pelo PGR, Antônio Fernando de Souza.

O inquérito  2474 (o paralelo)foi aberto para não misturar documentos da Polícia Federal de investigações de outras empresas e pessoas (como, por exemplo, a Globopar) que foram citadas na denúncia do mensalão pelo PGR, ou que foram citadas no relatório da CPMI dos Correios, mas que não fizeram parte da lista dos 40 seletivamente eleitos pelo PGR.

Estas outras pessoas e empresas ficaram "guardadas" no inquérito 2474 e continuam "guardadas" até hoje. Já se vão mais de 6 anos. Este inquérito ainda existe no STF e continua sob segredo de justiça.

O relator do 2474, desde 2007, foi Joaquim Barbosa. Foi ele quem atendeu o pedido feito pelo PGR para abrir outro "procedimento" (2474) para separar documentos de investigações que se seguiram depois da apresentação da denúncia. (Estranho, né? O PGR apresentou a denúncia, mas as investigações da Polícia Federal continuaram.)

Os advogados dos 40 acusados pelo PGR no inquérito 2245 que depois virou a Ação Penal 470 nunca tiveram acesso ao inquérito (paralelo) 2474. Nem os outros ministros do STF sabiam da existência deste inquérito paralelo.

O inquérito 2474 ganhou até um apelido - o gavetão -, pois abriga documentos e investigações que dizem respeito, sim, à AP 470, mas que estão "guardados". Sabemos, inclusive, que nele há documentos que não foram apresentados tempestivamente para que os acusados fizessem suas defesas antes do julgamento  de aceitação (ou não) da denúncia do PGR/MPF.

No dia 1º de agosto de 2013, Joaquim Barbosa passou a relatoria do 2474 para Luis Roberto Barroso. Barroso olhou o inquérito, se declarou impedido de ser o relator "por suspeição", e devolveu para Joaquim Barbosa (quem pariu o 2474 que o embale).

Pergunta: Quem dos outros ministros estará disposto a adotar o "filho" (o inquérito 2474) de Joaquim Barbosa?

Aliás...

Pergunta: O inquérito 2474, conterá a investigação da empresa  que atualmente emprega o filho de Joaquim Barbosa?

Plim, plim, plim... Tudo a ver (para esconder?).

LEIA TAMBÉM:

1) http://www.megacidadania.com.br/o-lucro-da-rede-globo-com-o-mensalao/

2) http://www.megacidadania.com.br/afasta-de-mim-este-calice-impera-no-supremo/

You are subscribed to email updates from Megacidadania
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário:

Postagens populares