segunda-feira, 4 de março de 2013

Via Email: SARAIVA 13: Chalita e a nova sujeira da Veja


SARAIVA 13


Chalita e a nova sujeira da Veja

Posted: 04 Mar 2013 02:45 PM PST

Do Blog do Miro - 4/3/2013 segunda-feira, 4 de março de 2013

 

  Veja - o esgoto

Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:
 
Dizer que a Veja é suja é o mesmo que falar sobre a cor azul do céu. Mas é incrível – de "não se acreditar" mesmo – como esses ratos se superam a cada edição em matéria de torpeza.

Gabriel Chalita - contra o qual não tenho nada pessoal [*] a favor, mas nada contra também - passou mais de uma década aliado do PSDB e exercendo altos cargos em administrações tucanas. Quando passou para "o outro lado", virou não apenas persona non grata. Virou alvo.

Na edição atual, a revista mais vil já feita no Brasil toca num assunto que jamais foi abordado quando Chalita era "amigo", a sua sexualidade. Numa "matéria" com direito a foto insinuante há seguidas e numerosas referências praticamente explícitas dizendo que Chalita e o seu delator do momento foram amantes. Dá até nojo de ler o texto (assinado por Leonardo Coutinho).

Se o Chalita tiver cometido ilícitos na vida pública, que seja julgado e eventualmente condenado. Mas explorar a sua sexualidade para desqualificar a sua credibilidade, como Veja faz, mais do que homofóbico, é abjeto, nojento, coisa de pasquim de cabaré de esquina (com todo respeito a tais instituições, que dificilmente conseguem igualar a imundície da Veja)…

Você pode ser de direita, odiar o PT, querer a morte do Lula e da Dilma, mas admirar ou mesmo respeitar essa revista chamada Veja, definitivamente, só pode ser coisa de quem é completamente desinformado ou coadunado com essas práticas escrotas da turma mafiosa dos Civita e seus comparsas.

#VejaQueNojo

* Politicamente, tenho muita coisa contra o Chalita, especialmente desconfiança em alguém que foi cardeal dos tucanos durante tanto tempo.

*****

Já tinha lido ontem o texto que reproduzo abaixo e me senti contemplado, em parte, pelos argumentos do autor.

Mas a indignação voltou a emergir hoje, quando uma amiga me leu trechos da "matéria" que é mais uma aula de como não fazer jornalismo.

Leia o texto do Fabiano Camilo.

http://ddd.opsblog.org/2013/03/02/gabriel-chalita-e-a-astucia-da-razao-homofobica/

Gabriel Chalita e a astúcia da razão homofóbica

02/03/2013 by Fabiano Camilo

Merece atenção a capa de Veja desta semana, não pela principal matéria de capa, mas pela pequena foto do topo direito, indiciária da homofobia como tática de desmoralização política. De 2003 a 2007, o deputado federal Gabriel Chalita (PDMB) ocupou o cargo de secretário estadual de Educação do Estado de São Paulo, durante os governos de Geraldo Alckmin e de Cláudio Lembo. Atualmente, ele está sendo investigado em onze inquéritos em curso no Ministério Público do Estado de São Paulo, relativos ao período de sua gestão na Secretaria de Educação. Dúvida: qual a relação entre a manchete - "O escândalo que encurtou a carreira do político carismático que poderia ter sido ministro" - e a foto que a ilustra, na capa da revista semanal? Nenhuma, absolutamente nenhuma.

Há muito tempo – desde sempre, talvez – circulam insinuações acerca da (homos)sexualidade de Chalita, sobretudo nas redes sociais, não raro acompanhadas da sugestão de existência de um envolvimento amoroso entre ele e o padre celebridade Fábio de Mello.

A mídia, não apenas a corporativa, adota como prática recorrente um pacto de silêncio em relação à orientação sexual de alguns indivíduos famosos, consoante seus interesses políticos, econômicos e corporativos. Um silêncio não motivado, ao contrário do que se sustenta, por respeito à intimidade, à "imagem" e à "honra".

A mídia jamais silencia a sexualidade hetero-orientada de ninguém; no máximo, oculta informações acerca de eventuais envolvimentos sexuais e amorosos que poderiam, de sua perspectiva, prejudicar personalidades que tem interesse em proteger e favorecer.

Entre inúmeras fotos de Chalita que poderiam ser escolhidas para ilustrar a manchete, por que a escolha recaiu justamente em uma foto em que ele aparece descontraído, sorridente e sem camisa, ao lado de um homem também sem camisa, jovem, de compleição atlética e bronzeado, com o mar e o céu azuis ao fundo?

Chalita possivelmente se tornou uma carta fora do baralho do jogo político, foi descartado, convindo à parcela da mídia, neste momento, desvincular-se de sua imagem, demonstrando toda sua imparcialidade jornalística, ao não ocultar nada. O que antes era convenientemente silenciado agora é convenientemente enunciado, exposto e explorado como tática de evidenciamento do compromisso da revista semanal com a verdade. Conquanto a verdade seja revelada tão-somente de forma (covardemente) insinuada, para se evitar um possível processo, a foto enuncia tudo e nenhum bom entendedor terá dúvida alguma: "Veado!", "Corrupto e veado!", "Veado corrupto!".
.
 
Do Blog ContrapontoPIG

Lula e a pequenez dos medíocres

Posted: 04 Mar 2013 01:06 PM PST

 

LULA MIRANDA       
Nunca antes na história desse país se desrespeitou, ultrapassando até o limite do achincalhe, um mandatário ou um ex-presidente da República, como nesse caso. Por que será?
Lula é um homem pequeno, atarracado. Mas se agiganta diante dos medíocres. De origem paupérrima, migrante nordestino, veio com fome e esperança para o "sul maravilha" com a família num pau de arara; vendeu amendoim na rua quando garoto – já se conhece sua história e biografia. Tornou-se um grande homem, um grande brasileiro. Respeitado e admirado lá fora e amado por muitos dos seus concidadãos, é odiado, detestado por alguns poucos – notadamente por alguns jornalistas da grande imprensa e algumas "nanocriaturas", espécie verdadeiramente nanica, rebentos infames de uma parte ínfima, preconceituosa, atrasada e ignorante da nossa elite.
 
 
Nunca antes na história desse país se desrespeitou, ultrapassando até o limite do achincalhe, um mandatário ou um ex-presidente da República, como nesse caso. Por que será?
 
 
Não, Lula não está infenso ou isento a críticas, obviamente que não. Lula não é nenhum Deus. Sequer existe, na minha opinião, o tal "lulismo" [a exemplo do "getulismo" ou do "brizolismo"], que alguns perdem tempo em analisar ou condenar/criticar.
 
 
Luiz Inácio Lula da Silva é apenas um homem, um "reles mortal", como eu e você. E de fato e sem favor algum, um grande Político brasileiro – assim com "P", maiúsculo. É bem verdade que já existiram outros, poucos, como ele. Mas o que transforma esse Lula em "um gigante" é, sem dúvida, a mediocridade dos seus adversários políticos nos partidos, a pusilanimidade de uma oposição débil e, notadamente, e desgraçadamente, uma imprensa vendida, bandida.
 
 
Nas condições normais de temperatura e pressão, Lula seria reverenciado e respeitado por todo o Brasil – como de fato é, pela maioria do povo brasileiro na condição, emblemática, inegável de ex-presidente que muito fez pelo país e por esse mesmo povo. Chega a ser comovente escutar os mais diversos depoimentos de pernambucanos, baianos e cearenses – só para citar os meus "conterrâneos". É de embargar a voz e dar água nos olhos. Fenômeno semelhante ocorre no plano internacional: Lula é reverenciado e respeitado por onde pisa. Isso, porém, não o beatifica, canoniza ou endeusa. Lula é apenas um homem e não um mito – reitero.
 
 
Mas como explicar então essa "bronca" que parte da elite brasileira tem para com o ex-presidente Lula – como tem para com Chávez e demais lideranças políticas latino-americanas de origem popular e do campo das esquerdas? Não pretendo aqui, note bem, tão somente fazer um artigo laudatório ao petista, mas iniciar uma análise do que possivelmente motiva essa inveja, essa raiva que nutre certos setores de uma parte diminuta, repito, mais conservadora e reacionária da nossa elite.
 
 
Lula não fez nada de "extraordinário", é certo. "Apenas" fez um governo mais voltado para o atendimento das necessidades básicas do povo: comida, emprego e renda. Mas isso, por incrível que pareça, por aqui é muito. Pois sequer isso havia sido feito até então.
 
 
Segundo a última de Ciro Gomes, que já foi chamado, devido a sua "humildade" e "modéstia", de "professor de Deus", Lula está "perdidão da vida. Ele pensa que é Deus e está descobrindo que não. Tentará de novo essa deidade, mas não achará nunca mais." Mas, veja bem, as causas que levam Ciro a fazer essa crítica um tanto farsesca e excêntrica ao Lula são diametralmente opostas às críticas feitas por políticos como FHC, Aécio Neves e os bonecos de ventríloquo na grande mídia.
 
 
Esses últimos fazem uma crítica virulenta, eivada de preconceitos e rancor, odienta. Parece que eles não perdoam/admitem que tenha sido um migrante nordestino o culpado, indiretamente, pela revelação da sua mediocridade e incompetência no trato com a coisa pública. Sim, pois chega a ser inacreditável que tantos "doutores letrados" muito pouco ou nada tenham feito para acabar ou ao menos dirimir essa gritante e infame injustiça social que ainda temos no Brasil. Pois muito ainda há que se fazer por esse povo sofrido.
 
 
Lula, em verdade, apenas fez o que todo o político deveria fazer: buscou atender as necessidades básicas do seu povo. O "detalhe" é que por aqui o povo sempre foi tratado como mera massa de manobra, como gado tangido para o abatedouro.
 
 
Essa mesma elite que agora critica Lula é a mesma que sem pejo ou pudor, diga-se, enriqueceu usurpando as riquezas do Estado e concentrou renda e poder de forma acintosa. A mesma que seduziu com "espelhinhos de boneca" uma pequena parte da classe média, à qual retribuiu seus favores com algumas migalhas do butim. Fazendo uma leitura, digamos assim, um tanto "heterodoxa" desse fenômeno, um amigo sociólogo chama essa classe média de "classe de programa", numa alusão a prostituição, claro, mas, mal comparando, sem faltar com o respeito às prostitutas.
 
 
Então, como queríamos demonstrar [C.Q.D.] Lula se agiganta, apesar de e devido a mediocridade e egoísmo de alguns políticos conservadores, ressentidos e incompetentes, e de uma classe média corrupta e prostituída.
 
Lula torna-se um colosso, um gigante diante da pequenez de seus contemporâneos. Quod erat demonstrandum.
Postado por às 12:29Nenhum comentário:  

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

A MULHER SEMPRE RI POR ÚLTIMO!!!

Posted: 04 Mar 2013 12:50 PM PST


Ah, os vinte anos.
De casados, claro!
Casamos novos.
Ela com 19 e eu com 20 anos de idade.
Lua-de-mel, viagens, mobílias na casa alugada, prestações da casa própria e o primeiro bebê.
Anos oitenta e a moda era ter uma filmadora do Paraguai.
Sempre tinha um vizinho ou amigo contrabandista disposto a trazer aquela muambazinha por um preço módico.

Imagem Activa
 Ela tinha vergonha, mas eu desejava eternizar aquele momento.
Interrompi na sala de parto com a câmera no ombro e chorei enquanto filmava o parto do meu primeiro filho.
Todo mundo que chegava lá em casa era obrigado a assistir o filme.
Perdi a conta das cópias que fiz do parto e distribuí entre amigos, parentes e parentes dos amigos.
Meu filho e minha esposa eram o meu orgulho.
Três anos depois, novo parto, nova filmagem, nova crise de choro.
Como ela categoricamente disse que não queria que eu filmasse, invadi a sala de parto mais uma vez com a câmera ao ombro.
As pessoas que me conhecem sabem que havia apenas amor de pai e marido naquele ato.
O fato de fazer diversas cópias da fita era apenas uma demonstração de meu orgulho.
Nada que se comparasse ao fato de ela, essa semana, invadir a sala do meu proctologista, câmera ao ombro, filmando o meu exame de próstata. Eu lá, com as pernas naquelas malditas braçadeiras, o cara com um dedo (ele jura que era só um!) quase na minha garganta e a mulher gritando:
- Ah! Doutoor! Que maravilha! Vou fazer duas mil cópias dessa fita! Semana que vem estou enviando uma para o senhor!
Meus olhos saindo da órbita a fuzilaram, mas a dor era tanta que não conseguia falar.
O miserável do médico girou o dedo e eu vi o teto a dois centímetros do meu nariz.
A mulher continuou a gritar, como um diretor de cinema:
- Isso, doutor...agora gire de novo, mais devagar.
Vou dar um close agora...
Alcancei um sapato na mesa e joguei na maldita.
Agora, estou escrevendo este e-mail, pedindo aos amigos que receberem uma cópia do filme, que o enviem de volta para mim.
Eu pago o reembolso.

Luiz Fernando Veríssimo

Do Blog Sr Com

Para Saber: Obras de transposição do Rio São Francisco estão 43% concluídas

Posted: 04 Mar 2013 12:40 PM PST



Portal Brasil -


Obras de transposição do Rio São Francisco estão 43% concluídas
Sete dos 16 lotes estão em atividade, com 1,1 mil equipamentos em operação e mais de 4 mil pessoas empregadas
Daniel Nek/Ministério da Integração Nacional
Frente de trabalho nas obras de interligação de bacias do São Francisco, uma das prioridades do PAC 2


As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco apontam mais de 43% de avanço, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Integração Nacional nesta quarta-feira (12). Sete dos 16 lotes de obras estão em atividade, com construção de túneis canais, aquedutos e barragens e mais de 1,1 mil equipamentos em operação. As obras empregam, atualmente, mais de 4.100 trabalhadores.


O projeto tem dois eixos - Norte e Leste - e foi dividido, para sua execução, em dois canais de aproximação e outros 14 lotes de obras, totalizando 16. O canal de aproximação do eixo Norte já está concluído. Neste eixo, dois trechos contam com trabalhos 24 horas por dia: o lote 8, em Salgueiro (PE), e o lote 14, em São José de Piranhas (PB). As obras do Projeto São Francisco empregam, atualmente, mais de 4.100 trabalhadores.


O eixo Norte, com captação do rio São Francisco próximo à cidade de Cabrobó (PE), percorrerá cerca de 426 km, conduzindo água aos rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba. Este eixo beneficiará mais de 7,1 milhões de pessoas.


O eixo Leste, com captação no lago da barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorrerá 287 km até o rio Paraíba (PB), após deixar parte da vazão transferida nas bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste de Pernambuco. Este eixo beneficiará mais de 4,5 milhões de pessoas.
Assista vídeo relacionado:
NBR NOTÍCIAS - 09.11.12: Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (09), da cerimônia de inauguração da primeira etapa do sistema adutor da região de Guanambi -- Adutora do Algodão, em Malhada (BA). A primeira etapa da obra conta com investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão construídos 265 quilômetros de adutoras, uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de lodo, seis elevatórias e seis reservatórios, gerando uma vazão de 480 litros por segundo, quando em sua plena capacidade.
O projeto


A região Nordeste possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água. O rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional. As bacias do semiárido setentrional têm uma oferta hídrica per capita bem inferior à considerada ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 1.500 m3/hab/ano. A disponibilidade no Nordeste Setentrional por habitante ao ano é de em média 450 m3/hab/ano.


Diante dessa realidade, o Projeto São Francisco estabelece a interligação da bacia hidrográfica do rio São Francisco, que apresenta relativa abundância de água (1850 m³/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho), com bacias inseridas no Nordeste Setentrional, com água para consumo humano e animal.

Leia também:


As bacias beneficiadas pela água do rio São Francisco serão: Brígida, Terra Nova, Pajeú, Moxotó e Bacias do Agreste, em Pernambuco; Jaguaribe e Metropolitanas, no Ceará; Apodi e Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte; Paraíba e Piranhas, na Paraíba.


O Projeto São Francisco vai além dos eixos Leste e Norte. Contempla diversas obras existentes ou em construção que aumentam o alcance do abastecimento de água. Entre esses empreendimentos estão a Adutora do Agreste (PE), Vertentes Litorâneas (PB) e o Eixão das Águas (CE), que já atende a região metropolitana de Fortaleza, a partir da captação d'água no açude Castanhão e receberá água do rio São Francisco do Eixo Norte.
Benefícios
Os estados contemplados pelo projeto serão: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e destacam-se o aumento da garantia de oferta hídrica proporcionada pelos maiores reservatórios estaduais; redução dos conflitos existentes nas bacias dos estados; melhor distribuição espacial da água ofertada pelos açudes estaduais; e abastecimento seguro para os municípios. Serão beneficiados diretamente 391 municípios.

Leia também:
  • PAC investirá R$ 220 milhões no Projeto de Integração do Rio São Francisco
  • Alagoas e Sergipe receberão investimentos para projetos de irrigação
    O projeto contempla 38 ações socioambientais, com o investimento de quase R$ 1 bilhão. Na lista, destacam-se as vilas produtivas, o abastecimento de água para populações difusas, ações de preservação da fauna e flora, apoio a comunidades indígenas e quilombolas, controle da qualidade da água e trabalhos de arqueologia.


    Conclusão das obras


    Desde 2011, o Ministério da Integração Nacional realiza o acompanhamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco por meio de seis etapas úteis, três para cada eixo.


    No eixo Leste, está previsto para conclusão em setembro de 2013, a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias (meta 1L), ambos em Floresta (PE). É uma meta piloto para testes do sistema de operação. Já as obras entre a saída do reservatório Areias e o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE) (meta 2L), deverão ser concluídas no final de setembro de 2014. O trecho entre o reservatório Barro Branco e o reservatório Poções, em Monteiro (PB) (meta 3L), deverá ser finalizado em dezembro de 2014.


    Já no eixo Norte, as obras de captação do rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE) (meta 1N) estão previstas para serem concluídas em setembro de 2014. O trecho entre o reservatório Jati e o reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE) (meta 2N), deverá ser concluído em dezembro de 2014.
    Assista vídeo relacionado:
    NBR NOTÍCIAS - 31.08.12: A autorização para início das obras do 5º lote do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi assinado nesta sexta-feira (31). Ao todo, serão investidos R$ 518 milhões na construção de seis novos reservatórios e ampliação de mais um. O trecho da obra fica no município de Jati, no Ceará. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Cresimento e vai levar água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
    As obras entre o reservatório Boi II e o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB) (meta 3N), estão prevista para serem entregues em dezembro de 2015.
    Editais de obras complementares do projeto seguirão o seguinte cronograma, de acordo com as etapas: abertura das propostas para trechos 1L e 1N em 19 de dezembro/12; publicação de edital para trecho 2L em 31 de dezembro/12 e para trechos 3L e 3N em 28 de fevereiro de 2013.
    Leia mais:
  • Pacote elétrico de Dilma derruba inflação

    Posted: 04 Mar 2013 12:01 PM PST


    Do Brasil 247 4 de Março de 2013 às 11:34
    :
    Presidente Dilma colhe primeira vitória de seu plano de redução de tarifas de energia; em fevereiro, contas mais baratas mostraram variação negativa de 5,44% na cesta de composição do IPC-Fipe na cidade de São Paulo; fator foi determinante para que índice de preços subisse 0,22% no mês ante um aumento de 1,15% em janeiro; dá para reclamar?

    247 – Criticada pela oposição, mas saudado por empresários e consumidores residenciais, o plano de redução nas tarifas de energia elétrica colocado em prática pelo governo foi o grande elemento para derrubar a taxa de inflação na maior cidade do Pais. Medido pela Fipe, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em São Paulo teve alta de 0,22% em fevereiro, ante um aumento de 1,15% em janeiro. A redução teve como maior contribuição a queda de 5,44% no valor das tarifas de energia elétrica durante o mês. A baixa no preço da carne bovina, de 1,91% no período, foi o segundo elemento a mais influir no índice.

    Ao anunciar, em janeiro, o plano de redução de tarifas, em rede nacional de televisão, a presidente Dilma Rousseff foi criticada pelos partidos de oposição. Até uma representação à Justiça foi entregue como questionamento pelo que se considerou o uso político da formação de rede. Antes, as empresas geradores de energia dos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, governados por políticos eleitos pelo PSDB, se recusaram a aderir aos termos dos novos contratos propostos pelo governo federal.

    Apesar das dificuldades, no entanto, o governo levou adiante o plano e, agora, mesmo sob a permanência de crítica pontuais, colhe como resultado uma forte redução no índice inflacionário da maior capital brasileira.

    Abaixo, notícia da Agência Brasil sobre o IPC-Fipe de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira 4:

    Marli Moreira Repórter da Agência Brasil

    São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, encerrou o mês de fevereiro com leve alta de 0,22%, ante um aumento de 1,15%, em janeiro. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em 5,84%.


    Dos sete grupos pesquisados, dois apresentaram variações negativas: habitação, com recuo de 0,21% ante uma alta de 0,35% em janeiro, e despesas pessoais, com -0,1% ante 2,42%. Entre os motivos para a queda inflacionária estão o barateamento da conta de luz (-5,44%) e das carnes bovinas (- 1,91%).

    Na comparação com janeiro, houve aumento no ritmo de alta em três grupos: transporte (de 0,23% para 0,84%); saúde (de 0,41% para 0,58%) e vestuário (de -0,33% para 0,36%). Nos demais grupos, diminuiu a intensidade das elevações: alimentação (de 2,11% para 0,34%) e educação (de 6,08% para 0,27%).
    .
     
    Também do Blog ContrapontoPIG

    Dias: impeachment do Gurgel vem aí

    Posted: 04 Mar 2013 11:58 AM PST

    Do Conversa Afiada - Publicado em 04/03/2013
    Malemolente, ele está há dois anos com uma investigação sobre Roseana. Contra o PT ele é mais rápido.
    Saiu na "Rosa os Ventos", de Mauricio Dias, na Carta que, esta semana, tratou do Eduardo Campos para quem, aparentemente, "quanto melhor, pior":

    Impeachment de Gurgel I



    Ganhará vida, nos próximos dias, ação de impeachment do procurador Geral, Roberto Gurgel.

    Aderson de Carvalho Lago Filho, primo do ex-governador Jackson Lago, protocalará o pedido no Senado, com o relato de três ações contra a governadora Roseana Sarney, do Maranhão.

    Sobre elas Gurgel sentou-se com o seu volumoso peso.

    Em 18 de fevereiro, Aderson encaminhou ao próprio Gurgel uma representação "por crime de responsabilidade" contra o procurador-geral. Ele anexou espelhos da "movimentação processual". Melhor traduzindo: "paralisação processual".

    Gurgel, por exemplo, abafa noticia-crime contra Roseana desde julho de 2010.

     

    Impeachment de Gurgel II



    Há uma aberração nessa história onde se pede a cassação de Roseana.

    O relator foi o advogado Arnaldo Versiani. Gurgel segurou o processo até a conclusão do mandato de Versiani. Após isso redistribui o caso que "caiu" no colo da ministra Luciana Lóssio.

    Luciana foi advogado de Sarney por oito longos anos.

    O ex-presidente da República, gentil homem, compareceu à posse dela no dia 26 de fevereiro.

     

    Impeachment de Gurgel III



    Outro caso expressivo dessa, digamos, malemolência de Gurgel é o recurso, de novembro de 2011, contra a "expedição de diploma" de posse a Roseana.

    A relatoria coube à vice-procuradora Sandra Cureau.

    Cureau já tinha a decisão quase pronta. Foi surpreendida, porém, pela redistribuição do caso que, por coincidência, passou às mãos do procurador-geral.

    E, assim já se passaram quase dois anos. 

     
    Do Blog ContrapontoPIG

    Sobre o esculacho dado em Merval

    Posted: 04 Mar 2013 11:53 AM PST

    Diário do Centro do Mundo

    O que mais chama a atenção é que o colunista pareceu ficar surpreso em saber que não é admirado fora de seu círculo.
    Devemos entender que a violência dá as costas à esperança. Devemos preferir a esperança, a esperança da não violência. Este é o caminho que se deve aprender a trilhar.

    Stéphane Hessel, autor de "Indignai-vos".

    A epígrafe acima fala sozinha. E reflete a alma do Diário.

    Indignação, sim. Violência, não. Luther King é uma eterna inspiração.

    Isto posto, algumas palavras sobre um tema que despertou apaixonada polêmica nas redes sociais neste final de semana: o esculacho dado por um grupo de manifestantes no colunista Merval Pereira.

    Em sua coluna no Globo, Merval afirmou que teve seu "dia de Yoani". Foi reconhecido, xingado e hostilizado, segundo seu relato. Chutaram seu carro, afirmou.

    A versão dramática foi colocada em dúvida por alguns. "Merval teve seu atentado da bolinha de papel", tuitou alguém.

    A referência é ao clássico episódio em que Serra terminou num aparelho de ressonância magnética, na campanha de 2010, depois de levar uma bolinha de papel na testa piramidal.

    Alguém desafiou Merval a provar, com uma vistoria, que seu carro foi danificado.

    Tudo isso colocado, e sem que eu de Londres possa elucidar a real dimensão do episódio, o que me impressiona é o seguinte: Merval imaginava que era admirado fora do exíguo circulo conservador em que milita?

    Foi o que me pareceu, pelo tom de seu artigo. Merval me lembrou o diretor da Bastilha que estranhou que a multidão não estivesse ali para festejá-lo naquele 14 de Julho de 1789.

    A mesma coisa já me chamara a atenção no caso Yoani. Os organizadores da fala em que Yoani foi hostilizada foram claramente surpreendidos pelas vaias entusiasmadas a ela.

    Merecidas ou não, e cada um tem sua opinião, as vaias eram absolutamente previsíveis. Yoani virou, no Brasil, ídolo do chamado 1%. Exatamente por isso, será esculachada pelo povo.

    A defesa obstinada que Merval faz de causas antipopulares dá a ele uma série de coisas: coluna no Globo, microfone na CBN e na Globonews e, por isso, bons cachês para palestras.

    Mas admiração, carinho, afeto por parte da chamada voz rouca das ruas, evidentemente, não.

    Merval e congêneres são amplamente detestados, e é surpreendente que não tenham noção disso. Parecem viver num universo paralelo.

    Em seu "dia de Yoani" Merval teve, na verdade, um choque de realidade. Está – graças a Deus – inteiro, intacto para fazer as reflexões que o episódio merece.

    O mais importante é ele aceitar o fato de que não é, definitivamente, um campeão de popularidade.

    Share/Bookmark

    Leia mais em: Blog Sujo
    Under Creative Commons License: Attribution

    Do Blog O Esquerdopata.

    Ricardo Noblat é um bundão

    Posted: 04 Mar 2013 11:48 AM PST


    Um dos textos de hoje de Ricardo Noblat está recheado de imprecisões, equívocos e falta de conhecimento.

     
    Segundo Noblat, Lula e Eduardo haviam combinado que o deputado Maurício Kands (PT) seria o candidato dos dois a prefeito de Recife. O PT controlava a prefeitura há 12 anos. Um dia, Eduardo soube que Lula anunciaria a candidatura a prefeito do senador Humberto Costa (PT). Foi nessa ocasião que a boa relação entre os dois começou a ir para o buraco. Eduardo isolou o PT e elegeu um prefeito do PSB.Em primeiro lugar Noblat erra o nome do político citado, o nome correto é Maurício Rands e não é mais do PT.Rands renunciou ao mandato de deputado federal porque queria porque queria ser o candidato do PT na eleição de 2012.Como perdeu nas prévias para João da Costa, preferiu deixar o PT e apoiar o candidato escolhido por Eduardo Campos.A bem da verdade, Eduardo Campos queria Maurício Rands porque ele é primo de sua mulher, Eduardo adora ajudar parente.

     
    Diz mais Noblat, desde então Eduardo e Lula nunca mais se viram ou se falaram.Mentira! Depois daquele episódio Lula e Eduardo se encontraram umas três vezes, no Instituto Lula tem até fotos de um dos encontros.

     
    DE LÁ PARA cá, tudo desandou sob a condução do presidente emérito. Lula apertou os irmãos Gomes (Cid, governador do Ceará, e Ciro) para que ameaçassem abandonar o PSB. Sem candidato forte ao governo de Pernambuco, o PT acenou para Fernando Bezerra Coelho, Ministro da Integração Nacional por indicação de Eduardo. Fernando lançou uma nota de quatro magras linhas negando os acenos.O PT tem candidato forte, sim, para disputar o governo de Pernambuco, trata-se de João Paulo, o prefeito que teve a maior aprovação de todos que governaram o Recife, cuja aprovação chegou a 65% de bom e ótimo no final de seu governo.Ricardo Noblat não conhece nada da política de Pernambuco.
     
    Por fim, afirma Noblat, Eduardo mete muito medo no PT. A pecha de direitista, privatista e anti-Lula não gruda nele. É preciso, portanto, sufocá-lo logo de saída. Todas as armas serão usadas para isso.Não, Noblat, o PT não tem medo de Eduardo Campos.Primeiro, Campos só é conhecido em Pernambuco, depois o adversário mais forte do o PT em 2014 será o PiG.Eduardo não pode ser acusado de direitista, mas logo, logo chega lá.A aliança feita com Jarbas Vasconcelos é a prova cabal que Eduardo anda flertando com a direita.A pecha de privatista já está grudando em Eduardo, sim.Eduardo privatizou a saúde, privatizou a COMPESA, privatizou estradas, privatizou presídio.Quanto a ser anti-Lula, aos olhos dos pernambucanos Eduardo também virou um candidato anti-Lula, afinal, Lula foi o presidente que mais investiu em Pernambuco e, não obstante, Eduardo Campos não reconhece isso.O povo de Pernambuco sabe como FHC tratou Jarbas, sabe como FHC tratou Miguel Arraes, avô de Dudu traição.
     
    Na verdade, Ricardo Noblat tem interesse na candidatura Eduardo com o objetivo de ele conseguir uma boquinha para a publicitária Rebeca, a sua mulher, envolvida em corrupção.Noblat sabe que Dudu vai precisar muito de marketing, e disso Rebeca entende muito bem, tanto é que foi pega com a mão na massa.

    O FUNDAMENTALISMO DA MIDIA.

    Posted: 04 Mar 2013 11:43 AM PST

    Tenho recebido algumas críticas por usar o termo "fundamentalista" quando me refiro à mídia do Brasil.
    Normalmente, por obra da crítica ocidental, são as religiões preferencialmente muçulmanas que são taxadas de fundamentalistas.
    O significado da palavra, entretanto, pode ser mais amplo e é nesse contexto que acuso, com todo sentido pejorativo possível, a mídia.
    Pelo caráter conservador, a imprensa do Brasil é uma armadilha capaz de promover ou destruir qualquer pessoa, de qualquer origem; uma empresa, uma religião, um grupo social ou político, desde que não esteja alinhado a suas ideias fundamentais.
    No campo social, é comum ler jornalistas manipulando fatos, falas e imagens a seu próprio sabor. Não são poucas as pessoas que se sentem injuriadas por matérias meticulosamente preparadas com objetivos bastante claros ou, algumas vezes, pela preguiça do jornalista em checar a fonte, provocando prejuízos morais contra aqueles que não possuem microfones ou holofotes para se defender.
    Pela via judicial, alguns conseguem o famigerado "direito de resposta", quase sempre depois de muito tempo, de muito dispêndio de energia e, sobretudo, dinheiro para correr com ações na Justiça. É certo que alguns veículos de comunicação esperam tentar corrigir suas matérias publicando uma notinha de rodapé com o singelo e humilde nome de "erramos". Mas são raros os casos em que a reparação do erro alcança o mesmo volume da acusação.
    Na política, é a mesma coisa.
    Vários jornalistas já viram suas matérias sendo recortadas, refeitas ou, simplesmente, atiradas no lixo por não estarem de acordo à linha editorial. É um direito básico do dono da empresa de comunicação, mas não quer dizer que seja ético ou moral.
    Pelo contrário, parte da mídia brasileira tem demonstrado muita eficácia na arte de suprimir matérias, confundir a audiência e os leitores com frases pinçadas a dedo, consultar "especialistas" alinhados com suas ideias, exibir gráficos e informações incoerentes e maquiadas, unicamente para ocultar determinados fatos que, se mostrados com clareza, certamente levariam a uma verdade que eles preferem esconder.
    A mentira tem se tornado regra na cobertura política brasileira nos últimos 10 anos. Aliás, esta é uma das razões da existência deste e de outras centenas de blogs chamados de "sujos" por esta imprensa fundamentalista. 
    O que pedimos é que estes veículos digam claramente que apoiam este ou aquele, que financiam tal grupo, que sejam honestos o bastante para sair do armário e arriscar perder parte de seus leitores. Ou que sejam meros retransmissores de notícias sem emitir opiniões.
    Hoje, a midia é um órgão de censura poderoso quando dá voz somente aos parceiros e aliados políticos, e, sem qualquer escrúpulo, escondem o que querem esconder
    Voltando ao título do post.
    Quando um ativista muçulmano explode seu corpo com bombas em meio a quem considera inimigo, está agindo para impor sua própria vontade. Não admite reformas naquilo que acredita; é ortodoxo e radical nas ações.
    O que faz parcela do jornalismo brasileiro, hoje, comandado por meia dúzia de famílias saudosas, conservadoras, não democráticas, que não querem ceder à força do trabalho em detrimento ao poder do capital, é apresentar uma "realidade" inexistente que só quem tem a mesma ideologia é capaz de acreditar.
    Um exemplo clássico é uma publicação de uma revista semanal, cuja capa acusava o governador do Rio de Janeiro pela tragédia das enchentes ocorridas em seu estado, pelas mortes e prejuízos e, na semana seguinte, quando esta tragédia se repete em São Paulo, a mesma revista coloca a culpa em São Pedro e isenta a autoridade política local! Isso é desonestidade intelectual, é má-fé, é intervenção na liberdade de expressão dos fatos. Porque a chuva é um fato passível de medição. A razão é óbvia: o governador de São Paulo é aliado político, enquanto o do Rio de Janeiro não é!
    Outro exemplo, mais recente?
    Críticas ao Governo Federal pela desoneração das tarifas elétricas aos consumidores, beneficiando milhões de brasileiros, e maior repercussão do reajuste dos combustíveis congelados há 4 anos!
    A mídia se reveste de bombas altamente explosivas e as detonam em suas matérias com o claro objetivo de não aceitar mudanças, reformas, repartição de renda. 
    Felizmente, por manterem editores-chefes medíocres, os resultados que pretendem alcançar estão longe da realidade.
    A tiragem dos jornais e revistas, bem como a audiência das grandes emissoras de TV, vêm caindo rapidamente nos últimos anos, enquanto sites e blogues, como este mísero SANDÁLIAS DO PIRATA, tem visto crescer paulatinamente seus acessos, numa clara demonstração de que as pessoas, por oportunidade de conhecer opiniões diversas, acabam escolhendo o que mais lhes parece real e verdadeiro.
    Assim como o religioso, a fundamentalismo midiático atua para impor sua vontade. Produz estragos, é certo, mas nunca será capaz de vencer a liberdade.
    ***

    Enquanto isso, longe da imprensa brasileira

    Posted: 04 Mar 2013 11:39 AM PST


    ...

    [Mensagem cortada]  



    --
    Francisco Almeida / (91)81003406

    Nenhum comentário:

    Postagens populares