terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Via Email: SARAIVA 13: "La Dolce Vita" de Yoani Sánchez em Cuba


SARAIVA 13


"La Dolce Vita" de Yoani Sánchez em Cuba

Posted: 18 Feb 2013 01:59 PM PST

Ao contrário do que afirma, dissidente possui padrão de vida inacessível para a imensa maioria dos cubanos


Wikimedia Commons
Ao ler o blog da dissidente cubana Yoani Sánchez, é inevitável sentir empatia por esta jovem mulher, que expressa abertamente sua oposição ao governo de Havana. Descreve cenas cotidianas de privações e de penúrias de todo tipo. "Uma dessas cenas recorrentes é a de perseguir os alimentos e outros produtos básicos em meio ao desabastecimento crônico de nossos mercados", escreve em seu blog Generación Y. [1]

De fato, a imagem que Yoani Sánchez apresenta dela mesma – uma mulher com aspecto frágil que luta contra o poder estatal e contra as dificuldades de ordem material – está muito longe da realidade. Com efeito, a dissidente cubana dispõe de um padrão de vida que quase nenhum outro cubano da ilha pode se permitir ter.

Mais de seis mil dólares de renda mensal.

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional de sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação [2] por Cuba. Sánchez, que como de costume, é tão expressiva em seu blog, manteve um silêncio hermético sobre seu novo cargo. Há uma razão para isso: sua remuneração. A oposicionista cubana dispõe agora de um salário de seis mil dólares mensais, livres de impostos. Trata-se de uma renda bastante alta, habitualmente reservada aos quadros superiores das nações mais ricas. Essa importância é ainda maior considerando que Yoani Sánchez reside em um país de Terceiro Mundo em que o Estado de bem-estar social está presente e onde a maioria dos preços dos produtos de necessidade básica está fortemente subsidiada.


Em Cuba, existe uma dupla circulação monetária: o CUC e o CUP. O CUC representa aproximadamente 0,80 dólares ou 25 CUP. Assim, com seu salário da SIP, Yoani Sánchez dispõe de uma renda equivalente a 4.800 CUC ou a 120.000 CUP.

O poder aquisitivo de Yoani Sánchez

Avaliemos agora o poder aquisitivo da dissidente cubana. Assim, com um salário semelhante, Sánchez poderia pagar, a escolher:

- 300.000 passagens de ônibus;
- 6.000 viagens de táxi por toda Havana [3]
- 60.000 entradas para o cinema;
- 24.000 entradas para o teatro;
- 6.000 livros novos;
- 24.000 meses de aluguel de um apartamento de dois quartos em Havana [4];
- 120.000 copos de garapa (suco de cana);
- 12.000 hambúrgueres;
- 12.000 pizzas;
- 9.600 cervejas;
- 17.142 pacotes de cigarro;
- 12.000 quilos de arroz;
- 8.000 pacotes de macarrão;
- 10.000 quilos de açúcar;
- 24.000 sorvetes de cinco bolas;
- 40.000 litros de iogurte;
- 5.000 quilos de feijão;
- 120.000 litros de leite (caso tenha um filho de menos de 7 anos);
- 120.000 cafés;
- 80.000 ovos;
- 60.000 quilos de carne de frango;
- 60.000 quilos de carne de porco;
- 24.000 quilos de bananas;
- 12.000 quilos de laranja;
- 12.000 quilos de cebola;
- 20.000 quilos de tomate;
- 24.000 tubos de pasta de dente;
- 24.000 unidades de sabão em pedra;
- 1.333.333 quilowatts-hora de energia [5];
- 342.857 metros cúbicos de água potável [6];
- 4.800 litros de gasolina;
- um número ilimitado de visitas ao médico, dentista, oftalmologista ou qualquer outro especialista da área de saúde, já que tais serviços são gratuitos;
- um número ilimitado de inscrições a um curso de esporte, teatro, música ou outro (também gratuitos).

Essas cifras ilustram o verdadeiro padrão de vida de Yoani Sánchez em Cuba e dão uma ideia sobre a credibilidade da opositora cubana. Ao salário de seis mil dólares pagos pela SIP, convém agregar a renda que cobra a cada mês do diário espanhol El País, do qual é correspondente em Cuba, assim como as somas coletadas desde 2007.

Com efeito, no período de alguns anos, Sánchez recebeu múltiplas distinções, todas financeiramente remuneradas. No total, a blogueira recebeu uma retribuição de 250.000 euros, ou seja, 312.500 CUC ou 7.812.500 CUP, quer dizer, uma importância equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como a França, quinta potência mundial.

A dissidente, que primeiro emigrou à Suíça depois de optar por voltar a Cuba, é bastante sagaz para compreender que o fato de adotar um discurso a favor de uma mudança de regime agradaria aos poderosos interesses contrários ao governo e ao sistema cubanos. E eles, por sua vez, saberiam se mostrar generosos com ela e permitiriam gozar da dolce vita em Cuba.

(*) Doutor em Estudos Ibéricos e Latinoamericanos pela Universidade Paris Sorbonne-Paris IV, Salim Lamrani é professor titular da Université de la Réunion e jornalista, especialista das relações entre Cuba e Estados Unidos. Seu último livro é intitulado Etat de siège: les sanctions economiques des Etats-Unis contre Cuba, París, Edições Estrella, 2001, com prólogo de Wayne S. Smith e prefácio de Paul Estrade. Contato: lamranisalim@yahoo.fr ; Salim.Lamrani@univ-reunion.fr  ; Facebook: https://www.facebook.com/SalimLamraniOfficiel 

Referências bibliográficas:
[1] Yoani Sánchez, "Atacado vs varejo", Generación Y, 5 de junho de 2012. http://www.desdecuba.com/generaciony/ (site consultado em 26 de julho de 2012).
[2] El Nuevo Herald, "Yoani nomeada na Comissão da SIP", 9 de novembro de 2012.
[3] De Havana Velha até o bairro Playa.
[4] 85% dos cubanos são proprietários de suas casas. Essa tarifa é reservada exclusivamente para os cidadãos cubanos da ilha.
[5] Até 100 quilowatt-hora, o preço é de 0,09 CUP a cada quilowatt-hora.
[6] 0,35 CUP por m³.

Do Blog Opera Mundi.

Por que falam tanto de Yoani?

Posted: 18 Feb 2013 01:44 PM PST

Do Diário do Centro do Mundo - 18 de fevereiro de 2013
 

Por uma razão: ela fala coisas que os americanos querem que sejam ditas.
Yoani
Yoani

Yoani Sanchez, a blogueira cubana, recebe uma cobertura enorme da mídia brasileira e internacional por uma razão: ela critica Cuba.

 
Paulo Nogueira


Por isso ela será tratada como estrela pop na turnê mundial que começa agora, entre os brasileiros. (O governo cubano deu uma absurda contribuição à aura de 'martírio' de Yoani com sua indefensável política restritiva para viagens e para o livre debate político, mas isto é outro assunto.)

No Brasil, sabemos que escrever contra Lula encurta o caminho rumo a colunas no Globo, na Veja, no Estadão e na Folha. Ou a participações na CBN e na Globonews, e assim a vida caminha.

No mundo, escrever contra Cuba, ainda mais se você é cubano e ainda mais se você vive lá, como Yoani, é garantia de ampla cobertura da mídia americana, cuja repercussão é planetária.

Ao longo dos anos, esse tipo de conteúdo serviu aos interesses americanos de fazer propaganda contra qualquer coisa parecida com socialismo.

Ajudou também a dar argumentos, perante a opinião pública mundial, para que os Estados Unidos mantivessem um abjeto bloqueio econômico que impediu Cuba de se desenvolver desde a Revolução de Fidel.

Essa propaganda serviu também de apoio às inúmeras tentativas que os Estados Unidos fizeram de matar Fidel e de tornar Cuba outra vez um quintal americano encostado em Miami — ou um bordel, como era antes.

O que teria sido de Cuba sem a impiedosa perseguição americana?

Os Estados Unidos descobriram, nos anos 1950, a receita de golpes no exterior. Propaganda para desestabilizar regimes, e depois a presença nas sombras da CIA.

A receita funcionou na Guatemala e no Irã. Na Guatemala, o presidente progressista Jacobo Arbens foi sabotado por ter desapropriado terras (não cultivadas) de uma empresa americana que produzia bananas, a United Fruits. Arbens queria melhorar a vida de camponeses miseráveis.

Os americanos o tacharam de comunista por meio de aliados na mídia, financiaram um exército de mercenários sob o comando de um general assassino exilado em Honduras e acabaram derrubando Arbens.

Nasciam assim as Repúblicas das Bananas.

Num documentário, lembro a cena de Nixon, então vice-presidente, saudando diante das câmaras de televisão o general. "Pela primeira vez na história, um povo derruba um governo comunista", disse Nixon.

O povo guatemalteco nada tivera a ver com o golpe. Foi mais uma das múltiplas mentiras contadas por Nixon em sua vitoriosa carreira.

Vale a pena uma pausa para ver Nixon em ação, logo no início do documentário.

A mesma receita foi aplicada no Irã do progressista Mossadegh, com os mesmos resultados. Num livro sobre o golpe no Irã do renomado jornalista investigativo americano Stephen Kinzer, ele ouviu um agente da CIA que, naqueles dias, era pago para escrever artigos anti-Mossadegh que eram imediatamente publicados na imprensa iraniana conservadora.
Dois sucessos não levam necessariamente a três.

Os americanos usaram a mesma tática para derrubar Fidel, e sofreram uma avassaladora derrota no episódio que passou para a história como a Invasão da Baía dos Porcos.

O povo cubano, mais que o próprio regime de Fidel, rechaçou os americanos. Os cubanos foram mais firmes que os guatemaltecos e os iranianos – provavelmente porque conhecessem muito bem os reais interesses dos Estados Unidos por trás do discurso de campeões do mundo livre.

Nos últimos anos, você recebe tratamento heroico dos Estados Unidos se falar mal do islamismo, ainda mais se for oriundo do universo muçulmano.

O melhor exemplo disso é a somali Ayaan Hirsi Ali, que ganha a vida nos Estados Unidos dando pancadas no Islã. Ayaan, antes de terminar nos Estados Unidos, viveu como refugiada na Holanda. Lá, convenceu um descendente de Van Gogh a fazer um filme antiislâmico e o resultado é que o pobre Van Gogh foi morto por um radical. Ficou pesado o ar para ela na Holanda e então os Estados Unidos a receberam com tratamento vip.


Ayaan
 Ayaan


Yoani e Ayaan são casos parecidos, filhas da mesma lógica.

O maior mérito de ambas é falar o que os americanos querem que seja falado. São, para usar a expressão de Boff, escaravelhas internacionais.



* O jornalista Paulo Nogueira, baseado em Londres, é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

.
 
Do Blog ContrapontoPIG

Quem está financiando a mega viagem da blogueira rola bosta Yoani Sánchez

Posted: 18 Feb 2013 01:37 PM PST

A blogueira cubana Yoani Sánchez fará uma viagem pelo mundo de 80 dias. Ela chegou ao Brasil, e foi mal recebida nos aeroportos de Recife , e Salvador. Vai para a Alemanha, Espanha, Itália, México, Holanda, Peru, República Tcheca, Suécia, Suíça, e talvez Argentina e Chile. Quem está financiando essa viagem ? É tudo muito caro, avião, transporte terrestre, hotel, alimentação. Quem está financiado, e qual é o propósito desse investimento tão alto em uma blogueira cubana cria da CIA? O que essa mequetrefe tem de tão importante, útil, para falar ao mundo? Ela tem todo o apoio dos EUA, porque essa rola bosta não incluiu os EUA em sua mega viagem? Fora do Brasil Yoani, não queremos você aqui, já temos nossos rola bostas, não precisamos de rola bosta de fora.  Jussara Seixas - Editora geral do Blog da Dilma - São Paulo.
 
Do Blog DESABAFO BRASIL

"A classe dominante nunca será capaz de resolver a crise. Ela é a crise!"

Posted: 18 Feb 2013 12:37 PM PST

"A classe dominante nunca será capaz de resolver a crise. Ela é a crise!"

Imagem Activa
Eu nunca tinha ouvido falar em Rob Riemen, um holandês que pensa, fala e escreve coisas que nos faz pensar e repensar. Por exemplo:
A atual classe dominante nunca será capaz de resolver a crise, porque ela é a crise! E não falo apenas da classe política, mas da educacional, da que controla a mídia, da financeira, etc. Não vão resolver a crise porque a sua mentalidade é extremamente limitada e controlada por uma única coisa: os seus interesses.
E ele continua:
Os políticos existem para servir os seus interesses, não o país. Na educação, a mesma coisa: quem controla as universidades está ali para favorecer empresas e o Estado. Se algo não é bom para a economia, porquê investir dinheiro?
E arremata:
No geral, a mídia já não é o espelho da sociedade nem informa de fato as pessoas do que está se passando, existe sim para vender e vender e vender.

Do Blog Sr. Com

Anonymous fará 'Operação Abaixo Rede Globo' dia 23

Posted: 18 Feb 2013 12:14 PM PST

Reproduzimos a nota do coletivo ciberativista Anonymous, chamando para um "esculacho" na Rede Globo, no dia 23/02:





Procure o evento da sua cidade confirme sua participação:
Informações sobre a Rede Globo
http://www.anonymousbrasil.com/?p=5038
Recomendamos assistir os vídeos:
O golpe do roberto marinho pra desvalorizar as ações da nec e ganhar assim R$30 milhões
http://www.youtube.com/watch?v=rmKDR-LftG4
Rede Globo expulsa no protesto dos Bombeiros RJ
http://www.youtube.com/watch?v=zpTChGDVHW8
O MST aos olhos da Rede Globo
http://www.youtube.com/watch?v=D651ZSECHu0
Jornal "O Globo" distorce fala de Lula e recebe critica de Ricardo Boechat
http://www.youtube.com/watch?v=KvIcddEn7Ng
Jô Soares desabafa contra a Globo – Troféu Imprensa 87
http://www.youtube.com/watch?v=frP0TLlLnrA
Texto do vídeo:
Saudações ao povo brasileiro.
Estamos aqui para mostrar que vocês estão sendo enganados, manipulados, tratados como fantoches, foram submetidos à alienação, a imposição de uma mídia que só visa influenciar vocês, estamos aqui para abrir os seus olhos, mostrar como a Globo tem agido há anos, manipulando tudo o que tem chegado até vocês. A final todos tem direito à uma mídia sem máscaras, uma mídia que não seja parcial, seja justa. Nós não podemos deixar que ocorram casos como o do Serra nas ultimas eleições. A Globo chegou a dizer que uma pedra atingiu o candidato Serra na cabeça, mas na verdade ele tinha sido atingido por uma bolinha de papel. Este caso mostrou como ela manipula a verdade por trás dos verdadeiros fatos.
Essa gigante está sempre inundando a cabeça das pessoas com futilidades e coisas inúteis, agindo como um filtro entre os reais acontecimentos e o que é passado para a população, mostrando somente o que ela quer que o povo veja. E assim ela segue com essa atitude inescrupulosa. Este vídeo serve como aviso e é para mostrar a vocês somente um pouco de como ela age, um pouco do que ela faz com vocês todos os dias, nas suas casas, no seu trabalho, na sua vida, penetrando na sua mente e implantando toda essa cultura inútil não deixe que ela pense por você, que ela te influencie, que ela dite padrões de como você deve agir, que ela diga o que você tem que comprar, o que você deve comer, o que você deve vestir.
Esta Operação será realizada no dia 23/02/13 e nós estamos convocando a todos para lutarem do nosso lado contra essa manipulação descarada da rede globo, vamos dar um grito de basta não aceitaremos mais o lixo cultural que eles nos empurram, vamos questionar suas notícias, vamos cortar a alienação pela raiz. Vamos todos no dia 23/02/13 para a porta de suas sedes e afiliadas no Brasil gritar contra a alienação na qual eles prendem nosso povo. Vamos espalhar esta notícia, criem vídeos, criem eventos em suas cidades e chamem a todos para dar um fim neste controle exagerado da rede globo. Vocês estão sendo convidados a nos ajudar, venham conosco mostrar a eles, o que eles não veem, o que eles não percebem, o que a Globo faz com a nossa gente.
> Nós somos Anonymous.
> Nós somos Legião.
> Nós não perdoamos.
> Nós não esquecemos.
> Esperem por nós
Por: Zé Augusto0 Comentários  
 

Yoani Sanchez pode deixar o país sem ser questionada uma só vez

Posted: 18 Feb 2013 11:23 AM PST

Posted by on 18/02/13 • Categorized as denúncia

Infelizmente, durante os desembarques da blogueira cubana Yoani Sanchez no aeroporto Guararapes, no Recife, e, pouco depois, no Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, foram perdidas duas chances de ouro. Em vez de protestarem contra a ativista política cubana, deveriam ter se aproximado dela e, respeitosamente, pedido entrevistas.
E se, ao apupá-la, os manifestantes queriam apenas mostrar que se trata de uma figura controversa, mais valeria o vídeo de uma negativa sua a dar explicações sobre aspectos contraditórios de seu papel de "heroína da resistência" contra o regime cubano do que as imagens de um protesto despido de argumentos.
Mais interessante seria se algumas das perguntas à blogueira cubana que não querem calar – e às quais ela jamais responde – fossem gravadas sendo repetidas diante de si em um hipotético outro vídeo, com o consequente registro de sua reação, a qual, ao que se sabe sobre a moça, costuma ser a de se esquivar.
Quem está bem informado sobre Yoani por certo conhece o trabalho do jornalista francês Salim Lamrani, graduado pela Universidade de Sorbonne, professor encarregado de cursos na Universidade Paris-Descartes e na Universidade París-Est Marne-la-Vallée e especialista nas relações entre Cuba e Estados Unidos.
Como muitos sabem, em 2010 Lamrani fez uma longa entrevista com essa senhora – que pode ser acessada aqui –, na qual ela nitidamente se esquiva quando instada a dar maiores esclarecimentos sobre a sua atividade.
Basicamente, pesam contra Yoani questionamentos às suas fontes de financiamento e à gestão impressionante que consegue dar às suas muitas frentes de atuação na internet, com perfis em redes sociais contendo centenas de milhares de "seguidores", um blog de repercussão mundial, com tradução de seu trabalho em quase duas dezenas de línguas, e tudo isso enquanto alega sofrer restrições do governo cubano para acessar a internet.
Além dessas suspeitas, questionam-se denúncias que ela fez de ter sido agredida e para as quais não ofereceu uma única prova. E, por fim, explicações sobre ligações suas com pessoas e setores inteiros do governo dos Estados Unidos envolvidos na disputa política entre aquele país e Cuba – ligações essas que, não faz muito tempo, foram relatadas pelo Wikileaks.
No Brasil, Yoani concederá entrevistas para diversos veículos, sobretudo ao jornal O Estado de São Paulo. Todavia, parece certo que, em nenhuma delas, será submetida a questionamentos sobre sua versão dos fatos que são de evidente interesse jornalístico – não confundir jornalismo com o ativismo político-ideológico de veículos como o jornal citado.
Apesar da perda de tempo inicial, como a ativista cubana ficará ao menos até sábado no Brasil, passando por Salvador e São Paulo, há que apelar ao seu alegado espírito democrático para que se disponha a responder a mais do que as previsíveis "perguntas" que lhe farão veículos como o Estadão, as quais, fatalmente, serão sobre quão "infernal" é Cuba.

Do Blog da Cidadania.

Yoani Sánchez, a blogueira mais rica do mundo, começa turnê mundial pelo Brasil

Posted: 18 Feb 2013 07:47 AM PST

Chegou ao Brasil, sob protestos em Recife e Salvador, a blogueira mais rica do mundo. Apesar de sua renda anual milionária, financiada pelos maiores grupos de mídia do mundo, e pelos melhores lobistas defensores das grandes fortunas do mundo, Yoani Sánchez não precisará gastar um tostão em sua turnê mundial anti-Cuba, pois seus muitos patrocinadores bancarão viagens e hotéis de luxo.
VIVA A LIBERDADE!!!
Do Opera Mundi
A cubana Yoani Sánchez embarcou legalmente, neste domingo (17/02), rumo ao Brasil. Uma das principais vozes da oposição contra o governo cubano, a blogueira recebeu seu passaporte no último mês e pretende visitar diversos países em cerca de três meses.
Efe

No aeroporto de Havana, Yoani Sánchez mostra passaporte com visto norte-americano
Em seu perfil no Twitter, Sánchez relatou o momento de sua saída de Cuba: "Consegui passar pela barreira de controle migratório. Agora só falta abordar esse avião e que decole", escreveu. "Meu nome não soou nos alto-falantes, não me levaram a um quarto para me desnudar ou 'lerem o procedimento pra mim'. Tudo está saindo bem", escreveu.
A blogueira aproveitou para criticar a dificuldade do acesso a internet em seu país ao mencionar que fará uma escala no Panamá, onde "tem una zona wi-fi". Crítica frequente de Sánchez, a dificuldade do acesso à internet se deveu por muitos anos ao bloqueio imposto pelos EUA à ilha, segundo o governo.
No entanto, um cabo submarino de fibra ótica ligando Venezuela a Cuba, que terminou de ser instalado há quase dois anos, começou a ser usado em janeiro de forma experimental para chamadas telefônicas e conexões de internet.
Contudo, a empresa estatal de telecomunicações cubana (Etecsa) alertou que "quando o processo de testes for concluído (…) será necessário executar investimentos em infra-estrutura interna de telecomunicações e aumentar os recursos em divisas, destinados a pagar o tráfego de internet com o propósito de obter o crescimento paulatino de um serviço que oferecemos hoje", expressou a empresa.
Contradições
Sánchez se beneficiou, aos 37 anos, da nova reforma migratória promovida por Raúl Castro, que flexibiliza o controle dos deslocamentos de cubanos ao exterior. A blogueira pretende visitar República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Alemanha e Peru, entre outros países.
Desde que as novas medidas entraram em vigor, diversos opositores solicitaram e receberam seus passaportes. Apesar das constantes críticas às dificuldades de sair do país, Yoani morou na Suíça entre 2002 e 2004, mas decidiu voltar a Cuba.
Sánchez considera que, com a saída do país, está "ganhado uma pequena vitória pessoal, jornalística, cidadã e jurídica" e agradeceu os países que lhe concederam visto de entrada "com tanta amabilidade e rapidez". "Isto será como a volta ao mundo em 80 dias", disse aos jornalistas antes de embarcar.
Conhecida mundialmente por sua oposição ao governo de Cuba, a blogueira chegou a ser citada nas mensagens diplomáticas de 2009 filtradas pelos Wikileaks. De acordo com um despacho, em um encontro entre a subsecretária de Estado adjunta para a América Latina, Bisa Williams e os dissidentes cubanos, Yoani defendeu a aproximação com os EUA para mudar a política da ilha. "Uma melhora das relações dos EUA é absolutamente necessária para que surja a democracia aqui", disse a dissidente.
Segundo o despacho, Yoani pediu o fim da restrição a compras feitas pela internet. "As restrições só nos prejudicam", disse. Esta e outras declarações de opositores financiados pelos EUA faz o regime cubano habitualmente acusar os dissidentes de serem mercenários a mando norte-americano.

Agente da CIA já está no Brasil

Posted: 18 Feb 2013 07:21 AM PST

Jornalista lança livro sobre contradições do julgamento da AP 470

Posted: 18 Feb 2013 07:17 AM PST


Do Vermelho 17/02/2013

 

Na próxima terça-feira (19), o jornalista Paulo Moreira Leite lança, em primeira mão para a blogosfera, o seu livro A outra história do mensalão. Contradições de um julgamento político. O evento ocorrerá às 19 horas no Centro de Estudos Barão de Itararé, no centro de São Paulo.

 

 

Paulo Moreira Leite (Foto: Divulgação)


O livro reúne artigos publicados por Paulo Moreira Leite no blog que mantinha na revista Época, das Organizações Globo. Seus textos são dos poucos que distoavam da cobertura uníssona da grande mídia e, o fato de terem sido publicados exatamente em um veículo comercial alinhado editorialmente com o tom de linchamento político os tornam ainda mais relevantes.


 A primeira atividade de lançamento oficial do livro será uma coletiva para a blogosfera, que acontecerá na sede do Centro de Estudos Barão de Itararé e contará com transmissão ao vivo, realizada pela TVT.


Leia também:
Paulo Moreira Leite conta A Outra História do Mensalão


.
 
Também do Blog ContrapontoPIG

Chávez na Venezuela! Cadê o Merval?

Posted: 18 Feb 2013 07:15 AM PST

Do Blog do Miro - segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 


Por Altamiro Borges
 

O presidente Hugo Chávez retornou a Caracas nesta segunda-feira (18) após completar mais uma etapa do tratamento do seu câncer em Cuba. Ainda bastante debilitado, ele agradeceu aos que torceram pela sua rápida recuperação. "Chego de novo à pátria venezuelana, graças a Deus e ao meu povo amado. Aqui continuaremos o tratamento", afirmou em sua conta no twitter. Ele também manifestou a sua gratidão ao povo cubano. "Obrigado Fidel, Raúl e toda Cuba... Até a vitória sempre! Viveremos e venceremos".

Agentes da CIA, um bispo demoníaco da Venezuela e muitos "calunistas" da mídia mundial, que juraram que o líder bolivariano já estaria morto, até agora não se manifestaram. Merval Pereira, o "imortal" da Academia Brasileira Letras, está quieto. Em meados do ano passado, antes mesmo das eleições que garantiram a nova vitória a Hugo Chávez, ele garantira que o líder venezuelano sobrevivia em aparelhos. Arnaldo Jabor, Ricardo Noblat e outros urubus da mídia repetiram a estória. E agora? Farão autocrítica das suas besteiras

.
 
Do Blog ContrapontoPIG

Blogueira cubana é recebida com protestos no Recife e em Salvador

Posted: 18 Feb 2013 05:37 AM PST

Jornal do Brasil

A blogueira cubana Yoani Sanchéz, que chegou nesta segunda-feira ao Brasil, enfrentou protestos nos aeroportos de Guararapes, no Recife, onde desembarcou após a meia-noite, e no Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, onde chegou esta manhã. Cerca de 30 manifestantes da União da Juventude Socialista protestaram contra a presença de Yoani no país.
Segundo eles, a blogueira é financiada por uma nação estrangeira para atacar seu próprio país.
Após desembarcar em Salvador, ela seguiu de carro para a cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital baiana, com o amigo e cineasta Dado Galvão, que a recepcionou no Recife.
Em Feira de Santana, ela vai assistir ao documentário 'Conexão Cuba - Honduras', de Dado Galvão, no qual ela é uma das entrevistadas. O filme retrata questões como violação da liberdade de expressão e dos direitos humanos.
Na sua passagem pelo Brasil, Yoani participará de várias entrevistas e debates, além de tarde de autógrafos do livro "De Cuba com carinho".
Após a visita ao país, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.
Yoani, que é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro.
 
Também do Blog APOSENTADO INVOCADO

A Coisa

Posted: 18 Feb 2013 05:33 AM PST

A Coisa
Por: Gerson  Carneiro
A novidade que abriu o fim de semana foi o mega evento do lançamento da coisa inventada pela Marina Silva. Pouca gente soube mas foi o suficiente para sufocar o factoide inventado pela revista Veja sobre a vinda da blogueira vida mansa de Cuba.
A Coisa é algo que não é de Direita nem de Esquerda, nem de Centro. Nem de cima, nem de baixo. Ou seja, é o que não pode ser que não é.
Mas Marina não é a primeira a inventar a Coisa. O cantor norte-americano Prince chegou a trocar seu nome por um símbolo inominável.
Marketing é tudo. Fosse eu o marqueteiro da Coisa proporia:
Marina e Banco Itaú em lançamento do partido da REDE bancária.
Quem se filiar e abrir uma conta no Banco participará de sorteio de perfume da Natura, e hospedagem em hotel de luxo na Amazônia.
Ah, e um quilo de alfafa de soja, totalmente natureba.
"Cuidado com a coisa coisando por aí
A coisa sempre coisa e também coisa por aqui"

A luta pela alma da sociedade

Posted: 18 Feb 2013 05:20 AM PST

Saul Leblon

A atividade política mesmo agindo no imaginário não dá conta de preencher o amplo universo da alma humana.

O aparato da religião ilustra o peso ordenador das demais instancias simbólicas na vida da sociedade.

Disputas de falanges no interior dessas corporações, como as que cercaram a renúncia de Bento XVI, não miram apenas a redivisão interna do poder.

Nem esgotam suas repercussões nos limites formais da fé.

O que se disputa hoje na Santa Sé extrapola os 44 hectares da Cidade do Vaticano.

O canibalismo em torno do 'Banco de Deus' ilumina um dos pontos de intersecção da fronteira divina com o inferno material.

Está longe de ser o único.

Prelazias como a Opus Dei mostram desembaraço em outras sinergias também.

Sua rede de instituições educacionais se especializa na formação de quadros que possam irradiar os interesses gêmeos da fé e do dinheiro na vida mundana.

A formatação de executivos encontra-se entre as prioridades.

Estima-se que 600 colégios e 17 escolas de administração e negócios estão conectados à Opus Dei em todo o mundo.

Bebem sua água benta também a Universidade de Navarra, na Espanha e a Pontificia Universidade della Santa Croce, em Roma.

Ali são formados quadros espirituais da Opus Dei para a tarefa difusora de valores nas áreas da teologia, direito canônico, filosofia, comuniação social e institucional.

As identidades entre a prelazia fundada em 1928 por Josemaría Escrivá (a imagem acima é dele) e o conservadorismo político e empresarial remetem aos laços estreitos do mestre com o franquismo.

Juntos, a cruz e a baioneta esgoelaram a voz e o espírito espanhol por 37 anos.

Mas não só.

Morto em 1975, o ideólogo persistou na faina: foi canonizado em tempo recorde para os padrões católicos.

Em 2002, diante de mais de 80 mil seguidores de todo o mundo, João Paulo II, de quem o Bento XVI foi o braço direito, anunciou a santificação:

"Em honra da muito Santa Trindade, para a exaltação da fé católica e promoção da vida cristã, com a autoridade de nosso senhor Jesus Cristo, dos santos apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, depois de ter reflectido longamente, invocado muitas vezes a assistência divina e ter escutado os conselhos de muitos dos nossos irmãos sacerdotes, nós declarams e definimos como santo o bem aventurado Josémaria Escrivá de Balaguer e inscrevemo-lo no álbum dos santos", informou o Sumo Pontífice.

Não foi um ponto fora da curva destes tempos de fé e costumes estritamente vigiados por Ratzingers e Bergonzines - o bispo do panfleto contra Dilma, em 2010.

Em junho do ano passado, uma estátua em bronze do santo Escrivá foi inaugurada na Catedral da Sé, em São Paulo.

A Catedral metropolitana, cujas escadarias no passado serviram de abrigo a manifestações contra a ditadura e em cujo interior se denunciou o assassinato de Vladimir Herzog, em 1975, agora tem um altar em honra da Opus Dei.

O episódio diz muito sobre o efeito regressivo dos últimos dois papados no universo do catolicismo brasileiro.

Na missa solene, com igreja lotada, em honra a 'São Josemaria Escrivá', foi lida a mensagem elogiosa de D. Odilo Scherer.

O cardeal de São Paulo recordou a passagem de Escrivá pelo país, nos tempos bicudos de 1974. Nenhuma menção aos tempos bicudos.

Coube à maior autoridade da Opus Dei no Brasil, demarcar o significado prático da presença simbólica de 'São Josemaría' na Catedral da Sé:

"É um forte apelo a todos os católicos: a sua mensagem era exatamente a santificação das estruturas civis da sociedade', sentenciou o monsenhor que atende pelo sugestivo nome de Vicente Anaconda.

Na 'santificação' das estruturas civis da sociedade' opera a rede de formação educacional que a extrema direita católica mantém mundo afora.

O Iese Business School, vinculado à Universidade de Navarra e à Opus Dei, faz esse link catequizador com o estratégico mundo empresarial.

É considerado uma das principais escolas de administração e formação e quadros do mundo.

Forma executivos para os negócios. Mas também lideranças associadas aos valores da ' santificação das estruturas civis da sociedade'.

A cepa anticomunista da Opus, sua esférica condenação à liberdade dos costumes, sinaliza o sentido dessa formação complementar.

No Brasil, o Iese atua desde 1996 através da escola de administração ISE, uma parceria desenvolvida com o mesmo "DNA" da matriz espanhola.

Na direção figuram nomes como o do jurista Ives Gandra Martins,reconhecido e assumido por suas ligações com a Opus Dei brasileira.

O responsável pelo curso de Ética da escola, Cesar Furtado de Carvalho Bullara, é mestre e doutor em filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce – a usina de formulação e difusão da Opus Dei.

Vai bem, obrigado o braço brasileiro.

No ano passado, segundo o insuspeito jornal Valor Econômico, São Paulo foi escolhida para ser a primeira cidade fora da Espanha a receber o programa de MBA Executivo do Iese.

Além disso, o Iese quer chegar a 500 alunos em cursos de longa duração no Brasil (hoje são 300) . E aumentar o número de profissionais que recebem aulas "in company" de 600 para mil.

A partir de 2015, o Iese pretende trazer para São Paulo três programas já testados pela Opus Dei em outros países.

Sugestivamente, um deles versará sobre alta gestão para a área de mídia e entretenimento.

Ou seja, formação de quadros para orientar e dirigir o estratégico aparato de comunicação e produção cultural, hoje monopolizado por grupos que lideram a agenda conservadora brasileira.

Os apóstolos de São Escrivá não bricam em serviço.

Diante da exaustão conservadora estampada na desordem neoliberal, intensificam a formação de quadros de qualidade. Para setores estratégicos: a esfera do dinheiro; a difusão das notícias; a cultura e o entretenimento.

Sua estratégia para os dias que rugem é intensificar a receita apregoada por Ratzinger: conquistar poucos e bons; com eles, capturar a alma da sociedade.

Só há um antídoto à ofensiva: ampliar o espaço público da liberdade cultural, da comunicação e da democracia no país.

Isso se faz com políticas de Estado, que assegurem a diversidade indispensável à criatividade do espírito e à livre formação do discernimento social.

Se não contarmos as nossas próprias histórias, quem o fará por nós?

Eles.


Postado por Saul Leblon
Share/Bookmark

Leia mais em: Blog Sujo
Under Creative Commons License: Attribution

Presidente afirma que mídia e nações 'poderosas' não mandam mais no país

Posted: 18 Feb 2013 05:12 AM PST


Comissão aponta vitória fácil de Correa
Com 56,7% dos votos segundo projeção oficial, ele diz que "países poderosos não mandam" mais no Equador
Presidente anuncia que pretende aprovar lei para criar agência de controle da mídia, que ele diz ter derrotado
SYLVIA COLOMBO ENVIADA ESPECIAL A QUITO O presidente equatoriano Rafael Correa foi reeleito ontem com 56,7% dos votos para seu terceiro mandato,de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, que projetou o resultado a partir da apuração de votos em quase 40% das seções eleitorais.
O segundo colocado, o ex-banqueiro da Opus Dei Guillermo Lasso, ficou com 24% dos votos na projeção.
Mais cedo, a boca de urna do instituto Cedatos apontava uma vitória arrasadora de Correa, com 58,8% dos votos.
"Nem um passo atrás. Ou mudamos o país agora, ou não o mudamos mais", disse Correa na sacada do Palácio de Carondelet, sede do governo equatoriano, após conhecer o resultado. "Estamos cumprindo o sonho da pátria pequena, o Equador, e da pátria grande, a América Latina. Aqui já não mandam mais os países poderosos, os meios de comunicação. Aqui manda o povo equatoriano."
A chamada Plaza Grande, diante do palácio, estava tomada por uma multidão que carregava bandeiras do partido de Correa, o Alianza Pais. O presidente estava acompanhado da mulher, a belga Anne Malherbe, e dois dos filhos do casal. Lasso admitiu a derrota no começo da noite.
A votação foi tranquila. No final do dia, María Emma Mejía, representante especial da Unasul, declarou que o processo havia ocorrido dentro da normalidade e descartou a possibilidade de fraude.
A eleição também renovará as 137 cadeiras da Assembleia. O partido de Correa deve obter a maioria na Casa. Projeções indicavam que conseguiria cerca de 80 cadeiras.
Em entrevista a jornalistas estrangeiros após a divulgação da parcial, Correa disse que a ampla maioria permitiria governar "sem boicotes, conspirações abertas, sem golpismo".
E destacou, entre as prioridades, a aprovação da Lei de Comunicação, que cria cotas para a concessão de licenças de rádio e uma agência controladora da mídia.
Voltou a atacar a imprensa independente, com quem está rompido desde que assumiu. Disse que a informação é um bem público que não deve ser controlado por "meia dúzia de famílias".
Ele acrescentou que a "imprensa mercantilista, ligada a grandes grupos de interesse, é uma das grandes derrotadas dessa eleição".
Em resposta a um jornalista inglês, que perguntou sobre o asilo do ativista Julian Assange, do WikiLeaks, Correa declarou que a decisão de seu país era soberana e que o desfecho do caso se daria pelas vias diplomáticas. Assange está na Embaixada do Equador em Londres.
OPOSIÇÃO
O presidente competiu com uma oposição fragmentada, que não conseguiu apresentar uma proposta competitiva para desbancar o presidente.
Segundo analistas, as razões para o sucesso de Correa nessas eleições foram a estabilidade política, os relativos bons números da economia e o investimento em planos de assistência social.
Correa tomou posse após uma longa e grande crise institucional, que durou de 1996 a 2006, período no qual o Equador teve sete presidentes. Do ponto de vista econômico, houve melhora nos índices de inflação e também de desemprego.
Enquanto isso, a alta do preço do petróleo e as vendas para a China permitiram que o presidente aumentasse os investimentos em educação e em saúde.
Por fim, o Bono de Desarrollo Humano, política iniciada antes de seu governo, mas aperfeiçoada por ele, destina US$ 50 (cerca de R$ 100) a famílias de baixa renda.
 
Também do Blog APOSENTADO INVOCADO

A Rede

Posted: 18 Feb 2013 05:07 AM PST

Congressistas adiam transferência a novo partido de Marina
Políticos temem que a Rede, nome dado à legenda, não consiga ser oficializada para concorrer às eleições
Para ser criado e poder concorrer em 2014, partido precisa de 500 mil assinaturas em 9 Estados até setembro
DE BRASÍLIA Com receio de que o novo partido da ex-senadora Marina Silva não consiga ser oficializado para concorrer às eleições de 2014, parlamentares que estavam em negociação decidiram adiar a mudança para a Rede, nome escolhido para a legenda.
A ideia de Marina e seus interlocutores é fazer uma nova rodada de conversas quando o cenário para formalizar o partido estiver mais claro.
Para ser criado, a Rede precisa recolher 500 mil assinaturas em pelo menos nove Estados. Esse processo precisa ser concluído até setembro deste ano para que a nova sigla seja credenciada para participar das eleições de 2014.
A ex-senadora e colaboradores admitem que a coleta de assinaturas para a criação da sigla é um desafio, mas apostam na mobilização, especialmente pela internet, para tirar a legenda do papel.
A expectativa de Marina era apresentar no lançamento da Rede uma bancada de pelo menos seis deputados federais, mas só três foram anunciados como fundadores: Domingos Dutra (PT-MA), Walter Feldman (PSDB-SP) e Alfredo Sirkis (PV-RJ).
Também já anunciaram o embarque a deputada estadual Aspásia Camargo (PV-RJ) e os vereadores Ricardo Young (SP), Jefferson Moreno (RJ) e Heloísa Helena (AL).
A Rede também conversou com os deputados Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Reguffe (PDT-DF) e Alessandro Molon (PT-RJ), além do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e da ex-senadora Serys Slhessarenko.
Serys disse que teve conversas preliminares com a equipe de Marina e que estava esperando a consolidação do novo partido. "A gente tem de esperar consolidar as questões aqui e depois ver a questão eleitoral", afirmou.
Reguffe circulou pelo local e prometeu ajudar na coleta de assinaturas. "Não pretendo sair do PDT, mas vou ajudar a recolher assinaturas porque é justo e democrático que a Marina possa disputar a Presidência", disse.
Suplicy seguiu o mesmo discurso e até assinou a ficha para a criação do partido. Ao lado de Marina e Heloísa Helena, ele afirmou que ficou "tentado a cair na Rede", mas disse que se comprometeu a permanecer no PT enquanto o partido aderir a suas propostas, como a renda mínima e a transparência nos gastos do governo.
Por ora, a ordem na futura legenda é minimizar a ausência de estrelas da política. A ex-senadora, em entrevista concedida anteontem, disse que não haverá "recrutamento" de parlamentares.
"Ninguém está à caça de parlamentar, nem fazendo tudo para ter bancada. As pessoas virão por identidade programática, por coerência com as regras da Rede. Muitos dos nossos aliados continuarão em seus próprios partidos."
O estatuto do futuro partido prevê pontos polêmicos para sua bancada, como o limite de uma reeleição e a exigência de que só poderá assumir cargo no Executivo quem renunciar ao mandato parlamentar.
(MÁRCIO FALCÃO)
 

Rede de maracutaia

Posted: 18 Feb 2013 05:04 AM PST


O partido que a candidata a presidente da República Marina Silva lançou sábado em Brasília propõe uma nova forma de fazer política, mas já recorre a políticos tradicionais, condenado por ela,  para tentar intermediar seus interesses no Congresso Nacional.
O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e integrantes do PMDB, por exemplo, já foram procurados para auxiliar a barrar a tramitação de um projeto que pode ser fatal para que a Rede (nome do partido de Marina)  prospere.  partido da Marina também poderá ter o nome de seu partido "Rede Sustentabilidade"
Trata-se do projeto de lei 4.470 de 2.012, que veda a partidos que ainda não tenham passado por uma eleição o direito à repartição do fundo partidário e ao tempo de televisão. Isso mesmo que parlamentares tenham migrado para ele.
O projeto, de autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), foi uma resposta do Congresso à criação do PSD, que desidratou diversas legendas país afora. Só na Câmara, mais de 50 deputados migraram para o partido de Kassab. Suas maiores vitórias, porém, foram decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reconheceram o direito da sigla ao tempo de rádio e televisão e ao fundo partidário, proporcionais ao tamanho da bancada federal.
Com receio de que novos partidos fossem criados, foi elaborado o projeto de lei de Araújo, do qual Kassab foi grande avalista. Tanto que uma das condições para que sua bancada apoiasse a candidatura de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) a presidente da Câmara era de que o texto fosse aprovado. Em outubro Alves, então líder do PMDB, apresentou um requerimento em que pede urgência na apreciação do projeto. Eleito presidente, a expectativa é de que articule sua aprovação.
Para evitar esse cenário, a Rede delegou a um dos seus fundadores, o deputado Walter Feldman (PSDB-SP), o papel de articular no ambiente político, em especial no Congresso, a não aprovação do texto. Em razão disso, ele iniciará um ciclo de conversas com lideranças partidárias no Congresso. Já conversou inclusive com Kassab, de quem foi secretário municipal, e com Araújo.
Por: Helena™0 Comentários  
 

Judiciário sem freio

Posted: 18 Feb 2013 02:28 AM PST



E esses safados ainda têm o desplante de falar em ética.

Do barulho. Fux, Fischer e Mello, especialistas em nepotismo. Fotos: Fellipe Sampaio/ SCO/ STF, Renato Araújo/ ABr e Nelson Jr./ SCO/ STF

Fux, Fischer e Mello, especialistas em nepotismo. Fotos: Fellipe Sampaio
O esforço do Supremo Tribunal Federal para impor à Câmara dos Deputados a decisão final sobre a cassação dos parlamentares condenados na Ação 470, o chamado "mensalão" petista, é a causa mais aguda e temerária daquilo que os acadêmicos costumam chamar de "judicialização da política".
Se essa questão gerou uma crise institucional entre o Judiciário e o Legislativo, contida e ainda não resolvida, ela promove também um avanço da intromissão pessoal dos magistrados em causas menores em outras instituições, em iniciativas controvertidas, para dizer o mínimo, como a que é patrocinada agora por Luiz Fux.
O peso da toga de ministro do STF causou grande constrangimento na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro, para onde ele telefonou e falou com os atuais e com os ex-dirigentes da entidade. Pediu a inclusão do nome da filha dele, Marianna, uma jovem advogada de 31 anos, na lista a ser feita pela OAB para preencher vaga de desembargador, no Tribunal de Justiça do Estado, pelo Quinto Constitucional da advocacia.
A vaga será aberta em julho. O ministro, no entanto, trabalha desde já. Parece repetir, em nome da filha, o padrão usado em benefício próprio quando buscou a vaga no STF: a conquista a qualquer preço.
O ritual oficial é comum. A OAB faz uma lista sêxtupla que é encaminhada ao Tribunal de Justiça. Os desembargadores cortam três nomes e enviam lista tríplice para o governador do estado. Ele faz a escolha.
É preciso lembrar que Sérgio Cabral jogou forte na indicação de Fux ao STF. Por coincidência, dessas que os cristãos costumam atribuir a desígnios divinos, Fux favoreceu o Rio de Janeiro em liminar que interferiu na pauta da Câmara. A decisão do ministro suspendeu a votação sobre os vetos feitos por Dilma à Lei dos Royalties. Eles seriam derrubados pelos deputados e isso prejudicaria o Rio.
Iniciativas em causa própria, como faz Fux, geram espanto e mancham a toga. E, mais grave, denunciam uma prática utilizada nos tribunais corriqueiramente.
Tarefa semelhante à de Fux tem, também, Felix Fischer, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele batalha para incluir o filho, Octávio, na lista do Quinto da OAB do Paraná. Para isso, também pressiona os dirigentes daquela seccional da OAB.
Do STF ao STJ. Do STJ de volta ao STF.
A filha do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, foi incluída, no fim de 2012, na lista do Quinto, nesse caso elaborada pelo Conselho Federal da OAB. Ela busca a vaga de desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, no Rio de Janeiro. A escolha será da presidenta Dilma Rousseff.
Em 1998, Carlos Eduardo Moreira Alves, filho do ministro José Carlos Moreira Alves, hoje aposentado, tomou posse como Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pelo atalho de sempre, o Quinto Constitucional. Foi indicado em lista sêxtupla pelo Ministério Público Federal e, em lista quádrupla, pelo TRF – 1ª Região.
Vista de certo ângulo, a árvore que retrata a Justiça brasileira se assemelha a uma árvore genealógica. A inadequada intromissão dos pais togados citados aqui, seguramente, mostra a falência do sistema de escolha. E isso, neste momento em que o Judiciário perdeu o freio de contenção, revigora a observação do filósofo inglês Francis Bacon (1561-1616), que, aqui, é oferecido à meditação do Congresso Nacional: "Os juízes são leões, mas leões sob o trono em que se assenta o Poder Político".

Maurício Dias-CartaCapital

Movimento LGBT se afasta da rede de Marina

Posted: 18 Feb 2013 02:25 AM PST


"Principal voz do Congresso na luta pelos direitos do grupo LGBT, deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) diz que acabou seu diálogo com a Rede Sustentabilidade, partido que começa a ser criado pela ex-ministra; ela sugeriu fazer plebiscito para decidir o direito do casamento entre pessoas do mesmo sexo; e ele protesta: "'Nova política' querendo submeter direitos de minorias a 'plebiscitos' e 'referendos' não é nova política: é o velho conservadorismo!"
Brasil 247
Mal começou a ser criado e o movimento da ex-ministra Marina Silva, que lançou neste sábado o embrião do partido Rede Sustentabilidade, afastou as chances de ter o apoio do político que é a principal voz do Congresso na defesa dos direitos do grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Pelo Twitter, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) declarou neste sábado: "acabou meu diálogo com o movimento dela".
Matéria Completa, ::AQUI::
 
Do Blog BRASIL! BRASIL! 

Deus hipotético

Posted: 18 Feb 2013 02:20 AM PST


Um religioso dirá que não faltam provas da existência de Deus e da sua influência em nossas vidas. Quem não tem a mesma convicção não pode deixar de se admirar com o poder do que é, afinal, apenas uma suposição.
A hipótese de que haja um Deus que criou o mundo e ouve as nossas preces tem sobrevivido a todos os desafios da razão, independentemente de provas.
Agora mesmo assistimos ao espetáculo de uma empresa multinacional às voltas com a sucessão no comando do seu vasto e rico império, e o admirável é que tudo — o império, a riqueza e o fascínio dos rituais e das intrigas da Igreja de Roma — seja baseado, há 2000 anos, em nada mais do que uma suposição.
Todas as religiões monoteístas compartilham da mesma hipótese, só divergindo em detalhes como o nome do seu deus. E todas têm causado o mesmo dano, em nome da hipótese.
Não é preciso nem falar no fundamentalismo islâmico, que aterroriza o próprio islã. Há o fundamentalismo judaico, com sua receita teocrática e intolerante para a sobrevivência de Israel.
O fundamentalismo cristão, que representa o que há de mais retrógrado e assustador no reacionarismo americano, e as religiões neopentecostais que se multiplicam no Brasil, quase todas atuando no limite entre o curandeirismo e a exploração da crendice.
A Igreja Católica pelo menos dá espetáculos mais bonitos, mas luta para escapar do obscurantismo que caracterizou sua história nestes 2000 anos, contra um conservadorismo ainda dominante. A hipótese de Deus não tem inspirado as religiões a serem muito religiosas.
Há aquela parábola do Dostoievski sobre o encontro do Grande Inquisidor com Jesus Cristo, que volta à Terra — o filho da hipótese tornado homem — para salvar a humanidade outra vez, já que da primeira vez não deu certo.
Os dois conversam na cela onde Cristo foi metido por estar perturbando a ordem pública, e o Grande Inquisidor não demora a perceber que a pregação do homem ameaçará, antes de mais nada, a própria Igreja, a religião institucionalizada e os privilégios do poder.
Não me lembro como termina a parábola. Desconfio que, se fosse hoje, deixariam o Cristo trancado na cela e jogariam a chave fora.
Luis Fernando Veríssimo

"Se o Gurgel não abrir inquérito contra o Aécio, estará prevaricando": Rogério Correia

Posted: 18 Feb 2013 02:17 AM PST

 
Em Minas, o ex-procurador Alceu Marques Torres arquivou duas representações  contra Aécio e Andrea Neves. Em 31 de maio de 2011, os deputados Rogério Correia, Sávio Souza Cruz e Antonio Júlio entregaram a Roberto Gurgel outra denúncia. Ela está na gaveta do procurador-geral da República há 22 meses e 17 dias
17 de abril de 2011. Madrugada de domingo, Leblon, Zona Sul carioca. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), dirigindo uma Land Rover, é parado pela polícia numa blitz de trânsito. Convidado a fazer o teste do bafômetro, ele se recusa. A carteira de habilitação, vencida, é apreendida. Leva duas multas.
A partir daí, o poderoso bunker montado para protegê-lo foi sofrendo alguns abalos.
O Movimento Minas Sem Censura (MSC), bloco de oposição que reúne parlamentares do PT, PMDB, PCdoB e movimentos sociais, descobriu fatos até então desconhecidos. Além de denunciá-los publicamente, fez representações a várias instâncias, pedindo que fossem investigados.
Essas ações não deram em nada até agora.
Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as tentativas para instalar CPIs não prosperaram. Lá, como em São Paulo, vige a lei da mordaça tucana.
Alceu José Marques Torres, procurador-geral da Justiça de Minas até início de dezembro de 2012, arquivou as duas representações feitas contra o senador, a irmã Andrea Neves e a rádio Arco-Íris.
"Como o procurador nada apurou, nós entramos com a segunda representação", diz o deputado estadual Rogério Correia (PT-MG), líder do MSC. "O promotor João Medeiros Silva Neto, do Ministério Público do Estado de Minas, abriu inquérito para investigá-la. Porém, o doutor Alceu avocou para si o processo e arquivou. O então procurador-geral prevaricou."
Em 31 de maio de 2011, Rogério e os colegas Luiz Sávio de Souza Cruz e Antônio Júlio, ambos do PMDB, foram a Brasília.
Entregaram pessoalmente a Roberto Gurgel representação denunciando Aécio e a irmã dele, Andrea Neves, por ocultação de patrimônio e sonegação fiscal. A representação está na gaveta do procurador-geral da República há 22 meses e 17 dias.
"Como em 2010 Aécio se tornou oficialmente sócio da rádio Arco-Íris, cujo valor de mercado é de R$ 15 milhões, se tinha patrimônio total declarado de R$ 617.938,42?", questiona Sávio Souza Cruz, vice-líder do MSC. "Como Aécio viajava para cima e para baixo em jatinho da Banjet, cujo dono preside a Codemig e é dono de empresas que prestam serviços ao governo de Minas? Por que Aécio indicou Oswaldinho para presidir a Codemig?"
Rogério Correia denuncia: "Há fortes indícios de ocultação de patrimônio e sonegação fiscal. Aécio se recusa a prestar esclarecimentos sobre o seu patrimônio. Andrea destinou dinheiro público para empresas da família. Isso é improbidade administrativa!"
"Em Minas, o Aécio tudo pode", continua Souza Cruz. "Nós poderíamos ter copiado tantas coisas aprazíveis da Bahia, acabamos por reproduzir uma das menos positivas, o Aecinho Malvadeza."
"Está tudo dominado", ele sentencia. "A Assembleia Legislativa homologa tudo o que é do interesse do Aécio. O ex-procurador geral de Justiça de Minas virou o zagueiro do Aécio, nós passamos a chamá-lo de 'Aéceu'."
AS DENÚNCIAS MENOSPREZADAS PELA MÍDIA CORPORATIVA
Rádio Arco-Íris, Banjet, Oswaldinho, aplicação de verbas públicas em empresas da família, voos em jatinho do presidente da Codemig, suspeitas de ocultação de patrimônio e sonegação fiscal, blindagem.
Nenhuma dessas denúncias, praticamente desprezadas pela mídia corporativa, é novidade. Todas, desde 2011, têm sido feitas e reiteradas (confira aqui, aqui e aqui).
O ponto de partida, relembramos, foi o flagrante do teste do bafômetro, em 17 de abril de 2011, na cidade do Rio de Janeiro.
O carro que o senador dirigia na hora da blitz — Land Rover TDV8 Vogue, ano 2010, placa HMA 1003, valor mercado R$ 255 mil, comprado após as eleições de 2010 — pertencia à rádio Arco-Íris, de Belo Horizonte (MG), cujos sócios são Aécio, a irmã Andrea e sua mãe, Inês Maria Neves Faria.
Há anos é propriedade da família Neves. Em 1987, o então deputado federal Aécio Neves ganhou a concessão para explorá-la do à época presidente da República José Sarney, atualmente senador.
Por coincidência, Aécio votou a favor da ampliação do mandato de Sarney para cinco anos, o que lhe valeu entre adversários a alcunha de "Aecinco". Antonio Carlos Magalhães, ministro das Comunicações naquele momento, assinou a outorga. Inicialmente a sede da emissora ficava em Betim, depois foi transferida para BH.
A matéria abaixo de Veja, publicada na seção Radar, em 1987, circulou muito após o teste do bafômetro. Ela diz que Aécio já seria proprietário de outras três rádios, em Cláudio, Formiga e São João Del-Rei. Investigação feita em 2011 revelou que oficialmente ele era sócio apenas da Arco-Íris. Estavam em nome de Andrea outra emissora e um jornal em São João Del-Rei.
Aécio, aliás, só passou a integrar legalmente a sociedade da rádio Arco-Íris dois meses após ser eleito senador.  Mais precisamente a partir de 28 de dezembro de 2010 com valor declarado à Junta Comercial de Minas Gerais de R$ 88 mil, o equivalente a 88 mil cotas. A mãe, dona Inês Maria Neves Faria, repassou-lhe a maior parte das suas.
Em consequência, as 200 mil cotas da empresa ficaram assim distribuídas:  Andrea, 102 mil (51%); Aécio, 88 mil (44%); e dona Inês Maria, 10 mil (5%).
Foi a sétima alteração contratual da empresa, que iniciou atividades em 1986. Abaixo a última página do contrato.
A rádio Arco-Íris, além da Land Rover, era proprietária em 2011 de outros 11 veículos registrados no Departamento de Trânsito de Minas (Detran-MG).
Dos 12 veículos, seis são carros de passeio de luxo, em geral não utilizados para fins empresariais.
Mais surpreendentes foram as frequentes autuações dos veículos da Arco-Íris no Estado do Rio de Janeiro. Afinal, ela é retransmissora da rádio Jovem Pan FM, tem sede em BH, não possui departamento de Jornalismo e se atém a músicas para jovens.
As multas aplicadas em 2011 no Toyota Fielder (HEZ1502) e na Land Rover TDV8 Vogue (HMA 1003) decorreram de excesso de velocidade nas cidades de Búzios, Rio Bonito e Rio de Janeiro e em rodovias fluminenses. A informação é do Detran-MG. Abaixo uma do Toyota Fielder (HEZ1502) .
MILAGRE DOS PEIXES 
Aécio governou Minas de janeiro de 2003 a abril de 2010. Durante os dois mandatos, a irmã Andrea comandou o Núcleo Gestor de Comunicação Social da Secretaria de Governo, criado por decreto em 3 de abril de 2003, pelo próprio governador.
O setor tinha as funções de:
1) coordenar, articular e acompanhar a execução de toda a política de comunicação social do Estado, inclusive a das secretarias, autarquias, empresas públicas e fundações estaduais;
2) decidir a alocação de recursos financeiros de toda a publicidade do Estado de Minas Gerais, sua administração direta e indireta, até mesmo das empresas controladas pelo poder público mineiro, bem como o patrocínio de eventos e ações culturais e esportivas.
De 2003 a 2010, as despesas com "divulgação governamental" somaram R$ 489 milhões. No primeiro mandato, foram R$ 157 milhões; no segundo, R$ 325 milhões, de acordo com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Tesouro (Siafi).
Nesses valores não estão incluídos os gastos com publicidade de empresas públicas ou de economia mista controladas pelo Estado, como as companhias  Mineradora (Codemig), Energética (Cemig), Saneamento (Copasa) e Gás (Gasmig), assim como as do Banco de Desenvolvimento de Minas (BMDG) e Loteria estadual (LEMG). Eles totalizaram mais de R$ 325 milhões de 2003 a 2009, conforme o Tribunal de Contas do Estado.
Pois era Andrea que orientava, determinava e supervisionava quanto, quando, como e onde aplicar todos esses recursos do Estado e suas empresas, diretamente ou via agências de publicidade.
No decorrer das gestões do irmão-governador, o seu núcleo aplicou, a título de publicidade, dinheiro de estatais mineiras e da administração direta estadual na rádio Arco-Íris e em outras empresas de comunicação dos Neves.
Exatamente quanto não se sabe, pois o ex-procurador-geral Alceu José Marques Torres nem ao menos  investigou quanto de dinheiro público a rádio Arco-Íris recebeu.
Por falar em patrimônio, em fins de 2010, quando Aécio passou a ser oficialmente sócio da rádio Arco-Íris, o capital social registrado não representava o valor real. Somente os 12 veículos em nome da empresa valiam aproximadamente R$ 714 mil em maio de 2011. Já o valor comercial da emissora, de acordo com fontes do mercado, era de aproximadamente R$ 15 milhões.
Contudo, no início de 2010, ao registrar a candidatura ao Senado, Aécio declarou à Justiça Eleitoral patrimônio total de R$ 617.938,42. Um decréscimo de cerca de 20% em relação ao de 2006. Apenas a parte dele no valor dos automóveis da rádio Arco-Íris seria de R$ 314 mil!  Um milagre dos peixes às avessas.
BANJET, CODEMIG, BANDEIRANTES, IM: RELAÇÕES FAMILIARES E COMERCIAIS
Em 2011, o Minas Sem Censura fez outra denúncia contra o senador tucano: Aécio usava gratuitamente os jatinhos da Banjet Taxi Aéreo Ltda, para deslocamentos no Brasil e exterior. "Uma cortesia da empresa", justificou-se na época.
A Banjet fazia parte do grupo do extinto Banco Bandeirantes, sendo seus donos os empresários Clemente Faria e Oswaldo Borges da Costa Filho.
Oswaldinho (como Oswaldo Borges da Costa Filho é conhecido em Minas) é casado com Beatriz Faria Borges da Costa, filha do banqueiro Gilberto de Andrade Faria, que foi padrasto de Aécio. Gilberto, falecido em 2008, casou-se em segundas núpcias com dona Inês Maria, com quem viveu durante 30 anos.
Clemente, morto em acidente aéreo em julho de 2012, é o outro filho do primeiro casamento do banqueiro Gilberto Faria. Clemente, portanto, era cunhado do Oswaldinho, seu sócio na Banjet.
Pois Oswaldinho e Clemente eram sócios em outras empresas, entre elas a Star Diamante Ltda (nome fantasia Starminas), criada em setembro de 2003. Em 4 de fevereiro de 2004, Clemente transferiu todas as suas cotas para Oswaldo Borges da Costa Neto, que já era sócio, e Oswaldinho, a quase totalidade. Costa Neto é  filho de Oswaldinho e ficou com 259.999 cotas das 260 mil cotas da empresa. Abaixo fragmento da última página do contrato social de constituição dela.
A essa altura, Oswaldo Borges da Costa Filho  já presidia a Companhia Mineradora de Minas (Comig), como mostra nota publicada pelo jornal Estado de Minas  em 24 de setembro de 2003, página 17.
No final de 2003, a Comig teve nome e objeto social alterados para Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
Codemig é uma empresa pública e como tal o diretor-presidente deve ser eleito pelo seu conselho. Mas, na prática, é quem o governador indicar. Em 2003, com Aécio no poder, Oswaldinho  – genro do padrasto de Aécio -- passou a presidir a Comig, depois a Codemig, cargo que ocupa até hoje.
Não haveria aí conflito de interesses?
Explico. A mineração é uma das áreas de atuação da Codemig. Além disso, Oswaldo Borges da Costa Filho era sócio ou integrava a diretoria de várias empresas, segundo levantamento feito na Junta Comercial de Minas Gerais em 16 de maio de 2011. Entre elas, a Minasmáquinas S/A e a Bamaq S/A – Bandeirantes Máquinas e Equipamentos, que também pertenceram ao grupo do extinto Banco Bandeirantes e mantêm relações comerciais com o Estado de Minas Gerais, segundo o Minas Sem Censura.
Curiosamente, um dos endereços do liquidado Banco Bandeirantes — Avenida Rio de Janeiro, 600,  Belo Horizonte – era o mesmo da IM Participações e Administração Ltda.
Gilberto Faria, relembramos,  era dono do extinto Banco Bandeirantes e  foi padrasto de Aécio.
A IM, por sua vez, tem como sócios os irmãos Neves da Cunha — Aécio, Andrea e Ângela, a mais nova do clã.  A mãe é a administradora. Dona Inês Maria atuou também na gestão do Bandeirantes e foi sócia do marido, o banqueiro Gilberto Faria, em algumas empresas, como a Trevo Seguradora.
A investigação pedida pela oposição mineira poderia esclarecer, por exemplo, se houve alguma triangulação entre o Banco Bandeirantes e a IM.
ASSESSORIA DE AÉCIO: "MOTIVAÇÃO MERAMENTE POLÍTICA"
Esta repórter buscou falar com o senador e a irmã, para saber o que teriam a dizer sobre as representações feitas contra ambos pelo Minas Sem Censura.
Foram muitos e-mails e  telefonemas para o gabinete de Aécio, em Brasília, com a secretária driblando: "os assessores de imprensa estão em Minas", "estou tentando contatá-los, mas não consigo".
Até que, depois de muita insistência, veio esta resposta:
A assessoria do senador Aécio Neves informa que se trata de antigas iniciativas de dois deputados de oposição ao PSDB de Minas Gerais, amplamente noticiadas à época e sobre as quais foram prestados todos os esclarecimentos. É nítida a motivação meramente política das mesmas. Registre-se que uma delas chegou a ser apresentada por duas vezes, tendo sido, nas duas ocasiões, investigada e arquivada por falta de fundamento.
De Andrea, nenhum retorno. Em 2003, o então governador Aécio Neves nomeou-a para a presidência do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), cargo que ocupa até hoje. Está na terceira gestão. O site da entidade informa:
O Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas é uma associação civil, de direito privado, sem fins econômicos, que tem como objetivo promover e executar ações sociais em Minas Gerais, dotado de autonomia administrativa, financeira e operacional. É reconhecido como entidade de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal. Existe desde 1951.
Andrea Neves da Cunha permanece na presidência do Servas, de janeiro de 2011 até a presente data, dando continuidade aos programas já existentes, em parceria com o Governo de Minas, empresas e entidades de classe.
Após vários e-mails e telefonemas ao setor de Comunicação do Servas nos últimos 25 dias, a chefe do setor alegou: "Andrea está de férias, não posso encaminhar para ela".
Em resposta a mais um e-mail enviado por esta repórter, ela respondeu nessa quinta-feira 14: "A senhora Andrea já retornou de férias, mas ainda não pude tratar com ela sobre seu pedido. Havendo um retorno, informo".
DENÚNCIA CONTRA AÉCIO E ANDREA NA GAVETA DE GURGEL HÁ QUASE 23 MESES
Em 31 de maio de 2011,os deputados Sávio de Souza Cruz, Antonio Júlio e Rogério Correia entregaram nas mãos do procurador-geral da República, em Brasília, a representação contra Aécio e Andrea.
Gurgel fez questão de ir com os parlamentares até o setor de protocolo da Procuradoria Geral da República (PGR). Aí, a representação recebeu o número 1.00.000.006651/2011-19.
"Ligávamos de vez em para o setor de protocolo e a informação era de que não havia novidade", diz  Correia. "Sabíamos apenas que a representação não havia sido arquivada nem inquérito aberto."
"No dia 29 de janeiro, ligamos e nos disseram que no dia 18 de dezembro de 2012, a Coordenadoria de Comunicações Administrativas (CCA) remeteu a representação e um relatório para o doutor Gurgel", acrescenta Correia. "Nos disseram que estão na mesa dele."
Ao Viomundo, a Secretaria de Comunicação da PGR limitou-se a dizer antes do Carnaval: "O documento protocolado pelos deputados encontra-se em análise no gabinete do procurador-geral".
Nesta sexta-feira 15, voltamos a contatar a Secretaria de Comunicação da PGR para saber se havia tido alguma mudança  nesse período. A resposta foi "não".
Fontes da própria PGR nos disseram que até 28 de janeiro de 2013 — portanto, um dia após Correia ligar para lá — não havia sido dado qualquer despacho na representação protocolada em 31 de maio de 2011, que continua na gaveta do procurador.
Oficialmente não é da alçada da CCA dar parecer jurídico sobre qualquer representação. É um setor grande da PGR. Aí, ficam expediente, protocolo, arquivo, publicação.
Além disso, mesmo não existindo arquivamento, o status da representação dos deputados mineiros contra Aécio e Andrea estava gravado como "arquivado" no sistema. Isso sempre acontece quando o processo está parado há mais três meses.
"Diante de todas essas denúncias, não há outra saída para doutor o Roberto Gurgel a não ser abrir inquérito junto ao STF contra Aécio Neves", espera Rogério Correia. "Do contrário, ele estará prevaricando." Sávio Souza Cruz afirma: "Espero que o procurador-geral da República cumpra a Constituição".
A propósito. Enquanto a representação contra Aécio e Andrea Neves dorme há quase 23 meses na gaveta de Gurgel, ele decidiu, em cinco meses, o destino das acusações feitas em setembro de 2012 pelo publicitário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria recebido vantagens financeiras do esquema do mensalão.
No dia 6 de fevereiro, o procurador-geral resolveu mandar para Minas o processo. Nessa quinta 14, o Ministério Público Federal (MPF), em Belo Horizonte, recebeu o depoimento de Valério contra Lula.
"A denúncia de Marcos Valério, réu já condenado, querendo benefício para reduzir pena, foi rapidamente remetida ao MPF  para investigação", compara Correia. " Já a de duas bancadas, representando 19 deputados estaduais, contra Aécio e Andrea está sem nenhuma providência desde maio de 2011."
"Parece que o Marcos Valério, como fonte de denúncia, tem mais credibilidade para o procurador-geral do que as bancadas estaduais de Minas dos dois maiores partidos do Brasil", diz Sávio Souza Cruz. Correia finaliza: "É o cúmulo do partidarismo".
Conceição Lemes
No Viomundo

O partido apolítico apartidário

Posted: 18 Feb 2013 02:12 AM PST


Foto do Minha Marina

por FrancoAtirador, em comentário aqui

Antigamente, na época em que o acesso à escola e aos tratamentos médicos, no Brasil, era limitado a uma elite sócio-econômica, as campanhas eleitorais – todas demagógicas – sempre incluíam genericamente "Saúde" e "Educação" como "as prioridades das prioridades" no rol de promessas dos candidatos, pois "Doença" e "Ignorância" sempre renderam votos.

Com o passar do tempo, fundamentalmente a partir da Constituição Federal de 1988, a universalização da prestação desses serviços públicos absolutamente essenciais à toda população – ainda que o atendimento estatal e privado, nesses setores, seja vergonhosamente insuficiente até os dias atuais – somada ao advento da concentração populacional urbana nas grandes cidades, causada pela concentração de terras e o êxodo rural, que trouxe indubitavelmente conseqüências drásticas ao cotidiano dos cidadãos, outras demandas como "Segurança" e "Transporte vieram concorrer com aquelas já desgastadas propostas dos candidatos demagogos que costumeiramente prometem, elegem-se e não cumprem as promessas de véspera de eleição.

Porém estes são assuntos que restringem-se às administrações dos estados e municípios.

É claro que, nesse ínterim, as soluções para os problemas econômicos nacionais, que dizem respeito diretamente à vida dos trabalhadores, como "Desemprego" e "Inflação", também estiveram, estão e estarão na 'Relação Geral da Demagogia BraZileira'.

Mas, agora, o País encontra-se numa situação de praticamente pleno emprego, de inflação relativamente baixa e com reajustes reais do Salário-Mínimo; o poder aquisitivo e a capacidade de consumo das famílias mantêm-se em níveis razoáveis; a miséria e o analfabetismo diminuem, os níveis de escolaridade aumentam; a mortalidade infantil se reduz e a expectativa de vida cresce.

E, apesar dos reflexos das políticas neoliberais assombrarem o País, até hoje, as perspectivas de desenvolvimento do Brasil, no médio e no longo prazo, são animadoras.

Assim é que, diante da superação nacional de algumas fases agudas de males crônicos – porque não totalmente resolvidos, mas sensivelmente atenuados – surgem os temas "Ambientalismo" e "Sustentabilidade", na crista da onda das novas gerações, a "New Wave" da juventude planetária que surfa, não navega, nas redes sociais da internet.

Seria impossível criar termos mais genéricos, pois se referem a Tudo e significam Nada.

Na verdade, não passam de símbolos de uma "Nova Política Demagógica", em contraponto à "Velha Política" onde se colaram as etiquetas "Corrupção" e "Impunidade".

Convenhamos que realmente está todo mundo de saco cheio de conchavos partidários demagógicos, sem COERÊNCIA IDEOLÓGICA alguma, à esquerda, à direta, ao centro, ao sul e ao norte.

Talvez por isso, até o prestigiado jornalista Mino Carta, mais que reivindicando, está implorando por uma alternativa partidária menos incoerente.

É nessa marola que o PAA (Partido do Ativismo Autoral ou Partido Apolítico Apartidário) vai surfar em 2014, embora, na prática, esteja tentando amalgamar uma massa amorfa, uma frente constituída de uma miscelânea de componentes que, pela generalidade da temática, vão desde a extrema-esquerda até a extrema-direita, muitos de boa-fé, alguns sem-fé e outros tantos de má-fé, quase todos antipetistas.

Vem daí, inclusive, o verdadeiro pavor que está causando à concorrente direita conservadora, financista e impatriótica, agrupada em torno de PSDemB/PPS, diante da possibilidade concreta de ficar de fora do segundo turno da próxima eleição para Presidente da República.

Por enquanto, ninguém da concorrência está se dando conta de que só a Margarina Salva os silva da extinção.

Postado por  
 
Do Blog do Júlio Garcia.

You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares