quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Via Email: SARAIVA 13: Dilma comemora fim da miséria e ataca os pessimistas


SARAIVA 13


Dilma comemora fim da miséria e ataca os pessimistas

Posted: 20 Feb 2013 01:23 PM PST

 



A presidente Dilma Rousseff criticou nesta terça-feira (19) as "correntes conservadores que quase empurram o mundo para o abismo da crise" ao anunciar medidas que, segundo o governo, vão zerar o cadastro de pessoas que vivem na miséria no país, o que a presidente classificou de "miséria visível".
Num discurso em que exaltou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez críticas aos programas sociais existentes antes do início do governo do PT em 2003, Dilma disse que essas correntes não entendem o país e seu modelo de desenvolvimento que, segundo ela, se diferencia do que acontece atualmente em várias partes do mundo.
 
 
"É diferente do que está sendo praticado no mundo, com perdas de direitos e o surgimento de pessoas em situação de extrema precariedade em países que eram antes, até então, líderes na questão do bem-estar social", disse a presidente, reiterando indiretamente críticas que já fez no passado aos modelos de combate à crise econômica, especialmente na Europa, focados na adoção de medidas rígidas de austeridade.
 
 
Um dia antes de participar em São Paulo de um evento para comemorar os 10 anos do PT no governo federal, Dilma classificou de "precários" os programas sociais existentes antes da chegada de Lula à Presidência em 2003 e disse que, somente com o início do governo petista, a questão social tornou-se central no Brasil.
 
 
A presidente anunciou a ampliação do programa Brasil Sem Miséria em R$ 800 milhões este ano para tirar da pobreza extrema mais de 2,5 milhões de pessoas, zerando assim o cadastro oficial de miseráveis do país.
 
 
Dilma reconheceu, no entanto, que com a retirada de todos os cadastrados da situação de pobreza extrema, ainda há trabalho a ser feito e fez um apelo para que os municípios colaborem na busca ativa de pessoas vivendo em situação de pobreza extrema que estão fora do cadastro.
 
 
"Agora que acabamos com a miséria visível, temos que ir atrás da miséria invisível", disse Dilma.
"Vamos entrar na história como um dos países que, de forma determinada e acelerada, eliminou de seu território a pobreza extrema, a miséria."
 
 
(Com Reuters)
Postado por às 14:07Nenhum comentário:  

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Waldvogel é a nossa Yaoni Sánchez

Posted: 20 Feb 2013 01:14 PM PST


Âncora do "Entre Caspas" tem mais opinião que o entrevistado. Viva o Brasil!
O Conversa Afiada recebeu o seguinte email:

Caro PHA,

A participação de Breno Altman no "Entre Caspas"  de ontem rendeu um dos melhores programas já feitos.

um abraço,

Adilson


Blogueira cubana deixa "Entre Aspas" de cabeça pra baixo

Quem assistiu ao programa Entre Aspas, dessa quarta-feira, na Globo News, pôde perceber o desmonte de Monica Waldvogel.

A noite de ontem foi mais um daqueles dias em que "convidaram o cara errado". Breno Altman, do site Opera Mundi, extremamente articulado, tentou dar seu ponto de vista sobre o caso Yoni, mas era interpelado menos pelo outro convidado e muito mais pela apresentadora, que chegou a engasgar, quando ele, num ato de coragem, ousou questioná-la.

Disse ela, achando que passaria desapercebida: "Esses jovens da UJS, agiram, a gente sabe, sob orientação.."

Breno inclinou o corpo a frente da cadeira, a interrompeu na hora e mandou na lata: "De quem, Monica? Quem é que estaria por trás disso?"

Monica refugou, engoliu a seco e desconversou…a partir dali ficou travada, tensa. Não está acostumada a ser questionada sobre esse tipo de suspeitas vagas, prática comum no jornalismo da empresa em que trabalha.

É por isso que eu falo, de uma maneira geral, os jornalistas da Globo não resistiriam a dois minutos numa conversa séria. Estão acostumados com a "sombrinha e água fresca" de jogar coisas no ventilador à vontade e contar com o apoio quase canino de seus …, Romanos, DaMattas, Villas e outros colegas de afinidade intelectual.
Navalha
Ansiosa blogueira resolveu assistir ao "Entre Caspas", acima referido.
E se emocionou com a devoção da "âncora" do programa à causa anti-castrista.
(Será que seu chefe, o Gilberto Freire com "i" (*) compartilha da ladainha de Miami ?)
Só na Globo um apresentador toma partido e se senta na cadeira dos entrevistados, com mais opinião do que eles !
Viva o Brasil !
Observou também que um simples confronto de ideias leva o "âncora" a perder os limites.
O Breno enfrentou a "âncora" e isso é impensável na Globo.
O que não está no script desmonta toda a fachada de imparcialidade e isenção dos "âncoras" globais.
Eles rasgam a fantasia.
Os mervais pigais (**), com ou sem caspas, viram pigmeus na batalha de ideias, ainda mais com um Breno pela frente.
Quem paga a passagem da blogueira cubana ?, perguntou o Leandro.
Eles gostam da câmara de eco do sótão da Casa Grande.
Quando os "jornalistas" pigais desacatam o Genoino na hora de votar, aí os "entre caspas" considera "democrático".
Na hora em que o jovem da UJS oferece lápis e papel para a cubana assinar documento contra o embargo a Cuba aí, não !
Aí é "terrorismo" !
A ansiosa blogueira desconfia que a "entre caspas" seja a favor do embargo contra Cuba…
E o Gilberto Freire ?
E o Ataulfo Merval (***)?
Paulo Henrique Amorim
(*) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro "Não somos racistas", onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto Freire com ï". Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um Gilberto Freire com "i".
(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
(***) Até agora, Ataulfo de Paiva era o mais medíocre dos imortais da história da Academia Brasileira de Letras. Tão mediocre, que, ao assumir, o sucessor, José Lins do Rego, rompeu a tradição e, em lugar de exaltar as virtudes do morto, espinafrou sua notoria mediocridade.

Do Blog CONVERSA AFIADA.

Uma década de governo do PT

Posted: 20 Feb 2013 01:03 PM PST



Faz uma década  que o PT está governando o Brasil.  O Brasil mudou para melhor, a vida das pessoas melhorou muito. O Brasil governado pelo PT é repeitado no mundo todo. Lula  e Dilma, nossos queridos presidentes  desta década, cumpriram o que prometeram. Nossa economia é sólida, o desemprego nunca atingiu números tão baixo. Os juros   bancários nunca foram tão baixos. Nunca antes na história deste país um presidente pensou em reduzir a conta da energia elétrica, , como  fez a presidenta Dilma. O PROUNI colocou na universidade milhões de jovens que antes não tinham esperança. O Luz para Todos  levou energia elétrica  para todos os rincões do Brasil. Com crédito  farto, aumento real nos salários, empregos,  o povo  compra  o que antes era apenas um sonho. O Brasil  tinha 54 milhões de miseráveis em 2002. Graças ao Bolsa Família,  o maior e melhor programa de redistribuição de renda do mundo,  essas pessoas  deixaram a pobreza extrema.  O SAMU atende milhares de pessoas que necessitam de um atendimento de emergência  em todo o Brasil, com profissionais médicos e paramédicos competentes.  Quem não se lembra das intermináveis filas do INSS?  Hoje acabaram as filas nos postos do INSS, o cidadão segurado  é tratado com respeito e rapidez na hora de solicitar sua aposentadoria ou outros benefícios. Agora o atendimento é feito com hora marcada. A tão sonhada casa própria tornou-se realidade com o programa Minha Casa Minha Vida  para milhões de pessoas com baixa renda. A classe média também foi beneficiada  para adquirir a casa própria, graças aos financiamentos da Caixa Econômica  Federal, com juros baixos e um longo prazo de pagamento. Todos os incentivos do governo federal  foram feitos para melhorar a vida das pessoas, principalmente dos mais pobres. Foram  feitos para melhorar o país.  A crise  financeira mundial  não fez o Brasil quebrar, como no passado, não ficamos de joelho com o pires na mão, não recorremos ao FMI, não fomos humilhados. Vida longa  ao PT, vida longa a Lula e Dilma e que eles governem o Brasil por  mais 20 anos. O Brasil e o  povo brasileiro agradecem. 
Jussara Seixas

De Recife - PE. Jussara Seixasàs 17:110 comentários 
Do Blog TERRA BRASILIS.

Yoani Sánchez e Bradley Manning

Posted: 20 Feb 2013 11:51 AM PST

Do Blog do Miro -  quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 

 


 Por Altamiro Borges
 
 
A visita ao Brasil de Yoani Sánchez tem gerado grande excitação na mídia. Ela não é tratada como uma mera blogueira, mas sim como a principal dissidente de Cuba na atualidade. As corporações midiáticas, que nunca toleraram a revolução cubana – e, inclusive, usaram o perigo do seu espectro para defender o golpe militar de 1964 –, apresentam a blogueira como heroína das liberdades democráticas. O interessante é que a mesma mídia nada fala sobre Bradley Manning, o jovem soldado preso nos EUA desde maio de 2010.

Bradley Manning foi acusado, sem provas, de vazar mais de 150 mil documentos da diplomacia ianque para o WikiLeaks. Na época, ele era analista de inteligência no batalhão de suporte da 2ª Brigada da 10ª Divisão da Estação de Operação de Contingência no Iraque. O motivo apresentado para sua prisão foi um vídeo divulgado pelo WikiLeaks sobre um criminoso ataque de helicópteros dos EUA a civis inocentes em Bagdá, em julho de 2007. O filme teve ampla repercussão na internet e colocou o império na defensiva.

As condições da prisão do jovem soldado estadunidense, na base militar de Quantico, na Virgínia, ferem todos os princípios dos direitos humanos. Ele ficou quase um ano na solitária. "Eu estava certo que ia morrer naquela cela animalesca", afirmou numa entrevista. A pressão interna e externa garantiu a sua sobrevida. Ele também sofreu bárbaras torturas psicológicas. No final do ano passado, os eleitores do jornal britânico The Guardian elegeram Manning como a personalidade do ano na defesa da liberdade de expressão.

Apesar destas atrocidades, a mídia colonizada evita dar destaque a este caso dramático. Não há qualquer campanha midiática pela libertação de Bradley Manning. Por razões óbvias, a imprensa seletiva prefere tratar como heroína a dissidente cubana Yoani Sánchez, que também é diretora da golpista Sociedade Interamericana de Prensa (SIP) e "colaboradora especial" do Instituto Millenium, o antro dos barões da mídia nativa. E ainda tem gente que acha que a luta de classes acabou e que a "guerra fria" não existe mais!
.
 
Também do Blog ContrapontoPIG

Viana: Lula/Dilma 10 vs 0 FHC/Cerra

Posted: 20 Feb 2013 11:48 AM PST

Viana: Lula/Dilma 10  vs   0 FHC/Cerra


Do Conversa Afiada -  Publicado em 20/02/2013
 


Os tucanos ficaram 8 anos e quebraram o Brasil 3 vezes.

No Senado, Jorge Viana mostra os avanços do Brasil com Lula e Dilma na Presidência:



Pronunciamento em 19 de fevereiro de 2013


JORGE VIANA (PT-AC) – "Eu queria agora, senhor presidente, no tempo que me resta, dizer que amanhã (20 de fevereiro), em São Paulo – espero estar presente –, vamos celebrar os 10 anos de governo democrático e popular no Brasil. Governo que começou com o presidente Lula e que segue com a presidenta Dilma. São 10 anos de um governo que mudou o Brasil.

Parece que os colegas, inclusive o nobre colega Aécio Neves [PSDB-SP], segundo informações, fará um pronunciamento falando dos 13 pontos negativos, é o que tenho lido na imprensa, desse período de governo do PT. Óbvio, é parte do debate, e essas observações e críticas são bem vindas.

Mas logo o PSDB?

Ficou oito anos no governo! Também há números. Seria muito interessante vermos aqui um debate sobre os oito anos do PSDB e os oito anos do Lula. Por que não? O PSDB nunca quis esse debate. Aliás, nunca quis debater nem o governo do presidente Fernando Henrique. Alguns do PSDB esconderam o presidente Fernando Henrique, que é uma grande liderança do país, uma pessoa que merece todo o respeito.

Estou curioso para ver que números, que dados o senador Aécio trará para a tribuna do Senado Federal. Tenho carinho e admiração pessoal pelo senador Aécio, mas certamente ele terá que fazer muitos malabarismos para contrapor-se, como membro do PSDB, aos dez anos de governo do PT.

Malabarismos porque os números falam por si sós. Eu sei que, depois de dez anos, foi uma oportunidade dada pelo povo brasileiro para governarmos o país.

O presidente Lula, quando assumiu, estava maduro, preparado. Era e é o brasileiro que mais conhece o Brasil. Tinha andado por este país. Tinha montado um programa de governo para todas as áreas. Tinha visitado o mundo inteiro, falado com líderes de toda a parte do mundo, aprendido, autodidata que é.

Assumiu o governo numa situação crítica.

Vou ler alguns números, caro senador [Paulo] Paim [PT-RS].

Vou ler alguns números, caro senador presidente Sérgio Souza [PMDB-PR]:

O PIB brasileiro de 2002, quando o PT chegou ao governo, quando Lula assumiu, era de US$ 500 bilhões.

E o PIB brasileiro de 2012 – contabilidade fechada, caro senador Paim –, de US$2,6 trilhões!

Isso é trabalhar pelo Brasil. Isso é mudar o Brasil.

Vou repetir, pode que quem esteja me ouvindo pela Rádio Senado ou assistindo ao meu pronunciamento pela TV Senado não compreenda: o PIB brasileiro, antes de o PT chegar ao governo, era de 500 bilhões de dólares, depois de oito anos do governo do PSDB. E,  agora, no ano passado, fechou em 2,6 trilhões de dólares!

Alguém pode dizer: "Ah, mas esse é um número abstrato, não atingiu os brasileiros!" Vamos ao PIB per capita, dividir o PIB por cada brasileiro. Em 2002, o referido PIB era de US$ 2,8 mil, senador Paim. Em 2012, depois de 10 anos de governo do PT, US$ 13.300!

Isso não é mudança?

Ambos foram multiplicados por cinco em dez anos, graças à dedicação de um governo que cometeu falhas, que falhou em vários aspectos, mas que avançou e hoje é parte da história de mudanças do nosso país.

O Brasil, com o governo dos presidentes Lula e Dilma, atraiu a atenção do mundo inteiro. É um dos poucos governos do mundo que conseguiu conciliar crescimento econômico com distribuição de renda.

Eu queria me referir agora, na véspera da comemoração: hoje, a presidenta Dilma lançou um programa – mais um programa –, um programa de erradicação da miséria, cuja primeira etapa ela já havia feito, agora faz a etapa final. Para o nosso governo, quem vive com menos de R$ 70 por mês, senador Sérgio Souza, está abaixo da linha da pobreza, está na miséria, e considera-se pobre quem ganha de R$ 70 a R$ 140 por mês.

A presidenta Dilma entende que há 700 mil famílias que ainda precisam sair da linha da extrema pobreza, e hoje adotou medidas. Foram medidas emocionantes.

Um discurso do governador [de Sergipe, Marcelo] Déda, colega, companheiro nosso, emocionante, cheio de substância.

Hoje, vi aqui o próprio senador Cristovam [Buarque, do PDT-DF] falando que a presidenta Dilma teve o mérito de escolher o título "País rico é país sem pobreza".

E foi dito lá que nunca se viu slogan de governo que leve em conta um conceito, uma definição como essa. E será feita a busca ativa, não são as pessoas que estão na miséria que vão se inscrever, são os governos, os parceiros estaduais e municipais.

Estava lá o governador [do Acre] Tião Viana, que tem um compromisso, que tem uma determinação, como médico, como ser humano, de erradicação da pobreza, da miséria também no nosso Acre, que também tem mudado junto com o Brasil. Estava lá o Tião, estabelecendo e repactuando seus compromissos de enfrentar a extrema pobreza em nosso país.

Os números são fortes: 22 milhões de pessoas viviam abaixo da linha da pobreza, ganhando menos do que o necessário para viver dignamente. Os Estados Unidos, maior economia do mundo, têm 50 milhões fora do sistema de saúde. O número de miseráveis nos Estados Unidos está aumentando. O número de pobres e extremamente pobres e miseráveis na Europa está aumentando. E o Brasil, hoje, o governo da presidenta Dilma, disse: "Nós estamos assumindo o compromisso, tomando a decisão política de erradicar a miséria em nosso País, a extrema pobreza".

Vou seguir lendo alguns números e vou ficar curioso, porque acho que temos aí um bom debate daqueles que já governaram o país com aqueles que governam o país. Este é um debate que interessa ao Congresso e ao povo brasileiro: dar transparência ao país de hoje e ao país de ontem.

Índice de Crescimento da Atividade Econômica: 2002, 100%; agora, em 2011, 140%. São dados do Ministério da Fazenda e do Banco Central, senhor presidente.

Vamos pegar números, senador Paim!

Produção de automóveis: quando eles saíram do governo, o Brasil produzia 1,8 milhão de unidades de automóveis (um milhão e oitocentos mil automóveis por ano). Agora, [o país] produz 3,4 milhões de automóveis por ano. É o sexto maior produtor do mundo! Isso em 10 anos.

Vou passar mais…

Vamos falar de agricultura. São números! A produção agrícola era de 96 milhões de toneladas, em 2002, quando assumimos o governo. Agora, no ano passado, em 2011, foram 163 milhões de toneladas, sendo que o recorde será quebrado neste ano.

Alimentos. O Plano Safra recebia, senhor presidente, R$ 24 milhões – Vossa Excelência que defende tanto a produção de alimentos no País – em investimentos (Plano Safra, em 2002). Agora, em 2012, R$ 107 milhões em investimentos para a produção de alimentos no país.

Isso não é mudança?

Certamente, nossos opositores não vão trazer esses números. Mas posso andar um pouquinho mais: a taxa de investimento sobre o PIB era de 16% em 2002; agora é 20%.

Quero passar aqui, rapidamente, alguns números.

Investimento estrangeiro em nosso país, senador Paim, US$ 16 bilhões, em 2002, quando recebemos o país. Agora são US$ 66 bilhões por ano. A inflação: o IPC era de 12%; agora, 5.8%.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

JORGE VIANA (PT-AC) – Um pouco mais de tempo, senhor presidente.

O desemprego era compatível com o sofrimento da Europa de hoje e maior do que o dos Estados Unidos: 13% o desemprego quando assumimos o governo; agora temos 4,7%. É pleno emprego. Em boas regiões do país é pleno emprego.

Estou concluindo, senhor presidente, porque voltarei a este tema ainda mais à frente.

O salário mínimo, caro senador Paim – Vossa Excelência que é um lutador dia e noite neste país por mais respeito aos trabalhadores, por maior ganho para os aposentados, para quem acorda de madrugada, na labuta, que, em sua maioria, ganha um salário mínimo –: no governo deles, que nos criticam hoje, era de R$ 200. Em 2012, o salário mínimo era de R$ 622, um ganho real de 66%. O salário mínimo neste país não tinha ganho real, tinha perda real.

(Interrupção do som.)

JORGE VIANA (PT-AC) – Concluo, senhor presidente, falando os números finais de pessoas, porque para falar de desenvolvimento no país tem-se que falar de rosto, de pessoas.

Em 2002, o Brasil tinha 26,7% de sua população, senador Aníbal [Diniz, do PT-AC], na Classe E, o povo na miséria. Quarenta e seis milhões de brasileiros viviam na miséria. Agora são 28 milhões, que fazem parte do Programa de Exclusão. São 12%. Saiu de 26% para 12%.

A classe C, a classe média, em 2002, correspondia a 37% da população – 67 milhões de brasileiros na classe C. Agora, 50% da população brasileira estão na classe média, com 95 milhões de brasileiros mudando de classe.

(Interrupção do som.)

JORGE VIANA (PT-AC) – Então, queria dizer também que foi cobrado mais investimento em educação, em tecnologia.

Eis alguns números: matrículas no ensino profissional, saíram de 500 mil para 1 milhão de matrículas no ensino profissional no nosso país. Bolsa de mestrado e doutorado fora do Brasil: CNPq e Capes, eram 35 mil bolsas por ano. Agora são mais de 100 mil bolsas por ano.

Com a complacência do presidente, para concluir, gostaria de poder ouvir, mesmo que fosse por menos de 1 minuto, o senador Anibal. Título de doutorado, senador Anibal, em 2002: 6 mil brasileiros com título de doutorado. Em 2012, 13 mil brasileiros. Nós dobramos.

Esses são números de um governo que não concluiu o seu trabalho, estão em curso as mudanças.

Temos problemas sim, mas temos também o que celebrar nesses 10 anos. Por isso, com muita satisfação, vou a São Paulo amanhã agradecer ao presidente Lula pelos oito anos, agradecer à presidente Dilma pelos dois anos, celebrar com os governadores estaduais – no caso, com o Tião e outros – as conquistas. Mas renovar o nosso compromisso porque dá para fazermos ainda mais pelo nosso país, principalmente tendo em vista que muito já foi feito. Senador Anibal.

Anibal Diniz (PT-AC) – Senador Jorge Viana, quero fazer aqui um reconhecimento da qualidade deste pronunciamento porque ele dá uma resposta bem clara, bem eloquente do quanto os governos da presidenta Dilma e do presidente Lula foram e estão sendo melhores do que os oito anos do Fernando Henrique, por todos os aspectos que a gente possa analisar.

Então, a afirmação que a gente pode fazer, concluindo o conjunto de números apresentados por Vossa Excelência, é que o Brasil de Lula e o Brasil de Dilma são muito melhores do que o Brasil de Fernando Henrique Cardoso. Em que pese a oposição querer maquiar essa discussão, eu acho que Vossa Excelência está de parabéns por fazer a discussão no nível em que ela tem que acontecer, com números, com resultados. E esses números não deixam dúvida de que nós temos muito a comemorar pelos 10 anos de Partido dos Trabalhadores, partidos aliados, presidente Lula e presidenta Dilma à frente do nosso Brasil. Parabéns!

JORGE VIANA (PT-AC) – Eu agradeço o aparte de Vossa Excelência. Só queria, concluindo, dizer que é claro que nós seguimos com grandes desafios de infraestrutura aeroportuária, infraestrutura de energia, rodoviária. Nós temos muito que investir em ciência e tecnologia, em educação, em melhoria da área de segurança e de saúde. É óbvio! Mas nós temos que reconhecer que já demos muitos passos adiante.

Eu queria aqui, concluindo, porque, como eu falei, vou voltar a este tema, dizer que as críticas dos opositores são bem-vindas, mas eu gostaria muito que o senador Aécio viesse aqui amanhã e apresentasse um projeto da oposição, alternativo ao nosso, que tão bem foi executado pelo presidente Lula e segue sendo executado pela presidenta Dilma. Só isso.

O Brasil ficaria melhor se nós vivêssemos uma situação desta: um debate sobre alternativas de desenvolvimento para o país.

Se algum partido político tiver um projeto melhor que o nosso, de crescimento econômico do país, com inclusão social, de transformação do nosso país, é óbvio que esse debate nos interessa. Mas vir aqui, sem autoridade de quem já foi governo, só se for omitir o governo deles… Se for para omitir o governo deles, aí é óbvio que dá para fazer qualquer crítica.

É nesse sentido que, respeitosamente, eu me antecipo ao colega senador Aécio Neves dizendo que vou esperar para ver os 13 pontos negativos de cobrança que ele certamente trará – pelo menos é o que eu tenho lido na imprensa – e vamos aqui colocar a realidade, com números, com dados consistentes, estatísticos, oficiais, para que a gente possa fazer a devida comparação e, respeitando todos os que nos acompanham, a gente possa ter um debate sobre o país que queremos, o país que merecemos ter e o país que o povo brasileiro quer ter: um país com crescimento econômico, sem miséria, porque não existe país rico com a presença de uma população que viva na miséria.

País rico é país sem pobreza. Esse é o slogan que temos de repetir, porque ele nos ensina e nos faz assumir compromissos no combate à pobreza e à miséria extrema, como fez, hoje, de maneira nobre, a presidenta Dilma.

Muito obrigado, senhor presidente".

Artigos Relacionados

Comparar Lula a FHC ajuda Dilma
 
 
Do Blog ContrapontoPIG

Justiça garante a Luis Nassif direito de resposta na Veja

Posted: 20 Feb 2013 11:45 AM PST


Redação, Comunique-se
"Em seu blog no Advivo, o jornalista Luis Nassif informou nesta terça-feira, 19, que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) garantiu seu direito de resposta a uma coluna escrita por Diogo Mainardi e publicada na revista Veja. Em julgamento de apelação da Editora Abril, três desembargadores votaram de forma unânime a decisão favorável ao blogueiro.
Nassif agradeceu ao escritório Leonardi & Advogados e afirmou que a sentença favorável "não apagará os dissabores" pelos quais passou, além do "sofrimento" contra a sua família. "Vítima do que sempre denunciei, senti na pele o que sentiram milhares de pessoas, cuja reputação virou joguete nas mãos de uma mídia que há muito perdeu todos os filtros", ressaltou.
O caso
Desde 2008, o jornalista contesta na justiça o texto de Diogo Mainardi, intitulado "
Nassif, o banana", publicado em 16 de julho daquele ano na Veja. Na época, o então colunista da revista da Abril afirmou que Nassif atacava o governo de Geraldo Alckmin por supostos interesses profissionais e que por isso foi demitido da Folha. 
Em maio de 2012, o juiz Gustavo Dall'olio, da Vara Cível de São Paulo, já tinha considerado que o blogueiro sofreu ataques do ex-colunista da Veja, em decisão em primeira instância. Após julgamento de apelação da Editora Abril, realizada nesta terça, 19, três desembargadores decidiram de forma unânime pelo direito de resposta. Ainda cabe recurso."
 
Do Blog BRASIL! BRASIL! 

Os jornalistas e os pobres: O dinheiro fácil de palestras faz com que colunistas como Jabor e Merval defendam privilégios.

Posted: 20 Feb 2013 11:40 AM PST


O dinheiro fácil de palestras faz com que colunistas como Jabor e Merval defendam privilégios.
Ele usa black tie
Ele usa black tie
Li uma coisa que me fez pensar.
Li não, Vi. Um vídeo em que o advogado e blogueiro americano Glenn Greenwald é entrevistado. (Vou colocar o vídeo no pé deste texto.) Greenwald é um liberal à americana, o que significa que é ligeiramente de esquerda.
É um dos blogueiros mais influentes dos Estados Unidos.
O que ele disse: que os jornalistas americanos mudaram. Antes eram trabalhadores parecidos com todos os demais. Depois ficaram ricos. Ganham milhões hoje. E por isso não conseguem simpatizar – ou simplesmente entender – com  movimentos como o Ocupe Wall St, o OWS.
"Eles têm a visão do grupo ao qual pertencem", disse Greenwald. Para usar a expressão já consagrada pelos manifestantes, os jornalistas americanos estão na reduzida faixa da sociedade milionária , a elite plutocrata, e por isso não têm nada a ver com os outros, os "99%".
Isso ficou claro na cobertura do OWS.
E o Brasil?
Jornalistas e colunistas como Merval Pereira e Arnaldo Jabor, com o dinheiro fácil das palestras que fazem, estão a uma distância intransponível dos brasileiros que arrastam sua pobreza dentro dos "99%". Sua causa é a do "1%". E não estou falando aqui de seus patrões, mas deles mesmos.
 
 
Paulo Nogueira
No Diário do Centro do Mundo

Globo se acerta com Renan e passa a apoiá-lo no JN

Posted: 20 Feb 2013 01:05 PM PST


As pessoas de boa intenção que se mobilizaram contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) com base no noticiário, deveriam prestar atenção no "Jornal Nacional" da TV Globo do dia 19/02/2013.

Calheiros ganhou uma reportagem positiva de destaque no telejornal, anunciando medidas administrativas no Senado para reduzir custos. Qualquer medida para reduzir gastos exorbitantes do Senado é bemvinda e merece ser noticiada, mas a emissora concedeu um espaço generoso demais, inclusive com trechos do discurso do senador em plenário, claramente para melhorar sua imagem.

http://glo.bo/Y4Qgnz
Enquanto fez essa reportagem laudatória, a Globo abandonou as notícias contrárias à Renan. Não mencionou nem protestos feitos na segunda-feira, nem o protesto que seria feito no dia seguinte para entregar um abaixo assinado feito pelo internet. Um claro apoio a Renan para esvaziar a manifestação.

Na quarta-feira, menos de 30 pessoas participaram do protesto em frente ao Senado Federal, o que até colocou em dúvida até onde vai a autenticidade dos supostos 1,6 milhões de assinaturas no abaixo assinado da internet.

Renan Calheiros, já em seu discurso de posse na presidência do Senado, ofereceu blindagem à Globo contra qualquer lei que vá contra os interesses comerciais e hegemonia de audiência da emissora.

O que se conclui desse moralismo seletivo do Jornal Nacional, que ora escolhe atacar um parlamentar por questões éticas, depois esquece tudo e muda o noticiário para uma agenda positiva para ele e censura notícias negativas?

Enquanto o próprio Willian Bonner, nos bastidores, chama seus telespectadores de Hommer Sympson, e vive dizendo que o Congresso seria uma espécie de ântropo de bandidos, as Organizações Globo tem um "Gerente de relações institucionais", cujo trabalho é fazer o lobby de circular nos gabinetes do Congresso negociando as "causas" de seus patrões, junto aos que eles chamam de imorais, aéticos, corruptos, etc.

A mesma Globo que direciona, através de seu noticiário, inocentes úteis a sacudirem bandeiras de ética seletiva de acordo com interesses de ocasião, negocia nos bastidores para parlamentares "comerem na sua mão".

Leia também:
- Anonymous fará 'Operação Abaixo Rede Globo' dia 23
- Atuação da Globo rebaixa e desqualifica a política
- Renan, o candidato da Globo e da Veja

Por: Zé Augusto0 Comentários  

TUCANOS NÃO TEM MORAL PARA BOTAR ÁGUA NO CHOPE DO PT

Posted: 20 Feb 2013 11:27 AM PST


A DOR DE COTOVELO DOS TUCANOS, por conta da comemoração dos 10 ANOS em que o PT é governo no Brasil (2003 - 2010 - LULA) - (2011 -2013 - DILMA) não tem remédio que cure. 

FHC já disse um monte de bobagens repercutida pela MÍDIA e Aécio Neves fica por conta de um discurso no Senado para "apontar 13 contradições" dos governos petistas.

Falta moral a um e outro, para com legitimidade e autoridade, fazer qualquer crítica aos governos do PT.

De certo que o PT "não inventou o Brasil" e os petistas sabem muito bem que erraram e vão errar, pois não são infalíveis e muito menos perfeitos. A realidade do Brasil, porém, nestes últimos DEZ ANOS, mudou, e mudou para muito melhor. O PT tem sim motivos de sobra para comemorar, e os brasileiros, que em três eleições seguidas, apostaram nas propostas e programas que o PARTIDO DOS TRABALHADORES vem gradativamente implantando, não tem do que se arrepender.

MILHÕES DE EMPREGOS FORMAIS, MILHÕES DE BRASILEIROS ALCANÇANDO MAIS PODER DE COMPRA E ACESSO A BENS QUE ANTES ERAM APENAS COISA DE SONHO.

Jovens pobres e negros estão tendo, como nunca, acesso a UNIVERSIDADE e a formação de nível técnico. O país atravessa as dificuldades econômicas que abalam o mundo, sofrendo, mas, sem cair nas velhas armadilhas de ter de recorrer ao FMI e BANCA para pedir esmolas.
Falta muito para um Brasil mais justo e desenvolvido, isso é óbvio, mais é inegável que o PT fez em DEZ ANOS, proporcionalmente, muito mais do que as elites carcomidas, oriundas das velhas famílias que sempre mandaram no Brasil, fizeram em 500 anos.

Charges do Bessinha

Posted: 20 Feb 2013 11:23 AM PST

Guerra critica 'caciquismo' tucano e defende prévia entre Aécio e Serra

Posted: 20 Feb 2013 08:25 AM PST


"Para presidente nacional do PSDB, partido se afastou da realidade do país e precisa se renovar
O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), abriu na noite de ontem (18) um ciclo de encontros do diretório paulista para preparar seu congresso estadual em São Paulo, no dia 28. Guerra deu uma palestra intitulada "PSDB: Novos Rumos", na qual analisou a trajetória do partido, criticou a postura da legenda nas últimas campanhas presidenciais e ressaltou a necessidade de união e renovação da sigla. O ex-candidato à presidência da República José Serra não apareceu. O presidente do diretório estadual paulista, deputado estadual Pedro Tobias, e o vice-presidente no estado, Vanderlei Macris, ladearam Guerra na mesa. Depois do evento, ele se reuniria com o governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Em rápida entrevista a jornalistas após a palestra, o presidente do PSDB reafirmou seu apoio a Aécio Neves e defendeu que a pré-candidatura à presidência seja lançada "com antecedência para que a gente tenha tempo de construir alianças, de fazer o candidato conhecer o Brasil e o Brasil conhecer o candidato. Que o senador Aécio Neves tenha uma presença mais nacional no PSDB". 
De acordo com ele, o partido deve realizar prévias ainda em 2013. "Não podemos ter campanha a presidente sem prévias. Mesmo na hipótese de um candidato único. Devemos ter prévias no final do ano." O ex-governador de Minas deve presidir o partido após a convenção nacional, que ocorrerá em 25 de maio, e já aparece como candidato "natural" para 2014, mas José Serra deve entrar na disputa interna."
Matéria Completa, ::AQUI::

Enviada por: / 12:370 Comentários 

Do Blog BRASIL! BRASIL!

Três derrotas da mídia servil aos EUA

Posted: 20 Feb 2013 07:43 AM PST

Do Blog do Miro - terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

 

 

Por Altamiro Borges

A mídia colonizada do Brasil, que mais parece uma sucursal rastaquera do Departamento de Estado dos EUA, sofreu três duras derrotas neste início de semana. O presidente Hugo Chávez, que os abutres da velha imprensa já davam como morto, retornou à Venezuela e foi saudado por milhares de pessoas. Já Rafael Correa, outro satanizado pela mídia, foi reeleito com folga no Equador. Por último, a "blogueira" cubana Yoani Sánchez, marionete dos EUA, chegou ao Brasil e foi desmascarada nas ruas e nas redes sociais.

A volta de Hugo Chávez, após dois meses de tratamento do seu câncer em Cuba, frustrou os barões da mídia. Eles juravam que o líder bolivariano não retornaria ao país. Acreditaram piamente nas informações dos agentes da sinistra CIA de que o presidente venezuelano sobrevivia apenas por aparelhos. A grotesca foto do jornal espanhol El País, com Hugo Chávez entubado, foi replicada pela mídia nativa. Merval Pereira, o "imortal", já havia anunciado a sua morte no ano passado, antes das eleições presidenciais de outubro.

Com base nestas informações falsas e macabras, a mídia mundial e nacional fez intensa campanha para anular o resultado do pleito de outubro passado, que garantiu mais um mandato para Hugo Chávez de forma consagradora. O intento era criar o clima para uma nova tentativa de golpe na Venezuela. A iniciativa não vingou graças ao apoio de milhões de venezuelanos, que lotaram as ruas de Caracas no dia da posse. "O povo tomou posse" no lugar de Hugo Chávez, que agora volta ao país para se recuperar do tratamento.

Já a vitória de Rafael Correa era esperada pela mídia colonizada. Todas as pesquisas apontavam que ele venceria fácil o ex-banqueiro Guillermo Lasso, da seita fascista Opus Dei, e os outros sete concorrentes. Tanto que a imprensa, sempre seletiva, evitou dar destaque para a eleição no Equador – como se o país vizinho não existisse. Com a conquista de quase 58% dos votos e a reeleição já no primeiro turno, a mídia servil apenas lamentou a vitória do "inimigo" dos EUA e da "liberdade de imprensa".

O bombardeio contra Rafael Correa deve se intensificar agora. Com a fácil reeleição e a conquista da maioria no Congresso Nacional, o líder equatoriano já anunciou que a sua prioridade é a aprovação da "Ley de Medios" no país. Nas suas primeiras entrevistas, ele fez questão de afirmar que os maiores derrotados nas eleições foram "a oligarquia financeira e os donos dos meios de comunicação". O projeto de regulação democrática da mídia, antes barrado, agora deve ser aprovado pelo parlamento. A gritaria midiática será infernal.

Por último, no que se refere à visita ao Brasil da "blogueira" Yoani Sánchez, o show armado pelo império e por sua mídia servil não deu os melhores frutos. O script previa que a diretora "imposta" pelo antro patronal da Sociedade Interamericana de Prensa (SIP), com um salário de US$ 6 mil, fosse a estrela da campanha mundial contra a revolução cubana. Os jornalões garantiram generosos espaços; as revistonas, em especial a Veja, não param de falar na "blogueira independente"; e as emissoras de tevê a seguem por todos os cantos.

Mas o show midiático, que esconde as origens e as ideias da "principal dissidente cubana", foi ofuscado nas redes sociais e nas ruas. De forma legítima, grupos de manifestantes protestaram contra Yoani Sánchez na sua chegada em Recife, no seu deslocamento para Salvador e na sua viagem ao interior da Bahia. A mesma mídia colonizada que já estimulou protestos contra líderes mundiais desafetos dos EUA, agora censurou as legítimas manifestações contra a "blogueira" financiada e manietada pelo império.

Com mais estes três derrotas na América Latina, a mídia servil aos EUA só tem a apresentar como trunfos aos seus ingênuos seguidores os golpes em Honduras e no Paraguai, a eleição fraudulenta no México e a manutenção do governo terrorista da Colômbia. A região continua se movendo de forma progressista, apesar de todos os percalços e dificuldades. Ela se firma como polo contra-hegemônico ao neoliberalismo e ao imperialismo ianque, o que causa desespero nos barões da mídia.
 .
 
 
Do Blog ContrapontoPIG

Folha de S. Paulo comete mais um crime contra a Liberdade de Expressão

Posted: 20 Feb 2013 07:40 AM PST


A morte da Falha de S. Paulo é um atentado à liberdade de expressão
PAULO NOGUEIRA
Nota do redator: este texto foi escrito pouco antes de, mais uma vez, a justiça se decidir, absurdamente, contra a Falha de S.Paulo, nesta manhã.

Torço pela ressurreição da Falha de S. Paulo, morta pela Folha de S. Paulo. A paródia foi abatida a tiros na justiça pelo 'jornal a serviço do Brasil'.
Os responsáveis pela Falha não se dobraram. Hoje, o caso será apreciado pela justiça na segunda instância. Na primeira, a sentença de morte foi mantida.
Torço pela vitória da vida, e da liberdade de expressão, hoje. O otimismo é moderado, dada a diferença do poder econômico e de intimidação entre as duas partes.
Soube do caso ao escrever sobre a participação de Diogo Mainardi no Roda Viva. Vi então que um jornalista fora desconvidado pelo programa. Era ele, o editor da cassada e caçada Falha de S. Paulo.
É um caso que mereceria uma discussão na imprensa brasileira, certamente. Mas, pelo que entendo, a mídia tradicional ignorou e ignora o assunto.
O jornal conseguiu nos tribunais tirá-la do ar com argumentos jurídicos de duvidosa qualidade — se pensarmos que a Folha se autoproclama uma campeã da liberdade de expressão. A eles se juntou uma pressão econômica ignominiosa: os irmãos responsáveis pela Falha, Lino e Mário Bocchini, jovens da classe média paulistana, simplesmente quebrariam se não tirassem rapidamente o site do ar.
Notemos que nos Estados Unidos o New York Times nada fez contra a paródia Not New York Times, e como esta há copiosas histórias no mundo da imprensa.
A mídia brasileira gritou, há algum tempo, quando o jornalista equatoriano Emilio Palacio foi processado pelo governo de Rafael Correa e condenado a pagar uma multa pesada – afinal perdoada.
Palacio — arquiconservador, uma espécie de Reinaldo Azevedo de poncho, apenas com mais poder, uma vez que tinha o cargo de editor de opinião do principal jornal equatoriano — costuma chamar Correa de Grande Ditador, com maiúsculas, num absoluto desprezo não apenas ao presidente mas aos milhões de equatorianos que o elegeram não uma, mas duas vezes. A administração de Correa é, nos artigos de  Palacio, "a Ditadura".
Sabemos o que é ditadura. Palacio seria bem menos corajoso se estivesse sob uma de verdade. Sob Pinochet, por exemplo. É, como seu duplo brasileiro, o falso herói, aquele que se voluntaria para lutar quando não há guerra. Hoje, Palacio está nos Estados Unidos, de onde continuará, bravamente, a combater a vontade de seu povo como se fosse um mártir da liberdade.
A mídia brasileira se alvoroça também com o esculacho dado à blogueira Yoani Sanchez, como se vaiá-la não pertencesse ao terreno sagrado da liberdade de expressão.
Mas nenhuma voz se ergue em defesa da Falha de S. Paulo. Vejo que o argumento para bani-la é que ela é uma ameaça à marca Folha de S. Paulo. Hahaha. Falha de S. Paulo é um apelido carinhoso que os paulistanos deram à Folha há muito tempo. Seus próprios jornalistas muitas vezes se referem assim a ela nas conversas informais. A Falha é, ou era, simplesmente uma paródia, uma brincadeira, uma comédia.
Teria feito sentido o Estado de S. Paulo, em 1921, pedir que a recém-fundada Folha de S. Paulo fosse suprimida pela semelhança do produto e pelo uso de S. Paulo no logotipo? E a AOL deveria tentar liquidar o UOL?
Foi um ato de intolerância e intimidação o que a Folha fez com a Falha, um mau momento que remete à empresa que, na escuridão espessa, sob as ordens de seu dono — Octavio Frias, que Clóvis Rossi adora dizer que era um grande jornalista  –, emprestava carros para a ditadura militar perseguir e matar opositores. Se é verdade que as pessoas podem confundir as duas pela semelhança das marcas —  uma enorme, outra composta de dois irmãos —  então a Folha tem um problema sério de conteúdo e e identidade, e ele não vai ser resolvido com a extinção da Falha.

Share/Bookmark

Leia mais em: Blog Sujo
Under Creative Commons License: Attribution

Encontro marcado com Lula e Dilma, ao vivo, hoje, às 18 hs

Posted: 20 Feb 2013 06:54 AM PST


A partir das 18 horas transmitiremos ao vivo ato de comemoração e avaliação de 10 anos de Governo Popular e Democrático, com a presença do presidente Lula e da presidenta Dilma.

O evento marca o lançamento de uma série de seminários em todo o território nacional, organizados em parceria com o Instituto Lula e a Fundação Perseu Abramo.

O que acha que mudou nesses últimos 10 anos no Brasil?
Por: Zé Augusto0 Comentários  

PT, 10: o Brasil mudou. Mas mudou o bastante?

Posted: 20 Feb 2013 06:45 AM PST


"Em festança no Anhembi, em São Paulo, nesta quarta-feira 20, o PT comemora uma década no poder federal; presidente Dilma, ex-presidente Lula e todos os capas-pretas da legenda irão enaltecer os feitos dos quais foram os autores principais; a tônica será a de que o Brasil mudou, a miséria está próxima do fim e o sonho do poder só bem começou; mas o que dizer dos erros acumulados e das dificuldades em projetar um futuro menos polêmico que o passado tumultuado?
Brasil 247
E assim se passaram dez anos... Da primeira posse de Lula, em janeiro de 2002, à festança marcada para esta quarta-feira 20, em São Paulo, o PT pode olhar para trás e comemorar, agora, uma década de hegemonia no poder. Quase um terço de sua história de 33 anos de vida. Para qualquer partido político, em qualquer parte do mundo, um feito e tanto. Dando ainda mais graça às festividades, o PT pode exibir a popularidade recorde da presidente Dilma Rousseff, a força incomparável do ex-presidente Lula e os recentes resultados das eleições municipais, nas quais seus quadros assumiram São Paulo, a maior cidade do País, e outros 615 municípios. Foi uma multiplicação por 5,5 em relação ao número de conquistas municipais no ano 2000.
No campo das realizações, o partido afirma não menos que, praticamente, erradicou a miséria da vida nacional. Na terça-feira 19, a presidente Dilma Rousseff anunciou a extensão do programa Bolsa Família para mais 2,5 milhões de beneficiários, o que elevaria para 22 milhões o número de pessoas que, em razão do programa assistencial, teriam deixado a faixa mais baixa da sociedade apenas nos últimos dois anos. Outros 40 milhões teriam pulado a linha da miséria durante a Era Lula. "Com este ato, o Brasil vira uma página decisiva na nossa longa história de exclusão social", disse Dilma. Faltariam, apenas, mais 790 mil pessoas no Bolsa Família para se poder dizer que não há mais miseráveis no Brasil."
Matéria Completa, ::AQUI::

 
Também do Blog BRASIL! BRASIL! 

Prévia do PIB registra crescimento de 1,64% em 2012

Posted: 20 Feb 2013 06:41 AM PST


Kelly Oliveira, Agência Brasil
"A atividade econômica brasileira cresceu 1,64% no ano passado. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (20) pela instituição.
No último mês do ano, a economia estava em ritmo de crescimento menor do que em novembro. De acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período), em dezembro, na comparação com o mês anterior, a atividade econômica cresceu 0,26%. Em novembro, a expansão, segundo os dados revisados, ficou em 0,57%. Na comparação entre dezembro de 2012 e o mesmo mês do ano anterior, o crescimento ficou em 1,19%, de acordo com o índice sem ajustes para o período, considerado o mais adequado para esse tipo de comparação.

Yoani, a blogueira "limpinha"

Posted: 20 Feb 2013 03:19 AM PST


Quem foi que disse que os barões da mídia não gostam de blogueiros? Yoani Sánches, blogueira da CIA e da Sociedade Interamericana de Imprensa (SII) – clube dos donos dos meios de comunicação – é tratada a pão de ló. Ela ajuda a ecoar a campanha anti Cuba em todo o planeta. Sempre a mesma ladainha sobre Direitos Humanos.

Yoani em seu blog "Generación Y" jamais questionou a prisão de Guantánamo. Centro de tortura e experiência sádicas dos Estados Unidos na ilha caribenha. Ela também não explica por que quis voltar da Suíça onde vivia para ser "perseguida" em Cuba. Tampouco fala como sua atuação em prol da liberdade é financiada.

A blogueira já recebeu em forma de prêmios – com um ano de blog – o equivalente a 250 mil euros. Isso equivale a mais de 20 anos de salário mínimo da França, quinta potência mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba. Mais o salário mensal da própria SII de seis mil dólares mensais.

Seu blog é "© 2009 Generación Y - All Rights Reserved", mas por conta do embargo econômico imposto pelos EUA a Cuba nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo naquela ilha.

Vale tudo para disseminar o ódio a Cuba. Yoani é mais uma "limpinha" a combater os "mal cheirosos e sujos" nesse mundo. Ela é da mesma turma do Reinaldo Azevedo e sua "doença" anti povo.

Se realmente ela fosse preocupada com ataques à liberdade e aos direitos humanos estaria denunciando a prisão de Guantánamo e as intervenções em governos de toda a América Latina feita pelos EUA e, jamais, jamais, começaria a discutir liberdade de expressão em Cuba num país onde apenas seis famílias determinam quais informações e como elas vão circular.

Vinte e três dos vinte e sete países que votaram e votam sanções contra Cuba por violações dos direitos humanos são violadores muito maiores desses direitos. E conforme constatou o jornalista Lúcio de Casto em seu blog no portal da ESPN, "segundo a Anistia Internacional, que de forma alguma pode ser apontada como conivente com Cuba, (muito pelo contrário), em parecer de abril de 2011, no continente americano, é o país que menos viola os direitos humanos ou que melhor os respeita é Cuba".

Problemas em Cuba há de toda ordem, mas de longe lá se assemelha ao inferno de Dante como é nas regiões que sofrem intervenção militar das grandes potências mundiais.

Alguém publicou na internet que "existe a Cuba ilha e existe a Cuba pátria". Nem sempre os filhos da Ilha são filhos da pátria. É o caso de Yoani. Ela sente saudades do tempo que Cuba era um local de veraneio dos poderosos dos EUA, onde imperava a jogatina e a prostituição.


De Recife - PE. Diógenes Afonsoàs 05:390 comentários 
 
Do Blog TERRA BRASILIS.

Com Yoani, os anos 60 estão de volta

Posted: 20 Feb 2013 03:13 AM PST


Não há como negar: somos um país fantástico, o único do mundo livre que preserva suas tradições, sem medo do ridículo!
Parte do país está no século 21; há algumas manchas de século 19, nos rincões mais profundos. Mas a parte mais visível, a parte pública, está em plena… Guerra Fria. É como o japonês do Gordo e do Magro. Que ficou anos na trincheira, por não ter sido informado sobre o fim da Guerra.
É um regalo para os saudosistas, para os que cultivam a memória dos anos 60, o rock, a foto do Che.
Em outros tempos, o Departamento de Estado norte-americano bancava Svetlana Alliluyeva, a filha de Stalin que abjurou o comunismo e a Rússia. Vivia-se o auge da guerra fria e a disputa entre dois modelos políticos.
Agora, em pleno 2013 (!), na era da Internet e das comunicações, na era da globalização, vinte e tantos anos após a queda do Muro de Berlim, após o desmanche da União Soviética, o país da saudade e da nostalgia revive… a Guerra Fria. Em vez do patrocínio nobre do Departamento de Estado americano à filha do maior ditador soviético, a fina flor dos exilados cubanos bancando a mocinha que não quer deixar a ilha.
E o grande fantasma comunista são dois velhinhos em final de vida, em uma ilha distante, que não representa ameaça nem aos seus vizinhos de fronteira e só interessa aos cubanos de Miami e – lógico – à fina flor da intelectualidade midiática brasileira.
Monta-se um show formidavelmente ridículo, recorrendo a uma fórmula tão velha quanto andar para frente: provoca-se e, como dois e dois são quatro, atrai-se a ira de jovens radicais – sem nenhuma expressão política maior, a não ser colocar sua energia jovem para fora – e, aí, senadores vetustos, colunistas indignados, comunicadores-humoristas alertam para o perigo da ditadura comunista, do fim da liberdade de expressão. E recria-se a velha guerra sem quartel do bem contra o mal na tenda espírita do Twitter
Daqui a pouco o fantasma do Padre Peyton ressurgirá em um perfil do Facebook, amaldiçoando os corruptos da terra com a fantasma da excomunhão.
No dia em que um historiador se debruçar sobre esses tempos loucos, não perceberá diferença entre os alucinados do Twitter e a velha mídia. Constatará que o grande personagem desses tempos de realidade virtual é o professor Hariovaldo. E comparando com outros colunistas, terá enorme dificuldade em separar a paródia do parodiado.

Luis Nassif
No Advivo

Tucanato, um barco à deriva em busca de rumo

Posted: 20 Feb 2013 03:10 AM PST

Ilustração: A Justiceira de Esquerda
Duas notas, aparentemente despretensiosas, publicadas na coluna Painel da Folha de S.Paulo no final de semana, anunciam dupla ofensivas do PSDB contra o PT. Na prática, no entanto, o que elas evidenciam é que o poleiro dos tucanos continua desarvorado e que o tucanato continua à deriva.
Pela pretensa dupla ofensiva, num primeiro caso o candidato presidencial deles, senador Aécio Neves (PSDB-MG), vai apontar, em discurso no Senado previsto para o próximo dia 27, "13 fracassos" do PT no governo federal... Com base em dados levantados por técnicos do PSDB, o senador criticará o governo Dilma Rousseff por "inoperância" nas áreas de segurança e saúde, atrasos nas obras do PAC, a volta da inflação e prejuízos da Petrobras. Será um ensaio para que o parlamentar-presidenciável mineiro assuma o comando nacional do partido, em maio.
No segundo passo dessa ofensiva, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), empenhado em conter o avanço do PT e do PMDB no interior paulista, receberá a partir da próxima 4ª feira 60 prefeitos para maratona de jantares no Palácio dos Bandeirantes. Será um total de cinco jantares nos quais Geraldinho receberá os pedidos dos 60 municípios que representam 70% do eleitorado paulista.
Aécio, dessa vez vai?
Como se vê, os tucanos se mexem, com o senador Aécio, que promete fazer um discurso de impacto no Senado. Vamos ver se dessa vez vai... Ele já prometeu vários e até fez alguns. Só que, de impacto mesmo, não tiveram nada. Só espero que seja aparteado e contraditado pelos senadores do PT e da base aliada, para que o país possa comparar a era FHC (1995-2002) com a nossa (2003-2013).
Agora, a bem da verdade, o senador Aécio Neves não está disputando conosco. Ele está é correndo atrás do esvaziamento de sua candidatura dentro e fora do PSDB, vendo se a reaquece frente à ofensiva do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O pernambucano faz mais estragos na oposição do que no nosso lado de cá...
Já o governador Alckmin faz reuniões com prefeitos do interior do Estado... Nada de viagens, nada para inaugurar, lançar ou apresentar, apenas reuniões. E no Palácio dos Bandeirantes! Imagina se fosse um governador do PT o que viria de críticas daquelas velhas, batidas, banalizadas, de aparelhar o Estado e o Governo...
Mas como são os tucanos que promovem reuniões político-partidárias em sedes de governo de Estado que governam, para a mídia, tudo é legal e legitimo. Tudo é ético. Principalmente porque o objetivo declarado é conter o crescimento do PT no Estado. É o medo deles, de todo o tucanato, seja o paulista seja o nacional, mais o da mídia, medo do PT na eleição de 2014 que se aproxima.


FHC grava vídeo pedindo para esquecerem o que ele disse em Florença

Posted: 20 Feb 2013 03:03 AM PST

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou um vídeo reclamando de balanços comparativos entre os governos do PT e dos tucanos. Chamou as comparações de picuinhas e disse "eles [petistas] pensam que o Brasil começou agora e não começou; no meu governo, eu mudei o rumo do Brasil, que estava muito desorganizado".

O problema é que o próprio ex-presidente fez um balanço desastroso de seu governo para outros chefes de governos da Europa e dos EUA, em 1999, durante uma conferência em Florença (Itália). Inclusive foi repreendido publicamente no evento pelo então presidente Bill Clinton, por querer dividir responsabilidades dos fracassos de seu governo com os demais países.

Os dois vídeos abaixo mostram o ocorrido.

O primeiro é um compacto de 5 minutos, legendado sem rigor profissional, com comentários críticos, mas que preservou o resumo do que foi dito lá.

O segundo vídeo (em inglês) mostra a íntegra dos discursos (2 horas e 24 minutos).



Por: Zé Augusto0 Comentários  
 

De pai para filha, sem juízo nem prejuízo

Posted: 20 Feb 2013 02:56 AM PST

 

 

Da Rede Brasil Atual - 19/02/2013




Imagine uma jovem filha de um político, um senador ou deputado por exemplo. Imagine que, mesmo sem muitas credenciais nos meios jurídicos, a moça entrasse para a lista de indicações da OAB para o cargo de desembargadora do Rio de Janeiro. O político seria crucificado no noticiário, concorda?

Pois a jovem Marianna Fux, filha do ministro do STF Luiz Fux, concorre a uma vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Se tivesse feito carreira por concurso público, nada haveria a questionar, mas ela se candidata por meio da vaga reservada a indicação pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para a qual vale muito o prestígio e a rede de relacionamentos com os poderosos ou com a própria classe.
Seu currículo, mostrado no site  do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, onde ela trabalha, informa que Marianna bacharelou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes (no Rio), que pós-graduada em Teoria das Obrigações e Prática Contratual pelo programa de educação continuada da Fundação Getúlio Vargas e mostra seu número de inscrição na OAB. E só. Um currículo no mínimo modesto para quem aspira ser desembargadora.

A família Fux não é a única nesta situação. A filha do ministro Marco Aurélio de Mello, igualmente do STF, também concorre a cargo similar via vaga da OAB, mas sem que uma" atrapalhe" a outra, pois no caso da filha de Mello, o pleito é para o Tribunal Regional Federal.

Não é nada proibido por lei e, de certa forma, é mais ou menos assim que funciona o preenchimento desse tipo de vaga, mas é o que costuma se chamar por aí de "peixada", "pistolão", "carteirada", não é mesmo?

Se as advogadas desejam ingressar na carreira pública, por que não fazem um concurso para juíza, ou procuradora, ou – difícil imaginar, mas vá lá – para a Defensoria Pública? E só depois, se vierem a se destacar em seus cargos, aí sim almejar os postos mais altos, como deve ser a carreira de qualquer trabalhador ou trabalhadora, seja em que atividade for.

Se fosse filha de político, haveriam hordas de indignados vociferando nas redes sociais. Pois o vício de querer passar o poder do pai para a prole no Judiciário é o mesmo de oligarquias políticas que se perpetuam no poder ao longo de gerações. Os políticos pelo menos, bem ou mal, têm de passar pela prova das urnas de quatro em quatro anos. Mas juízes, desembargadores e magistrados em geral....


_________________________

PITACO DO ContrapontoPig 


Luis Fux cada vez mais se firma como um serial trouble maker 

_______________________
.
 
Do Blog ContrapontoPIG

Jornalista Luis Nassif ganha direito de resposta na revista Veja

Posted: 20 Feb 2013 02:51 AM PST


Não é a primeira que a Veja é punida judicialmente em razão de sua irresponsabilidade editorial e dos seus colunistas.

 A revista esteve recentemente envolvida no escândalo Cachoeira, e seu patrono só não foi convocado a prestar contas à CPI devido a blindagem de parlamentares

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirmou que a editora Abril, responsável pela revista Veja, deverá conceder direito de resposta a Luis Nassif. O jornalista divulgou nota, em seu site, comentando a decisão. Leia abaixo:

Quero agradecer o escritório Leonardi & Advogados, de jovens e brilhantes advogados, que reiteraram minha confiança na profissão. Em outras ações da Abril, fui abandonado pelo escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian, dos meus amigos Marco Antonio, Samuel e Thais.

A sentença não apagará os dissabores pelos quais passei, o sofrimento da minha família, o constrangimento de enfrentar acusações falsas disseminadas através de quase um milhão de exemplares pelo país.

Mas ficam dois frutos.

Primeiro, o fato de essa ação provocar a nova jurisprudência sobre direito de resposta – depois que os procedimentos foram vergonhosamente apagados da legislação pelo ex-Ministro Ayres Britto, do STF.

Segundo, minha convicção de dedicar toda minha energia para ajudar a fixar limites contra abusos da mídia.
 Fiz isso nos anos 90, em campanhas individuais reunidas no livro "O jornalismo dos anos 90″.


Leia também
Vítima do que sempre denunciei, senti na pele o que sentiram milhares de pessoas, cuja reputação virou joguete nas mãos de uma mídia que há muito perdeu todos os filtros.

Por Fernanda Pascale

Caro Nassif,

Tenho a satisfação de comunicar que fomos vitoriosos no julgamento da apelação interposta pela Editora Abril contra a sentença que lhe assegurou o direito de resposta contra a Revista Veja, em relação à coluna escrita por Diogo Mainardi.

O advogado da Editora Abril, Dr. Jorge, e eu, Dra. Fernanda, fizemos sustentação oral.

Eu ressaltei para os Desembargadores os principais pontos do caso, reforçando o que já havia constado nos Memoriais apresentados no final da semana passada.
 Enfatizei, especialmente, a garantia constitucional do direito de resposta e destaquei a relevância do tema após o fim da Lei de Imprensa no Brasil.

Após uma sessão de julgamento de pouco mais de 2 horas, os três Desembargadores, de forma unânime, votaram pelo reconhecimento de seu direito resposta contra a Revista Veja e selecionaram a decisão para constar como jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, dada a importância do precedente.

A Editora Abril ainda pode recorrer aos tribunais superiores em Brasília. Vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. Assim que o acórdão estiver disponível, enviaremos cópia.

Atenciosamente,
Fernanda Pascale

Fonte: Blog Pragmatismo Político.
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares