Candirú
Comentários sobre questões de interesse e domínio público.
Páginas
Blog Candirú
Onde estou
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Via Email: Lula e Hollande criticam austeridade e defendem crescimento contra crise global
Boletim Carta Maior - 20 de Junho de 2012
Ir para o site
No Rio, Lula e Hollande criticam austeridade e defendem crescimento contra crise global
O ex-presidente brasileiro e o atual mandatário francês se reuniram nesta quarta-feira (20) no Rio de Janeiro, para discutir a crise econômica e as propostas da Rio+20. No encontro, Lula disse que a vitória de Hollande favorece a adoção de medidas para enfrentar os atuais desafios, e o francês elogiou as políticas dos governos progressistas da América Latina.
> LEIA MAIS
|
Política
|
20/06/2012
"Se fosse pelo mercado, não existiriram políticas sociais", diz Sachs
Em conferência realizada na Coppe/UFRJ, o economista e sociólogo Ignacy Sachs defendeu a necessidade de um novo paradigma de produção e desenvolvimento, baseado no tripé "socialmente justo, ambientalmente sustentável e economicamente viável". Para Sachs, esse modelo não surgirá pelas mãos do mercado: "lamento que se dê espaço para as soluções que sejam as de mercado. O mercado tem vista curta, pensa o imediato, por ele não existiriam políticas sociais".
> LEIA MAIS
|
Economia
|
20/06/2012
Rio+20: texto oficial finalizado, mas não carimbado
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciaram a finalização do documento oficial da Rio+20, mas o governo brasileiro não descarta a possibilidade de modificações nos próximos dias, durante os encontros dos chefes de Estado.
> LEIA MAIS
|
Meio Ambiente
|
19/06/2012
Análise: Por que é tão difícil se chegar a acordos internacionais?
Diretrizes a serem aprovadas na Rio+20 se baseiam na construção de consensos entre os países participantes. Parece algo democrático, mas não é. Ao contornar diferenças e arestas, os consensos se mostram inócuos e dão margem a que os mais fortes imponham suas vontades sobre os demais.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
19/06/2012
Conselhos da sociedade civil de Brics e Europa exigem plano de ação
Conselhos Econômicos e Sociais e instituições similares dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da União Europeia "instam os líderes mundiais a comprometer-se a levar a cabo um plano de ação concreto que possibilite o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, respeitando os limites do planeta". É o que consta em declaração conjunta entregue aos governos de cada um dos países.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
20/06/2012
Ativista indiano prevê que governantes farão só "pequenas mudanças" no documento
Chandra Bhushan, diretor-geral da ONG indiana Centro para a Ciência e o Meio Ambiente, diz que, em "negociações normais", os textos normalmente são finalizados no último dia, quando os primeiros-ministros e presidentes estão presentes. "Aqui no Rio, dois dias antes da chegada deles, o texto já está finalizado, o que essencialmente significa que ele não diz nada", lamentou.
> LEIA MAIS
|
Política
|
19/06/2012
Participação social avança, mas mecanismos decisórios seguem distantes da sociedade civil
Segundo Sergio Haddad, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e da ONG Ação Educativa, diferentes modalidades de participação da sociedade civil podem ser identificadas na Rio+20. Entretanto, espaços de delibração são limitados. Pnuma é criticado por vínculo com corporações.
> LEIA MAIS
|
Política
|
19/06/2012
Rio+20 também esculacha
Centenas de jovens, entre militantes brasileiros e de outros países latino-americanos, participaram do "esculacho" de Dulene Aleixo Garcez do Reis, no Rio de Janeiro. Amparado na Lei de Anistia, Garcez do Reis reside no apartamento 1409 do prédio localizado na Avenida Lauro Muller, 96, onde dois de seus vizinhos disseram ignorar que viviam junto a um repressor que em 1970 torturou o secretário geral do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário Mario Alves, morto pouco depois no Batalhão da Polícia do Exército na Barra da Tijuca. A reportagem é de Darío Pignotti.
> LEIA MAIS
|
Direitos Humanos
|
19/06/2012
"Como ter um programa como o Luz para Todos sem energia"
Em debate realizado na Cúpula dos Povos, o sociólogo Emir Sader, secretário executivo do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso), debateu as supostas contradições envolvendo justiça ambiental e justiça social e defendeu as políticas sociais do governo brasileiro. "Como ter um programa como Luz para Todos se não temos energia suficiente para que cada casa receba o bem?", indagou o sociólogo.
> LEIA MAIS
|
Política
|
19/06/2012
Urbanista condiciona sustentabilidade nas cidades ao controle público do uso do solo
Para Ermínia Maricato, não é possível falar em cidade sustentável sem falar em controle e ordenamento do uso e ocupação do solo. "É preciso colocar as questões imobiliária e fundiária no centro da política urbana, para se ter uma cidade justa social e ambientalmente. Mas a sociedade brasileira não pode ver isso. Não quer ver. Antes, não tínhamos dinheiro. Agora que ele veio estamos vendo que a reforma urbana desapareceu da agenda. E que a terra urbana é pasto para os capitais imobiliários."
> LEIA MAIS
|
Meio Ambiente
|
19/06/2012
Consulta: o que o PT deve fazer diante da saída de Erundina como vice de Haddad
Diante do impasse colocado para a candidatura do Fernando Haddad em São Paulo, com a saída da Luiza Erundina como vice, pelo apoio do Maluf à chapa, que definição deve ter o PT?
-
19/06/2012
Blog das Frases
Rio+20: a Idade da Razão
A Cúpula da Terra, a 'Rio+20', acontece num divisor histórico que cobra, ao mesmo tempo legitima a busca de novos caminhos para a continuidade da aventura humana no planeta. A singularidade desta reunião, o seu maior trunfo, não pode ser abstraído ou amesquinhado pelas organizações, lideranças e chefes de Estado presentes a partir desta 4ª feira no Rio de Janeiro: a Rio+20 reverbera o colapso da ordem neoliberal.
-
19/06/2012
Colunistas
Venício Lima
Comissão Leveson: A democracia não corre risco na Inglaterra
O primeiro-ministro inglês depôs na Comissão Leveson, que investiga as relações entre a mídia e o mundo político, por cerca de cinco horas, em uma sessão pública, transmitida ao vivo pela TV e pela internet. Não há registro de nenhuma notícia na mídia britânica argumentando que a presença de Cameron na Comissão tenha colocado em risco a democracia.
-
19/06/2012
José Roberto Torero
Sarneylândia
Hoje, depois de 46 anos de domínio sarneysístico, o IDH do Maranhão é o segundo pior do Brasil. E o de São Luís, que alguns moradores bem-humorados chamam de Sarneylândia, está em vigésimo-primeiro lugar entre as capitais. Os nomes dos culpados estão espalhados pela cidade.
-
19/06/2012
Flávio Aguiar
Grécia, França e Egito: três eleições, três destinos
A Grécia, abalada do jeito que está, não teria condições de, sozinha, enfrentar a Troika Européia mais os governos dos 27 países da UE, todos contra ela. Na França, o resultado das eleições é promissor, embora recheado de contradições. E no Egito tudo é incerteza.
-
18/06/2012
Em Destaque
Mesmo que Equador conceda asilo, polícia britânica quer prender Assange
A chancelaria britânica reconheceu que, enquanto Assange permanecer na embaixada, está fora do alcance da polícia, mas, segundo disse a BBC Mundo, Matthew Hopphold, especialista em direito internacional da Universidade de Luxemburgo, essa imunidade acaba assim que ele colocar o pé fora da embaixada. "Ainda que o Equador lhe conceda asilo, as autoridades britânicas não têm nenhuma obrigação de respeitar isso em sua jurisdição". O artigo é de Marcelo Justo, direto de Londres.
-
20/06/2012
Hage pede lei que penalize empresas corruptoras
Em entrevista à Carta Maior, o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU) disse que, hoje, o máximo que o governo pode fazer para punir empresas como a Delta Construtora, acusada de operar para o esquema de Carlinhos Cachoeira, é declará-la inidônea. Jorge Hage também comentou a revolução provocada na administração pública pelo início da vigência da Lei de Acesso à Informação, considerada por ele "a mais moderna do mundo".
-
20/06/2012
"Se fosse pelo mercado, não existiriram políticas sociais", diz Sachs
Em conferência realizada na Coppe/UFRJ, o economista e sociólogo Ignacy Sachs defendeu a necessidade de um novo paradigma de produção e desenvolvimento, baseado no tripé "socialmente justo, ambientalmente sustentável e economicamente viável". Para Sachs, esse modelo não surgirá pelas mãos do mercado: "lamento que se dê espaço para as soluções que sejam as de mercado. O mercado tem vista curta, pensa o imediato, por ele não existiriam políticas sociais".
-
20/06/2012
O complicado assunto neonazi na Alemanha
Dossiê das duas agências do Serviço Secreto Federal Alemão indica que é inteiramente falsa a difundida e, na verdade, nunca contraditada versão de que grupos de esquerda, como o chamado grupo "Baader-Meinhof", teriam ajudado os membros da facção palestina Setembro Negro que assaltaram o prédio 31 da Vila Olímpica em Munique, onde se hospedava a delegação israelense, durante os Jogos Olímpicos de 1972. A conexão do Setembro Negro, na verdade, teria sido com neonazistas. O artigo é de Flávio Aguiar.
-
20/06/2012
Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com
Carta Maior
através do seu e-mail
francisco.marajo@gmail.com
. Para cancelar seu recebimento
acesse aqui
. Em caso de abuso,
denuncie aqui
.
--
Francisco Almeida / (91)81003406
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
Fwd: Na era da hipocrisia: um novo mundo, um novo capitalismo
Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link Visualização do Boletim Eletrônico - Agência Carta Maior ...
Via Email: Envolverde - Destaques de Sustentabilidade: Governo e ONGs criam iniciativas para o Código Florestal
...
Via Email: SARAIVA 13
SARAIVA 13 Gilmar e mensalão tucano: "Não sei em que pé está" Cristina Kirchne...
"A crise européia e o “moinho satânico” do capitalismo global"
Carta Maior : A crise européia é não apenas uma crise da economia e da política nos países europeus, mas também – e principalmente - uma cr...
POR QUE ANA JÚLIA VAI GANHAR A REELEIÇÃO
de: http://cronicasdorlando.blogspot.com/2010/09/por-que-ana-julia-vai-ganhar-reeleicao.html As pesquisas de opinião que dão a apoteótica v...
Supremo decide liberar Battisti de extradição
Congresso em foco : Fábio Góis Por 6 votos a 3, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contrariou as intenções do governo da Itáli...
O fascismo se alimenta da inveja, da frustração e usa da mentira e da violência para atingir seus objetivos.
Da Carta Maior DEBATE ABERTO Tremendo mau cheiro As cascas de banana e a intriga grosseira começam a tomar algumas manchetes jornalística...
Via Email: SARAIVA 13: Reporcagem da Veja sobre Dirceu é lixo puro
SARAIVA 13 A ópera, a guerra e a ressurreição russa País cria 260 mil empregos e isola pes...
Via Email: SARAIVA 13: Você acha certo o Brasil gastar R$ 118 MILHÕES para receber o Papa Francisco???
SARAIVA 13 Você acha certo o Brasil gastar R$ 118 MILHÕES para receber o Papa Francisco??? ...
Via Email: Megacidadania: JB considera insignificante provas e documentos na AP470
Megacidadania JB considera insignificante provas e documentos na AP470 Posted: 02 Sep 2013 02:00...
Nenhum comentário:
Postar um comentário