sábado, 6 de julho de 2013

Via Email: SARAIVA 13: Paulo Nogueira. A melhor filantropia é pagar o imposto devido - A hipocrisia de ações ‘filantrópicas’ como o Criança




SARAIVA 13


Os monstrinhos da Geração Xuxa

Posted: 06 Jul 2013 05:00 PM PDT

OLHAÍ A FLOR DE PESSOA QUE É ESSA MÉDICA QUE HOJE PROTESTAVA NA AVENIDA PAULISTA CONTRA A VINDA DOS MÉDICOS CUBANOS COM ESSE CARTAZ AZUL,
E OLHA QUE TEM A CADEIRA DE ÉTICA EM TODOS OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL!!!
IMAGINE SE NÃO TIVESSE!!!

Foto: OLHAÍ A FLOR DE PESSOA QUE É ESSA MÉDICA QUE HOJE PROTESTAVA NA AVENIDA PAULISTA CONTRA A VINDA DOS MÉDICOS CUBANOS COM ESSE CARTAZ AZUL, E OLHA QUE TEM A CADEIRA DE ÉTICA EM TODOS OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL!!! IMAGINE SE NÃO TIVESSE!!!

EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de brasileiros

Posted: 06 Jul 2013 04:35 PM PDT

06/07/2013
EUA_Edward_Snowden03
O ex-técnico da CIA Edward Snowden, que denunciou um gigantesco esquema de espionagem liderado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.
Brasil aparece como alvo na vigilância de dados e é o mais monitorado na América Latina.
Via O Globo
Na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no País, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency – NSA, na sigla em inglês). Não há números precisos, mas em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados.
Eles foram coletados por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação que nos últimos quatro anos trabalhou em programas da NSA entre cerca de 54 mil funcionários de empresas privadas subcontratadas – como a Booz Allen Hamilton e a Dell Corporation.
No mês passado, esse norte-americano da Carolina do Norte decidiu delatar as operações de vigilância de comunicações realizadas pela NSA dentro e fora dos Estados Unidos. Snowden se tornou responsável por um dos maiores vazamentos de segredos da História norte-americana, que abalou a credibilidade do governo Barack Obama.
Os documentos da NSA são eloquentes. O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência norte-americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão. É incerto o número de pessoas e empresas espionadas no Brasil. Mas há evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala.
Criada há 61 anos, na Guerra Fria, a NSA tem como tarefa espionar comunicações de outros países, decifrando códigos governamentais. Dedica-se, também, a desenvolver sistemas de criptografia para o governo.
A agência passou por transformações na era George W. Bush, sobretudo depois dos ataques terroristas em Nova Iorque e Washington, em setembro de 2001. Tornou-se líder em tecnologia de inteligência aplicada em radares e satélites para coleta de dados em sistemas de telecomunicações, na internet pública e em redes digitais privadas.
O governo Obama optou por reforçá-la. Multiplicou-lhe o orçamento, que é secreto como os de outras 14 agências norte-americanas de espionagem. Juntas, elas gastaram US$75 bilhões no ano passado, estima a Federação dos Cientistas Norte-americanos, organização não governamental especializada em assuntos de segurança.
Outro programa amplia ação
A NSA tem 35,2 mil funcionários, segundo documentos. Eles informam também que a agência mantém "parcerias estratégicas" para "apoiar missões" com mais de 80 das "maiores corporações globais" (nos setores de telecomunicações, provedores de internet, infraestrutura de redes, equipamentos, sistemas operacionais e aplicativos, entre outros).
Para facilitar sua ação global, a agência mantém parcerias com as maiores empresas de internet norte-americanas. No último 6 de junho, o jornal The Guardian informou que o software Prism permite à NSA acesso aos e-mails, conversas online e chamadas de voz de clientes de empresas como Facebook, Google, Microsoft e YouTube.
No entanto, esse programa não permite o acesso da agência a todo o universo de comunicações. Grandes volumes de tráfego de telefonemas e de dados na internet ocorrem fora do alcance da NSA e seus parceiros no uso do Prism. Para ampliar seu raio de ação, e construir o sistema de espionagem global que deseja, a agência desenvolveu outros programas com parceiros corporativos capazes de lhe fornecer acesso às comunicações internacionais.
Um deles é o Fairview, que viabilizou a coleta de dados em redes de comunicação no mundo todo. É usado pela NSA, numa parceria com uma grande empresa de telefonia dos EUA. Ela, por sua vez, mantém relações de negócios com outros serviços de telecomunicações, no Brasil e no mundo. Como resultado de suas relações com empresas não norte-americanas, essa operadora dos EUA tem acesso às redes de comunicações locais, incluindo as brasileiras.
Ou seja, por meio de uma aliança corporativa, a NSA acaba tendo acesso aos sistemas de comunicação fora das fronteiras norte-americanas. O documento descreve o sistema da seguinte forma: "Os parceiros operam nos EUA, mas não têm acesso a informações que transitam nas redes de uma nação, e, por relacionamentos corporativos, fornecem acesso exclusivo às outras [empresas de telecomunicações e provedores de serviços de internet]."
Companhias de telecomunicações no Brasil têm esta parceria que dá acesso à empresa norte-americana. O que não fica claro é qual a empresa norte-americana que tem sido usada pela NSA como uma espécie de "ponte". Também não está claro se as empresas brasileiras estão cientes de como sua parceria com a empresa dos EUA vem sendo utilizada.
Certo mesmo é que a NSA usa o programa Fairview para acessar diretamente o sistema brasileiro de telecomunicações. E é este acesso que lhe permite recolher registros detalhados de telefonemas e e-mails de milhões de pessoas, empresas e instituições.
Para espionar comunicações de um residente ou uma empresa instalada nos Estados Unidos, a NSA precisa de autorização judicial emitida por um tribunal especial (a Corte de Vigilância de Inteligência Estrangeira), composto de 11 juízes que se reúnem em segredo. Foi nessa instância, por exemplo, que a agência obteve autorização para acesso durante 90 dias aos registros telefônicos de quase 100 milhões de usuários da Verizon, a maior operadora de telefonia do país. Houve uma extensão do pedido a todas as operadoras norte-americanas – com renovação permanente.
Fora das fronteiras norte-americanas, o jogo é diferente. Vigiar pessoas, empresas e instituições estrangeiras é missão da NSA, definida em ordem presidencial (número 12333) há três décadas.
Na prática, as fronteiras políticas e jurídicas acabam relativizadas pelos sistemas de coleta, processamento, armazenamento e distribuição das informações. São os mesmos aplicados tanto nos EUA quanto no resto do mundo.
Todo tipo de informação armazenada
Desde 2008, por exemplo, o governo monitora com autorização judicial hábitos de navegação na internet dentro do território norte-americano. Para tanto, exibiu com êxito um argumento no tribunal especial: o estudo da rotina online de "alvos" domésticos proporcionaria vigilância privilegiada sobre a prática online cotidiana de estrangeiros. Assim, uma pessoa ou empresa "de interesse" residente no Brasil pode ter todas suas ligações telefônicas e correspondências eletrônicas – enviadas ou recebidas – sob vigilância constante. A agência armazena todo tipo de registros (número discado, tronco e ramal usados, duração, data, hora, local, endereço do remetente e do destinatário, bem como endereços de IP – assim como sites visitados). E faz o mesmo com quem estiver na outra ponta da linha, ou em outra tela de computador.
Começa aí a vigilância progressiva pela rede de relacionamento de cada interlocutor telefônico ou destinatário da correspondência eletrônica (e-mail, fax, SMS, vídeos, podcasts etc.). A interferência é sempre imperceptível: "Servimos em silêncio", explica a inscrição numa placa de mármore exposta na sede da NSA em Washington.
Espionagem nesse nível, e em escala global, era apenas uma suspeita até o mês passado, quando começaram a ser divulgados os milhares de documentos internos da agência coletados por Snowden dentro da NSA. Desde então, convive-se com a reafirmação de algumas certezas. Uma delas é a do fim da era da privacidade, em qualquer tempo e em qualquer lugar. Principalmente em países como o Brasil, onde o "grampo" já foi até política de Estado na ditadura militar.


Carlos Motta. Barbosão sem máscara é igual aos outros

Posted: 06 Jul 2013 02:16 PM PDT

Barbosão sem máscara é igual aos outros
Carlos Motta - Blog Crônicas do Motta - 06/07/2013

As últimas do Barbosão são de lascar.

Cada um cuida da sua vida, faz o que bem entende, é o que dizem, mas há pessoas que têm de tratar melhor de seus narizes e não fazer tudo o que desejam, como é o caso do presidente do STF.
Ele não se toca que é o representante máximo do Poder Judiciário?
Será que não pode, nos seus raros momentos de folga e lazer, se dedicar a afazeres menos festivos do que assistir a jogos da seleção viajando com recursos do tribunal, ou então menos interesseiros do que arranjar um emprego para o filho, na Rede Globo?

O ex-presidente Lula proporcionou a Barbosão uma daquelas oportunidades que são únicas na vida de uma pessoa, ao indicá-lo a uma vaga de ministro do Supremo.
Barbosão poderia passar para a história: o primeiro presidente negro da mais alta corte do Judiciário brasileiro.
Bastava apenas se ater à discrição que um cargo importante desses exige.
Não se expor em bate-bocas com seus colegas.
Não ser rude, mal-educado, desrespeitoso com eles.
Não xingar jornalistas.
Não frequentar praias badaladas e aceitar ser fotografado ao lado de sua nova namorada.
Nossa, como tem coisas que ele não deveria ter feito...
Em público, Barbosão diz que não pretende, como desejam alguns, ser o candidato da oposição à Presidência no ano que vem.
 
Também do Blog Causa-me Espécie! 

Paulo Nogueira. A melhor filantropia é pagar o imposto devido - A hipocrisia de ações 'filantrópicas' como o Criança Esperança. O jeitinho das grandes empresas de mídia para pagar menos imposto - Os "PJs" como Carlos Dornelles.

Posted: 06 Jul 2013 02:11 PM PDT


"Uma notícia espetacular, a despeito do número esquálido de linhas, foi publicada na seção Radar, de Lauro Jardim, da Veja: a Globo está sendo cobrada em 2,1 bilhões de reais pela Receita Federal por impostos que alegadamente deveria recolher e não recolheu."

"O dinheiro cobrado da Globo – a empresa ainda pode e vai recorrer, afirma o Radar – é grande demais para que o assunto fique longe do público. A Globo costuma arrecadar 10 milhões de reais com seu programa "Criança Esperança". Isso é cerca de 0,5% do que lhe está sendo cobrado. Que o caso saia das sombras para a luz, em nome do interesse público – quer a cobrança seja devida ou indevida."

"Grandes empresas de mídia, no Brasil e fora, foram encontrando jeitos discutíveis de recolher menos. Na Inglaterra, soube-se que a BBC registrou alguns de seus jornalistas mais caros, como Jeremy Paxton, como o equivalente ao que no Brasil se chama de "PJ". No Brasil, muitos jornalistas que escrevem catilinárias incessantes contra a corrupção são "PJs" e, aparentemente, não vêem nenhum problema moral nisso. Não espere encontrar nenhuma reportagem sobre os "PJs" "
"Usar PJs é uma gambiarra de discutível legalidade e indiscutível imoralidade. O objetivo é simplesmente não pagar o imposto devido. A empresa simula que o funcionário presta serviços eventuais, e com isso economiza consideravelmente. Dornelles era um PJ ao deixar a Globo, embora isso não esteja em seu verbete.
Para os cofres públicos, a proliferação de PJs é uma calamidade. Falta dinheiro que poderia construir escolas, ou pontes, ou hospitais. Para o empregado, é nocivo. Fundo de garantia, 13.o salário, férias etc simplesmente desaparecem. É bom apenas para os acionistas." 
Saiba mais sobre ação de R$ 1,1 milhão do repórter Carlos Dorneles contra a Globo
A hipocrisia de ações 'filantrópicas' como o Criança Esperança
Paulo Nogueira - 26/05/2013

Dar com uma mão e pegar muito mais com a outra é indefensável moralmente.
A melhor filantropia é pagar o imposto devido

O programa arrecada menos de 0,5% do que a Receita Federal está cobrando da Globo

Imposto é um dos temas mais quentes do mundo moderno, e o Diário tem coberto o assunto intensamente.

Nos Estados Unidos, por exemplo. Barack Obama tem usado isso como uma arma para atacar seu adversário republicano Mitt Romney. Romney é um homem rico, mas tem pagado bem menos imposto, proporcionalmente, do que um assalariado comum.

Obama o desafiou a publicar o quanto ele pagou nos últimos cinco anos. Se ele fizer isso, Obama jurou que não toca mais no assunto.

No mundo, agora. Um levantamento de um instituto independente chamado TJN mostrou, há poucas semanas, que mais de 30 trilhões de dólares estão escondidos em paraísos fiscais, longe de tributação. Se aquela cifra descomunal fosse declarada, ela geraria impostos de mais de 3 trilhões, considerada uma taxa (modesta) de 10%.

Lembremos. Imposto é chato e ninguém gosta, nem você e nem eu. Mas é com ele que governos constroem escolas, estradas, hospitais etc. Logo, eles são do mais absoluto interesse público.

Agora, o Brasil.

Uma notícia espetacular, a despeito do número esquálido de linhas, foi publicada na seção Radar, de Lauro Jardim, da Veja: a Globo está sendo cobrada em 2,1 bilhões de reais pela Receita Federal por impostos que alegadamente deveria recolher e não recolheu.

Segundo o Radar, outras 69 empresas foram objeto do mesmo questionamento fiscal. Todas acabaram se livrando dos problemas na justiça, exceto a Globo. Chega a ser engraçado imaginar a Globo no papel de vítima solitária, mas enfim.

Em nome do interesse público, a Receita Federal tem que esclarecer este caso. É mais do que hora de dar um choque de transparência na Receita – algo que infelizmente o governo Lula não fez, e nem o de Dilma, pelo menos até aqui.

Se o mundo fosse perfeito, a mídia brasileira cobriria a falta de transparência fiscal para o público. Mas não é. Durante anos, a mídia se ocupou em falar do mercado paralelo.

Pessoalmente, editei dezenas de reportagens sobre empresas sonegadoras. A sonegação mina um dos pilares sagrados do capitalismo: a igualdade entre os competidores do mercado. Há uma vantagem competitiva indefensável para empresas que não pagam impostos. Elas podem investir mais, cobrar menos pelos seus produtos etc.

Nos últimos anos, o assunto foi saindo da pauta. Ao mesmo tempo, as grandes corporações foram se aperfeiçoando no chamado "planejamento fiscal". No Brasil e no mundo. O NY Times, há pouco tempo, numa reportagem, afirmou que o departamento contábil da Apple é tão engenhoso quanto a área de criação de produtos. A Apple tem uma sede de fachada em Nevada, onde o imposto corporativo é zero. Com isso, ela deixa de recolher uma quantia calculada entre 3 e 5 bilhões de dólares por ano.

Grandes empresas de mídia, no Brasil e fora, foram encontrando jeitos discutíveis de recolher menos. Na Inglaterra, soube-se que a BBC registrou alguns de seus jornalistas mais caros, como Jeremy Paxton, como o equivalente ao que no Brasil se chama de "PJ". No Brasil, muitos jornalistas que escrevem catilinárias incessantes contra a corrupção são "PJs" e, aparentemente, não vêem nenhum problema moral nisso. Não espere encontrar nenhuma reportagem sobre os "PJs".

O dinheiro cobrado da Globo – a empresa ainda pode e vai recorrer, afirma o Radar – é grande demais para que o assunto fique longe do público. A Globo costuma arrecadar 10 milhões de reais com seu programa "Criança Esperança". Isso é cerca de 0,5% do que lhe está sendo cobrado. Que o caso saia das sombras para a luz, em nome do interesse público – quer a cobrança seja devida ou indevida.

De resto, a melhor filantropia que corporações e milionários podem fazer é pagar o imposto devido. O resto, para usar a grande frase shakesperiana, é silêncio.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-melhor-filantropia-e-pagar-o-imposto-devido/
Por que o embate entre Carlos Dornelles e a Globo é de grande interesse público
PAULO NOGUEIRA 2 DE JULHO DE 2013
A sociedade tem que saber mais sobre as práticas fiscais de corporações como a Globo.


A ÉTICA PATÉTICA

Posted: 06 Jul 2013 02:06 PM PDT


ESSE TÁ DE JOAQUIM É MALA. Arriégua Macho, pensava que ele era honesto, tem muita gente q é vidrada na Rede Globo que fala que o tá de sujeito do SUPREMO é bacana.
 Acesse o Blog da Dilma:http://blogdadilma.com/
Postado há 18 minutes ago por
 

'É uma falta de vergonha inacreditável!'

Posted: 06 Jul 2013 02:01 PM PDT



O ultrachavismo sem voto da Rede Globo

*Por Miguel do Rosário

O presidente do Supremo Tribunal Federal, o ídolo dos coxinhas, Joaquim Barbosa,  é hoje o principal trunfo político da Rede da Globo. Ancelmo Gois incensa-o regularmente desde que ele tomou as dianteiras da Ação Penal 470. Outro colunista, Roberto Damatta não apenas afirmou que votaria sem pestanejar nele, como achava que Barbosa levaria fácil no primeiro turno. Merval Pereira e ele estão sempre se telefonando, e o colunista publica a conversa no dia seguinte sem escrúpulos de chapa-branquismo. O ex-presidente do STF anterior, Ayres Brito, escreveu o prefácio do livro de Merval enquanto ainda tocava o julgamento do mensalão.  É uma falta de vergonha inacreditável.
Aí ficamos sabendo que Barbosa pagou as passagens de avião, com dinheiro público, para uma repórter da Globo lhe acompanhar à Costa Rica. Coisas de político da pior laia. Logo descobrimos que Barbosa pagou as passagens de avião para assistir o jogo do Brasil e Inglaterra, no Rio, com dinheiro público, e que ficou no camarote de um apresentador da Globo, Luciano Huck. E que seu filho está trabalhando na Globo, com Luciano Huck, figura que o PSDB andou sondando para ser seu candidato ao governo do Rio. (...)
*CLIQUE AQUI   para continuar lendo.
Foto: Marinho (Globo) e Joaquim Barbosa - Edição final e grifos deste blog

Médicos brasileiros são mal preparados

Posted: 06 Jul 2013 01:55 PM PDT

"Nossos médicos não são bons clínicos e se baseiam só em exames. Não dá para equipar um hospital no interior com tantos equipamentos", diz doutor em Saúde

Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo 
De sua casa em Araguaína, interior de Tocantins, Eduardo Medrado, cirurgião geral aposentado de 67 anos, observa a polêmica da vinda dos médicos estrangeiros ao Brasil com atenção.
Em 1995, então secretário estadual de Saúde, ele firmou um acordo com Cuba para trazer médicos cubanos para o interior do Tocantins. "A ideia inicial era 'importar' 200 médicos, mas, no fim, vieram 90 médicos distribuídos em várias etapas entre 1995 e 2002", diz.
"Foi uma experiência muito boa. O médico cubano tinha formação socialista. Aqui no Tocantins a maioria das casas era de palha. Qual é o médico brasileiro, de classe média, que vai querer morar numa casa de palha?", questiona Medrado, com uma leve risada.
Marco Aurélio da Ros, doutor em Educação e Saúde pela Universidade de Sorbonne, na França, e com pós-doutorado na Universidade de Bologna, Itália, também é favorável à vinda de cubanos para os rincões do País. Para ele a questão não se resume apenas à falta de interesse dos profissionais brasileiros em irem para o interior, mas está relacionada principalmente com a má formação do médicos no Brasil.
"Os nossos médicos estão mal preparados e têm medo de ir para o interior, pois lá eles não encontram a mesma infraestrutura que encontram em hospitais das capitais do País", diz o gaúcho, que atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ros também afirma que já foi comprovado que o problema não é dinheiro, pois muitas prefeituras do interior oferecem altos salários, alguns chegam a R$ 20 mil.
Para ele, o problema está no tipo de medicina ensinado, baseado apenas em exames de alta tecnologia e não no exame clínico, que torna a oferta de emprego no interior descolada da expectativa profissional dos recém-formados.
"Nossos médicos não sabem mais fazer uma boa clínica e baseiam os seus atendimentos apenas em exames. Não dá para equipar um hospital no interior do País com tantos equipamentos assim para fazer exames", disse.
Marco Aurélio da Ros, no entanto, é contra a vinda de médicos portugueses ou espanhóis para o Brasil. "Os médicos da Espanha ou de Portugal vêm para cá para disputar mercado com os nossos médicos nos grandes centros do País, pois não há mais mercado para eles na Europa. Eles também não vão querer ir para o interior do Brasil. Quem vai para lá é o médico cubano que recebe esta formação social e a ideia é que eles fiquem por um período apenas", disse.
De acordo com o Ros, o Brasil tem dois milhões de brasileiros em áreas sem atendimento médico.
"Temos 6.602 unidades construídas e que estão sem médico, só com enfermeiro, principalmente em regiões da Amazônia, interior do Nordeste. O que se pretende fazer com isto? Quem topa ir para a Amazônia?"
De acordo com o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D'Ávila, há 1,8 médicos para cada mil habitantes no País. Porém, ele reconhece que há desigualdade entre as regiões.
Experiência no Tocantins
No projeto do Tocantins, os médicos cubanos passavam um mês estagiando no Hospital Público de Doenças Tropicais de Araguaína.
"Neste estágio eles se atualizavam sobre vacinação e doenças imunopreveníveis. De malária, por exemplo, eles não sabiam nada, mas como tinham boa formação em fisiopatologia aprenderam rápido."
Medrado conta que os médicos cubanos recebiam o mesmo salário que os brasileiros. "O salário era de 8 mil ou 10 mil, uma fortuna para eles. O governo cubano cobrava 30% do que eles ganhavam independentemente se fosse do hospital público ou do particular. E eles pagavam. Claro, o governo deu a educação."
O cirurgião-geral aposentado conta que o problema da falta de médico no Tocantins foi solucionado, na época, "a partir da complementaridade" entre brasileiros e cubanos.
"Não tínhamos médicos brasileiros de todas as especialidades que precisávamos. Com a vinda dos cubanos, os 17 hospitais ficaram com todas as especialidades", disse. Ele conta que, antes do projeto, conseguiam preencher apenas 50% das vagas com brasileiros. As principais carências eram especialistas em ortopedia, anestesista e cirurgia.
De acordo com Medrado, em 1995, havia apenas 64 leitos em todo o Estado – que tem 139 municípios. "Com os cubanos foi para 2.640", afirma.
O entrosamento entre os médicos dos dois países não foi imediato. "É uma formação diferente. Um é socialista o outro capitalista", brinca o médico que teve a vida política iniciada no PC do B, quando ainda era estudante de medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Medrado conta também que logo os brasileiros passaram a atuar nas clínicas particulares, enquanto os cubanos permaneciam no SUS.
"Porém o dermatologista cubano é melhor que o brasileiro, né? E todo mundo ia se consultar no SUS. Com o tempo os cubanos foram trabalhar também nas clínicas particulares."
Idioma e doenças locais
Uma das principais críticas do Conselho Federal de Medicinal para o atual projeto de "importação" de médicos estrangeiros é rebatida por Medrado. Ele afirma que a diferença de idioma entre médico e paciente no programa realizado no Tocantins não era problema.
"É melhor ter um médico que fale espanhol do que nenhum. Precisávamos resolver o problema de falta de opção."
Embora lembre do projeto com muita alegria, Medrado afirma que teve problemas com a baixa aceitação no Conselho Federal de Medicina. Algo que acredita que irá se repetir com o novo plano do governo.
"Foi muito difícil para conseguir emplacar este projeto. Eu respondi por 25 processos entre 1995 até 2010. Só não gastei com advogado porque meu filho é advogado", conta.
Medrado afirma que na época tinha de responder em vários estados brasileiros aos processos do Conselho Federal de Medicina e os Conselhos Regionais de Medicina.
"No Amapá, fui recebido no aeroporto por médicos segurando cartolinas contra mim. Cheguei a ficar 30 dias sem exercer a medicina por causa de um processo", diz.
Embora admire a formação socialista dos médicos cubanos, Medrado entende a falta de interesse dos médicos brasileiros em preencher vagas em hospitais nos rincões do País. Além do filho advogado, Medrado tem uma filha que é médica. "Eu tiro a medida por mim, se eu tivesse um filho que fosse trabalhar no interior do Tocantins, eu não ia deixar."A filha de Medrado trabalha na Beneficência Portuguesa em São Paulo.
 
Também do Blog CNN

Animadores de auditório da Globo

Posted: 06 Jul 2013 01:51 PM PDT

Em dois anos, receita dos pedágios em São Paulo cresceu 26,7% contra inflação de 14%

Posted: 06 Jul 2013 01:48 PM PDT

06/07/2013
Pedagio12_Bessinha

Governador Alckmin esqueceu sua promessa de campanha e, mesmo congelando os preços por um ano, as tarifas ainda são muito altas.
Via Assembleia Permanente
Na campanha eleitoral de 2010, Geraldo Alckmin, então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, prometeu que iria revisar o preço dos pedágios paulistas, que são os mais caros do Brasil. Já em abril deste ano o governo paulista baixaria a tarifa entre 10% e 20%. Isto custaria aproximadamente de R$6 bilhões a R$12 bilhões, o que poderia levar à prorrogação do prazo do contrato e a um contrato eterno, com altas taxas de lucro para as concessionárias em detrimento do bolso do cidadão paulista.
Alckmin esqueceu a sua promessa e resolveu congelar os preços por um ano, mas manteve as tarifas muito altas. Além do mais, para bancar o custo de aproximadamente R$500 milhões, o governador cortou em R$130 milhões os recursos para a Artesp, a cobrança do chamado eixo suspenso de caminhões, utilizar os créditos que o governo estadual tem referente a obras atrasadas, e por último a redução da receita de concessão, ônus fixo, a ser pago pelo governo estadual.
A receita de pedágio em 2011 chegou a R$6,8 bilhões e no ano passado foi de R$7,66 bilhões, ou seja, teve um crescimento de 12% de 2012, o que representa quase o dobro da inflação do período. Se tomarmos de 2010 a 2012, a receita cresceu 26,7% contra uma inflação de 14%, mostrando que talvez as concessionárias podem ter crescimento de sua receita mesmo com o congelamento da tarifa.
Obras vão atrasar ainda mais
O governo do Estado ao utilizar créditos sobre obras atrasadas para pagar às concessionárias a defasagem sobre o aumento congelado prejudica os moradores de muitas cidades, como a região entre Vargem Grande e Sorocaba, que espera há 11 anos pelas obras de duplicação da rodovia Raposo Tavares, que deveria ter sido feita em 2012, e que chegam a mais R$250 milhões.
Lucro das concessionárias subiu média de 66%
O lucro das concessionárias rodoviárias subiu de 2010 para 2012, em média, 66%, pulando de R4 963 milhões para R$1,6 bilhão. Já os investimentos, considerando as novas e antigas empresas do setor, cresceram 19%, ou seja, cresceram abaixo do valor arrecadado e por isso, em 2010 representava 24% da receita e agora em 2012 somente 22,6%, o que representa R4 120 milhões a menos.
Quanto ao lucro líquido há duas situações distintas.
As concessionárias antigas (os contratos são principalmente de 1998 a 2000) já passaram da fase de perdas dos primeiros cinco anos, quando os encargos são maiores. Integram esse grupo Autoban, Tebe, Viaoeste, Via Norte, Ecovias, Autovias, entre outras. E as concessionárias novas, que passaram a operar após 2008. Por exemplo, Ecopistas, que administra a Ayrton Senna e a Carvalho Pinto, Rodoanel e Auto Raposo Tavares.
As novas concessionárias, por estarem começando seus serviços, amargaram prejuízo de R$245 milhões em 2011 e R$124 milhões em 2012, ou seja, tiveram queda de 50% em seu déficit. Já as antigas concessionárias – que são a imensa maioria — superaram um ano de crise econômica com crescimento do lucro líquido em 38% frente a 2010, passando R$1,24 bilhão em 2010 para R$1,72 bilhão.
Desde que começaram a operar, o lucro líquido total das antigas concessionárias chegou a R$7,7 bilhões, capitaneados pela Autoban (R$2,27 bilhões), Ecovias (R$1,43 bilhão) e Via Oeste (R$986 milhões).
O maior crescimento do lucro líquido, de 2010 a 2012, ocorreu na Triângulo do Sol (+146%) e na Viaoeste (+ 57%).
A relação entre o patrimônio e o lucro líquido (indica o grau de rentabilidade das empresas) mostra que em 2010 ela chegou a 38% e em 2011 pulou para 54% e no ano passado chegou a 58%.
No mercado em geral, uma relação de 20% é fantástica. A melhor relação é a Viaoeste (96%) da Autoban (93%), Ecovias (47%), Triângulo do Sol (65%), Renovias (64%) e Centrovias (62%).
Investimentos em rodovias caem
Se o lucro das antigas concessionárias vai bem, os investimentos realizados nelas vai mal. Em 2009, foram gastos com novas construções R$684 milhões. Em 2010, essas despesas caíram R$646 milhões, em 2012, chegaram a R$456 milhões, representando um corte de R$190 milhões (–29,4%).
As maiores quedas de investimentos ocorreram na Autoban no valor R$251 milhões (64%) e na Viaoeste no valor de R$70 milhões (70%), na Centrovias (93%), Auto Raposo Tavares (24%) e Rota das Bandeiras com menos R$197 milhões (–58%). Já a Ecovias elevou os investimentos em 70%.
Manifestantes reivindicam redução do preço do pedágio
Na quarta-feira, dia 3, ocorreu o terceiro protesto de moradores do entorno da Rodovia Zeferino Vaz (SP332) contra o preço do pedágio cobrado entre as cidades de Paulínia e Cosmópolis. Os manifestantes reivindicam a redução do preço do pedágio, que atualmente custa R$6,20 para carro comum e R$3,10 para motocicleta, informou a concessionária.


MERVAL PEREIRA ACUSA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DE TENTAR JOGAR O POVO CONTRA O CONGRESSO

Posted: 06 Jul 2013 01:42 PM PDT


SEM EUFEMISMOS

Não é de hoje que Merval Pereira demonstra toda sua aversão pela presidente Dilma Rousseff.

  Continuamente usa em relação à presidente as expressões mais desrespeitosas e debochadas. No passado recente, durante a campanha, Dilma era a LARANJA de Lula e depois o POSTE de Lula. Tais expressões, são até aceitáveis na boca e na pena de membros de oposição, fazendo política partidária, ou nas redes sociais e blogs dos que odeiam o PT, Lula e Dilma, jamais, porém, na coluna de de um jornalista, publicada num jornal do porte, em se tratando de circulação, de O Globo.

Quando do episódio da descoberta do conluio entre a QUADRILHA de ARAPONGAS de Cachoeira, Policarpo Jr. e a Revista Veja, Merval acusou (DILMA) de financiar blogs e sites (que chama de chapa branca), junto com as empresas estatais, para com dinheiro público, comprar opiniões favoráveis ao seu governo.

Agora, como sempre de forma subliminar, visto que os covardes não tem coragem de dizer de frente o que pensam, Merval passou a insistir na tese de que o PLEBISCITO É GOLPE, que a presidente quer aplicar um GOLPE, que o PT quer aplicar um Golpe, e na coluna de hoje (06/07) escreve o seguinte:
..."o desespero da presidente Dilma para levar adiante a proposta de plebiscito sobre a reforma política pode gerar uma crise de graves consequências, com o Palácio do Planalto acobertado pelo PT, tentando jogar a população contra o Congresso..."

O momento do Brasil é delicado, mas, o que o transforma num momento perigoso, é esse tipo de imprensa, ela sim golpista, incendiária, sensacionalista, partidarizada, nada profissional e isenta. Onde já se viu, que levar uma proposta à apreciação do Congresso, depois de ter consultado de maneira formal e  legal ao TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, que isso possa ser qualificado como uma tentativa do executivo de atacar pelas costas o Legislativo e provocar o povo a reagir ?

Só mesmo na cabeça de um ensandecido porta-voz do atraso e dos tucanos.

Veja propõe seu plebiscicto e mostra seu radicalismo

Posted: 06 Jul 2013 01:35 PM PDT


Numa reportagem de capa que acusa as autoridades em Brasília de agir como extraterrestres, a revista da Editora Abril elabora dez questões que poderiam ser submetidas à população; entre elas, Veja sugere que quem recebe o Bolsa-Família deve ser impedido de votar; em outra, que seja fechada a embaixada do Brasil em Cuba; revista condena ainda financiamento público de campanha e voto em lista e pede a redução da maioridade penal; o plebiscito de Veja, ao menos, revela sua agenda política, que é bem mais conservadora do que o plebiscito encaminhado por Michel Temer e José Eduardo Cardozo ao presidente do Congresso, Renan Calheiros
Qual seria o plebiscito dos sonhos da Editora Abril, que, embora enfrente dificuldades na área editorial, começa a se tornar um dos maiores grupos de educação do País? Essa "consulta popular" está nas páginas de Veja desta semana e revela, entre outras coisas, que a Abril deseduca. Numa das questões, por exemplo, a revista sugere que os beneficiários do Bolsa-Família devem ser impedidos de votar.
A capa acusa as autoridades, em Brasília, de agir como extraterrestres, mas é a própria revista que revela falta de sintonia com a sociedade, ao propor, por exemplo, que o Brasil feche sua embaixada em Cuba.
Abaixo, as dez questões do "plebiscito de Veja":
1) Os brasileiros trabalham cinco meses do ano só para pagar impostos e agora o governo quer que paguemos também todas as campanhas eleitorais dos políticos. Você concorda?
(Nota do 247: ao apresentar dessa forma o tema do financiamento público de campanha, Veja omite que o financiamento privado é mais caro para a sociedade, uma vez que gera a corrupção e distorce as prioridades da agenda pública)
2) Se bem gasto, o dinheiro dos impostos seria mais do que suficiente para prover de educação, saúde e segurança os brasileiros. No entanto, a população tem de pagar uma segunda vez por escolas privadas, médicos e seguranças. Você concorda?
(Nota do 247: ontem, a Abril anunciou a aquisição, por R$ 106 milhões, de um grupo de escolas privadas)
3) Você concorda em proibir o uso de jatinhos da FAB por políticos e, com o dinheiro economizado, investir na melhoria do transporte coletivo urbano e na saúde?
4) Aos 16 anos, um(a) brasileiro(a) já pode votar e se casar. Caso ele(a) cometa crimes bárbaros, deve ser julgado(a) como se fosse uma criança?
5) Você concorda que Brasília deveria abandonar a galáxia distante onde vive e voltar para o Brasil?
6) Você concorda que deveria acabar a alegação de "réu primário" uma vez que isso beneficia quem mata pela primeira vez, mesmo que de maneira cruel e sem chance para a vítima?
7) Você aceita ceder aos caciques dos partidos políticos seu direito de escolher o candidato em quem votar?
(Nota do 247: ao apresentar dessa maneira o sistema de voto em lista, Veja omite que a medida fortalece partidos políticos e reduz o espaço para aventureiros, como Tiriricas)
8) Você concorda que deveriam ser fechadas as embaixadas brasileiras na Coreia do Norte, Cuba, Azerbaijão, Mali, Timor-Leste, Guiné Equatorial, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Botsuana, Nepal, Barbados e em outros países sem a menor expressão, e o dinheiro gasto com elas investido nos hospitais públicos no Brasil?
(Nota do 247: a pergunta revela que escolha do quase fascista Maycon Freitas como "a voz que emergiu das ruas", na semana passada, não se deu por acaso)
9) Você concorda que quem recebe dinheiro do governo federal poderia ter o direito de se declarar impedido de votar por óbvio conflito de interesses?
(Nota do 247: o alvo, explicitado por Veja na reportagem, são os 13 milhões de beneficiários do Bolsa-Família, que "poderão levar em o benefício em conta na hora de votar")
10) O governo tem 39 ministérios e nenhum deles resolveu sequer um problema relevante do Brasil. Você fecharia a maioria deles?
Diante de todas essas perguntas, pode até ser que Brasília esteja repleta de extraterrestres. Mas o fato é que os editores de Veja também habitam um universo paralelo.
No 247

Luis Fernando Verissimo "O inimigo é tudo, inclusive a ideologia"

Posted: 06 Jul 2013 01:31 PM PDT

Escritor gaúcho diz que as manifestações populares são positivas porque "estão pedindo tudo que a gente quer", mas teme pelos nostálgicos da ditadura
ENTRE-01-IE-2277.jpg
TECNOLOGIA
Embora seja adepto do e-mail, o escritor diz que marcharia contra o telefone celular
As incertezas sobre o cenário político pós–manifestações populares não chegam a tirar o sono do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, mas o têm angustiado. "A desmoralização da política e dos políticos deve preocupar a todos, porque a falência da política é a falência da democracia", afirma. Um dos maiores cronistas do Brasil e criador de notáveis personagens, como Dora Avante e o Analista de Bagé, ele mantém há cinco décadas um olhar crítico sobre o País e, aos 76 anos, seu senso de humor permanece intacto. Verissimo afirma que, se fosse às passeatas, não deixaria de reivindicar "carona da FAB para todo mundo" e que carregaria um cartaz com a inscrição "Pra que lado fica a Bastilha?" Depois de ter passado 24 dias internado num hospital com infecção generalizada, no fim do ano passado, e outros três com dores no peito, em março, Verissimo divide com Lucia, sua mulher há mais de 30 anos, a rotina de escrever semanalmente para três jornais. Em outubro, deve chegar às livrarias "Os Últimos Quartetos de Beethoven", pela editora Objetiva, com dez contos, alguns inéditos. Na quinta-feira 4, o escritor conversou por e–mail com a IstoÉ.
ENTRE-02-IE-2277.jpg
"Se eu fosse a uma passeata, levaria o seguinte
cartaz: 'Pra que lado fica a Bastilha?'"
ENTRE-04-IE-2277.jpg
"Infelizmente aquele ímpeto anticorrupção do início
do governo (de Dilma Rousseff) não se sustentou"
O que o sr. pensa sobre a onda de manifestações que se espalhou pelo Brasil?
─ No fundo, o que se vê nas ruas é uma crítica, nem sempre consciente, ao capitalismo brasileiro. Estão pedindo o fim do lucro desmedido com serviços públicos como o transporte, o fim do poder corruptor do dinheiro, mais saúde e educação subsidiadas pelo Estado. Eu nunca tinha visto tantos socialistas juntos. Será curioso ver como essa massa vai votar.
O que ficará de junho de 2013 para a história?
─ Ainda não se sabe se foi só um espasmo ou se o movimento terá consequências permanentes. Muitas das reivindicações são irrealistas. Aquele cartaz que pedia a volta da tomada para dois pinos não era sério, mas dava uma boa ideia disso.
Esse tipo de movimento, que nasce da internet sem uma cara, um líder, é positivo?
─ Essas manifestações espontâneas são positivas na medida em que, afinal, estão pedindo tudo que a gente quer. São perigosas porque substituem a política e podem ser manejadas, inclusive pelos nostálgicos da ditadura.
Durante muito tempo, a ditadura militar foi o inimigo a ser combatido. Quem é o inimigo dos jovens de agora?
─ Pois é, o inimigo é um sistema que não funciona, o que é muito vago. Se você quiser ser específico, pode dizer que a rua está fazendo a crítica ao capitalismo brasileiro que o PT fazia quando era oposição, antes de se deixar  cooptar. Mas isso é um diagnóstico ideológico e o movimento parece ser contra tudo. O inimigo é tudo, inclusive a ideologia.
A colocação de uma agenda conservadora (como o fim dos partidos, a redução da maioridade penal e a volta da ditadura militar) por parte dos manifestantes é algo que o preocupa? O que explica esse tipo de "reivindicação"?
─ A desmoralização da política e dos políticos deve preocupar a todos, porque a falência da política é a falência da democracia. A conclusão de que o que não está funcionando é a própria democracia é perigosa. O que falta é mais democracia. Mais liberdade, igualdade e fraternidade, o trio maravilha.
Os protestos no Brasil se assemelham a algo que o sr. já viu?
─ A analogia óbvia é com o Maio de 68, na França, que também era contra um tudo indefinido. Tem gente que diz que o que houve em Paris, naquela primavera, foi só uma queima de hormônios. Já o Cohn–Bendit disse que 68 foi o preâmbulo de 81, quando a esquerda chegou ao poder na França. Resta ver qual será o 81 do nosso 68.
Se o sr. pudesse fazer cinco cartazes para levar a uma passeata, quais pautas escolheria? O que estaria escrito neles?
"Vergonha!", "Pra que lado fica a Bastilha?", "Carona da FAB para todo mundo", "E o mensalão do PSDB?" e "Pela volta da tomada pra dois pinos".
O sr. consegue imaginar algum de seus personagens nessas manifestações?
─ A Dora Avante e seu grupo de pressão, as Socialaites Socialistas, marchariam contra a falsificação de má qualidade das bolsas Vuitton no Brasil.
Dada a reação do Congresso aos gritos da rua, o sr. acredita que políticos assustados produzam melhor?
─ O diabo é que as manifestações acabam um dia e o medo também. Mas não se deve supervalorizar o poder persuasório de manifestações. Amanhã um milhão de evangélicos marcham contra gays ou contra o diabo e eu espero que a consequência política disso seja zero.
Como o sr. avalia o governo de Dilma Rousseff? Gosta dela?
─ Infelizmente aquele ímpeto anticorrupção do início do seu governo não se sustentou. Mas, falando do PT no poder em geral, qualquer governo que consegue distribuir renda e diminuir a pobreza tem no mínimo a minha simpatia.
Como é sua relação com a internet e a tecnologia?
─ Uso o computador como uma máquina de escrever com memória, uso bastante o Google, que  fornece erudição instantânea, e não poderia mais viver sem o e-mail. Mas não frequento muito a internet. E participaria de qualquer passeata contra o telefone celular.
Dos textos atribuídos ao sr. que circulam na internet, há algum que o incomode mais ou que tenha captado sua atenção tanto positiva quanto negativamente?
─ Nenhum incomoda porque não há o que fazer para impedi-los. Alguns são bons, e neste caso eu aceito os elogios, inclusive para não desiludir as pessoas. Teve um, chamado "Quase", que correu o mundo e foi até publicado num livro em francês. Uma sra me disse que não gostava do que eu escrevia, até ler o "Quase". Agradeci, emocionado. Outro texto, sobre uma diarreia no aeroporto, também fez muito sucesso.
Depois da atuação do Brasil na Copa das Confederações, o sr. está confiante na Seleção Brasileira para o Mundial do ano que vem? O sr. gosta do Felipão?
─ O Felipão não é um tático, é um motivador, e o melhor que se pode dizer desta seleção é que está bem motivada, com quatro ou cinco talentos que se destacam. Acho que não faremos feio.
E o que pensa do Brasil enquanto sede do evento?
─ Quem gosta de futebol, como eu, fica numa situação difícil. Claro que o Brasil não podia gastar o que está gastando para sediar a Copa, mas, ao mesmo tempo, a perspectiva de ter bom futebol internacional em casa é animadora. O que fazer com os estádios que ficarão ociosos depois da Copa? Não tenho a menor ideia. Podem ficar como monumentos à insânia.
O sr. ainda vê televisão? Há algo que lhe agrade na tevê aberta?
─ Vejo filmes, futebol e o "Jornal Nacional". 
E na internet? O sr. costuma ver vídeos no YouTube?
─ A melhor novidade da tevê brasileira está na internet: é o "Porta dos Fundos". Não vejo YouTube, não tenho Facebook e todos os Twitters com meu nome são falsos.
Quais autores o sr. costuma acompanhar?
─ Dos brasileiros, o Milton Hatoum; dos estrangeiros, o John le Carré e o Roberto Calasso, além da releitura de favoritos mortos.
Além das crônicas para os jornais, o sr. está trabalhando em algum livro novo?
─ Deve sair em outubro, pela Objetiva, um livro de contos, alguns inéditos, outros já publicados na imprensa. São dez contos, entre longos e curtos, e o título é "Os Últimos Quartetos de Beethoven".
Que tipo de situação ainda o inspira?
─ Para quem escreve com regularidade, qualquer assunto é assunto. Eu sempre digo que a minha musa inspiradora é o prazo de entrega. E a crônica, sendo um gênero indefinido, comporta essa variedade de assuntos e de estilos.
Já se acostumou ao novo acordo ortográfico ou comete alguns erros comuns, como acentuar ideia ou colocar trema?
─ Meu computador cuida disso para mim. Ele acompanhou a reforma ortográfica, sabe tudo a respeito e não me deixa errar. Eu só não entendi ainda por que "três" continua de chapeuzinho. 
O livro "Cinquenta Tons de Cinza" foi o maior fenômeno literário do ano passado. O que o sr. pensa dessa literatura feminina quase pornográfica?
─ Se entendi bem, o sexo nesse livro é sadomasoquista. Como diria o Freud, o  que essas mulheres estão querendo? Não pretendo descobrir.
Fora as inúmeras homenagens que recebe, o sr. tem vida social noturna?
─ Um programa perfeito é ir ao cinema, sessão das seis, depois ir jantar num bom restaurante. Nada de muito excitante.
O que a velhice lhe trouxe de positivo e de negativo?
─ De negativo, a proximidade da morte, a consciência da nossa finitude e do absurdo da existência. De positivo, o lugar reservado para idosos nos estacionamentos.
Sua timidez ainda o coloca em situações embaraçosas?
─ Já me resignei à timidez e sei que agora não vou mudar, mas melhorei muito com a idade. Já faço até palestra. Mas com o Isordil à mão.
Sobre o período em que o sr. esteve internado num hospital no ano passado, o que ficou daquele susto?
─ Tive alucinações durante o período em que fiquei na UTI, o que só me levou a admirar ainda mais o funcionamento e o poder do nosso cérebro, uma coisa ao mesmo tempo fascinante  e assustadora.
Atualmente, qual é sua maior preocupação? Há algo que lhe tire o sono?
─ Essa coisa meio incerta no ar, essa indefinição sobre o que está por trás da revolta e o rumo que ela vai tomar... Não vou dizer que me tira o sono, tenho dormido bem. A preocupação começa ao acordar.
No IstoÉ

EXCLUSIVO: Record revela sonegação fiscal da Rede Globo

Posted: 06 Jul 2013 01:21 PM PDT


Fonte: youtube/Rede Record

Caiu a máscara da emissora paladina da moralidade. Tal fato me  reportou para outro paladino da ética e da moralidade cassado pelo Senado, Demóstenes Torres. Me lembrou também dos paladinos tucanos, do paladino do STF que usam recursos públicos para cobrir suas despesas pessoais, no caso, despesas futebolísticas. 
Lembrei-me da Musica do Rau Seixas, que me atrevo fazer um pequeno trocadilho: 

Ei! Rede Globo
Vê se te orienta
Já sabem do teu furo,PIG
No imposto de renda


Pai de Huck teve caso sob análise de Joaquim Barbosa

Posted: 06 Jul 2013 11:37 AM PDT

: Tramita no Supremo Tribunal Federal uma reclamação do Carrefour contra a empresa Verparinvest, que tem como um de seus advogados Hermes Huck, que vem a ser pai de Luciano Huck; o caso esteve nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, cujo filho, Felipe Barbosa, foi contratado pelo apresentador da Globo; postagem no blog do jornalista Luís Nassif questiona conflito de interesses; Joaquim Barbosa vai se declarar impedido de julgar?
6 de Julho de 2013 às 12:46
247 - Um post publicado neste sábado no blog do jornalista Luís Nassif aponta possível conflito de interesse no Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma ação, que passou pelas  mãos de Joaquim Barbosa, que tem como advogado o advogado Hermes Huck, pai do apresentador Luciano Huck. Ontem, a imprensa revelou que o filho do presidente do STF, Felipe Barbosa, foi contratado por Luciano Huck, na Globo. Será que Joaquim Barbosa deve se declarar impedido de votar nesse caso?
Abaixo, o post no Blog do Nassif:
Barbosa e o pai de Luciano Huck: conflito de interesses?
Enviado por luisnassif, sab, 06/07/2013 - 11:28
Por Stanley Burburinho
No dia 02/06/2013, Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, e seu filho assistiram ao jogo Brasil X Inglaterra, no Maracanã, no camarote de Luciano Huck. Não sei se foi antes ou depois do jogo que o filho de Joaquim Barbosa, Felipe Barbosa, foi contratado pela TV Globo para atuar no programa Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck:
"Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi contratado pela TV Globo; ele atua no programa Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck; no fim de semana, Barbosa viajou, com recursos do Supremo Tribunal Federal, para assistir a um jogo da seleção brasileira no camarote de Huck e de sua esposa Angélica; cogitado como presidenciável, Barbosa não tem demonstrado o mesmo rigor que cobra dos outros na sua vida pessoal."
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/107582/Barbosa-filho-na-Globo-e-viagens-pagas-pelo-STF.htm
Segundo o Wikipedia, o pai de Luciano Huck, Hermes Marcelo Huck, é advogado:
"Hermes Marcelo Huck é advogado (OAB/SP NÚMERO: 17894) e professor titular de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É Mestre, pela Universidade da Califórnia; Bacharel, Doutor e Livre-docente pela Universidade de São Paulo. (...) e pai do apresentador Luciano Huck."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Marcelo_Huck
Estive olhando os processos no site do STF e vi que existe uma reclamação (RCL 14630), da Comercial de Alimentos Carrefour contra a Verparinvest S/A. Em 01/10/2012, o Ministro Joaquim Barbosa assumiu como relator desse processo. No dia 26/06/2013, o Ministro Barroso assumiu como relator do processo.
Acontece que o advogado da Verparinvest S/A, uma das partes da reclamação, é o Dr. Hermes Marcelo Huck, pai do apresentador Luciano Huck, patrão do filho do Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF. Então, quando foi assistir ao jogo no Maracanã no camarote do Luciano Huck e quando o filho do ministro foi contratado pela TV Globo, o Ministro Joaquim Barbosa ainda era o relator de processo que o pai do Luciano Huck é advogado de uma das partes. Não li o processo, mas, ainda que o Ministro Joaquim Barbosa tenha sido imparcial, soa estranho. Veja abaixo uma imagem do processo:
http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoDetalhe.asp?incidente=4310667
 E se a TV Globo for condenada por sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha?
E a reportagem anterior publicada no 247:
Barbosa: filho na Globo e viagens pagas pelo STF
Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi contratado pela Globo; ele atua no programa Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck; no fim de semana, Barbosa viajou, com recursos do Supremo Tribunal Federal, para assistir a um jogo da seleção brasileira no camarote de Huck e de sua esposa Angélica; cogitado como presidenciável, Barbosa não tem demonstrado o mesmo rigor que cobra dos outros na sua vida pessoal
247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem um filho, Felipe Barbosa, que acaba de ser contratado pela Rede Globo. É o que informa a jornalista Keila Jimenez, da coluna Outro Canal, da Folha. Leia abaixo:
Reforço O mais novo contratado da produção do "Caldeirão do Huck" (Globo) é Felipe Barbosa, filho do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.
Reforço 2 A Globo e fontes na produção da atração negaram para a coluna a recente contratação do rapaz. Disseram que ele foi apenas fazer uma visita ao Projac, no Rio.
Reforço 3 Mais tarde, a emissora confirmou que Felipe fora mesmo contratado para um trabalho de pesquisa temporário no programa de Luciano Huck. O jovem é formado em comunicação social.
 
Talvez para comemorar a contratação, Barbosa e Felipe tenham ido juntos a um jogo da seleção brasileira, no camarote de Huck e Angélica. Barbosa viajou com as despesas pagas pelo STF.
 
Leia abaixo notícia anterior do 247 sobre a viagem de Barbosa ao Rio, bancada pelo STF:
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, teve as despesas de sua viagem para assistir ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 2 de junho, pagas pela Corte.
Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira. O STF alega que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito.
Segundo informações do Estadão, na agenda do ministro não havia nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã.
Ele assistiu à partida ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica.
Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada no dia 20 de maio revela, com base nos dados que estavam publicados no site do STF, conforme determina a Lei de Acesso à Informação, que em quatro anos (de 2009 a 2012), o total de recursos públicos gasto em passagens pelos ministros e suas esposas foi de R$ 2,2 milhões, sendo que R$ 1,5 milhão foi usado em viagens internacionais. No período, foram destinados R$ 608 mil para as mulheres de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski - ainda na corte -, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Eros Grau - já aposentados.
Cotado como presidenciável, Barbosa não tem demonstrado, em sua vida pessoal, o mesmo rigor que cobra dos outros. Recentemente, soube-se que a reforma do banheiro do seu apartamento funcional, em Brasília, custou mais de R$ 90 mil (leia aqui).


Do Site Brasil 247.

Veja quer implantar regime fascista por plebiscito

Posted: 06 Jul 2013 05:47 AM PDT

Do Brasil 247:

Abaixo, as dez questões do "plebiscito de Veja":

1) Os brasileiros trabalham cinco meses do ano só para pagar impostos e agora o governo quer que paguemos também todas as campanhas eleitorais dos políticos. Você concorda?
(Nota do 247: ao apresentar dessa forma o tema do financiamento público de campanha, Veja omite que o financiamento privado é mais caro para a sociedade, uma vez que gera a corrupção e distorce as prioridades da agenda pública)
2) Se bem gasto, o dinheiro dos impostos seria mais do que suficiente para prover de educação, saúde e segurança os brasileiros. No entanto, a população tem de pagar uma segunda vez por escolas privadas, médicos e seguranças. Você concorda?
(Nota do 247: ontem, a Abril anunciou a aquisição, por R$ 106 milhões, de um grupo de escolas privadas)
3) Você concorda em proibir o uso de jatinhos da FAB por políticos e, com o dinheiro economizado, investir na melhoria do transporte coletivo urbano e na saúde?
4) Aos 16 anos, um(a) brasileiro(a) já pode votar e se casar. Caso ele(a) cometa crimes bárbaros, deve ser julgado(a) como se fosse uma criança?
5) Você concorda que Brasília deveria abandonar a galáxia distante onde vive e voltar para o Brasil?
6) Você concorda que deveria acabar a alegação de "réu primário" uma vez que isso beneficia quem mata pela primeira vez, mesmo que de maneira cruel e sem chance para a vítima?
7) Você aceita ceder aos caciques dos partidos políticos seu direito de escolher o candidato em quem votar?
(Nota do 247: ao apresentar dessa maneira o sistema de voto em lista, Veja omite que a medida fortalece partidos políticos e reduz o espaço para aventureiros, como Tiriricas)
8) Você concorda que deveriam ser fechadas as embaixadas brasileiras na Coreia do Norte, Cuba, Azerbaijão, Mali, Timor-Leste, Guiné Equatorial, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Botsuana, Nepal, Barbados e em outros países sem a menor expressão, e o dinheiro gasto com elas investido nos hospitais públicos no Brasil?
(Nota do 247: a pergunta revela que escolha do quase fascista Maycon Freitas como "a voz que emergiu das ruas", na semana passada, não se deu por acaso)
9) Você concorda que quem recebe dinheiro do governo federal poderia ter o direito de se declarar impedido de votar por óbvio conflito de interesses?
(Nota do 247: o alvo, explicitado por Veja na reportagem, são os 13 milhões de beneficiários do Bolsa-Família, que "poderão levar em o benefício em conta na hora de votar")
10) O governo tem 39 ministérios e nenhum deles resolveu sequer um problema relevante do Brasil. Você fecharia a maioria deles?

Inesquecível: Dilma e a Patrícia Poeta

Posted: 06 Jul 2013 05:33 AM PDT

CPI da Globo já passou da hora – Sonegação é crime!

Posted: 06 Jul 2013 04:07 AM PDT

Sonegação no Brasil alcança a marca de R$ 415 bilhões no ano

Jornal da Record faz uma excelente reportagem sobre a sonegação da Rede Globo!
O deputado federal Protógenes Queiroz, do PCdoB de São Paulo, articula a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar se a emissora sonegou impostos durante a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002.
Assista o vídeo do Jornal da Record de hoje 05/07/2013



Para saber sobre a Rede Globo assista Além do Cidadão Kane
Isto só vai mudar quando tivermos o Marco Regulatório.
Postado há 9 minutes ago por
 

Dr. Barbosa não dominou muito bem o fato

Posted: 06 Jul 2013 04:01 AM PDT


Fernando Brito, Tijolaço

"O Ministro Joaquim Barbosa não pode ser crucificado antes que tenha o direito de explicar as informações – que explodiram na rede, mas não nos jornais impressos, hoje.

Sua Excelência talvez não tivesse o domínio do fato, ou das consequências do fato, de usar uma passagem paga com o dinheiro público para um final de semana no Rio. Talvez isso seja legal, afinal de contas.

Igualmente, o Dr. Barbosa pode não ter se dado conta de que assistir o jogo no camarote dos globais Luciano Huck e Angélica -será que era pessoal ou da emissora? – possa ser compreendido como uma intimidade pouco recomendável ao presidente de um Poder da República, ainda mais quando este dá lições – justas – de austeridade a torto e a direito.

O argumento de que seu filho é contratado de Huck é pequeno, perto disso. E aliás, o Dr. Barbosa é habitué do camarote, no qual já assistiu ao amistoso Brasil e Inglaterra, na reabertura do Maracanã, como você vê na foto do UOL.
Afinal, o Dr. Barbosa não é chegado a mordomias, com toda a razão, não é?

Sobretudo, talvez o Dr. Barbosa não tenha previsto que ele próprio pudesse ser vítima de uma acusação lançada assim ao país, como fato indominável, sem direito de uma explicação ou análise ponderada.

Ou que não creia na famosa cítara jurídica de que a honra é como um baú de penas que, aberto ao vento, não há como reparar.

Ou daquela outra, sobre a mulher de César."

Dilma, abre os olhos

Posted: 06 Jul 2013 03:58 AM PDT


Pergunta. Presidenta, o ministro Paulo Bernado
milita mesmo no PT? / AFP

"Convém entender que a maioria dos manifestantes de junho lê e ouve a mídia nativa, grande e infatigável acusadora do governo

A presidenta Dilma cai na preferência popular e, segundo a última pesquisa Datafolha, hoje não se reelegeria no primeiro turno. Consequência da onda de protestos que rolou nas ruas do País? Certo é que a pesquisa em questão foi realizada enquanto os movimentos galopavam.
Na segunda-feira 1º de julho, no decorrer de uma reunião do governo, a presidenta anunciou a decisão de manter contato mais estreito com a mídia por meio de entrevistas coletivas. Reação compreensível, medida acertada. Tal é a forma correta de fazer conhecer realizações e propósitos governistas e de aprofundar a compreensão da personalidade presidencial. Dilma se expõe e se habilita a ganhar com isso.
 
Do Blog BRASIL! BRASIL! 

JOAQUIM BARBOSA SEM MÁSCARA - A HISTÓRIA DE UM SUPER-HERÓI QUE NÃO EXISTE

Posted: 06 Jul 2013 03:54 AM PDT

007BONDeblog - Esse blog tem PAUTA

A Mídia até que tentou fazer dele um herói, mas, bastaram alguns meses de exposição, quando por ter relatado a AÇÃO PENAL 470 e assumido à presidência do STF, passou a ser acompanhado de perto pela opinião pública, para que o Ministro Joaquim Barbosa seja aos poucos reconhecido como exatamente é, MAIS DO MESMO, NADA DIFERENTE, nas práticas e comportamento, no trato com a coisa pública. 

Nada de PALADINO da Justiça, nada de INFALÍVEL. Absolutamente igual, um ser humano, uma autoridade, como todas as outras, e,em alguns aspectos até bem pior.

Primeiro, sua excelência se mostrou um autoritário, um grosseiro, incapaz de conviver com opiniões contrárias. Teve vários ataques de nervos durante as sessões do julgamento do MENSALÃO, onde ofendeu alguns dos seus pares. A MÍDIA tentou fazer dele um juiz severo, mas, na verdade ele é um juiz PREPOTENTE.

Tentou de todas as formas decidir sozinho os rumos do julgamento, quase conseguiu atropelar o plenário e os demais membros da CORTE, o que só não fez, diante da reação de alguns. Na condição de magistrado, Barbosa cometeu o pecado de debochar, ironizar, ridicularizar os RÉUS. A MÍDIA tentou transformá-lo num juiz inflexível com a corrupção. Errado, ele tem OBSESSÃO pela ideia de condenar, AINDA QUE SEM PROVAS CABAIS, como já ficou amplamente demonstrado, na TAL "FORA DE CURVA" do julgamento em questão.

Vieram depois as demonstrações de desprezo e achincalhe aos advogados. Entidades de classe reagiram quando Barbosa convocou uma reunião e chamou a imprensa para ser testemunha da descompostura que ele de forma arrogante e desrespeitosa tentou passar em juízes. Barbosa acusou os juízes brasileiros de serem frouxos com certos tipos de crimes.

EM RELAÇÃO A IMPRENSA brasileira, a opinião de Barbosa é pouco favorável. Quando questionado por um jornalista, reagiu de forma violenta:  RELEMBRE: Após sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido por Barbosa, o jornalista Felipe Recondo, do jornal O Estado de S. Paulo, ia começar uma pergunta: "Presidente, como o senhor está vendo...". O repórter foi interrompido por Barbosa: "Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre". Após nova tentativa do repórter, o ministro respondeu: "Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando".
REPERCUSSÃO DO FATO NA IMPRENSA -  O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo, reagiu com indignação à atitude de Barbosa.

- Ao reagir mal a uma simples pergunta de um repórter do jornal "O Estado de S. Paulo", o ministro Joaquim Barbosa demonstrou sua intolerância à contrariedade. O Código de Ética da Magistratura recomenda aos magistrados cortesia, prudência e serenidade nas suas relações, dispondo, ainda, que "ao magistrado é vedado procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções" - disse Toldo.

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal também divulgou nota considerando a atitude de Barbosa "um despautério totalmente incompatível com o posto que ocupa na mais alta corte do país". Para a entidade, o presidente do STF não tem obrigação de dar entrevistas, mas não tem o direito de tratar os jornalistas "de forma grosseira e desrespeitosa".

Barbosa foi a CDH da OEA proferir uma palestra, e levou além de um séquito de assessores, uma jornalista com despesas pagas pelo STF (Dinheiro público) A vaidade de Barbosa não poderia deixar que tal fato (a palestra e homenagem recebida) ficasse sem ser BADALADA. A Mídia esconde, não dá divulgação aos gastos absurdos, inclusive com viagens de PATROAS para o exterior.O STF, após denúncia do jornal O Estado de São Paulo, simplesmente retirou informações de despesa do "ar" e não dá a menor satisfação sobre o fato.

Por último, e certamente deixando de lado muitas outras situações para não tornar o presente texto muito extenso, surge a questão da amizade com o apresentador e empresário Luciano Huck. Barbosa e família vieram ao Rio de Janeiro em dia de Domingo para assistir um jogo de futebol. O LAZER de Brabosa que assistiu a partida no camarote do apresentador Global, teve a passagem aérea colocada na COTA de deslocações do Ministro, ou seja, dinheiro público para custear atividade particular, pessoal. Da amizade, e do encontro no camarote, surgiu o interesse de Huck em contratar o filho de Barbosa para trabalhar em sua equipe na Rede Globo.

Ser arrogante, prepotente, mal educado, grosseiro, vaidoso, exibicionista não é crime. As tais despesas que Barbosa e demais ministros do STF fazem, parece que são LEGAIS, mas, convenhamos não são morais e nem dignificam o que se espera em termos de zelo pela coisa pública de quem ocupa tais posições.

Resta comprovado que BARBOSA não é, como ninguém é, o SALVADOR DA PÁTRIA, nem está imune a 'CRIPTONITA' escondida nas ciladas de um dia depois de outro. Assim como à MULHER de César não bastava ser honesta, era preciso PARECER HONESTA, ao filho de Joaquim Barbosa, presidente do STF, ser empregado da REDE GLOBO, embora não seja ILEGAL, é algo absolutamente não recomendável.

A VIAGEM E O EMPREGO

Joaquim Barbosa voa para ver jogo com dinheiro público
EDUARDO BRESCIANI E MARIÂNGELA GALLUCCI - Agência Estado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota. O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã. Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. Segundo a Corte, porém, apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo STF. Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de maio deste ano mostrou que ministros têm usado recursos da Corte para viagens durante o recesso forense, quando estão de férias, e para levar as mulheres em diversos voos internacionais. O total gasto em passagens para ministros do STF e suas mulheres entre 2009 e 2012 foi de R$ 2,2 milhões. Neste período, Barbosa utilizou recursos da Corte para passagens enquanto estava de licença médica e não participava dos trabalhos em Brasília. Os dados oficiais foram retirados do portal da transparência do Supremo após a reportagem por supostas "inconsistências". O Supremo diz que os ministros dispõem de uma cota para voos nacionais tendo como base uma decisão tomada em um processo administrativo durante a gestão de Nelson Jobim na presidência da Corte. Segundo o STF, a cota equivale a um deslocamento mensal para o estado de origem com base na tarifa mais alta para voos entre Brasília e Sergipe, devido ao fato de o ministro já aposentado Carlos Ayres Britto ser o integrante da corte naquele momento que morava na unidade da federação mais distante.


De acordo com o tribunal, a cota é anual e não é submetida a controle. As passagens podem ser usadas a qualquer momento, inclusive no recesso parlamentar, durante licenças, ou para viagens motivadas por interesses pessoais dos ministros.
À exceção do recém-empossado Luís Roberto Barroso, e de Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Teori Zavascki, os outros sete integrantes da atual configuração do tribunal usaram passagens áreas pagas pelo Supremo durante os recessos de julho e janeiro entre 2009 e 2012 segundo os dados que estavam no portal do próprio STF. 

O EMPREGO
TELEVISÃO
Filho de Joaquim Barbosa é contratado pela Globo
05/07/2013 - DE SÃO PAULO

Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, é o novo contratado da Globo. Formado em comunicação social, Felipe entrou para a equipe de produção do "Caldeirão do Huck". A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (5).

Procurada pela coluna, a Globo e fontes na produção da atração negaram a contratação de Felipe. Disseram que ele foi apenas fazer uma visita ao Projac, no Rio.  Mais tarde, a emissora confirmou a contratação

Deputado quer abrir CPI para investigar a Rede Globo por sonegação de impostos

Posted: 06 Jul 2013 03:49 AM PDT


Depois da Folha, a notícia da sonegação de impostos da Globo na negociação do imposto devido no negócio da aquisição dos direitos de transmissão da Copa de 2002 chegou à TV, com a reportagem exibida no Jornal da Record desta sexta-feira. CPI a caminho.

Posted: 06 Jul 2013 03:48 AM PDT

Como Capone, Globo pode cair por "crime menor": sonegar imposto
Tijolaço - 5 de Jul de 2013 | 23:32


Depois da Folha, a notícia da sonegação de impostos da Globo na negociação do imposto devido no negócio da aquisição dos direitos de transmissão da Copa de 2002 chegou à TV, com a reportagem exibida no Jornal da Record desta sexta-feira, que reproduzo no final do post.

Mais um mérito do caro amigo Miguel do Rosário, com seu blog O Cafezinho – amanhã tenho ótimas notícias sobre isso – que obteve a informação e, o mais importante, teve a coragem de publicá-la.

Mérito ainda maior para a internet que, mesmo asfixiado pelo poder econômico, com a ajuda luxuosa da Helena Chagas, que acha mais republicano dar anúncios para a "Caras" que para publicações progressistas, permitiu romper o círculo de silêncio que se faz sobre os negócios obscuros da Globo.

Mas vamos aos fatos.

A primeira informação importante é: onde está o processo que consta como "em trânsito" desde 2006?

Em que "engarrafamento" está parado há seis anos?

Foi pago, como diz a Globo ou é uma das dívidas que está sendo contestada no Conselho de Contribuintes ou na Justiça, como também diz a Globo?

Uma coisa ou outra.

Empresas corruptoras, tremei-vos! Senado aprova projeto de LULA para punir empresas que lesam os cofres públicos.

Posted: 06 Jul 2013 03:42 AM PDT

Projeto de Lula contra corrupção vai à sanção
PT no Senado - 04/07/2013
Proposta segue diretamente para a sanção da presidenta Dilma.
lula
Ex-presidente Lula enviou a proposta que pune
empresas corruptoras em 2009 ao Congresso
O Senado aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei (PLC 39/2013) que empresa, nacional ou estrangeira, claramente responsável por atos de corrupção seja responsabilizada tanto na área civil quanto administrativa e punida com sanções que vão desde proibição de receber incentivos e empréstimos por um tempo a ser fixado até a dissolução compulsória da pessoa jurídica.
O projeto de lei, que acaba com a máxima de que empresa corrupta, que lesa os cofres púbicos não é punida com o mesmo rigor aplicado a funcionários pegos em flagrante por delito contra a Nação, tramita no Congresso desde 2009. Ele foi encaminhado pelo governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e levou quatro anos para ser aprovado e encaminhado ao Senado Federal. Aqui, deveria passar pelas Comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Constituição e Justiça (CCJ).
A movimentação e a pressão pelo fim da corrupção, que veio das ruas e chegou ao Congresso Nacional acelerou a tramitação da proposta. Depois de aprovar a urgência para a tramitação nesta quarta-feira (03), o plenário do Senado colocou a matéria em votação.
O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a aprovação da proposta é "um momento histórico". Para ele, o projeto, que conseguiu unir a base
Marcadores: , ,
 

Autuação da Globo pela Receita explica o seu ódio ao PT

Posted: 06 Jul 2013 03:37 AM PDT


Posted by on 06/07/13 • Categorized as Análise


Há pelo menos uns dez dias que não se fala de outra coisa nas redes sociais e na Blogosfera política. E, agora, até em grande jornal e na televisão. As Organizações Globo foram autuadas pela Receita Federal por sonegação de impostos que seriam devidos por conta de uma operação esdrúxula pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002.
O débito da Globo com o fisco alcança seis centenas de milhões de reais (!), houve autuação e, até o momento, não há confirmação do pagamento.
Tudo foi apurado pelo blog carioca Cafezinho, linkado nesta página. E repercutido intensamente nas redes sociais Twitter e Facebook e, em alguma medida, pela Folha de São Paulo, que deu as notícias a reboque de fatos que internautas já comentavam sem parar dias antes de o jornalão noticiar alguma coisa.
Um lembrete: quem paga por um jornal para se manter informado talvez devesse repensar a prática, pois, como se viu, a internet pode andar muitos passos adiante do jornalismo corporativo. Até porque, os documentos vazados pelo blog Cafezinho são públicos. Se a mídia corporativa não apurou esse dado, portanto, foi por absoluta falta de interesse.
A televisão, porém, andou ainda mais devagar do que a imprensa escrita. Até agora – e com bastante atraso –, a Rede Record, no âmbito de sua guerra particular com a Globo, exibiu uma reportagem sobre todo o caso e, ainda por cima, uma manifestação de cidadãos cariocas diante da sede da empresa da família Marinho no Rio de Janeiro, feita em protesto pela descoberta de que a emissora que vive denunciando escândalos de políticos aos quais se opõe e minimizando ou escondendo os de políticos aliados, não tem lá muita moral para falar em ética, pois empresa tão rica sonegar impostos equivale a qualquer corrupção de políticos, inclusive em termos de valores, pois os da Globo são exorbitantes, chegando quase à casa do bilhão de reais.
Contudo, o que as pessoas parecem não ter percebido, até o momento, é que esse caso todo explica com clareza a razão de tanto ódio da Globo aos governos do PT, um ódio que parece vir aumentando ano a ano depois do estouro do escândalo do mensalão, em 2005.
Note-se que a conclusão da investigação da Globo pela Receita data de 2006, quando foi aplicado auto de infração que redundou em multa multimilionária. Naquele ano eleitoral, Lula se recuperava do abalo do mensalão no ano anterior e se reelegeria presidente da República.
A Receita Federal que autuou a emissora naquele ano obedecia ao governo Lula. Nesse ponto, temos que atentar para um fato: é óbvio que a prática da Globo em 2002, valendo-se de empresa em paraíso fiscal para expatriar divisas a fim de fazer o pagamento dos direitos da Copa naquele ano sem passar pelo fisco brasileiro, não pode ter sido a primeira nem a única vez em que a emissora recorreu a tal estratagema.
O que falta as pessoas notarem é que nunca antes na história deste país se soube de a Globo ter sido autuada com tanta dureza por praticar o que, no mundo empresarial, chamam, eufemisticamente, de "contabilidade criativa".
O governo Lula fez o que, repito, nunca antes na história deste país foi feito: incomodar a poderosa família Marinho com questões "menores" como pagar seus impostos como qualquer cidadão. Afinal, quando se fala no nome Marinho, neste país, não se está falando de qualquer um, mas de uma dinastia que há décadas paira acima da Nação.
Resta saber, porém, a razão pela qual até hoje não há confirmação irrefutável do pagamento da multa aplicada pela Receita. A Globo reconhece a existência do débito, mas não prova que pagou. Não mostra o Darf, como internautas vêm pedindo há semanas.
E a Receita, por que não cobra?
Em que pé está esse caso?
Quando o Erário será ressarcido?
Por que já caminha para sete anos a espera pela devolução de recursos que pertencem à sociedade?
A Receita e o próprio governo Dilma devem uma explicação ao país, também. A descoberta desse caso mostra que a fúria global contra o atual governo pode significar, inclusive, tentativa de intimidá-lo, de forma que "segure" a Receita Federal.
Resta saber se isso foi feito, porque quase sete anos é muito tempo para um débito fiscal de tal magnitude não ter sido pago. Além da conduta inaceitável da Globo, portanto, há uma postura igualmente reprovável da Receita e, por tabela, do governo federal, responsável pelo órgão e que, por certo, tem ciência de um escândalo dessa monta.
Agora que já se sabe por que a Globo fustiga tanto os governos do PT – aparentemente, por terem ido aonde nenhum brasileiro jamais foi em termos de tratá-la como a qualquer outro contribuinte, ainda que só até certo ponto –, há que saber até quando uma concessão pública continuará sendo usada impunemente para chantagear políticos.

Movimento dos Sem Mídia

Já passamos dos mil leitores que pediram para se filiar ao Movimento dos Sem Mídia. Foram enviados e-mails para quase todos com instruções para se filiarem à ONG. Quase todos já responderam.
Nos próximos dias, os que confirmaram a filiação e enviaram fichas preenchidas receberão mais informações sobre os próximos passos, além da confirmação da filiação.
Os que pediram filiação e ainda não receberam email, podem ficar tranquilos que vão todos receber. Está tudo registrado aqui no Blog e estou fazendo o que posso para concluir rapidamente as filiações. Todavia, é muita coisa.
Neste fim de semana haverá uma pequena – bem pequena – equipe trabalhando no processo de filiação dos amigos. Agradeço a compreensão pela demora.
Um abraço a todos
Eduardo Guimarães

Do Blog da Cidadania.
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário:

Postagens populares