sexta-feira, 12 de julho de 2013

Via Email: SARAIVA 13



SARAIVA 13


Mídia tenta abafar protestos na Globo

Posted: 12 Jul 2013 04:58 PM PDT

Por Miguel do Rosário
Era previsível que a grande mídia procurasse, de todas as formas, diminuir as manifestações organizadas pelas centrais sindicais. Mas fizeram pior: houve um esforçodeliberado para denegri-las.
Não é de hoje que a mídia brasileira se assume como um partido político fundamentalmente antisindical e antitrabalhista.
O rancor da mídia contra sindicatos e centrais sindicais é fácil de entender. Com todos os seus problemas, eles são a expressão da classe trabalhadora organizada e constituem o único meio pelo qual os mais pobres podem ascender a posições políticas importantes.
Nenhum pobre jamais ganhará uma eleição sem apoio sindical. O núcleo duro de todos os partidos de esquerda é formado por sindicatos, centrais e movimentos sociais organizados.
Nota-se ainda um esforço, maquiavelicamente calculado, para criar uma polarização entre as manifestações de junho e as de ontem, 11 de julho. As comparações numéricas foram sempre no sentido de aumentar as primeiras e diminuir as últimas.
As manifestações de junho, de fato, foram monstruosas. Mas as de ontem ocuparam toda a Avenida Rio Branco. Não fosse o ataque covarde dos fascistas de preto aos manifestantes, cresceria ainda mais.
A mídia gosta de mencionar uma suposta realidade fantástica que o governo vende à população. Acontece que o governo não tem mídia. Quem vende uma realidade paralela à população é a nossa TV. Quem vende um mundinho encantado aos jovens é a TV. Não é o governo. Ao governo interessa, obviamente, fomentar o otimismo, visto que este é a mola do empreendedorismo, e incentiva o consumo, para acelerar as vendas e o crescimento econômico. Mas é a mídia que produz uma imagem esquizofrênica: por um lado, vende aos cidadãos uma fascinante fantasia de felicidade e consumismo; de outro, faz uma campanha sistemática contra o país, pintando-o sempre negativamente.
Há um estudo recente – este é um assunto do qual falaremos em breve – mostrando que a corrupção na sociedade, na esfera privada, é bem superior à da esfera pública. A corrupção individual, de médicos que faltam ao trabalho, empresários que sonegam, jornalistas que traficam informação, executivos que maquiam relatórios financeiros, é igual ou maior do que a de políticos. Temos ainda a corrupção na burocracia, no Judiciário e no Ministério Público.
Os cidadãos que protestam contra a corrupção deveriam sair às ruas com chicotes, flagelando-se a si mesmos, e gritando: Abaixo eu! Abaixo eu!
De qualquer forma, é apavorante constatar o poder da mídia de fazer prevalecer sua hegemonia na interpretação dos fatos sociais. Os jornais e a televisão esconderam acintosamente que a defesa pela democratização da mídia é uma demanda que constava nas grandes manifestações de junho, e que foram centrais nas desta quinta-feira.
A deficiência da representação política está ligada diretamente à questão da mídia. Congresso, Presidência da República, Ministério Público, STF, apenas são atingidos pelas demandas destacadas pela mídia. Isso é um erro. Talvez o principal erro da democracia brasileira. As instituições estão subestimando o que é a principal lacuna da nossa democracia. A mídia deve ser democratizada para que as demandas dos diferentes setores possam fluir de baixo para cima no corpo social.
Ontem, aconteceu uma grande manifestação diante da Globo. Saiu apenas uma notícia de segundos no SP-TV, e mais nada. Não há editoriais.
Merval Pereira, em sua coluna de hoje, menciona o tema de forma absolutamente cínica e mentirosa:
Pedir uma vaga democratização da mídia , por exemplo, é simplesmente tentar levar para as ruas a reivindicação de pequenos grupos de pressão, apoiados por blogs e revistas chapas-brancas, como se fosse uma aspiração da nacionalidade.
Como não é uma manifestação da nacionalidade? Como assim: "pequenos grupos de pressão"? A democratização da mídia era uma das principais bandeiras dos movimentos sociais e centrais que ontem saíram às ruas. Não só ontem. Nas manifestações de junho, foi uma das demandas mais importantes, embora expressa de maneira genérica, em cantorias, cartazes e faixas contra a Globo.
Mas os ministros do STF, o procurador-geral, e os clipeiros do Congresso e da Presidência, preferem ler Merval Pereira do que ouvir a voz das ruas.
Que imprensa é essa, que vem abafando um dos maiores escândalos fiscais do século? Porque nenhum jornal aborda o "mensalão" da Globo, e seus desdobramentos holliwoodianos? Porque nem a Agência Brasil parece ter coragem de mencionar o tema? Eu fui entrevistado pela Rádio Nacional argentina, principal rádio pública daquele país, para falar da sonegação da Globo. Todos os sites, blogs e jornais alternativos no Brasil têm abordado o caso. Porque a Agência Brasil e a TV Brasil não entram no assunto? Por que o sistema público de comunicação sempre fica a reboque da grande mídia?
Tudo bem, a gente está na luta para isso mesmo. Confira o vídeo abaixo, com cenas da manifestação realizada em frente à Globo. Veja se isso é coisa de "pequenos grupos de pressão"…
Nada disso. O que vimos ontem, em frente à Globo, foi uma das maiores manifestações da história brasileira contra uma emissora de TV que apoiou a ditadura e se consolidou financeiramente durante o regime militar, com dinheiro dos Estados Unidos. E que até hoje se caracteriza pelo mais abjeto golpismo. Uma manifestação criativa, jovem, e de massa. E apoiada por milhões de brasileiros em todo país.
Quem sabe o gigante não esteja, de fato, acordando? Num primeiro momento, ele se espreguiçou, e espalhou os braços, confusamente, quebrando tudo ao redor. Aos poucos, porém, começa a lembrar onde está, o que fez no dia anterior, e seus pensamentos clareiam-se.
Agora sim, a coisa está ficando boa.
PS: A Folha fez uma menção na capa, tão escondido que demorei muito tempo para descobrir. Mas foi pior que abafar. Distorceu negativamente. A menção vem numa nota em que se fala dos vândalos de preto no Rio. E diz que a manifestação foi de "400 black bocs", quando na verdade foram duas mil pessoas e com participação de vários movimentos sociais.
Na edição nacional, veio sem foto. Na edição de São Paulo, teve uma foto de um grupo de mascarados segurando paus. Muito pior que abafar!
Postado há 47 minutes ago por
 
Também do Blog Justiceira de Esquerda

GURGEL: MENSALÃO TUCANO DEVE SER JULGADO EM 2014

Posted: 12 Jul 2013 04:52 PM PDT

"Espero que concluído o julgamento da Ação Penal 470, o Supremo, logo em seguida, fixe uma data para que se inicie o julgamento desse caso. Efetivamente já se passou muito tempo e é fundamental que esse julgamento ocorra com a maior brevidade possível", avaliou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; também conhecido como mensalão mineiro, caso envolve três réus do mensalão petista, como o empresário Marcos Valério, além de autoridades como o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
12 DE JULHO DE 2013 
Minas247 - Procurador-geral da República, Roberto Gurgel disse nesta sexta-feira que o processo do chamado mensalão tucano (ou mineiro) será julgado antes das eleições de 2014. O caso envolve três réus do mensalão petista -- o empresário Marcos Valério e seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz -- e autoridades como o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e o senador Clésio Andrade (PMDB-MG).
Segundo a denúncia, o esquema montado por Valério serviu para desvio de verbas de estatais mineiras durante a campanha de Azeredo à reeleição ao governo mineiro, em 1998. O caso começou a ser investigado pelo Ministério Público em 2005 e está desde 2010 aguardando julgamento no STF. O processo foi desmembrado e também tramita na Justiça mineira.
Outro réu envolvido é o ex-ministro e presidente do PSB em Minas, Walfrido dos Mares Guia, cujos supostos crimes prescreveram porque ele completou 70 anos no fim do ano passado. Clésio, que compunha chapa como vice de Azeredo em 1998, também estava sendo julgado em primeira instância, mas ganhou foro privilegiado ao assumir a vaga no Senado aberta com a morte de Eliseu Resende (DEM-MG), em 2011.
Gurgel calcula que o início do julgamento deve ocorrer nos próximos meses, assim que terminar a análise dos recursos apresentados pelos réus do mensalão petista. "Espero que concluído o julgamento da ação penal 470 (mensalão), o Supremo logo em seguida fixe uma data para que se inicie o julgamento desse caso. Efetivamente já se passou muito tempo e é fundamental que esse julgamento ocorra com a maior brevidade possível", avaliou, acrescentando: "Espero que no mais tardar no início do ano que vem".
AP 470
Gurgel declarou nesta semana que gostaria de ver os réus condenados pelo Supremo no processo do mensalão petista ao menos começarem a cumprir as penas impostas pelos ministros antes de deixar o cargo. Seu segundo mandato à frente da Procuradoria da República termina em agosto, quando o Supremo deve analisar os recursos apresentados pelos condenados no processo. Questionado se sente frustração pelo fato de os acusados continuarem livre, foi direito: "confesso que sim".
"No Brasil nós temos um vezo de adiar muito a efetividade das decisões. Foi um julgamento que tomou todo o segundo semestre de 2012 e até hoje, na verdade, esse magnífico esforço do Supremo Tribunal Federal não teve as consequências devidas", lamentou. "Que são, de um lado, a expedição dos mandados de prisão em relação àqueles réus condenados a penas privativas de liberdade, e de outro lado a perda de mandatos parlamentares por aqueles que atualmente exercem esses mandatos", completou.
Postado há 1 hour ago por
 

Os pobres ingleses querem médicos de fora. Nós, não…

Posted: 12 Jul 2013 04:47 PM PDT


12 de Jul de 2013 | 05:41
Via Diário do Centro do Mundo, chego à reportagem publicada pela  Deutsche Welle, a agência de notícias alemã, sobre a experiência inglesa de importação de médicos.
Ela tem uma diferença – extremamente cruel – da brasileira, que segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde e o impede: importa médicos até de países paupérrimos, como a Libéria – que tem um médico para cada 70 mil pessoas –  e o Haiti. Este, aliás, recebeu centenas de médicos cubanos no grande terremoto, que continuam por lá.
Mas a maioria dos 90 mil médicos de origem estrangeira no Reino Unido é de indianos. Segundo a matéria, 25 mil. Ou, de acordo com a Associação de Médicos de Origem Indiana no Reino Unido – Bapio, na sigla em inglês – 40 mil. Quase todos trabalhando no sistema público de saúde e fazendo conferências como a da foto aí de cima.
Problemas? Sim, claro. Que provocaram, inclusive, um endurecimento das regras de admissão de profissionais. Curiosamente, isso ocorreu depois de um problema de comunicação entre médico e paciente, por causa da língua. O médico não era indiano: era alemão…
A matéria da agência alemã – escrita por brasileiras, que foram trabalhar lá – conta, também, que é graças à importação de médicos que os Estados Unidos minoram os seus graves problemas de saúde, entre eles a falta de médicos.
Os países ricos, em geral, sugam os médicos dos países pobres. E, claro, ninguém imagina que as faculdades de medicina dos países pobres sejam lá uma maravilha, perto da dos ricos. Num ranking das 100 melhores faculdades de medicina do mundo, os países do 3° mundo comparecem com exatamente…nenhuma.
Leia aqui a matéria da Deutsche Welle.
Por: Fernando Brito

Bomba atômica da Globo. Mais detalhes. 1) A servidora foi, na verdade, bucha de canhão. Os documentos foram roubados no caminho de uma repartição a outra. 2) A denúncia de sonegação chegou ao Ministério Público via UIF, uma organização internacional de combate a crimes financeiros.

Posted: 12 Jul 2013 04:40 PM PDT


Mais detalhes da bomba da Globo
O Cafezinho - Miguel do Rosário on 12/07/2013 – 11:57 am

Estou evitando falar da bomba, para abrir espaço para ela explodir, o que deve acontecer nos próximos dias. De qualquer forma, o MP já tem elementos para iniciar uma investigação. E a gente vai pressionar até o limite.

Mas fiquei sabendo de algumas novidades. A denúncia de sonegação chegou ao Ministério Público via UIF, uma organização internacional de combate a crimes financeiros.

Ainda não vi a íntegra dos documentos, tenho que acreditar numa fonte que está agora analisando-os. Segundo ela, o Ministério Público tinha sim condições de abrir um inquérito contra a Globo, visto que havia indícios consistentes de crimes graves contra o sistema financeiro, não apenas sonegação.

Quanto à servidora acusada de roubar os documentos, aí vai a maior bomba. Segundo a minha fonte, não foi ela quem roubou. Os documentos foram roubados no caminho de uma repartição a outra.

A servidora foi, na verdade, bucha de canhão. Usaram-na para proteger gente mais graduada na Receita, a quadrilha que roubou e o cliente que fez a encomenda. Ela tem culpa no cartório por ter aceito essa situação, em detrimento do dano ao erário, e há outros processos contra ela. Mas é um peixe ainda mais pequeno do que eu pensava. Ela nunca teve esses documentos em mãos. E hoje mora com sua mãe, em Copacabana, num apartamento antigo da família.

Esse filme está ficando bom!
Blogueiros se preparando para enfrentar a Globo

Globo versus Receita: um escândalo dentro do escândalo

Posted: 12 Jul 2013 01:45 PM PDT

É abjeto o silêncio da mídia, dos políticos e do governo num caso tão extraordinário.
Futebol é um negício bilionário para a Globo
Futebol é um negócio bilionário para a Globo
Existe um escândalo dentro escândalo do caso Globo versus Receita Federal.
É a omissão da mídia, dos políticos e do governo. Todos estão se fazendo de mortos, numa cumplicidade mórbida, como se não estivesse ocorrendo nada.
A tarefa de lutar por um Brasil melhor, neste caso, está limitada, até aqui, a esforços épicos de blogues independentes.
Os fatos são espetaculares.
Vejamos.
A Receita, como primeiro noticiou o blog O Cafezinho, flagrou a Globo numa trapaça fiscal. Documentos vazados por uma fonte da Receita mostram que a Globo tratou a compra dos direitos da Copa de 2002 como se fosse um investimento no exterior para fugir aos impostos brasileiros.
Isso se chama sonegação. E sonegação é corrupção.
A empresa se utilizou, na manobra, de um paraíso fiscal, recurso predileto de sonegadores no mundo todo. Não à toa, os governos  dos países adiantados decidiram impor um cerco terminal aos paraísos fiscais, porque o dinheiro sonegado destrói a saúde dos cofres públicos e impõe uma injustiça monstruosa à sociedade.
Em dinheiro de 2006, a Globo devia 615 milhões de reais à Receita. Isso são seis vezes o que a Globo definiu como o maior caso de corrupção da história do Brasil, o Mensalão.
Pressionada, a Globo, depois de tergiversar, admitiu que tivera sim problemas com a Receita. Mas jamais mostrou o darf, o recibo, para comprovar que acertara as contas.
Se o enredo já não fosse sensacional, entrou depois em cena a notícia – confirmada – de que uma funcionária da Receita tentara fazer desaparecer a documentação do caso.
Uma história fiscal passou a ser policial também.
A funcionária escapou da prisão graças a um habeas corpus de Gilmar Mendes. Para quem ela trabalhara? Teoricamente, basta buscar na lista dos beneficiários de um eventual sumiço.
Não são tantos assim.
Estranhamente, ou não estranhamente, pensando bem, a mídia corporativa – que tem exércitos de repórteres – não fez o menor esforço para encontrar funcionária e tentar esclarecer um caso de dimensões extraordinárias.
Isso atesta a miséria do jornalismo investigativo nacional.
Cenas bizarras vão aparecendo: um advogado da Globo disse não se recordar do caso, como se estivesse falando da conta de um restaurante.
Um repórter do UOL entrou no caso, provavelmente sem conhecimento dos donos, extraiu da Globo a admissão da multa e sumiu exatamente no momento em que conseguira mostrar que tinha uma grande história.
O UOL – da Folha, sócia da Globo no jornal Valor – não deu mais nada. O mesmo comportamento teve seu irmão, a Folha, que estampa na primeira página a informação de que é um jornal a serviço do Brasil.
Sim, a serviço do Brasil – mas desde que isso não signifique investigar a Globo.
Fora todos os fatos comprovados, há especulações eletrizantes.
Exemplo: a justiça suíça, ao denunciar no ano passado a rede de propinas comandada por João Havelange e Ricardo Teixeira, denunciou a propina milionária paga num paraíso fiscal para Havelange para que garantisse a uma emissora de televisão que a Fifa venderia a ela, e não à concorrência, os direitos da Copa de 2002.
Quanto a Globo ganha com futebol é uma enormidade: em 2012, foram vendidas seis cotas a patrocinadores por 174 milhões cada. Isso dá mais de 1 bilhão de reais.
O tamanho do negócio do futebol justificaria qualquer coisa?
Esta é uma das questões que deveriam estar sendo discutidas publicamente, num regime de transparência urgente, dado o torrencial interesse público do caso.
Mas não.
Há um silêncio abjeto que paira sobre este escândalo – exceto pela luta heroica e solitária dos bravos Davis da internet contra o Golias e seus amigos, ou cúmplices, se você quiser.
Paulo Nogueira
No DCM

Ativistas jogam bosta na RBS/Globo _+_Atos contra globo-Brasília-Rio de Janeiro-Feira de Santana (BA) -Porto Alegre

Posted: 12 Jul 2013 12:59 PM PDT

José Dirceu: Silêncio na mídia, agito nas redes #agito nas redes

Posted: 12 Jul 2013 12:54 PM PDT

Tem recebido pouca atenção – na verdade, nenhuma – na grande imprensa a história do processo da Receita Federal contra a Rede Globo por sonegação. Mas blogs e internautas têm dado grande repercussão ao caso, trazendo novas informações e revelações quase diariamente.
Por José Dirceu, em seu blog
O caso foi revelado pelo blog O Cafezinho. Mesmo com o silêncio da imprensa, toda essa movimentação nas redes obrigou a Rede Globo a divulgar uma nota sobre o assunto, negando as acusações que vem recebendo.
A história tem episódios muito curiosos e ainda nebulosos. Para começar a entender a história, sugiro a leitura do post "A mecânica de um crime imperfeito", que o Tijolaço levou ao ar hoje. Lá, está a cronologia dos principais acontecimentos em torno do processo.
O caso inclui ainda o gravíssimo desaparecimento do processo na Receita Federal. Uma funcionária da própria Receita foi condenada pelo crime. Mas até agora não se esclareceu a mando de quem ela agiu. E os papéis continuam desaparecidos. O blogueiro Rodrigo Vianna conta o que se sabe até agora desse episódio.
O Viomundo também traz detalhes sobre o desaparecimento dos documentos.
Diante da repercussão, o Ministério Público soltou uma nota sobre o assunto. Mas a nota abriu mais uma série de dúvidas. Veja aqui quais são elas. 
E também merece leitura atenta o material que o Cafezinho publicou com as primeiras páginas dos documentos referentes ao processo. O blog conseguiu isso por meio de uma fonte. Segundo o blog, nos documentos, aparecem alguns novos nomes usados pela Globo para realizar a fraude detectada pela Receita Federal nas Ilhas Virgens Britânicas. Um deles é Globo Overseas Investment.
Postado há 4 hours ago por
 

Vídeo: Funk da Globo: "Vai cair, vai cair"

Posted: 12 Jul 2013 12:51 PM PDT

Charge do Bessinha

Posted: 12 Jul 2013 12:48 PM PDT

Além de fraudar o fisco a Globo ainda falsifica reportagens

Posted: 12 Jul 2013 12:46 PM PDT

Do Blog da Cidadania - 12/07/2013


Apesar de esse vídeo incrível – que o post reproduz mais adiante – ter circulado bastante pelas redes sociais ao fim de noite de quinta-feira (11 de julho de 2013), é vital comentar mais a fundo o que ele mostra por ser literalmente estarrecedor.

As denúncias de que a Rede Globo tentou fraudar o fisco em módicos R$ 600 milhões vêm sendo encaradas pelos "éticos" que vivem acusando o partido ao qual a emissora declarou guerra como sendo "exageradas", pois a fraude fiscal em questão seria apenas uma manobra "empresarial" corriqueira para pagar menos impostos.

Vá lá que, no Brasil, nossas degeneradas classes média e alta dão nomes eufemísticos ao que em países civilizados é considerado crime e dá cadeia: sonegação de impostos. Mas o que mostra o vídeo a que este texto se refere não pode ser minimizado nem pelo maior cara-de-pau da galáxia.

Na última quinta-feira, durante o ato público de centrais sindicais que ocorreu na avenida Paulista, o diretor do grupo de comunicação Rede Brasil Atual, Paulo Salvador, flagrou reportagem da Globo operando a prática (anti) jornalística mais execrada desde o surgimento da imprensa: falsificação de fatos para preencher "reportagens".

Sim, é isso mesmo: no âmbito da guerra política da Globo contra o governo Dilma Rousseff, uma equipe de reportagem da emissora foi àquela avenida durante o ato das centrais sindicais e tentou forjar um protesto contra a presidente da República. Levou um cartaz com ataques a ela e pediu para um manifestante segurá-lo enquanto filmava.(Os grifos em verde negritado são do ContrapontoPIG)

O vídeo mostra o momento em que Salvador interpela a equipe após ter visto a fraude ser encenada. Ocorre, inclusive, um princípio de confusão. A equipe da Globo, formada por "repórteres" parrudos que mais pareciam leões-de-chácara, parecia disposta a ir às vias de fato com quem a pegou no pulo.

Logo, porém, outros manifestantes percebem a confusão, cercam os "repórteres" globais e começam a entoar palavras de ordem contra a emissora, obrigando os que tentavam produzir a fraude a se retirarem do local.

Resta saber quantas vezes, ao longo das últimas semanas, a Globo apresentou falsos protestos contra o governo quando não foi possível obter imagens verdadeiras. E resta saber, também, se o que se vê no vídeo abaixo decorreu de ordem da direção da emissora ou se foi mera tentativa dos "repórteres" de agradar o patrão.

Assista, abaixo, ao flagra de outro item da já longa lista de fraudes que vai sendo conhecida e, assim, vai explicando como a família Marinho conseguiu edificar um império tão gigantesco e rico como as Organizações Globo.
 
. .
.
 
Também do Blog ContrapontoPIG

Adilson Filho: Provocadores e mídia marcam protesto nas ruas do Rio

Posted: 12 Jul 2013 12:42 PM PDT

Do Viomundo - publicado em 12 de julho de 2013 às 9:40

por Adilson Filho, via e-mail












O ato convocado pelas centrais sindicais aqui no Rio de Janeiro começou a ganhar corpo por volta das 16 hs. Estava tudo correndo bem, com várias categorias unidas, os movimentos sociais e cidadãos empunhando suas bandeiras vermelhas e amarelas enquanto se concentravam na Candelária. De um dos carros que puxava a manifestação ouvia-se:

"Essa aqui é a luta dos trabalhadores do Brasil, homens e mulheres que vieram as ruas por um país melhor, aqui não tem lugar pra fascista; se você prefere ficar de máscara, por favor, respeite quem está aqui mostrando a sua cara com coragem e dando seu recado."

De repente um sujeito atirou uma pedra na vidraça da Igreja principal, foi identificado e preso pela polícia. Nesse momento, algumas pessoas — muitas cobrindo o rosto com camisas — cercaram os policiais e começaram a atirar coisas.  A reação foi imediata. A diretora do SEPE [Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação], que estava num segundo carro, acertadamente pediu para que as pessoas não corressem, que não caíssem nas provocações desse pequeno grupo. Chegou inclusive a dizer para não hostilizarem a polícia que estava ali para garantir o evento e ressaltou ainda que PM também era da classe trabalhadora, tão explorada quanto muitos ali.

Mas o grupo estava mesmo empenhado, continuaram as provocações e a polícia reagiu da única forma (errada, registre-se) que sabe reagir nessas horas. Bombas, cassetetes pro alto e gás lacrimogênio.

Mais à frente, umas duas horas depois, um grupo de pelo menos 150 pessoas passou em fila indiana, todos de preto, com camisas no rosto e com aquela máscara do personagem britânico na nuca. A fila era interminável, e esse grupo carregava ainda um estandarte (também preto) com várias dessas máscaras estampadas. Como não poderia deixar de ser, chamou a atenção de todos que marchavam, gerando uma certa apreensão. Um amigo virou pra mim e disse aquilo que eu estava pensando: vai dar merda.

Não deu outra. Ao chegar à Cinelândia eles se concentraram mais ou menos na altura da Araújo Porto Alegre, esperaram a passeata chegar, foram puxando bandeiras, atirando coisas e partindo pra cima. Alguns manifestantes reagiram e a coisa esquentou. A polícia reagiu de forma mais incisiva ainda, o corre-corre foi geral e assim, desta maneira lamentável, acabou a manifestação.

PS do Adilson: A manifestação de hoje, não fosse a tentativa explícita de sabotagem, tinha tudo pra ser um grande ato de cidadania e de reivindicações positivas. Desta vez não havia ninguém de nariz de palhaço, enrolado em bandeiras estilizadas do Brasil, com cartazes divertidos dos mais variados, devidamente 'produzidos' para ocasião. Acho que agora está provado que as milhares de pessoas que 'incendiaram' as ruas no mês passado e que formaram o 'tal do gigante' que acordou receberam a lenha da mídia e a gasolina do Facebook. Quando a pauta conservadora deu lugar à pauta progressista, o gigante voltou ao seu sono profundo. Nas ruas, só ficaram os que nunca dormiram.

PS do Viomundo: Enquanto isso, em SP, a cobertura da mídia patronal foi completamente voltada para a desqualificação dos protestos.

PS2 do Viomundo: Aqui, fotos sugeridas pelo Bruno Machado, no Facebook, publicadas pelo blog do Garotinho — que a Globo não mostrou

Leia também:

O escracho contra a RBS em Porto Alegre
Em BH, o grito de "a verdade é dura"
Efeitos especiais em SP: "Globo sonega" e Herzog no lugar de Frias
As fotos da Paulista que não sairam na capa dos jornalões
Dois mil se juntaram para queimar os DARF
.
 
Do Blog ContrapontoPIG

Aviso aos navegantes

Posted: 12 Jul 2013 12:37 PM PDT

DaSérie #OcupaRedeGlobo e toca seus repórteres de tudo que é canto: RBS na Câmara de POA

Posted: 12 Jul 2013 12:34 PM PDT


Como mostrei numa breve seleção aqui a vida para quem trabalha na Rede Globo, suas rádios, sites ou para suas afiliadas não está nada fácil.
A velha mídia precisa entender que a era de criminalizar os movimentos sociais e eles não reagirem acabou. Amanhã vai ser maior.
Leia também:

Mensalão tucano. Fonteles: Ayres Britto "deitou" no mensalão mineiro. Ex-procurador-geral da República culpa ex-ministro Carlos Ayres Britto pela demora de oito anos a respeito da denúncia contra Marcos Valério

Posted: 12 Jul 2013 12:31 PM PDT

Fonteles: Ayres Britto "deitou" no mensalão mineiro
Novo Jornal - 12/07/2013

Ex-procurador-geral da República culpa ex-ministro Carlos Ayres Britto pela demora de oito anos a respeito da denúncia contra Marcos Valério

Dois anos antes das denúncias do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de que o governo Lula repassa recursos financeiros a parlamentares e partidos da base aliada, o Supremo Tribunal Federal (STF) já conhecia o empresário Marcos Valério Fernandes e o seu esquema de irrigação de campanhas políticas. Em 2003, uma denúncia por improbidade administrativa contra o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) e seu candidato a vice nas eleições de 1998, Clésio Andrade (hoje senador pelo PMDB), levou ao Supremo o que viria a se chamar mais tarde de "mensalão mineiro" ou "valerioduto tucano". Na ação cível, aquela que permite a reparação do prejuízo ao erário, o Ministério Público pede que os acusados devolvam aos cofres públicos R$ 12 milhões.

De lá para cá, o Supremo tomou conhecimento do mensalão petista, julgou e condenou 25 dos seus réus. Também recebeu a denúncia criminal do mensalão mineiro. Mas nada fez em relação à ação cível. Uma demora que o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, responsável pela primeira denúncia, põe na conta do ex-ministro Ayres Britto.

Cláudio Fonteles acusa Ayres Britto de "deitar" no processo do mensalão mineiro e questiona por que o ministro não imprimiu a esse caso a mesma celeridade que deu ao mensalão petista, cujo julgamento criminal foi pautado por ele como presidente do Supremo. Ayres Britto nega ter usado dois pesos e duas medidas no caso. Segundo ele, por se tratar de ação criminal, passível de prescrição, era preciso correr com o mensalão mais famoso. Um risco que a ação cível do processo mineiro não corria, afirma o ministro aposentado.

# WIKILEAKS

Posted: 12 Jul 2013 09:09 AM PDT





THIETRE - RIO DE JANEIRO
Postado há 1 hour ago por
 

# Blogosfera enfrenta a picaretagem da mídia

Posted: 12 Jul 2013 09:06 AM PDT

Raio laser invade a Globo em SP

Posted: 12 Jul 2013 09:00 AM PDT

Globo não conseguiu esconder a manifestação, que a penetrou como um raio
 

O batismo da "Ponte jornalista Vladimir Herzog"

Globo tenta montar imagem e é desmascarada nas manifestações


A manifestação contra a Globo em São Paulo conseguiu enviar um raio laser que invadiu o estúdio que transmitia o jornal local do início da noite.
O ponto verde, em movimento, à esquerda da tela, desconcertou o apresentador e foi rapidamente tirado do ar.
Como diria o Cala a boca, Galvão – também celebrado na manifestação desta noite -, depois que a Holanda empatou: a coisa já esteve melhor para a seleção brasileira.
Paulo Henrique Amorim

CPI da espionagem convocará FHC?

Posted: 12 Jul 2013 08:55 AM PDT


http://s1.trrsf.com/blogs/30/files/image/capas2.jpg 
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) protocolou no final da tarde de ontem (10) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as denúncias de espionagem dos EUA em e-mails e ligações telefônicas no Brasil. O requerimento obteve 41 assinaturas – o mínimo necessário é de 27 senadores (um terço dos parlamentares). Pelas normas regimentais, a CPI tem poder para solicitar documentos sigilosos a órgãos no Brasil sem autorização da Justiça. Diante das denúncias do sítio Carta Maior, de que FHC teve a consultoria da mesma empresa denunciada pela espionagem, existe a possibilidade da sua convocação. No seu reinado, o país quase virou uma colônia dos EUA com a sua política de "alinhamento automático" ao império. A CPI poderá ajudar a desvendar as relações de subserviência dos tucanos.
Segundo denúncias do insuspeito jornal O Globo, conhecido por sua histórica postura colonizada, pessoas e empresas instaladas no Brasil se tornaram alvos da criminosa espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) nos últimos anos. Somente em janeiro passado, o país teve 2,3 milhões de telefonemas e mensagens espionados – ficando atrás apenas dos EUA. O jornal também revelou que a NSA e a Agência Central de Inteligência, a temida CIA, mantiveram uma "estação de espionagem" em Brasília pelo menos até 2002.
Diante destas bombásticas revelações, a senadora Vanessa Grazziotin reagiu rapidamente. "Trata-se de uma invasão de soberania sem precedentes na história do Brasil. Grave sob todos os aspectos, ainda mais que o controle de informações podem ter chegado ao nosso sistema de defesa, à Presidência da República, informações sigilosas e até mesmo operações militares podem ter sido monitoradas por um governo estrangeiro", argumenta. No requerimento que solicita a abertura da CPI, ela afirma que o Senado precisa ir além do convite a ministros para prestar esclarecimentos.
Neste rumo, seria o caso de convocar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para prestar esclarecimentos. Ele inclusive já se antecipou e garantiu que "nunca soube de espionagem da CIA em meu governo". Mas a sua reação defensiva não convence. Conforme denunciou ontem o sítio Carta Maior, "a empresa que coordenava o trabalho de grampos da CIA, a Booz-Allen, na qual trabalhava Edward Snowden, é uma das grandes empresas de consultoria mundial. No governo FHC, ela foi responsável por consultorias estratégicas contratadas pela esfera federal". Essa informação exige explicações, ressalta o sítio.
"O Congresso não pode tergiversar diante do incontornável: uma base de espionagem da CIA operou em território brasileiro pelo menos até 2002. A sociedade tem direito de saber o que ela monitorou e com que objetivos. Há outras perguntas de vivo interesse nacional que reclamam uma resposta. O pool de espionagem apenas coletou dados no país ou se desdobrou em processar, manipular e distribuir informações, reais ou falsas, cuja divulgação obedecia a interesses que não os da soberania nacional? Fez o que fez de forma totalmente clandestina e ilegal? Ou teve o apoio interno de braços privados ou oficiais, ou mesmo de autoridades avulsas? Quem, a não ser uma Comissão Parlamentar, teria acesso e autoridade para responder a essas indagações de evidente relevância política nos dias que correm?".
"Vale repetir: a mesma empresa guarda-chuva do sistema de espionagem que operou no Brasil até 2002, a Booz Allen, foi a mentora intelectual de uma série de estudos e pareceres, contratados pelo governo do PSDB, para abastecer uma estratégia de alinhamento ('carnal', diria Menen) do Brasil com a economia dos EUA... Como se vê, as revelações de Snowden, ao contrário do que sugere a nota de FHC, definitivamente, não deveriam soar como algo inusitado aos círculos do poder, em Brasília. Se assim são tratadas, há razões adicionais para suspeitar que um imenso pano quente será providenciado para evitar que as sombras fiquem expostas à luz. A questão não se esgota em manifestar a indignação nacional pelo que Snowden denunciou. O que verdadeiramente não se pode mais adiar é a investigação pública do que foi espionado, com que finalidade e a mando de quem. Isso quem faz é uma Comissão Parlamentar de Inquérito".
No Blog do Miro

Rede Globo vira alvo de manifestantes em SP e RS

Posted: 12 Jul 2013 08:52 AM PDT

Rede Globo vira alvo de manifestantes em SP e RS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO
País em protestoUma sequência de luzes verdes invadiu o estúdio do "SPTV", da Rede Globo, durante a exibição do telejornal na noite desta quinta-feira.
Os reflexos atravessaram o vidro do estúdio, com visão para a ponte Octavio Frias de Oliveira, atingiram o estúdio e o apresentador Carlos Tramontina. Os raios puderam ser vistos no início do programa e durante o encerramento.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 400 manifestantes faziam um protesto em frente à emissora, no Dia Nacional de Lutas.
No início do telejornal, o apresentador informou que os manifestantes faziam um protesto contra a emissora no Brooklin, bairro da zona sul da capital, onde fica a sede paulistana da Rede Globo. Ele disse ainda que eles se reuniram em uma praça [General Gentil Falcão] e caminhavam na direção da emissora, pela avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini.
Tramontina disse que "os manifestantes gritam palavras de ordem contra a Globo. Eles pedem a democratização da mídia e a revisão das concessões de TV".

Reprodução
Luz verde atinge rosto do apresentador Carlos Tramontina, da Rede Globo, durante apresentação do telejornal SPTV
Luz verde atinge rosto do apresentador Carlos Tramontina, da Rede Globo, durante apresentação do telejornal SPTV
Depois de chegar à emissora, manifestantes picharam o muro da entrada do portão 2, na avenida Chucri Zaidan e outros pontos ao redor da Globo. Vinte policiais militares da Força Tática acompanhavam o protesto à distância. O ato era pacífico e sem registros de confrontos.
Os manifestantes deram uma volta completa ao redor da emissora e voltaram para a praça de onde saíram. O grupo disse que estava na manifestação que começou no início da tarde na avenida Paulista e seguiu até a praça Roosevelt, no centro. Eles disseram ter ido ao Brooklin em um ônibus fretado que estava no largo do Arouche. Não há informações de quem pagou o veículo.
A reportagem da Folha não conseguiu contato com a emissora.
NO SUL
Manifestantes jogaram esterco em frente à sede do Grupo RBS, em Porto Alegre, durante protesto na tarde de ontem. A emissora de TV do grupo é afiliada à Rede Globo.
Em vídeo divulgado na internet, os manifestantes disseram que haviam jogado "100 kg de merda de porco" para pedir "democratização dos meios de comunicação".
Segundo o Grupo RBS, o protesto teve início com cerca de 40 pessoas e, depois, "algumas centenas de manifestantes" se uniram ao grupo.
 

Manifestação em frente à Globo critica monopólio da mídia

Posted: 12 Jul 2013 08:50 AM PDT

Da Redação GGN
Victor Saavedra e Nacho Lemus

Cerca de mil manifestantes se reuniram na Praça Gentil Falcão, próxima à sede paulista da Rede Globo, convocados pelo Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes).O protesto criticou o monopólio da mídia e pediu a revogação imediata das concessões de Rádio e Televisão a políticos. Outros movimentos sociais, como o coletivo Juntos e o Movimento Passe Livre, se uniram à reivindicação que cobra democratização da mídia e da internet.
A manifestação começou por volta das 19h com um discurso que focou na responsabilidade do ministro de Comunicações Paulo Bernardo de "cassar as concessões inconstitucionais dos políticos"; e reivindicou um marco civil para uma internet livre. O protesto teve tom de carnaval com uma ampla maioria de estudantes, sem bandeiras de partidos políticos, que cantaram e dançaram ao redor do prédio da emissora de TV, onde, desde longe, se projetavam frases contra o grupo de mídia. Além de pichação na porta do canal, foram feitas intervenções sobre espaços de publicidade e a troca da placa da ponte Octávio Frias de Oliveira por outra com o nome do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975.

Mais AQUI

A manipulação da mídia contra o Ato dos Movimentos Sociais

Posted: 12 Jul 2013 08:48 AM PDT

Mais uma vez o PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA(PIG) usou e abusou de manipular os fatos ocorrido ontem, no dia 11 de julho, em todo o Brasil, por ocasião das manifestações dos Movimentos Sociais e Centrais Sindicais. A Rede Globo, SBT, Rede Record, RedeTV, Bandeirantes, Rádio CBN, Band News, Folha de São Paulo, Estadão, O Globo e o restante da mídia venal e golpista desqualificaram o ato, dizendo que tinha uma meia dúzia de militantes pagos pelas Centrais para engrossar as fileiras das manifestações, e que o Brasil não parou, as ruas estavam vazias, os transportes funcionando normalmente, um verdeiro fracasso, sem objetivos, e todos estavam a serviço da presidenta Dilma Rousseff. Que absurdo.
Maggiar Villar: As manifestações de hoje estão parando o Brasil. Em Porto Alegre, pela primeira vez chegaram de fato na frente da Globo/RBS. Pela primeira vez, a cidade está completamente parada. Ocuparam a Câmara de Vereadores! Esta manifestação, que está acontecendo AGORA por todo o Brasil, misteriosamente, não está aparecendo no Facebook.
Ocorre que as manifestações de hoje são organizados pelo PROLETARIADO. Quando as manifestações começaram, elas eram de jovens da classe média, OU SEJA: o público do facebook. Inspirados nisso, o proletariado e o que sobrou dos sindicatos (não comprados) saíram às ruas. E de modo muito mais pungente, causando verdadeiros feriados nas metrópoles.
Mas a mídia não está cobrindo, o IMPACTO midiático está bem menor. Muito menor. Mas tem menos público? Não. Tá mais desorganizado? Não, tá bem mais organizado, manifestantes com coletes, andando em volta de carros de som das suas entidades.
Na verdade é um movimento de igual número e muito mais organizado. Mas não se ouve um pio aqui no face. Que estranho, né?
Não tenho maiores conclusões, espero dos meus amigos administradores de páginas e blogs alguma movimentação sobre o fato. Aguardo colaborações dos leitores, informações. E vamos ficar atentos, pessoal. Não é porque sejam outros estratos que estão na rua que vamos alienar o barulho que estão fazendo.
ASSISTA A MANIFESTAÇÃO EM SÃO PAULO:

ASSISTA A MANIFESTAÇÃO EM FORTALEZA: 

Sonegação da Globo equivale a 30 "mensalões": A "grande mídia" se cala

Posted: 12 Jul 2013 03:13 AM PDT


Se a Globo não paga impostos, eu também não vou pagar!

Leandro Fortes: O povo não é bobo
Além de querer privatizar o Brasil, FHC trabalhava com espiões
O homem que vazou os dados do esquema de espionagem nos EUA
Joaquim_Barbosa84_Maracana
Seletivamente, Joaquim Barbosa domina os fatos
Bater em mulher é covardia: Quando Joaquim Barbosa não era herói da mídia

Mais notícias

Cremesp paga táxi e hora extra para funcionários irem a ato de médicos na Paulista
Postado há 2 hours ago por
 

Vídeo: Globo tenta montar imagem e é desmascarada nas manifestações das centrais sindicais

Posted: 12 Jul 2013 03:10 AM PDT

Leandro Fortes. O povo não é bobo. Acuadas pela blogosfera, embora protegidas pelas empresas de comunicação coirmãs, as Organizações Globo, quem diria, vivem dias de vidraça.

Posted: 12 Jul 2013 03:04 AM PDT

"Talvez, de tanto viver na dimensão onírica de suas telenovelas, ou na falsa percepção que alguns dos seus sorridentes jornalistas têm do mundo real, a Rede Globo ache, de fato, que é possível fazer o contribuinte acreditar de que ela nada tem a ver com o roubo do processo da Receita Federal. Afinal, somos todos uma nação de idiotas plugados no Caldeirão do Huck, certos de que, ao morrermos, teremos nossas almas levadas ao céu pela nave espacial da Xuxa. "
"Fico imaginando qual seria a capa dos jornalões e das revistas coirmãs se fosse Lula a dever mil réis de mel coado à Receita Federal. E se descobrissem, no curso da apuração, que um militante aloprado havia lhe feito o favor de roubar o processo judicial a respeito. As massas seriam, no mínimo, conclamadas a linchar o ex-presidente e pedir as Forças Armadas nas ruas." 
O povo não é bobo
Carta Capital - Leandro Fortes - 10/07/2013 15:45, última modificação 10/07/2013 16:02

Acuadas pela blogosfera, embora protegidas pelas empresas de comunicação coirmãs, as Organizações Globo, quem diria, vivem dias de vidraça

Enquanto ainda alimenta a fantasia das "manifestações pacíficas" que cobriu, covardemente, do alto dos prédios das cidades, com repórteres postados como atiradores de(a) elite, a Rede Globo se vê, finalmente, diante de uma circunstância que não consegue dominar, manipular e, ao que parece, nem mesmo entender. Aliás, que jamais irá entender, porque se tornou uma instituição não apenas descolada da realidade, mas também do tempo em que vive. Ela e a maior parte dos profissionais que nela trabalham, estes que acreditam ter chegado ao topo da profissão de jornalista quando, na verdade, estão, desde muito tempo, vinculados ao que há de mais obsoleto, atrasado e cafona dentro do jornalismo nacional.

O poder da blogosfera progressista e de esquerda, que tanto incomoda, portanto, a conservadores e direitistas (partindo do pressuposto otimista de que há eventual separação entre eles), lançou-se numa organizada empreitada de apuração jornalística que fez a gigante platinada do Jardim Botânico tremer nas bases e, mais de uma vez, colocar pelo menos um dos joelhos no chão.

Carta Aberta aos Colegas da Globo. Por Marco Aurélio Mello, que esteve na firma por 12 anos.

Posted: 12 Jul 2013 03:01 AM PDT

"(...) pensem se não é hora de dizer não. Perguntem aos colegas se não é o caso de procurar coletivamente a direção para negociarem um pacto. O que vocês precisam é fazer apenas o bom e velho jornalismo que sabem, sem ingerências, sem controle, sem manipulação. Afinal, vocês vendem a eles apenas sua força de trabalho, não aquilo em que vocês acreditam e que pode sim transformar o mundo num mundo melhor para todos."
Carta Aberta aos Colegas da Globo
Marco Aurélio Mello - DoLaDoDeLa -  11/07/2013

Caros Colegas,

Conheço a maioria de vocês e dou meu testemunho da dureza que é trabalhar como jornalista na TV Globo. Já fui um de vocês por 12 anos, por isso falo de cátedra. Acordamos cedo, às vezes cedo demais, dormimos tarde, quase sempre tarde demais e passamos o dia todo conectados. Cobram de nós que tenhamos lido tudo e visto todos os programas da emissora, inclusive os de entretenimento.

Muitos só conhecem a escala do dia seguinte na noite anterior. Muitos têm um rádio Nextel apitando em nossas orelhas dia e noite. E muitos mais ficam on line pelo exchange, mesmo estando em casa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Parece propaganda de caixa eletrônico, não é?

Nossas famílias vivem em função da nossa escala e das nossas "conquistas". Somos mal remunerados, muito mal a propósito. Pagam para um repórter inciante a aviltante quantia de R$ 3,5 mil brutos. Aos editores um pouco menos e os produtores, rádio-escutas, operadores e estagiários é melhor eu nem falar. Os chefes te dizem com a maior cara lavada que, para o seu posto de trabalho, tem 20 na porta esperando, sujeitos a ganhar a metade. Veja que triste efeito da Oligopolização.

Há uma pequena "casta", cada vez mais restrita, composta pelos figurões, que chegam a faturar uns R$ 50 mil cada, mas são poucos, muito poucos. Como levam vida de bacana, inspiram muitos a continuarem transpirando, na esperança de um dia alcançarem o Olimpo. A maior parte deles, infelizmente, é apenas uma representação simbólica daquilo que as pessoas acham que eles são, heróis, meio homens, meio deuses, portanto imortais. Como não existe almoço grátis, são todos pessoas jurídicas, ou seja, colegas do dono, já que também ostentam a condição de patrões.
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário:

Postagens populares