sexta-feira, 21 de junho de 2013

Via Email: Megacidadania: EXTREMA DIREITA VANDALIZA O PAÍS


Megacidadania


EXTREMA DIREITA VANDALIZA O PAÍS

Posted: 21 Jun 2013 07:36 AM PDT

Democracia-em-perigo-fascismo-impera

DEMOCRACIA EM PERIGO EXTREMA DIREITA VANDALIZA O PAÍS

 

É HORA DE REPUDIAR OS ATAQUES DOS GRUPOS PARAMILITARES

Quando as diferenças são tratadas com intolerância e violência, a barbárie está à porta.

No Rio de Janeiro tentei participar da manifestação junto com alguns companheiros e companheiras, todos trajávamos camisas vermelha em atendimento à convocação da CUT-RJ. Éramos poucos, não mais de 30 pessoas e estávamos dispersos em um espaço ao lado da concentração principal na Candelária.

Dois companheiros empunhavam bandeiras da CUT e um terceiro segurava alguns panfletos, faixas e dez pequenas bandeirolas.

Em um ato tipicamente fascista organizado por um grupo de paramilitares (eram aproximadamente cinco pessoas), lideraram um ataque rasgando as bandeiras e destruindo faixas e bandeirolas, além de acuar os três companheiros acima mencionados.

Neste momento eram umas trinta pessoas ensandecidas que após toda agressão retornaram cantando "violência não", pura dissimulação.

Conseguimos fotografar os líderes do ataque e eles perceberam, foi quando vi a situação se transformar em possibilidade de linchamento, pois queriam de qualquer maneira o aparelho que os fotografou.

Fui cercado exatamente pelos cinco que acima mencionei e só não conseguiram seu intento graças a rápida aproximação de alguns profissionais da imprensa que vieram saber o que estava ocorrendo e também a atuação de um companheiro da CUT que me protegeu de iminente agressão, apesar dos empurrões e tapas que me atingiram.

Agradeço imensamente aos repórteres da EBC, da Rede TV e aos fotógrafos que na prática impediram a consumação de uma agressão de trágicas proporções.

Vi a intolerância e o ódio, mas percebi uma atuação nitidamente comandada por elementos em estilo paramilitar.

As imagens de quatro destes agressores estão bem nítidas nas fotografias e já foram encaminhadas às autoridades competentes.

Quando o fascismo mostra suas garras a democracia sucumbe.

Estamos vivenciando atos de terrorismo.

Após rápida avaliação decidimos nos resguardar e saímos da manifestação, para nos preservar de novos ataques.

O blog Megacidadania apresenta sugestão para avaliação de todos:

Seria muito bom assistir a um pronunciamento da presidente dizendo:

Atendendo aos anseios de maior participação popular na governança do país, serão reorganizados os grupos de orçamento participativo, seja por reuniões presenciais ou por internet (disponibilizaremos meios para discussão e coleta de propostas pelas redes sociais).

Temas essenciais para autonomia do país e segurança nacional como saúde, educação, habitação, energia, alimentos (agricultura), mineração, água, etc, serão submetidos à aprovação por plebiscito popular.

Convocação de uma nova assembleia nacional constituinte para elaborar reestruturação de modelo de Estado e governo.

=====================================

Vou reproduzir a seguir o comentário da amiga Ligia Deslandes que foi testemunha dos trágicos fatos que acima relatei.

Eu tinha prometido a mim mesma que não faria nenhum comentário sobre a passeata hoje. Mas, a falta de sono, cansaço e tristeza se misturaram de uma tal forma que não consegui. E talvez seja melhor mesmo, fazer agora esse desabafo, tirar um pouco da angústia e da decepção que me assolaram no dia de hoje quando pude traçar algumas observações sobre o que vi e senti. O que vi foram inúmeros zumbis alienados nas ruas. Vi pessoas sem rumo, portando cartazes que nem sabiam o significado. Vi jovens se escondendo através de máscaras para atacar os outros.Também vi jovens se escondendo através de máscaras para simplesmente "zuar". Vi grupos xingando, ofendendo, agredindo... E muitas "ovelhas" seguindo! No meio de tudo isso, profissionais do medo e da violência atuando. Nós tentamos fazer parte da passeata que para nós deveria ser pacífica. Não conseguimos! De pacífica ela tinha muito pouco! De democrática, nada! Cheirava a ódio, rancor e maldade! Muitos de nós já vimos isso acontecer... Era outro tempo, outra época! Me pergunto quantas vezes a história precisa se repetir para que as lições sejam aprendidas.Triste ter que constatar isso, mas, a elite privilegiada desse país é torpe e abjeta! É inimiga do Brasil. Manter seus privilégios é crucial e para isso usam pessoas despolitizadas, alienadas e inconsequentes como massa de manobra. Quantos irão pagar o preço disso? Os 300 mil de hoje, no Rio de Janeiro, se é que chegaram realmente a esse número são a resposta que eles queriam para fazer o que esperam há muito tempo: golpe! E esses pobres garotos e garotas que atravessaram a Pres. Vargas nesse dia 21 talvez tenham se sentido super heróis por um dia, mas, o amanhã, talvez não seja tão promissor... O fascismo chegou ao Brasil!

Publicado no facebook https://www.facebook.com/ligia.deslandes?fref=ts

SEGUE TEXTO DE MIGUEL DO ROSÁRIO DO BLOG O CAFEZINHO

Levante da juventude virou rebelião fascista?

 

Agora o estrago está feito. Minhas paranóias iniciais, de que a coisa poderia degenerar numa espécie de rebelião descontrolada tipo Líbia, com infiltração de todo tipo de oportunistas, tornaram-se realidade. Ainda tentei sufocar minhas paranóias e acreditar um pouco no bom senso dos jovens. "Eles querem ser politizados. Tudo vai dar certo", pensei. É legal ver os jovens indo às ruas protestar por um Brasil melhor. É a primavera da juventude. Quebrei a cara. Não apenas eu. Até a presidenta fez elogios às manifestações. Mas todas as ressalvas que fiz acabaram se tornando o ponto principal. A coisa toda virou um pesadelo golpista. Sem foco, o movimento degringolou numa revolta fascista, com jovens camisas negras espancando militantes de partidos de esquerda e gritando "ditadura já", conforme relatos que li do que aconteceu em São Paulo.

A sede dos Correios no Rio foi depredada. A fachada do lindo prédio do Itamaraty foi depredado com coquetéis molotov e pedras.

Eu estive no protesto de Brasília hoje, mas saí antes do quebra-quebra. Notei o elemento difuso. Muitas placas diziam: "é tanta coisa para protestar que não cabe numa placa". Havia cantorias anti-mídia, contra a Globo, muitas pessoas com placas com dizeres: O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo. E uma bandeira gigante com a logomarca da emissora cruzada com um X. Só que o principal alvo é a política e os políticos. Havia placas pedindo redução dos impostos, ao lado de outras pedindo mais investimentos em saúde e educação. Vi apenas um cara de uns cinquenta anos, estranhíssimo, segurando uma plaquinha Fora Dilma.

O lance se tornou, de fato, um protesto difuso. E isso é o mais estranho. Porque as pessoas chegaram ao espaço aberto em frente ao Congresso e notava-se uma ansiedade para ver alguma coisa acontecer. Meu celular acabou a bateria e minha mulher já devia estar preocupada, então voltei.

O professor Wanderley Guilherme, mais uma vez, detectou o cheiro de golpe. Não é hora sequer mais de criticar o governo por ter permitido ficar numa situação tão frágil. O Brasil não pode ficar na mão de baderneiros fascistas. Mas a Dilma deveria se pronunciar. Já deveria tê-lo feito!

Jovens bem intencionados tornaram-se massa de manobra. Eu estava lá, caminhando ao lado deles, em direção ao Congresso. A maioria dos manifestantes eram realmente pacíficos, com olhos brilhando com desejos de mudança. Mas fascistas também querem mudanças. Fascistas também são ingênuos. Não tínhamos idéia da corrupção moral da juventude até este momento. Eles falam em corrupção, sem noção todavia de que este não é um problema que se combate com palavras de ordem, mas através da implementação de programas de transparência pública e fortalecimento das instituições de controle. Não se vence corrupção com gritos de guerra, até porque todos os corruptos costumam engrossar os protestos. O verdadeiro corrupto é aquele que também discursa contra a corrupção.

O Brasil acordará amanhã com uma ressaca terrível. Rezo para que a nossa "juventude" não esteja totalmente desmiolada, e possa refletir melhor.

Entendo que há problemas terríveis que ainda faltam serem solucionados. Mas a caixa de pandora da insatisfação humana tem uma quantidade infinita de demônios. Eu assisti parentes morrerem tristemente em hospitais públicos ou serem mal atendidos. Eu também tenho muito o que protestar, mas jamais corroborarei a depredação de patrimônio público, porque evidentemente isso não contribui em nada para reduzir as agruras sociais do povo.

Por outro lado, temos de fazer a auto-crítica. Onde falhamos? Não politizamos nossa juventude. Deixamo-la abandonada a um consumismo desenfreado, sob influência de um sistema de comunicação positivamente golpista. Na manifestação em Brasília, cantava-se repetidamente o refrão nacionalista: sou brasileiro, com muito orgulho. Agora que novamente estou paranóico, até isso me soa como um hino integralista e fascista. Afinal, o que significa, nesse momento, ter "orgulho de ser brasileiro" e ao mesmo tempo desprezar tão profundamente os símbolos da democracia: Correios, Itamaraty, Congresso, prefeituras. Até o Terreirão do samba, lugar de diversão popular, foi destruído?

O que significa ter orgulho de ser brasileiro e querer melar a Copa do Mundo? Ou seja, depois de toda gastança construindo os estádios, na hora em que poderíamos ter o retorno a estes investimentos, com geração de milhares de empregos, impostos e promoção de imagem do país no mundo, a gente destrói tudo? Que palhaçada! Se houve superfaturamento, que se investigue os culpados e prenda-os, mas a Copa continua!

Enfim, tá tudo muito estranho, muito perigoso. A esperança agora é que a presidenta Dilma seja líder e encontre a melhor maneira de restabelecer a ordem pública.

FONTE: http://www.ocafezinho.com/2013/06/20/levante-da-juventude-virou-rebeliao-fascista/

 
You are subscribed to email updates from Megacidadania
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário:

Postagens populares