terça-feira, 18 de junho de 2013

Via Email: Megacidadania: Alô rapaziada, CUIDADO, existe lobo em pele de cordeiro


Megacidadania


Alô rapaziada, CUIDADO, existe lobo em pele de cordeiro

Posted: 18 Jun 2013 01:41 PM PDT

protestos_rj

ASSIM CAMINHA NOSSA DEMOCRACIA

Diversos artigos, comentários e análises tentam decodificar as mobilizações dos últimos dias.

Entretanto, um aspecto parece consenso, que é definir as manifestações como o pleno exercício da democracia.

Óbvio que novos fatores (ou a escassez deles) exigem de todos nós uma profunda reflexão.

Participei da manifestação no Rio de Janeiro (ontem 17/06) e testemunhei alguns fatos:

* observei espontaneidade, mas vi também militantes profissionais disponibilizando material para confecção de cartazes, era um grupo que tem até site, chama-se  juntos.org.br, que tem nítido compromisso partidário;

* a inexistência de uma pauta de reivindicações foi substituída por uma verdadeira festa de quero tudo, até o retorno do Império no Brasil foi defendido e em documento impresso que foi distribuído;

* o percurso da Candelária até a Cinelândia transcorreu normalmente quando, na lateral da Biblioteca Nacional, dois rapazes de cabeça raspada começaram a atear fogo em uma pequena bandeira brasileira e foi imediatamente rechaçado por diversos jovens e alguns militantes petistas que condenaram a atitude;

* registramos em fotos algumas mensagens que os manifestantes exibiam com orgulho, segue o link https://www.facebook.com/media/set/?set=a.590000764377684.1073741826.267890156588748&type=3

* devo registrar que a PM teve comportamento exemplar no percurso de toda manifestação e os atos de vandalismo ocorridos na ALERJ e no seu entorno, foram de responsabilidade de uma minoria. Eram, a princípio umas 15 ou 20 pessoas que começaram acendendo um sinalizador e em seguida soltaram um primeiro morteiro (= rojão 12x1) e em seguida direcionaram diversos destes artefatos aos PM's que protegiam o patrimônio público. Os fatos que se seguiram, carro incendiado; portaria da ALERJ queimada; janelas quebradas; pixação do Paço Imperial (um famoso local de visitação pública); assaltos e baderna generalizada com a participação de mais umas 30 ou 40 pessoas, só fez por prejudicar o transcurso da manifestação. É dever de tod@s que convocaram a manifestação se organizarem para reparar os prejuízos verificados ao patrimônio público. Seria um belo exemplo de respeito com o patrimônio público.

Vamos reproduzir abaixo postagem do dia 16/06 feita no facebook, pois apresenta um posicionamento político importante.

TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO FACEBOOK

https://www.facebook.com/notes/alexandre-cesar-costa-teixeira/liberdade-de-manifesta%C3%A7%C3%A3o-com-responsabilidade-pol%C3%ADtica/594404337246296

INOCENTE ÚTIL e a liberdade de manifestação

Comparar períodos históricos é sempre salutar quando se deseja avaliar manifestações políticas.

Fujo de maniqueísmos, pois limitam nossa possibilidade de interpretar os fatos concretos da atualidade.

Tenho comigo uma premissa: qualquer manifestação de massa tem interesses políticos.

Refiro-me a manifestações de massa, quaisquer que sejam seus componentes, estudantes, trabalhadores, aposentados, juventude e etc ...

Minha premissa também contempla um princípio/conceito: a plena liberdade de manifestação, inclusive consagrada que está em nossa Constituição art 5º, V, XVI e XVII.

Também entendo como natural a utilização de quaisquer oportunidades políticas para tentar conquistar corações e mentes.

É dever dos que analisam eventos políticos - como é o caso do MPL (Movimento Passe Livre) - despir-se de paixões ufanistas e/ou utópicas sobe pena de hiper ou sub dimensioná-los.

PAUTA DE REIVINDICAÇÃO

Peça o impossível, questione a própria existência e assim se monta uma pauta de reivindicação aparentemente inegável, porém inexequível.

TENTATIVA E ERRO

Passamos o ano inteiro de 2011 com tentativas frustradas por parte da grande imprensa em fomentar manifestações de combate à corrupção. Foram diversos editoriais, capas coloridas de jornais e revistas e intensos noticiários televisivos insuflando a participação popular, mas que não conseguiram êxito.

NEM TÃO INOCENTE ASSIM

Por não apresentarem lideranças as recentes manifestações acobertam-se com um anonimato perigoso uma vez que qualquer um (pessoa ou grupo) pode se intitular direção das manifestações.

Também pode ocorrer que a manifestação sirva de instrumento político a interesses diversos dos seus.

A liberdade reside no equilíbrio entre o pensamento e a conduta.

Devemos exigir responsabilidade de todo e qualquer movimento. E o MPL tem que demonstrar ter responsabilidade.

SER CONTRA TUDO É NÃO DEFENDER NADA

Vemos a Europa e os Estados Unidos mergulhado em uma crise decorrente de suas políticas neoliberais. Vemos a primavera árabe combatendo ditadores históricos. E aqui em nosso Brasil, nos últimos dez anos, presenciamos a ascensão de enormes contingentes em uma autêntica distribuição de renda que está paulatinamente resgatando a dignidade de nossa gente mais humilde.

BRINCAR DE SER REVOLUCIONÁRIO É DESRESPEITAR NOSSA HISTÓRIA

Enfrentamos nos anos 60 e 70 uma ditadura civil/militar que tanto suor, lágrimas e sangue nos custou. Temos o dever de consciência de exigir responsabilidade dos que hoje estão exercitando a liberdade de manifestação política.

COMPARANDO PERÍODOS HISTÓRICOS

Alguns episódios daqueles tempos sombrios - os anos de chumbo - devem nos servir de ensinamento. Agentes infiltrados atuando como troll's (para usar um termo dos tempos atuais) desvirtuaram movimentos e causaram sérios danos, inclusive mortes.

Na 2ª Guerra em plena França conhecemos a nefasta conduta dos colaboracionistas e seus argumentos enviesados.

MANIFESTAÇÃO POLÍTICA É COISA SÉRIA

Minha sugestão é no sentido de que estejamos todos nas manifestações agendadas para a semana que se inicia. E com um objetivo específico, separar o joio do trigo, ou seja, identificar quem quer negociar e quem só quer balburdiar.

"Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida" (Antonio Gramsci)

A SEGUIR DOIS TEXTOS QUE CONSIDERAMOS IMPORTANTES

OS NOVOS BRASILEIROS QUE SONHAM

Por Ligia Deslandes

Os governos de esquerda, seus militantes entre eles eu me incluo, tem que ter olhos para observar, ouvidos para ouvir, sensibilidade para entender e braços para estender para essa geração de lutadores. São novos brasileiros que sonham! Vamos deixá-los frustrados, como fizeram conosco? Não podemos. Que os nossos sonhos possam voltar juntos com os deles e que juntos possamos continuar a construir a nossa história.

LEIA MAIS ACESSANDO http://ligiadeslandes.blogspot.com.br/2013/06/os-novos-brasileiros-que-sonham.html?spref=fb

A onça bebeu água

Por Miguel do Rosário do blog O Cafezinho

Outra conclusão nossa é que, se há, de fato, uma despolitização na juventude, este é um vazio que eles mesmos agora estão querendo preencher. A falta de foco das manifestações revela que o jovem quer ser politizado. Ele quer participar.

***********

Em suma, as manifestações de rua que testemunhamos nos fazem descortinar um amplo horizonte de mudanças. Mas se não lutarmos para politizar a juventude, se não combatermos para extirpar o udenismo midiático que ainda grassa em seus espíritos, perderemos uma oportunidade histórica.

LEIA MAIS ACESSANDO http://www.ocafezinho.com/2013/06/18/a-onca-bebeu-agua/

You are subscribed to email updates from Megacidadania
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário:

Postagens populares