sexta-feira, 5 de abril de 2013

Via Email: SARAIVA 13: Jornalista da Globonews desmente Kamel e diz que Globo


SARAIVA 13


Jornalista da Globonews desmente Kamel e diz que Globo sabia do acidente da Gol desde o início da noite

Posted: 04 Apr 2013 02:59 PM PDT


Antônio Mello, Blog do Mello
"O diretor de Jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, sempre  afirmou que o Jornal Nacional não deu a notícia do acidente da Gol, que se chocou com o jatinho Legacy pilotado por dois norte-americanos, em que morreram as 154 pessoas a bordo, porque a informação só chegou quando o telejornal estava no ar e ainda era imprecisa.

Não foi o que disse uma jornalista da Globonews em um curso na Petrobras, de que participou o jornalista e blogueiro Daniel Dantas. Em seu blog, Dantas conta que participou por três meses de curso de Comunicação Empresarial, como exigência da empresa (o destaque em negrito é meu):
Estivemos com uma jornalista de rádio (CBN), de impresso (Agência Estado) e tevê (Globonews).
As aulas com essas três profissionais ocorreram na semana seguinte ao primeiro turno eleitoral de 2006 - que ocorreu em 01 de outubro.  Dois dias antes da eleição, ocorreu a tragédia com o vôo 1907 da Gol, que caiu matando todos os 154 passageiros e tripulantes após o choque com um jato privado.
 
Também do Blog BRASIL! BRASIL! 

Reação à PEC das Domésticas é a luta pelo país do passado

Posted: 04 Apr 2013 02:55 PM PDT

"Uma emissora de televisão questiona a patroa como vai fazer para pagar as horas extras de seus cinco empregados domésticos.
A revista semanal expõe na capa a foto de um homem de gravata lavando a louça, chamando a atenção para o futuro drástico que espera seu leitor.
Quando mais tarde essa conquista civilizatória, que é tratar doméstico como um empregado normal, se tornar um fato histórico, será que a imprensa se lembrará do papel que teve em assustar a classe média?
Hoje é difícil encontrar quem defenda abertamente a escravatura nos moldes coloniais, mas na época até mesmo o direito adquirido foi usado para advogar contra a abolição. Não é difícil supor o terrorismo que a imprensa deve ter feito com a futura 'penúria' dos senhores de engenho.
Não existe avanço civilizatório sem rompimento do status quo.
 
Do Blog BRASIL! BRASIL! 

Julgamento do mensalão: sentenças exemplares? Tenho dúvidas

Posted: 04 Apr 2013 02:44 PM PDT

Foto: U.Dettmar/STF
Já escrevi aqui que não considero que a condenação dos réus do chamado mensalão tenha sido apenas "perseguição", que "não havia nada errado", como defendem alguns petistas. Há, sim, inúmeras irregularidades ali e, se o julgamento não conseguiu comprovar o pagamento de mesada a parlamentares, pelo menos um crime, o de caixa 2, foi cometido. Então é positivo que haja punição, pela primeira vez na história do País. "Mas por que só o PT?", perguntam. Ora, alguém tinha dúvidas de que se algum dia um partido iria pagar por cometer deslizes seria o PT? Bastava agir de forma distinta dos demais, como sempre prometeu, que nada disso teria acontecido.
Mas, passados quatro meses do final do julgamento e às vésperas da publicação do acórdão, tenho algumas caraminholas na cabeça sobre o desfecho do episódio. Não são questionamentos propriamente jurídicos, como tantos articulistas fizeram, e com mais propriedade do que eu –a aplicação pelo STF, meio no "jeitinho brasileiro", da teoria do domínio do fato, por exemplo, foi bastante explorada. O que quero questionar aqui é a finalidade "exemplar" do julgamento, tão alardeada pela mídia; a perspectiva de que sirva de modelo de conduta para os políticos no futuro. Será mesmo que a condenação dos réus do mensalão representa esta lição toda de que falam? Não acho.
O ministro relator Joaquim Barbosa, hoje presidente do Supremo, foi implacável? Agiu como um juiz moderno ou arcaico? Tomou a decisão mais acertada? O STF pronunciou a melhor sentença possível? Tenho cá minhas dúvidas:
– A dosimetria exagerada irá aumentar a fé dos cidadãos no Judiciário ou diminuir?
Em minha opinião, Joaquim Barbosa pesou claramente a mão no final do julgamento. Exagerou. Aplicou aos réus do mensalão, acusados de corrupção, peculato e outros crimes, penas muitas vezes superiores a de assassinos confessos. O publicitário Marcos Valério, por exemplo, pegou mais de 40 anos, uma pena que supera em dez anos à de Alexandre Nardoni, que matou a própria filha. Recentemente, o goleiro Bruno, acusado de mandar matar uma moça e jogar o corpo para ser devorado pelos cachorros, foi sentenciado a 22 anos, 18 a menos que o publicitário. Quantos anos, porém, Valério ficará preso de fato? Se ele ficar preso apenas um ano ou dois destes 40, isso vai melhorar a imagem da Justiça ou piorar? O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a mais de 10 anos de prisão, mas calcula-se que ficará preso durante 1 ano e oito meses até ter direito à progressão. Há quem diga que ficará na cadeia "no máximo seis meses" destes 10 anos. Isso recupera a credibilidade da Justiça ou aumenta a descrença nela? Não seria mais significativo perante a opinião pública que eles fossem condenados a penas realistas e de fato as cumprissem? Ou o objetivo não era dar exemplo algum e sim atender à sanha midiática?
– Penas de prisão em casos de crimes financeiros são mais exemplares do que as penas alternativas?
Imagine se a banqueira Kátia Rabello, sentenciada a 18 anos de prisão, fosse, em vez disso, condenada a uma pena alternativa (o juiz fixaria a quantidade de tempo) e tivesse que, por exemplo, varrer uma rua da periferia de Belo Horizonte diariamente. Imagine se todos os políticos envolvidos fossem condenados a cuidar do asseio de pacientes internados em hospitais da rede pública. Imagine se todos os réus do mensalão fossem obrigados a esfregar o chão e limpar os banheiros de uma instituição (creches; escolas; albergues; uma penitenciária, por que não?) em lugar de serem encarcerados e simplesmente esquecidos por algum tempo. O que seria mais exemplar para eles e para o País? Você faz realmente questão de mantê-los detrás das grades, trancafiados, longe da sua vista? Ou preferia ter, diante de seus olhos, a prova de que estão pagando um preço alto pelo erro? Nossas cadeias estão superlotadas. Estas pessoas não oferecem risco à sociedade. Vê-las do lado de fora prestando serviços à comunidade seria muito mais eficiente em termos de exemplo. E sabe o que é irônico? Acho que vários deles iam preferir ser presos do que fazer algo assim.
– Não teria efeito mais educativo se as multas fossem mais altas e pagas pelos partidos diretamente, não pelos indivíduos?
25 pessoas foram condenadas no mensalão. Mas, entre os políticos envolvidos, os culpados são também suas legendas, diretamente beneficiadas com a articulação considerada criminosa pelo Supremo. Eles agiram em nome dos partidos aos quais pertencem, mas absurdamente as siglas (PP, PTB, PT e PR) não sofreram sanção nenhuma diretamente. Só poderiam ser imputadas se a denúncia fosse considerada crime eleitoral, caixa 2 – como fez o procurador-geral, aliás, com o mensalão tucano. Já a ação 470, o "mensalão petista", é uma ação penal, visa punir indivíduos, não instituições. Em termos de exemplaridade, o ideal seria que fosse possível punir também os partidos, não? Acho que as multas poderiam ter sido mais altas e deveriam ser pagas pelas legendas. Paralelamente, as penas para os indivíduos seriam menores. Ou seja, em vez de anos e anos de penas que não serão cumpridas em sua totalidade (aposto com vocês), a Justiça poderia ter fixado às legendas multas dificílimas de pagar. Para quebrar partidos, levá-los à bancarrota. Para fazê-los fechar as portas de vez ou para forçá-los a mobilizar seus militantes, como nunca antes, a fim de quitar as vultosas quantias. Obrigaria os partidos, pelo bolso, a refletir e a dar uma guinada histórica. Isso, sim, serviria de lição para que não achassem de novo, no futuro, que vale a pena nivelar a política por baixo. Não apenas condenar dirigentes, que foi o que ocorreu.
E na opinião de vocês, quais das decisões seriam mais duras e exemplares para o País: as que proponho acima ou as tomadas por Joaquim Barbosa e seus colegas do STF?
Cynara Menezes
No Socialista Morena

Tucanos saem em defesa da classe média cheirosa

Posted: 04 Apr 2013 02:20 PM PDT

 
PSDB propõe lei para reduzir INSS e FGTS de domésticas e zerar multa na demissão
 
 
 
 
Os tucanos não têm jeito, não, pois mais que se esforcem terminam trabalhando contra os pobres. Essa defesa sem-vergonha da classe média cheirosa em detrimento da classe trabalhadora é uma dessas ações do PSDB que é feita tão-somente  para botar no rabo dos pobres.Mas isso não é novidade. O PSDB prejudicou os mais necessitados quando lutou bravamente pela extinção do CPMF, um imposto criado pelo governo corrupto de FHC.O PSDB entrou na Justiça contra o Bolsa Família para jovens de 14 anos.O PSDB entrou na Justiça contra o PROUNI e as cotas sociais. Depois, nas eleições, esse partido de trambiqueiro vem dizer que é a favor dos pobres, dos menos favorecidos. Uma ova! Essa lei botando para torar nas domésticas é prova concreta que o PSDB só trabalha em favor da classe média cheirosa, por mais que FHC tente fazer o partido chegar aos pobres.
 
 
 
GABRIELA GUERREIRO
 
 
Em mais uma tentativa de regulamentar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das empregadas domésticas no Congresso, o PSDB apresentou nesta quinta-feira (4) projeto que zera a multa do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para patrões que demitirem as domésticas sem justa causa.
 
 
O projeto também reduz de 8% para 4% o percentual do recolhimento do FGTS das domésticas incidente sobre o valor nominal do salário registrado na carteira de trabalho, além de revogar a lei que considera opcional o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pelos patrões.
 
Além disso, a proposta reduz para 8% a alíquota do INSS (Instituto Bacional do Seguro Social) paga às domésticas --na divisão de 5% recolhido pelos patrões e 3% recolhidos para as empregadas. Na legislação em vigor, o percentual total é de 20% --dos quais 12% são recolhidos pelos patrões.
 
 
"A ideia é simplificar, reduzir a cobrança de encargos. A PEC veio para garantir direitos, não para promover demissões em massa", disse o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que apresentou o projeto em nome da bancada do PSDB.
O PSDB defende no texto a extinção da multa de 40% do FGTS em casos de demissão sem justa causa por considerar que as famílias brasileiras não são empresas, por isso não podem receber encargos considerados "altíssimos" pelos tucanos.
 
 
"A empresa visa o lucro. Mas as pessoas trabalham na sua casa para o bem-estar da família, sem fins lucrativos do empregador. É melhor demissão em massa ou a redução do pagamento de uma multa no caso de uma demissão futura?", questionou Sampaio.
 
"MICRO EMPREGADOR"
 
 
Para viabilizar a redução das alíquotas, o projeto propõe criar a figura do "micro empregador doméstico", pessoa ou família que contrata a empregada ou um cuidador de pessoa idosa sem fins lucrativos. Com a criação desse figura jurídica, Sampaio diz que os patrões poderão ter os encargos simplificados --como a redução das alíquotas de INSS e FGTS.
 
 
Os tucanos também sugerem no projeto o "Supersimples" das domésticas, com a unificação do documento de arrecadação para o INSS e o FGTS --proposta semelhante à do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que é relator da comissão que discute a regulamentação das domésticas. O projeto do PSDB também será submetido à análise da comissão.
 
 
A proposta do senador governista é reduzir a multa de 40% do FGTS para 5% e que o percentual da alíquota do INSS caia de 12% para menos de 8% --ou que seja criada uma tabela específica com os valores, em reais, de quanto cada família deve recolher para a Previdência.
 
 
TEMPORÁRIO E JUSTA CAUSA
 
Outra mudança sugerida pelo PSDB é autorizar a contratação de empregado temporário quando a doméstica estiver de licença maternidade ou se afastar por acidente de trabalho. O empregado temporário não recebe os direitos previstos pela PEC das domésticas, uma vez que existe legislação específica para esses casos.
 
 
Os tucanos ainda incluíram, no projeto, três novos casos para demissão por justa causa das domésticas: morte do empregador ou do seu cônjuge, invalidez ou motivos econômicos que causem diminuição da renda familiar por período superior a três meses.
 
TRÂMITE DA PROPOSTA
 
 
Para que as sugestões dos tucanos entrem em vigor, elas têm que ser aprovadas pelo plenário da Câmara e do Senado. A ideia de Sampaio é que a maioria dos pontos do projeto sejam acolhidos por Jucá na comissão que discute a regulamentação da PEC e outros artigos constitucionais.
 
 
O Congresso promulgou nesta semana a PEC que amplia os benefícios da categoria em todo o país. Alguns pontos da proposta, porém, ainda precisam de regulamentação para entrarem em vigor, como é o caso do pagamento do FGTS. Por esse motivo, governo e Congresso discutem mecanismos para regulamentar a proposta. Uol.
Postado por às 13:15Nenhum comentário:  

Também do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Governo desmente Estadão por ato contra Eduardo Campos

Posted: 04 Apr 2013 02:16 PM PDT

 

:
 
 
Brasil-247-O governo federal informou por meio de nota que "repudia veementemente matéria" publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo nesta quinta-feira 4, que aponta monitoramento por parte do setor de inteligência do Planalto ao movimento sindical no Porto de Suape, em Pernambuco. De acordo com a presidência, "é mentirosa a informação" e a atuação do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e da Abin se pauta por uma ação "institucional e padronizada". No texto, o Estadão afirma que a operação, que teve início há cerca de um mês, tem como foco "uma possível greve geral".
 
 
 
Pernambuco é governado por Eduardo Campos (PSB), possível candidato à presidência contra a presidente Dilma Rousseff em 2014. O jornal sugere, com a notícia, que o governo estaria tentando conter a atuação do pessebista contra a MP dos Portos, medida que ele tem criticado e apoiado os sindicalistas que se sentem prejudicados com as mudanças. "A cronologia da operação é simétrica à movimentação política de Campos contra a MP dos Portos", informa o jornal.
 
 
Não é a primeira vez que o Estado de S.Paulo produz reportagem sobre uma suposta ofensiva do Planalto contra Eduardo Campos. No dia 10 de março, o veículo publicou uma manchete que acusava o governo federal de discriminar Pernambuco quanto à distribuição de recursos, motivado pela questão política. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, também soltou nota negando as informações e o próprio governador comunicou que não estava passando por qualquer problema desse tipo.
 
Leia abaixo a nota divulgada no início desta tarde pelo GSI:
 
Nota à imprensa
 
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República repudia veementemente matéria publicada hoje no Estado de S.Paulo insinuando que o governo faça vigilância sobre movimentos sindicais dos portuários no estado de Pernambuco.
 
É mentirosa a afirmação de que o GSI/Abin tenha montado qualquer operação para monitorar o movimento sindical no Porto de Suape ou em qualquer outra instituição do país. O GSI lamenta ainda a utilização política do tema, questionando a quem interessa tal tipo de interpretação neste momento.
 
Todo o trabalho do GSI e da Abin está amparado pelas Leis 9.883, de 1999, que criou o Sistema Brasileiro de Inteligência e a Abin como seu órgão central, e 10.683, de 2003, que estabelece ser do GSI a coordenação da inteligência federal. Sua atuação vem se pautando por uma ação institucional e padronizada, como ocorre em todos os sistemas democráticos.
 
Em nenhum momento o governo determinou ao GSI/Abin qualquer ação relativa ao tema referido na irresponsável reportagem do jornal.
 
Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
 
 
Postado por às 13:36Nenhum comentário:  

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

A ideologia da mesquinharia

Posted: 04 Apr 2013 02:11 PM PDT

A ideologia brasileira da mesquinharia
Juremir Machado da Silva

O mesquinho acha-se moderno, pragmático, altivo, crítico, autônomo e visionário. Acredita que toda forma de proteção social, desde que não seja a empresas, é uma forma de populismo, de paternalismo e de assistencialismo.
A ideologia da mesquinharia usa sempre o mesmo argumento falacioso: não se deve dar o peixe, deve-se ensinar a pescar. Não se deve dar bolsa-família, deve-se dar empregos. Justamente os empregos que nunca foram dados pelos partidos que apoiam. E não foram dados por não existirem. E não existiram por incompetência na sua criação, por falta de um modelo adequado ou por impossibilidade conjuntural ou estrutural de serem gerados.
O mesquinho entende que, se os empregos não existem, os necessitados devem ralar-se. Que fiquem passando fome até que seja possível criá-los.
Nessa lógica, o mesquinho promete o futuro, não se lembra do passado e ignora o presente. Explora sofismas, meias verdades e mentiras inteiras como formas de justificar a sua indiferença pelo sofrimento dos outros. Espalha que o assistencialismo gera preguiça. Faz crer que a maioria das pessoas vai preferir viver com R$ 70 sem trabalhar a viver com R$ 700 trabalhando.
Essa é uma das asneiras mais difundidas por espíritos malignos, gente ruim, ideólogos da maldade, mas, principalmente, mentes toscas. Isso até pode acontecer de maneira marginal, mas jamais, estatisticamente falando, como tendência global. Viver bem, com trabalho, continua sendo mais interessante para a maioria do que viver mal sem trabalho. Salvo quando a alma do indivíduo alquebrado já está saturada e ninguém mais pode lhe incutir esperança, o que ocorre quando o sistema atrofia o gosto pela vida.
A ideologia da mesquinharia é dissimulada, ardilosa, cruel. Prefere gastar em repressão a investir em ajuda social. Todo adepto da ideologia da mesquinharia é um radical, um fundamentalista, um xiita, um extremista, um fanático da ordem dos cemitérios, da asfixia social, do parasitismo absoluto.
O mesquinho passa o dia repetindo chavões como se fossem pilares da modernidade. Acredita, como uma anta, que toda crítica aos excessos do capitalismo é uma defesa do comunismo.Vê em toda ressalva do modo de vida americano, marcado pelo consumismo, uma adesão ao estilo de vida cubano.
O mesquinho tem cérebro de ervilha. Mas não consegue enlatá-las para vender. Gasta o seu tempo no ódio aos demais. É pouco rentável.
As asneiras dos mesquinhos incluem: acreditar que Lula, de fato, se tornou milionário, ou bilionário, e que a revista Forbes publicou uma capa com ele como um dos homens mais ricos do mundo; crer que destacar os aspectos positivos das cotas, do bolsa-família, do ProUni e de outras políticas assistenciais dos governos do PT, é ser petista; difundir a ideia de que nunca houve tanta corrupção no Brasil, como se a corrupção atual, enorme e condenável, não fosse a mesma de antes; acreditar que a meritocracia realmente seleciona os melhores num sistema de desigualdade na competição e não que serve de mecanismo de reprodução dessa desigualdade.
Enfim, melhor não ser muito sofisticado na análise para não confundir as mentalidades mesquinhas mais lentas e pesadas.
Usina de ódio, de ressentimento e de rancor, o mesquinho odeia as ruas engarrafadas por causa do acesso dos pobres aos automóveis; odeia os aeroportos cheios por causa das viagens da classe C; odeia as universidades "rebaixadas" pela entrada dos que deveriam fazer cursos técnicos; odeia esses pobres que votam com o estômago; entende que só os ricos podem votar com os bolsos; vê como a modernidade a permanência dos pobres na pobreza, à espera dos empregos do futuro, e uma elite desfrutando da climatização. São os mesmos que se venderam aos Estados Unidos, em 1964, para evitar as reformas de base: reforma da educação, agrária, bancária, tributária, etc.

O Brasil corria um sério risco: poderia ficar melhor para a maioria.

A ideologia da mesquinharia deu o golpe para salvar-nos da melhoria.

Atrasou o país em mais de 20 anos.

Continua a cantar o refrão: o perigo comunista.

São fantasmas de opereta.

O comunismo acabou.

Falta construir um capitalismo muito melhor.

Uma verdadeira social-democracia.

Para isso, será preciso ensinar geografia aos mesquinhos.

Falar-lhe dos países escandinavos, etc.

O mesquinho adora Estado mínimo em economia e Estado máximo em moral. Gostar de meter-se na vida alheia para domesticá-la como seu moralismo.

Todo mesquinho é um moralista de ceroula.
Share/Bookmark

Leia mais em: Blog Sujo
Under Creative Commons License: Attribution


Dilma reafirma necessidade de investir os royalties na educação

Posted: 04 Apr 2013 08:27 AM PDT



Do Vermelho - 3 de Abril de 2013 - 14h52

 



Ainda em Fortaleza, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou nesta terça-feira (2) que o maior compromisso de seu governo é o de acabar com a pobreza, e acrescentou que a educação é um passo fundamental para alcançar tal objetivo. Daí a necessidade de o país investir os royalties do petróleo extraído da camada de pré-sal em educação.

Dilma participou, no começo da noite, da inauguração de uma escola técnica de ensino integral, na capital cearense. Dilma ressaltou que nenhum país se desenvolveu sem fortes investimentos em todos os níveis de ensino e defendeu "ensino de qualidade para se construir uma nação mais igual".

A presidenta destacou que é preciso arregimentar cada vez mais recursos para a educação e para a valorização dos professores, com salários mais adequados. É preciso ainda, segundo ela, que o ensino integral seja universalizado, e não oferecido apenas por algumas ilhas de excelência.

"Precisamos disso para formar nossos cientistas, tecnólogos, universitários; que o ensino integral seja a regra, e não exceção. Nosso desafio é garantir cada vez mais oportunidades iguais para todos, sem discriminação, e a palavra síntese de oportunidade é educação", declarou.

Fonte: Agência Brasil

.
 
Do Blog ContrapontoPIG

Aécio Neves cheirou demais

Posted: 04 Apr 2013 05:29 AM PDT

 
 
Aécio Neves disse, em entrevista dada à tucana de bico caído Dora Kramer,  que irá mostrar que Dilma não é uma boa gestora, apesar de ter sido eleita com essa fama, diz ele. "Vou mostrar que não é nada disso, que as questões reais não foram resol­vidas, que não tem compromisso fir­me com a inflação e tem uma base política imensa que aprisiona e parali­sa o governo". Fala sério! Quem é bom gestor é esse cachaceiro safado, que vive mais no Rio de Janeiro do que em Minas Gerais, que vive a descumprir as normas de trânsito, que gosta de vender o patrimônio público, que usa a imprensa para se beneficiar, que usa o MP e o Poder Judiciário para encobrir as suas falcatruas, que recebe polpudas verbas publicitárias do Estado de Minas Gerais para manter a sua rádio, que de vez em quando é flagrado tomando umas e cheirando pó, que foi eleito várias vezes por força de uso de caixa dois(vide a Lista de Furnas e o Mensalão do PSDB).Que moral tem esse playboyzinho mineiro para criticar a gestão de Dilma? Vai sifu, cheira cola vagabundo!

Solidariedade de Requião ao jornalista Luís Carlos Azenha

Posted: 04 Apr 2013 05:26 AM PDT

You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário:

Postagens populares