sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Via Email: SARAIVA 13



SARAIVA 13


Posted: 02 Nov 2012 02:37 PM PDT

Os vencedores, ainda

 

 Unidos. A maior personalidade da história política brasileira e quem lhe segue os passos. Foto: José Cruz/ABr 


 Da Carta Capital - 02/11/2012 Editorial


Mino Carta

 
 Manda a tradição que o eleitor brasileiro vote em pessoas em lugar do ideário deste ou daquele partido. De resto, os partidos nas nossas latitudes sempre funcionaram como clubes recreativos de uma ou outra turma graúda. Se alternativa digna houve, foi o PT, mas durou pouco. No poder, portou-se como os demais.

Deste ponto de vista, as eleições municipais recém-encerradas com o segundo turno mantiveram-se no leito antigo. Mudou, porém, o peso das lideranças capazes de influência decisiva. Lideranças autênticas, diferentes daquelas forjadas pelo populismo mais desbragado, tão frequentes no passado, mesmo recente. Refiro-me, em primeiro lugar, ao ex-metalúrgico e ex-presidente Lula, que evoluiu do palanque da Vila Euclydes para a plateia mundial.

Neste pleito, Lula confirmou o que já é do conhecimento até do mundo mineral, tirante a mídia nativa. Trata-se da personalidade mais forte da história política do País, sua popularidade, avassaladora, supera inclusive aquela de Getúlio Vargas. Dilma Rousseff segue-lhe os passos. A afirmação peremptória dos candidatos da chamada base aliada resulta antes de mais nada da boa atuação do seu governo.

Outras figuras começam a ganhar dimensão nacional, como Eduardo Campos e Cid Gomes, enquanto o momento projeta naturalmente o nome de Aécio Neves, em quem há tempo CartaCapital reconhece autoridade e tino para conduzir uma oposição moderada e responsável, conforme as conveniências da democracia.

Neste terreno o Brasil ainda engatinha. Não basta a realização periódica de eleições para provar a maioridade democrática. Outros fatores surgidos nos últimos dez anos deságuam, contudo, em importantes avanços, não somente a caminho de uma sociedade menos injusta, mas também na conquista da consciência da cidadania por um número crescente de brasileiros. É quanto transparece dos resultados deste pleito municipal, bem menos provinciano e mais significativo do que se podia imaginar.

A mídia nativa é a primeira derrotada no embate, antes que o PSDB paulista e o PT baiano. O espetáculo encenado pelos barões midiáticos e seus cortesãos na tentativa de mascarar a verdade proporcionou momentos de involuntário hu­morismo à altura do teatro do absurdo, sobretudo na linha de Ionesco, embora sem esconder a expectativa da súbita chegada de Godot, segundo Beckett. José Serra seria Godot?

Não se exclua a possibilidade, a considerar o tom de editoriais, colunas, artigos, rubricas. No sábado 27, o editorial de um jornalão estampava como título: "Resistir é preciso". De volta de uma viagem ao exterior, ausente havia duas semanas, sofri um abalo sísmico entre o fígado e a alma. Supus que a revolução vermelha batesse às portas liderada por Fernando Haddad. Tragicômico destino de uma direita tão extremada, tão anacrônica, tão romneyana (de Romney) a ponto de soçobrar nas ondas do ridículo atroz. Espetáculo a seu modo magnífico, por obra da incapacidade dos protagonistas de perceber a enrascada patética (do Pateta de Walt Disney, herói da Editora Abril) em que se atiraram.

Dou agora com a soturna expressão dos bairros paulistanos, ditos nobres não se sabe por quê. Varridos pelo siroco de um eterno temor e pela aspiração a se instalarem, pelo menos no modus operandi, entre Coral Gables e Dubai. Abastecidos com solércia inaudita pelos evangelhos midiáticos. E agarrados à lembrança de Fernando Henrique Cardoso e à esperança vã da vitória de José Serra. Estes ninhos tucanos estão mais para aqueles das andorinhas doentes, iguaria da cozinha chinesa. Altamente recomendados para o cardápio dos barões midiáticos.

É o ocaso de um PSDB que já foi de André Franco Montoro e Mário Covas e foi entregue ao cabo a um cínico e um obsessivo e, sustentado pela fanfarra dos jornalões e revistões, passou a cuidar dos negócios dos vetustos donos do poder. O mesmo que o cínico e o obsessivo diziam combater nos seus anos verdes. É nesta moldura que a ribalta cabe a Aécio, capa desta edição.

Leia mais:
Os vencedores
Que país é este?

.
.
Do Blog ContrapontoPIG


Posted: 02 Nov 2012 02:32 PM PDT
Do Conversa AfiadaPublicado em 02/11/2012
Dilma tem pela frente nomear outros dois ministros do Supremo. Faça como os tucanos, Presidenta. Escolha ministros "imparciais". Como o Gilmar.
Saiu no Globo:

Lula no seu labirinto


O julgamento do mensalão, que se encaminha para seu término com a definição das penas dos condenados depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido que houve, sim, desvio de verba pública para a compra de apoios políticos, clareou o cenário para a discussão sobre se o ex-presidente Lula sabia ou não do que acontecia "entre quatro paredes" no Palácio do Planalto, o aspecto mais delicado politicamente desse processo.

(…)

O tema saiu da redoma que o protegia há sete anos e está colocado publicamente. Seria bom se o ex-presidente Lula viesse a público dar a sua versão dos fatos, em vez de querer negá-los. Mas teria que ser uma versão definitiva, com começo, meio e fim, e não as versões desencontradas que vem dando ao longo desse tempo, quando já vestiu a roupa de traído, já pediu desculpas "pelos graves erros cometidos", já disse que se tratava de Caixa 2 e, por fim, prometeu provar que tudo não passara de uma "farsa" cujo objetivo final teria sido a sua deposição.

NAVALHA
Navalha 
A única prova do mensalão (o do PT) foi o depoimento do Guardião da Moral da Elite, Thomas Jefferson.
O Conversa Afiada tinha previsto que, condenado Dirceu, o PiG (*) partiria para o pescoço do Lula e, na sequência, da Dilma.

Seria a evolução natural do Golpe paraguaio.

Que se concretizará no Supremo.

O Supremo do Ministro Celso de Mello, que não teve nenhum constrangimento em apoiar o mensalão do Sarney.

Do Ministro Marco Aurélio de Mello, que solta o Cacciola, diz que o Lula é "safo" e que o Golpe de 1964 foi "um mal necessário".

O Supremo do "meu presidente !", do que "mandou subir", do que deu dois HCs Canguru ao imaculado banqueiro, mesmo depois de reportagem do jornal nacional, que foi chantageado e não denunciou o chantagista à Polícia, esse Supremo é que vai algemar o Dirceu, o Lula e depor a Dilma.

Ataulfo Merval de Paiva se porta como o porta-voz do Golpe paraguaio.
Ninguém expressa com mais contundência e "perfume de veracidade" as informações que emanam de certa facção Suprema.

O Golpe paraguaio se acelerou com a acachapante derrota dos tucanos em São Paulo.
(Como se sabe, o Lula, porém, perdeu a eleição numa certa banca da GloboNews.)
E a Dilma deveria se inspirar no Farol de Alexandria.

Ela tem pela frente nomear outros dois ministros do Supremo.

Faça como os tucanos, Presidenta.

Escolha ministros "imparciais".

Como o Gilmar Dantas (**).


Paulo Henrique Amorim 

 

 _____________________

PITACO DO ContrapontoPIG 

.

Já sugerimos em outras oportunidades que Dilma deveria deixar a indicação dos futuros ministros com o Dirceu e o Genoino...

_____________________

.



Do Blog ContrapontoPIG


Posted: 02 Nov 2012 02:27 PM PDT



Quem vai explicar a eles a moderníssima teoria do "Domínio de Fato"?
Durante a última campanha eleitoral, estive em 3 comícios. Menos por entender que minha presença faria a diferença e mais para rever a militância, sentir a vibração "offline" da campanha de Haddad pelas ruas de São Paulo. Aventura que remeteu-me aos idos anos 80, quando o PT ainda cheirava leite.
Naquela época éramos, idealistas e apaixonados por uma causa que só se concretizaria em 2002. Embora houvessem muitas subdivisões e linhas de pensamento na esquerda – desde os que participaram da luta armada contra o regime militar até os estudantes de classe média da USP – naquele momento, todos convergeram à ideia central, a construção e o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores.
Talvez o PT tenha sido o único partido que foi construído por uma ampla maioria de forças populares em torno das quais gravitaram outras forças menores, não menos importantes. O partido definiu-se a partir de um amplo debate, reunindo as melhores cabeças da esquerda, lideranças sindicais de todas as categorias de trabalhadores, políticos, artistas, intelectuais, educadores etc. Mas, essencialmente, o PT seguiria sua vocação para ser um partido de massas. E Lula era o líder, o candidato natural para disputar eleições.
De lá para cá, a história do partido coleciona muitas vitórias e algumas derrotas, muitos acertos e alguns erros e, mais do que tudo, é uma história de crescimento em tamanho e importância tanto no Brasil, como em toda a América do Sul.
A militância que encontrei nos comícios não é mais a mesma que conheci na minha juventude. O PT não tem mais a cara da USP, dos artistas, dos intelectuais e dos sindicalistas do ABC. Não vi nenhum "curioso", o tipo que não sabe o que está acontecendo ao redor, mas entra no "clima da festa".
O PT de hoje, tem a cara do povão. O que vi nos comícios eram pessoas que estavam lá marcando seu território, ocupando o espaço e mostrando ao palco que a platéia é o verdadeiro centro do poder. Gente que descobriu sua cidadania e agarrou-se a ela com unhas e dentes e, por isso mesmo, têm muito a perder. E essas pessoas amam Lula. Festejaram muito as vitórias do PT em todo o Brasil, embora o PiG tenha escondido sua alegria.
Os golpistas estão aí, conspirando no subsolo fedorento das redações do PiG e da bancada do Jornal Nacional, transformando o STF na casa da mãe Joana do anti-petismo.
Deram com os burros n'água na campanha "mensalão na eleição" e ainda não foi dessa vez que o PT foi apagado do mapa. Ao contrário, foi campeão nas urnas, como se viu. Mas parece que isso não abalou o projeto dos barões da mídia. O golpe é um só: destruir o mito. Sem isso, sem chance. Vão tomar um vareio a cada dois anos.
O julgamento da 470 foi só o primeiro passo. Para chegar até Lula, precisam condenar Dirceu e Genoino e dar ares lógicos ao delírio que tentam vender à opinião pública. Para condená-los é preciso rasgar a Constituição. E para rasgar a Constituição, é preciso combinar com Deus – o único que não deve satisfações a ninguém sobre suas decisões. Neste caso, Deus é o STF – que "condena certo por suposições tortas".
A pena de Marcos Valério somou 40 anos de cadeia – embora, na prática, a Constituição determine que, seja lá qual for o crime, não ultrapasse 30 anos, com direito a sair por bom comportamento depois de cumprir 1/6 da pena (se é justo ou não, são outros quinhentos). Mesmo assim, a sentença de Valério é mais severa, por exemplo, que a do casal Nardoni que pegou 26 anos de cadeia por ter jogado a filha pela janela do apartamento ou a da moça Richthofen, que pegou 39 anos pela encomenda do assassinato a pauladas dos próprios pais. A intenção aí é de superfaturar a condenação de Valério. Fazer seu crime parecer mais grave que os mais hediondos.
Mesmo tendo sido condenado, Marcos Valério está sofrendo tortura psicológica. Está sendo coagido a atender às exigências dos golpistas e trazer Lula para a cena de um crime que não se provou. Usam de ameaças de morte, bloqueio dos bens de toda a família, multa de quase 1 milhão de reais… É o pau de arara do século 21. Se ele ceder, fazem-no assinar um documento acusando Lula e dão um sumiço nele no programa de proteção às testemunhas.
Mas pelo que vi nos comícios e pelo sentimento geral da maioria do povo brasileiro expresso seguidamente nas Urnas e nas pesquisas de popularidade de Lula e Dilma, é melhor pensarem mil vezes antes de darem esse bote traiçoeiro. Porque o efeito pode ser devastador para o país. Com STF e tudo!
Mais uma vez: o Brasil não é Paraguai, Honduras ou Venezuela (com todo respeito a seus povos).
Blogueiro do esgoto do PiG xingar políticos do PT e internautas petistas, é normal. Também é xingado por todos eles. Jornal mentir, manipular e atacar o PT, é normal. São desmentidos na hora por mídias alternativas que assistem de camarote à sua decadência moral e financeira.
Agora, vá o Reinaldo Azevedo à Zona Leste, chamar aquela gente de petralha e falar mal de Lula. Vá até a periferia, avisar que pretendem prender Lula. Experimentem fazer isso, Augusto Nunes, Noblat, Merval, Kamel, Policarpo Jr e espécies similares. Entrem na quadra lotada da Gaviões da Fiel e gritem "viva o Palmeiras".
Precisa desenhar?
Torcendo aqui para que os capas-pretas desembarquem dessa canoa que segue perigosamente em direção ao precipício da convulsão social. Acreditem: se tocarem no Lula, sob qualquer pretexto, (não sou eu quem ameaça) o povo não assistirá calado. Não dessa vez. Eu vi em seus olhos.
No O que será que me dá?

Posted: 02 Nov 2012 02:23 PM PDT


Embalados pela grande vitória obtida no primeiro turno, o Partido dos Trabalhadores e seus aliados confirmaram no último domingo um desempenho que os transforma nos grandes vencedores das eleições municipais deste ano.
O único partido a crescer a cada nova eleição, o PT somou ao excelente resultado da primeira etapa a conquista de oito grandes cidades, consagrada com a vitória de Fernando Haddad em São Paulo.
As vitórias nas capitais São Paulo, Rio Branco e João Pessoa — derrotando o PSDB —, em Guarulhos, Santo André e Mauá — as duas últimas especialmente importantes, por fazerem parte da região do ABCD paulista, berço do partido — e em Niteroi (RJ) e Vitória da Conquista (BA) levarão o PT a governar, a partir de 2013, com 37,1 milhões de brasileiros, dentre os quais 20,4 milhões concentrados nas 83 maiores cidades do país.
Nesses grandes centros urbanos, os petistas são seguidos pelo PSB, que governará para 10,6 milhões, pelo PMDB, para 9,7 milhões e pelo PSDB, para 9,4 milhões.
Esse resultado singular do PT, a despeito de todo empenho e apostas negativas da oposição e da grande mídia, teve em São Paulo a sua conquista mais emblemática.
Pela terceira vez desde a redemocratização, o partido estará no comando da principal cidade brasileira. O prefeito eleito tem muitos desafios para frente, mas está determinado a inserir a capital paulista no grande projeto nacional de desenvolvimento desencadeado no país a partir de 2003.
O avanço do PT de duas para nove cidades na região paulista do Vale do Paraíba, berço político do governador Geraldo Alckmin, e a maior votação entre os partidos em Minas Gerais, reduto do senador Aécio Neves (PSDB-MG), também são bastante significativos.
Já o desempenho do partido na região Nordeste — onde, apesar das campanhas vitoriosas no interior dos Estados, perdeu nas capitais Fortaleza, Recife e Salvador —, precisa ser avaliado.
Sobre os outros partidos há os que cresceram, como o PSB, e os que amargaram contundentes derrotas, como é o caso do PSDB.
O PMDB teve bom desempenho. Ainda que tenha perdido em Florianópolis e Campo Grande, elegeu o prefeito de Boa Vista e teve sua vitória mais expressiva no Rio de Janeiro, com a reeleição de Eduardo Paes.
O PSB foi de fato o segundo mais vitorioso destas eleições e sai fortalecido com a conquista de seis capitais, depois de levar Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho no segundo turno.
O PDT também obteve um saldo positivo e administrará três capitais — Porto Alegre, Curitiba e Natal —, enquanto o PSD, partido recém fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, venceu apenas em Florianópolis, capital do Estado que já administra.
Kassab, aliás, foi um dos grandes perdedores destas eleições. Além do desempenho pífio de seu partido e da derrota de José Serra, candidato que apoiou e de quem "herdou" a prefeitura, deixa o cargo com uma das maiores rejeições e piores avaliações de todo país.
Já o DEM ganhou sobrevida com as vitórias de Aracajú e Salvador, onde o carlismo renasce.
O PSDB foi, sem dúvidas, o partido que mais acumulou desgastes. Apesar de vencer em Manaus, Belém e Teresina, os reveses sofridos em Rio Branco, João Pessoa, São Luis e, especialmente, em São Paulo e Vitória imprimem aos tucanos perdas que os obrigarão a repensar suas estratégias.
O principal partido de oposição perdeu massa de votos (queda de 5,02% ante 2008) número de prefeituras e de vereadores e foi literalmente varrido das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Em São Paulo, a derrota do partido e, em particular, de José Serra, diz muito sobre a rejeição a um discurso reacionário e conservador, muito mais empenhado em desconstruir adversários do que em apresentar um projeto alternativo com propostas para solucionar problemas concretos.
Em contrapartida, a vitória do PT nas urnas não se restringe aos números. Trata-se da vitória política de um projeto que, na última década, tem transformado o país e tem ampla aprovação popular.
Aprovação que se confirma e que não pode ser atribuída apenas às suas principais lideranças. É uma vitória do partido, que sobrevive ao bombardeio midiático e renasce, cresce, se renova.
A força de sua militância e o profundo enraizamento social do PT em todo o país são as principais razões de seus sucessos eleitorais. Esse é um capital político que, por mais que insistam, não pode ser subtraído do partido.
O povo brasileiro percebe que há projetos diferentes para o país e está fazendo a sua opção. Por isso, a vitória inconteste do PT e de seus aliados nestas eleições deve ser entendida não apenas como aprovação e apoio, mas, sobretudo, como a expressão do desejo dos brasileiros de avançar para superar as desigualdades e os muitos problemas que ainda temos, a fim de construirmos uma nação plenamente desenvolvida.
José Dirceu

Posted: 02 Nov 2012 02:15 PM PDT



Manda a tradição que o eleitor brasileiro vote em pessoas em lugar do ideário deste ou daquele partido. De resto, os partidos nas nossas latitudes sempre funcionaram como clubes recreativos de uma ou outra turma graúda. Se alternativa digna houve, foi o PT, mas durou pouco. No poder, portou-se como os demais.
Unidos. A maior personalidade da história política brasileira
e quem lhe segue os passos.
Foto: José Cruz/ABr
Deste ponto de vista, as eleições municipais recém-encerradas com o segundo turno mantiveram-se no leito antigo. Mudou, porém, o peso das lideranças capazes de influência decisiva. Lideranças autênticas, diferentes daquelas forjadas pelo populismo mais desbragado, tão frequentes no passado, mesmo recente. Refiro-me, em primeiro lugar, ao ex-metalúrgico e ex-presidente Lula, que evoluiu do palanque da Vila Euclydes para a plateia mundial.
Neste pleito, Lula confirmou o que já é do conhecimento até do mundo mineral, tirante a mídia nativa. Trata-se da personalidade mais forte da história política do País, sua popularidade, avassaladora, supera inclusive aquela de Getúlio Vargas. Dilma Rousseff segue-lhe os passos. A afirmação peremptória dos candidatos da chamada base aliada resulta antes de mais nada da boa atuação do seu governo.
Outras figuras começam a ganhar dimensão nacional, como Eduardo Campos e Cid Gomes, enquanto o momento projeta naturalmente o nome de Aécio Neves, em quem há tempo CartaCapital reconhece autoridade e tino para conduzir uma oposição moderada e responsável, conforme as conveniências da democracia.
Neste terreno o Brasil ainda engatinha. Não basta a realização periódica de eleições para provar a maioridade democrática. Outros fatores surgidos nos últimos dez anos deságuam, contudo, em importantes avanços, não somente a caminho de uma sociedade menos injusta, mas também na conquista da consciência da cidadania por um número crescente de brasileiros. É quanto transparece dos resultados deste pleito municipal, bem menos provinciano e mais significativo do que se podia imaginar.
A mídia nativa é a primeira derrotada no embate, antes que o PSDB paulista e o PT baiano. O espetáculo encenado pelos barões midiáticos e seus cortesãos na tentativa de mascarar a verdade proporcionou momentos de involuntário hu­morismo à altura do teatro do absurdo, sobretudo na linha de Ionesco, embora sem esconder a expectativa da súbita chegada de Godot, segundo Beckett. José Serra seria Godot?
Não se exclua a possibilidade, a considerar o tom de editoriais, colunas, artigos, rubricas. No sábado 27, o editorial de um jornalão estampava como título: "Resistir é preciso". De volta de uma viagem ao exterior, ausente havia duas semanas, sofri um abalo sísmico entre o fígado e a alma. Supus que a revolução vermelha batesse às portas liderada por Fernando Haddad. Tragicômico destino de uma direita tão extremada, tão anacrônica, tão romneyana (de Romney) a ponto de soçobrar nas ondas do ridículo atroz. Espetáculo a seu modo magnífico, por obra da incapacidade dos protagonistas de perceber a enrascada patética (do Pateta de Walt Disney, herói da Editora Abril) em que se atiraram.
Dou agora com a soturna expressão dos bairros paulistanos, ditos nobres não se sabe por quê. Varridos pelo siroco de um eterno temor e pela aspiração a se instalarem, pelo menos no modus operandi, entre Coral Gables e Dubai. Abastecidos com solércia inaudita pelos evangelhos midiáticos. E agarrados à lembrança de Fernando Henrique Cardoso e à esperança vã da vitória de José Serra. Estes ninhos tucanos estão mais para aqueles das andorinhas doentes, iguaria da cozinha chinesa. Altamente recomendados para o cardápio dos barões midiáticos.
É o ocaso de um PSDB que já foi de André Franco Montoro e Mário Covas e foi entregue ao cabo a um cínico e um obsessivo e, sustentado pela fanfarra dos jornalões e revistões, passou a cuidar dos negócios dos vetustos donos do poder. O mesmo que o cínico e o obsessivo diziam combater nos seus anos verdes. É nesta moldura que a ribalta cabe a Aécio, capa desta edição.
Mino Carta
No CartaCapital


Posted: 02 Nov 2012 02:07 PM PDT

"Ministro da Educação disse que foram testados 3,4 mil itens de segurança para o exame que acontece neste fim de semana, avaliando 5,7 milhões de estudantes; prova é teste de fogo para as pretensões de Mercadante, possível candidato ao governo de São Paulo em  2014

Heloisa Cristaldo, Agência Brasil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem (1º) que 3.400 itens foram monitorados para garantir total segurança na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado no próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro.
"Está tudo pronto. Agora, é momento de todos ficarem tranquilos para fazerem uma boa prova (…) Estamos trabalhando com toda intensidade para dar total tranquilidade para fazer uma excelente prova", disse Mercadante, em entrevista ao programa de rádio Hora da Educação, produzido pelo Ministério da Educação.
Mercadante ressaltou o tamanho do exame, que vai avaliar mais de 5,7 milhões de alunos em todo o país. "O Enem é o segundo maior concurso de todo o planeta. É a segunda maior operação logística para fazermos uma prova como esta. Vamos ter 566 mil pessoas trabalhando para garantir a segurança e a tranquilidade dos estudantes".
O ministro destacou os benefícios do Enem e orientou os alunos a "caprichar" na prova, já que o rendimento no exame é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país."
Matéria Completa, ::AQUI::
Enviada por: Nogueira Junior/ 10:270 Comentários
Também do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 02 Nov 2012 02:03 PM PDT


Paulo Moreira Leite, Época / Vamos Combinar

"O alvoroço provocado pela notícia de que Marcos Valério pode ter informações comprometedoras contra Lula, Antônio Palocci e até sobre o caso Celso Daniel chega a ser vergonhoso.

Desde a denuncia de Roberto Jefferson que Valério tem demonstrado grande disposição para colaborar com a polícia.

Foi ele quem entregou a relação de 32 beneficiários das verbas do mensalão, inclusive Duda Mendonça.

Conforme os advogados de um dos réus principais, ao longo do processo Valério fez quatro tentativas de oferecer novas delações em troca de uma redução de sua pena.  As quatro foram rejeitadas.

O estranho,  agora, não é a iniciativa de Valério, mais do que compreensível para quem se encontra numa situação como a sua. Não estou falando apenas dos 40 anos de prisão.

As condenações de José Dirceu  e José Genoíno se baseiam em "não é possível que não soubessem", "não é plausível", "um desvio na caminhada" e assim por diante.

Eu acho legítimo pensar que deveriam ser questionadas em novo julgamento,  o que certamente poderia ser feito se tivessem direito a uma segunda instância, como vai ocorrer com os réus do mensalão PSDB-MG que foram desmembrados nestes "dois pesos, dois mensalões," na antológica definição de Jânio de Freitas.

Parece muito difícil questionar o mérito das acusações contra Valério.  Ele participava de um esquema para levantar recursos de campanha. Mas seu interesse era comercial, digamos assim. Pretendia levantar R$ 1 bilhão até o fim do governo, disse Silvio Pereira, secretário geral do PT, em entrevista a Soraya Agege, do Globo, em 2006.

Era o titular do esquema, o dono das agências de publicidade, aquele que recolhia e despachava o dinheiro, inclusive com carros forte e conta em paraíso fiscal.
O estranho, agora, não é o comportamento de Valério. São os outros.
É a torcida, o ambiente de vale-tudo.
Artigo Completo, ::AQUI::
Enviada por: Nogueira Junior/ 11:200 Comentários
Do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 02 Nov 2012 01:56 PM PDT


Não parece, absolutamente, verossímil a versão apresentada pela mídia sobre a suposta confissão que Marcos Valério, "operador do mensalão", teria a fazer sobre Lula e Palocci.
Em primeiro lugar, porque sua pena já está quase fixada: 40 anos, parte dela, em reclusão.
Segundo, porque a mídia está usando um argumento que nada tem de legal. Está espalhando o boato que ele vai solicitar ingresso no programa de proteção a testemunha em troca da denúncia inédita contra o PT. Ele deixou de ser testemunha quando foi instaurado o inquérito da AP 470 e, hoje, seu status é de "réu condenado".
Terceiro, caso ele tivesse algo a dizer já o teria feito no decorrer do processo no STF ou, ainda, para a Policia Federal antes da denúncia da Procuradoria Geral da União, por volta de 2005/2006. Não o fez, nem poderia contar com a influência do PT no STF pois, como todos sabemos, estava – e está – recheado de membros conservadores e saudosistas.
Quarto: nesta fase do julgamento não é mais possível reverter as acusações nem incluir outros réus. Caso fosse, ao incluir o Presidente Lula na AP 470, a PGR teria que refazer a acusação de forma integral e vários réus condenados teriam o direito a nova defesa, além de terem que interrogar novos suspeitos. Lula, entre eles.
Qual a razão para levantarem, neste pós-eleição, a possibilidade de novas revelações de Marcos Valério?
 Só há uma resposta: o resultado das eleições.
***
A coisa se passou, mais ou menos, assim:
No primeiro mandato de Lula, quando as oposições cogitaram o impeachment durante a CPI dos Correios, a mídia acreditou que a divulgação incessante, diária, da "corrupção do PT" fosse suficiente para a retomada do poder.
Não foi. Lula foi reeleito.
Tinham certeza que, depois de derrubarem Dirceu e Palocci, nomes fortes para a sucessão, a tucanada voltaria ao poder nos braços do povo por falta de competidores.
A campanha à favor do nome forte do PSDB, José Serra, foi escandalosa. Davam como barbada a vitória em 2010. Não contavam com a astúcia de Lula ao lançar a "mãe do PAC", o poste, a ilustre desconhecida e inexperiente em campanhas, Dilma Vana Rousseff.
Quem lembra como foi a campanha presidencial de 2010 vai acordar para os fatos que levaram o pleito ao segundo turno: uma orquestração rasteira colocando Dilma como "abortista", "terrorista", e, até "homossexual", foi montada. Com isso, evitaram a derrota escandalosa em primeiro turno!
Restava o julgamento do "mensalão".
Programado para tomar as manchetes em plena campanha municipal, o STF foi manipulado pela mídia oposicionista para cumprir o roteiro que daria a derrota ao PT. Assim foi feito, com frases de efeito, risadas de Ministros do STF em horário nobre da globo*, capas da veja* acusando de corruptos os réus do PT, manchetes e matérias de velhos jornalões decretando que o PT seria expelido da vida política nacional.
Novamente, caíram do cavalo.
O planejamento de editores-chefes fundamentalistas incompetentes, incapazes e burros, não deu certo. O queridinho Serra foi derrotado por outro "poste" de Lula em pleno curral tucano-pefelista: São Paulo deu uma lição histórica que deixará marcas profundas no interior de redações da velha – e incompetente – imprensa do Brasil.
***
A saída, pelo teor das matérias veiculadas na semana seguinte às eleições, é destruir o criador ao invés das criaturas.
Ele, "o cara".
***
* Este blogueiro recusa-se a grafar os nomes dos jornais folha, globo e estadão, e da revista veja, com as inicias maiúsculas.

Posted: 02 Nov 2012 01:50 PM PDT



Como todo o PiG, Merval Pereira, o imoral da ABL, dá crédito a matéria de capa da Veja dessa semana, que traz novas supostas declarações de Marcos Valério contra o estadista Lula.Curioso é que, assim como o resto do PiG, Merval Pereira não deu crédito às capas de CartaCapital que trouxeram reportagem sobre o livro a Privataria Tucana e sobre os R$ 175 reais recebidos por Gilmar Mendes do Mensalão Mineiro.Mas deixa pra lá, o PiG sempre age assim:aos seus parceiros, tudo, aos não parceiros, o rigor da lei.Pois bem, num testículo escrito por Merval Pereira no dia de hoje há uma série de ilações maldosas, mas o que se destaca mesmo é essa passagem:O tema saiu da redoma que o protegia há sete anos e está colocado publicamente. Seria bom se Lula viesse a público dar a sua versão dos fatos, em vez de querer negá-los. Mas teria que ser uma versão definitiva, com começo, meio e fim, e não as versões desencontradas que vem dando ao longo desse tempo, quando já vestiu a roupa de traído, já pediu desculpas "pelos graves erros cometidos", já disse que se tratava de caixa dois e, por fim, prometeu provar que tudo não passara de uma "farsa" cujo objetivo final seria a sua deposição.Não Merval, Lula não tem de vir a público falar sobre reportagem fabricada com o intuito de prejudicá-lo.Lula não fez isso quando a Veja, em conluio com Daniel Dantas, o acusou de ter dólares em paraísos fiscais, nem fará agora.Lula é muito maior que Veja, Estadão, Globo, Época, IstoÉ e, principalmente, você, que é uma verdadeiro pilantra, mau-caráter, um cara de pau que nunca vai aceitar que um ex-torneiro mecânico mudou o Brasil para melhor.Merval, você tem mais é que tomar no seu cu imundo.Deixa Lula em paz, filho da puta!
Posted: 02 Nov 2012 01:45 PM PDT


Reinaldo Azevedo

A CAPA DE VEJA – TALVEZ A MATÉRIA MAIS EXPLOSIVA DEPOIS DA ENTREVISTA DE PEDRO COLLOR, DO BOB JEF E DO E.T DE VARGINHA.

 

 

 O que seria desse mundo se os designos de Deus fossem levados ao pé da letra, como ordenou nosso Senhor ao Profeta Noé? Ora, Deus, na sua infinita sabedoria, sabia o que estava fazendo, quando ordenou a Noé que construísse a arca e nela colocasse um casal de cada animal habitante desse planeta. Deus pretendia que o mundo fosse habitado por cada criatura que havia criado, mesmo os dinossauros e TUCANOS, quando o PT, sob o comando de LULA e Genoíno, ordenou que José Dirceu desencadeasse a "OPERAÇAO DINO" e sequestrasse o casal de dinossauros que Noé havia capturado e deixado amarrados no pé da mesa da varanda, no quintal, pouco antes do GRANDE DILÚVIO. Assim não foi possível embarcar os animaizinhos. As consequências todos já sabem: EXTINÇÃO COMPLETA DOS ANIMAIS.

Ao procurar a Revista Veja para colocar a boca no Trombone, Valério tinha em mente apenas cumprir seu dever como cidadão, pois não poderia quardar para si tamanha responsabilidade: a de revelar ao mundo a temeridade que é esse partido, o PT. Num ato de tamanha bravura e despojamento pessoal, procurou a REVISTA MAIS SÉRIA do UNIVERSO - A VEJA, para contar o que sabe sobre tudo isso que ficou por milhares de anos escondido. 

Segundo a revista VEJA, Valério contou (o áudio foi entregue ao Procurador Gurgel, uma cópia está com o Malafaia e outra com o Bispo de campinas): "Noé procurou o núcleo duro do PT, já que o núcleo mole estava articulando a morte de uma prefeito perto do mar Egeu, para propor o financiamento da construção da Arca. O PT então exigiu que 45% do valor fosse retornado em forma de BÔNUS DE VOLUME, que é calculado em virtude do tamanho e da finalidade da Arca. Noé concordou e disse que entregaria a planilha de cálculos a Genoíno, e indicou uma conta,onde depositaria o TAL BÔNUS DE VOLUME para o PT,  num banco no alto do farol da Alexandria, que era então o lugar mais alto da terra e onde GENOÍNO poderia facilmente pegar a grana após o GRANDE DILÚVIO. Assim então fez Noé: entregou A PLANILHA DE CÁLCULOS a Genoíno. Ao ver o tamanho da Arca, Genoíno ficou preocupado, pois os recursos seriam todos consumidos, em virtude do tamanho da Nau. Passou o caso para LULA, que foi consultar o DIRCEU. Este, ao refazer os cálculos, viu que se retirasse o compartimento dos DINOSSAUROS, a construção da arca poderia ficar mais em conta e sobraria mais dinheiro para o BÔNUS DE VOLUME. Foi falar com Noé que ficou irredutível, poi a ordem divina deveria ser cumprida na íntegra, a não ser que Deus desse sinais de que havia mudado de idéia".

A cúpula do PT (o núcleo DURO e o núcleo MOLE) se reuniram por sete dias e sete noites na sala anexa do terceiro andar do palácio do planalto. (foto)
 Ao final da reunião ficou decidido que José Dirceu ficaria encarregado da "trama" que levou Noé a interpretar como sinal divino o não comparecimento do casal de dinossauros para o embarque, minutos antes do Grande Dilúvio.

José Dirceu rapitou o casal de dinossauros na manhã que antecedeu o Grande Dilúvio, subornando, com a ajuda de Genoíno, um dos filhos de Noé. O casal de dinossauros foi transportado no Land Rover do secretário do Núcleo Mole do PT, Silvio Pereira.  O carro foi  presente da empreiteira GDK. A empresa tinha contratos com a Petrossauro, então notória área de influência do grupo de José Dirceu, do qual Silvinho, como é conhecido, fazia parte.

Noé não poderia mais esperar os ANIMAIZINHOS, pois o GRANDE DILÚVIO já se aproximava e entendeu que aquilo era um sinal divino, quando recebeu em suas mãos a FATURAS QUITADAS de tudo o que gastara com a GRANDE NAU.

A revista VEJA procurou os responsáveis ( ou o que sobrou deles) pela venda do material  usado na construção da GRANDE NAU e descobriu que estão TODOS MORTOS. Acredita-se que morreram antes do GRANDE DILÚVIO, num ato perfeitamente calculado pelo PT, como forma de não deixar rastros.


Posted: 02 Nov 2012 01:38 PM PDT



Postado por APOSENTADO INVOCADO 1às 15:112 comentários Links para esta postagem 
Posted: 02 Nov 2012 01:33 PM PDT


OU A REVISTA MENTE AO PUBLICAR MATÉRIA CONTENDO O TEOR SIGILOSO DE UM 'SUPOSTO' DEPOIMENTO ?
Segundo a Revista, Marcos Valério sabe de "tudo". Obviamente que esse "tudo" é o que possa ser usado contra Lula e o PT, pois isso é o que interessa a Revisteca. A Revista VEJA agoniza, consumida pela sua falta de credibilidade e jornalismo de esgoto que pratica. Seus proprietários estão apavorados com a perda de RECEITA proveniente da Prefeitura de São Paulo. Com Fernando Haddad, vai secar a fonte do fornecimento de exemplares de revistas e livros (sem concorrência) que garantiram até hoje "polpudos recursos públicos" que sempre 'retribuíram' as matérias favoráveis que a revisteca publicou para Kassab e para o tucanato. Daqui a DOIS ANOS, Veja vai perder também os recursos do governo do Estado de São Paulo, pois os tucanos serão derrotados na disputa em 2014. 
No FINADOS do ano de 2015, a REVISTECA já estará morta e enterrada. +
Posted: 02 Nov 2012 04:46 AM PDT



a justiceira de esquerda
Conforme resolução aprovada ontem, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as relações da máfia de Carlinhos Cachoeira com empresários e poderes públicos será prorrogada por apenas 45 dias. Neste curto período, seus integrantes analisarão o relatório final da CPI e outros pedidos de convocações serão descartados. Com isso, escapam das investigações importantes suspeitos de ligação com a quadrilha – entre eles, o chefão da revista Veja, Policarpo Júnior, que aparece em vários grampos telefônicos da PF.
Num jogo matreiro, a mídia demotucana afirma agora que a CPI foi abortada pelos partidos governistas para tentar limpar a barra de governadores aliados da presidenta Dilma – principalmente Sérgio Cabral, do PMDB do Rio de Janeiro. Ela só não diz que fez de tudo para evitar a criação da CPI, acusando-a de palanque eleitoral. Ela também continua blindando o governador tucano Marconi Perillo (GO), que deve ser o principal alvo do relatório da CPI com inúmeras provas sobre sua ligação com a quadrilha de Cachoeira.
Num pacto mafioso, os barões da mídia montaram uma operação de guerra para evitar que Policarpo Jr. e o capo do Grupo Abril, Roberto Civita, fossem convocados para depor na CPI. Emissários da Rede Globo e de outros veículos realizaram "conversas" em Brasília para abortar a convocação – principalmente com os caciques do PMDB, agora acusado de jogar o lixo para debaixo do tapete. Ao que tudo indica, a CPI do Cachoeira está morta. E, novamente, os barões da mídia conseguiram escapar ilesos. A Veja agradece!

Posted: 02 Nov 2012 04:43 AM PDT
Popularidade pode ser uma armadilha para o juiz
O ministro Joaquim Barbosa posou para fotos, foi aplaudido e deu autógrafos quando votou no primeiro turno das eleições. Ricardo Lewandowsky foi insultado por um mesário no segundo.
A cobertura midiática do julgamento do Mensalão pode até não ter tido, como muitos supunham ou desejavam, influência direta no processo eleitoral. Mas deixou marcas profundas na popularidade dos ministros.
A imprensa não se desincumbiu plenamente da tarefa de informar – inclusive quanto às divergências naturais entre os membros de turma julgadora. Em um julgamento como esse, inusitado seria mesmo a unanimidade.
A mídia vitaminou uma cobertura do tipo novela, dando ênfase à distinção de heróis e vilões. Amplificou bate-bocas e um tratamento seletivo dos erros e acertos dos ministros. Estimulou estereótipos que, ao final, pouco ajudaram a compreender a complexidade do caso e o papel de um juiz.
O dissabor provocado não se restringe apenas ao ministro revisor, ora alçado à condição de inimigo público número um.
É uma armadilha também ao próprio relator. A expectativa de um ministro herói, "popular", não se sustenta ao longo do tempo. Nenhum juiz consegue coincidir todas as suas decisões com a "voz das ruas". E, paradoxalmente, se assim o fizer, será um sinal preocupante.
É que a função do magistrado, especialmente na área criminal, tende a ser contramajoritária – muitas vezes suas decisões necessariamente desagradam.
Isso porque a democracia não se esgota na vontade da maioria – o que permitiria aos juízes julgar crimes com base em pesquisas de opinião. Mas vai além, para assegurar um pacote mínimo de garantias a quem não faz parte da maioria ou com ela entra em conflito.
Os direitos fundamentais são, na essência, limitações do poder do Estado, portanto, não raro direitos contra a própria sociedade. Não é possível, pois, interpretá-los sob a ótica da maioria.
Reproduzir a voz das ruas pode significar, em determinadas situações, distanciar-se dos limites próprios do estado de direito, que não são compreendidos ou submetidos ao crivo popular: a acusação certa, o juiz competente, a amplitude da defesa, a licitude da prova, a fundamentação da pena.
São matérias que escapam aos desígnios da sociedade, mas de análise compulsória pelos juízes.
Será salutar para as instituições se os brasileiros recobrarem sua confiança na justiça; mas desastroso se os juízes entenderem que o preço dessa legitimidade é agradar a imprensa ou a "opinião pública".
Uma justiça mais próxima do povo tem muito pouco a ver, aliás, com a satisfação de um generalizado anseio repressivo.
A justiça é popular quando amplia seu acesso aos mais vulneráveis, transforma em realidade direitos que o constituinte reconheceu e ajuda a reduzir as enormes desigualdades da sociedade. Ou seja, temos um longo caminho pela frente.
Marcelo Semer
No Sem Juízo


Do Blog COM TEXTO LIVRE
Posted: 02 Nov 2012 04:35 AM PDT
Jornalão especula, mas segredos de Valério que sobraram
são sobre tucanos, sobretudo entre 1999 e 2002
Deu no Estadão:

Empresário condenado como o operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza prestou depoimento ao Ministério Público Federal no fim de setembro. Espontaneamente, marcou uma audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Fez relatos novos e afirmou que, se for incluído no programa de proteção à testemunha - o que o livraria da cadeia -, poderá dar mais detalhes das acusações.
.
Dias depois do novo depoimento, Valério formalizou o pedido para sua inclusão no programa de testemunhas enviando um fax ao Supremo Tribunal Federal. O depoimento é mantido sob sigilo. Segundo investigadores, há menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ex-ministro Antonio Palocci e a outras remessas de recursos para o exterior além da julgada pelo Supremo no mensalão - o tribunal analisou o caso do dinheiro enviado a Duda Mendonça em Miami e acabou absolvendo o publicitário.
.
Ainda no recente depoimento à Procuradoria, Valério disse já ter sido ameaçado de morte e falou sobre um assunto com o qual parecia não ter intimidade: o assassinato em 2002 do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.
Mais abaixo falo da real necessidade de proteção à Valério. Mas antes não há como deixar de falar sobre o jornalão. Ninguém merece esse tipo de jornalismo!

O que o jornalão quis dizer com "segundo INVESTIGADORES", se está noticiando um depoimento sigiloso ao Procurador-Geral? Por acaso o jornalão está dizendo que o gabinete do Procurador-Geral está grampeado por investigadores?

É claro que a "fonte" do jornal vem da parte da defesa do próprio Marcos Valério, querendo usar o jornalão como garoto de recados para criar confusão e pressionar menos os petistas (que já foram devassados e até condenados sem provas) do que o alto tucanato (que sequer foi denunciado).

Logo abaixo, o jornalão se trai e entrega o jogo, sob o subtítulo "RESSALVAS". Depois de dizer que desde o início da investigação Valério vem blefando como um jogador, oferecendo informações que não levam a lugar nenhum, o Estadão dá o recado que o advogado quer para beneficiar Valério no Programa de Proteção a Testemunhas:

O advogado de Valério não quis comentar o assunto num primeiro momento. Depois, disse: "Se essa matéria for publicada e o meu cliente for assassinado terei que dizer que ele foi assassinado por causa dessa matéria. Não tenho outra opção".
Hoje no Brasil, todo mundo sabe que se quiser plantar nota em jornal, basta mencionar o nome do presidente Lula associado a qualquer coisa negativa, ou nome de Palocci (antes era Dirceu), ou o assassinato de Celso Daniel (que virou de 1001 utilidades aos propósitos oposicionistas). Funciona tão bem para plantar notas em jornais como jogar açúcar para atrair formigas.

Se a defesa de Valério citasse o nome de FHC, Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Marconi Perillo, José Serra ou a morte do empresário Abel Pereira (ligado aos tucanos de Piracicaba no caso sanguessuga) nada seria publicado, sem uma "rigorosa apuração jornalística" (que jamais seria feita), conforme comprova a forma como como o livro "A Privataria Tucana" foi abafado na velha imprensa.

Mas o bom jornalismo não é o que publica apenas o que a fonte diz em interesse próprio. É o que sabe extrair as pistas do contexto em que são ditas e corre atrás delas.

Segundo o jornalão os "investigadores" falam que Valério disse saber de outras remessas para o exterior, por exemplo. Não chega a ser novidade. Só o Estadão que ainda não leu o relatório do delegado Zampronha, da PF divulgado pela revista Carta Capital. Nele consta movimentações financeiras de empresa de Valério, supostamente com doleiro, rastreadas como recursos da Visanet no ano de 2001, no governo FHC.

É uma constatação de que o mensalão tucano não se resume à campanha de Eduardo Azeredo (PSDB/MG) em 1998. Ele continuou rolando até 2002.

Há uma caixa-preta a ser aberta entre 1999 e 2002, que ainda não há notícia de que foi investigada.

Houve investigação e devassa em 1998 e de 2003 em diante, mas o período de 1999 a 2002 é um segredo ainda não revelado, e é esse período que poderia haver interesse em uma delação premiada. Outro interesse pode ser nos contratos com o governo de Minas durante a gestão de Aécio Neves (PSDB), a partir de 2003.

A princípio, Marcos Valério cumpriria pena em um presídio de Minas Gerais, administrado pelo governo tucano. E aí ele pode de fato correr risco de ser queimado como arquivo, para enterrar os segredos que ele guarda sobre o tucanato. Daí a necessidade de Valério necessitar de proteção.
Por: Zé Augusto0 Comentários 
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares