terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Via Email: SARAIVA 13



SARAIVA 13


Posted: 22 Jan 2013 01:07 PM PST


Do Conversa Afiada - Publicado em 22/01/2013

Como é impossível tornar o Lula politicamente inoperante, é preciso desmoralizá-lo junto à sua base: os pobres.



Na linha de frente do pensamento Golpista há de tudo.

Um historialista, que transformou Geisel e Golbery em Washington e Jefferson, Pais Fundadores da Democracia Pátria; um geographo; um ataulfo merval (*); uma Urubóloga, a mais importante pensadora neolibelês (**) que o Brasil foi capaz de produzir; e um fanático que acoita o sectarismo na moita da História.

Faz-se de Historiador, veste o colete de segurança do Braudel, do Octavio Tarquínio, e sai de metralhadora em punho a instalar o sectarismo.

A última Cruzada deste militante infatigável é botar o Lula na cadeia.

Hoje, no Globo, o 12º voto no Supremo, na página de uma só Opinião, o Heródoto da Casa Grande conclama o brindeiro Gurgel a aceitar a denúncia (sic) do Marcos Valério contra Lula e mandar o MP investigar.

Clique aqui para ler "Gurgel vai para cima do Lula".

O plano é simples, amigo navegante.

Não basta destruir o PT, como tentaram os Chinco Campos (***) no Supremo.

Depois de assar o Dirceu na fogueira, agora é preciso tornar o Lula inoperante.

Ineficaz.

Como parece impossível apagá-lo politicamente.

Como é impossível impedir que ele continue a fazer política e saia às ruas.

A alternativa é assassinar seu caráter.

Destruir o homem Lula.

Desmantelar a organização moral do Lula.

Desmoralizá-lo diante de seu público: os pobres.

Afinal, segundo um dos conspícuos membros dos Chinco Campos (***), já se disse que Lula é um "safo"- e se pode perguntar:qual dos "safos" é o "safo"do Ministro (Collor de) Mello ?

O Tucídides de São Carlos invade o que chama de "detalhes sórdidos" da vida privada do Lula.

Esse projeto do "assassinato do caráter" se dará na Justiça, depois de contaminar o PiG 


(****).

E está nas imaculadas mãos do brindeiro Gurgel.

Aquele mesmo Procurador Geral que tentou aplicar ao Supremo o drible-da-vaca.

Esperou o Supremo entrar em recesso para, na calada da noite, pedir a prisão imediata do Dirceu e Genoíno.

Ainda bem que o Presidente Barbosa – quando ele vai ler a Privataria Tucana ? – impediu o Golpe.

Se o brindeiro Gurgel – que fala grosso com o PT e fino com o Demóstenes e o Cachoeira -  encaminhar a "denúncia" contra o Lula ao Ministério Público de Brasília, supõe-se que o MP não aceitará a denúncia.

Se mandar para o MP de São Paulo, aí são favas contadas.

Lula irá para a cadeia.

Entre os meses de setembro e outubro de 2014.

Como Dirceu foi condenado na hora em que o eleitor de São Paulo votava no Haddad.

Como é impossível destruir Lula, o político, o alvo, agora, é destruí-lo por dentro, na alma.

É a frente mais agressiva do Grande Golpe em curso.



Paulo Henrique Amorim




__________________________

PITACO DO ContraontoPIG

 

Paciência. Neste ponto, seria  necessário botar o bloco na rua e partir para o tabefe...

__________________________

 

. .

Também do Blog ContrapontoPIG
Posted: 22 Jan 2013 01:00 PM PST

Do Brasil 247 - 22 de Janeiro de 2013 às 15:58

 


:

Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento à nação para anunciar uma redução de 16,7% nas contas de energia residencial, comercial e industrial. Nesta quarta-feira, ela volta à rede nacional para garantir que cumprirá a promessa e dizer que não haverá racionamento no fornecimento de energia no País. O anúncio já foi gravado

247 - Após muita especulação sobre a possibilidade de racionamento de energia no País, a presidente Dilma Rousseff volta à televisão nesta quarta-feira para garantir que não apenas inexiste risco de problemas de fornacimento de luz, como está garantida a redução de 20% na conta de energia. No dia 6 de setembro do ano passado, Dilma aproveitou o pronunciamento por oportunidade do 7 de setembro para anunciar a redução (relembre).

Segundo a colunista da Globo News Cristiana Lôbo, o novo pronunciamento de Dilma sobre o assunto já foi gravado e vai ao ar nesta quarta-feira. Lôbo lembra que o primeiro pronunciamento de Dilma "rendeu popularidade da presidente, aferida em pesquisas de opinião". Mas também gerou muita polêmica, e não apenas por ter sido feito às vésperas da eleição municipal de 2012 -- o que enervou a oposição. O fato de as concessionárias de São Paulo, Paraná e Minas Gerais não toparem participar do esforço levou o Tesouro Nacional a bancar a redução (relembre).

O pronunciamento de Dilma acontece após intensa discussão sobre o risco de falta de energia no País, consequência do baixo nível dos reservatórios que abastecem as hidrelétricas. As chuvas recentes, contudo, permitiram que os reservatórios recuperassem capacidade e, segundo Cristiana Lôbo, deu confiança para a presidente fazer um novo pronunciamento à Nação, "assegurando a redução da tarifa e a garantia do fornecimento".

.
Posted: 22 Jan 2013 11:26 AM PST

Enviado por e-mail por Joylce Dominguez ( josinhad@yahoo.com.br)
CONCLAMAÇÃO – CONVITE: EM DEFESA DA DEMOCRACIA – QUEREMOS UM JULGAMENTO SEM ERROS


O julgamento da Ação Penal 470 apresentou erros. Erros graves, porque ocorreram principalmente naquilo que sustentou a tese condenatória do relator juiz Joaquim Barbosa. Na lista abaixo nós os identificamos integralmente. Daí a razão deste Abaixo-Assinado.
Não pleiteamos aqui a absolvição dos réus. O que queremos é um novo julgamento, de forma correta, rigorosamente assentado nos documentos constantes dos Autos, coisa que, no nosso entender, não foi feito, ou as falhas aqui apontadas não teriam sido detectadas. Ei-las, no que chamamos de:
O JOGO DOS SETE ERROS NO JULGAMENTO DA AÇÃO PENAL 470
1. Erro 1: Considerar que o dinheiro do Fundo Visanet era público. Não era; não pertencia ao Banco do Brasil (BB). Pertencia à empresa privada Visanet, controlada pela multinacional Visa Internacional, como comprovam os documentos.
2. Erro 2: Considerar que o Banco do Brasil colocava dinheiro na Visanet. O BB nunca colocou dinheiro na Visanet. A multinacional Visa Internacional pagava pelas campanhas publicitárias realizadas por bancos brasileiros que vendessem a marca VISA.
3. Erro 3: Considerar que houve desvio de dinheiro e que as campanhas publicitárias não existiram. Não houve desvio algum. Todas as campanhas publicitárias, com a marca VISA foram realizadas pelo BB, fiscalizadas e pagas pela Visanet. Toda a documentação pertinente encontra-se arquivada na Visanet e o Ministro relator teve acesso a ela.
4. Erro 4: Omitir ou, no mínimo, distorcer informações contidas em documentos. A Procuradoria Geral da República/Ministério Público Federal falseou e omitiu informações de documentos produzidos na fase do inquérito para acusar pessoas. Exemplo de omissão: somente representantes autorizados do Banco do Brasil tinham acesso ao Fundo Visanet.
5. Erro 5: Desconsiderar e ocultar provas e documentos. Documentos e provas produzidos na fase da ampla defesa foram desconsiderados e ocultados. Indícios, reportagens, testemunhos duvidosos, relatórios preliminares da fase do inquérito prevaleceram. No entanto foram desconsiderados todos os depoimentos em juízo que favoreciam os réus.
6. Erro 6: Utilizar a "Teoria do Domínio Funcional do Fato" para condenar sem provas. Bastaria ser "chefe" para ser acusado de "saber". O próprio autor da teoria desautorizou essa interpretação: "A posição hierárquica não fundamenta, sob nenhuma circunstância, o domínio do fato. O mero 'ter que saber' não basta".
7. Erro 7: Criar a falsa tese de que parlamentares foram pagos para aprovar leis. Não existe prova alguma para sustentar esta tese. De qualquer forma, não faria sentido comprar votos de 7 deputados, que já eram da base aliada, dentre 513 integrantes da Câmara Federal, quando 257 votos eram necessários para se obter maioria simples.
Resta ainda considerar alguns outros equívocos:
* O duplo grau de jurisdição para réus é uma exigência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ao não garanti-lo, o STF violou o Pacto de São José da Costa Rica.
* Assim, 35 dos 38 réus não tiveram direito à segunda instância. Por decisão do Supremo, o julgamento de todos foi apenas em uma instância, o STF, embora 35 não tivessem direito ao chamado foro privilegiado.
* O uso da dupla-função. Quem preside a fase de investigação não pode depois participar do julgamento, porque nesse caso cumpre os papéis de investigador e de juiz;
* "O Supremo deu grande relevância à prova indiciária, até então considerada a mais perigosa de todas", como disse o juiz Murilo Kieling. Tal prova é perigosa porque pode permitir a manipulação dos indícios por juízes inescrupulosos ou a serviço de interesses políticos ou econômicos.
Considerando o exposto, pode-se entender como os Procuradores, primeiro Antonio Fernando de Souza e em seguida Roberto Gurgel, junto com o Ministro Joaquim Barbosa, construíram a tese da acusação. A partir dessa construção desenrolaram a trama que condenaria praticamente todos os réus.
Foi desta forma que a AP 470, a ação penal do chamado "mensalão petista", se tornou a mais eficaz e sedutora arma que a grande mídia, liderada pela poderosa Família GAFE da Imprensa (Globo/Abril/Folha/Estadão), conseguiu construir desde 2002 para finalmente empunhá-la em 2012. Seu alvo é o projeto de nação que há 10 anos o Partido dos Trabalhadores concebeu e vem construindo, um projeto dificílimo de ser derrubado nas urnas.
O que esse projeto tem demais?
Ele bate de frente com interesses vitais do chamado "mercado financeiro", aquele dos capitalistas e investidores do mundo dos negócios privados não-produtivos, em estreita sintonia com o empresariado ligado às exportações de commodities(agropecuária e minérios) assentados no topo da pirâmide socioeconômica, lugar das corporações e megacorporações nacionais e, principalmente, internacionais. E a Família GAFE da Imprensa – centrada no Rio e em São Paulo – é a porta-voz desse povo. Nela, apenas essa gente e seus interesses – com o endosso da classe média alta – têm direito a voz. Ela atua diretamente através de seus próprios órgãos de divulgação ou por meio dos veículos do seu partido, o PIG (Partido da Imprensa Golpista), composto por seus afiliados em todas as redações desse Brasil afora. Seu Instituto, o Millenium, com sede no Rio, funciona como o cérebro pensante. É, principalmente, de lá que saem as teses defensoras dos privilégios dessa classe alta. Para elas o país é visto apenas como um celeiro de oportunidades de negócios para que seus membros se tornem, a cada ano, ainda mais ricos e poderosos, aqui ou no exterior.
No caso deste julgamento, todavia, algo se tornou ainda mais preocupante. Nos golpes recentes ocorridos em Honduras e Paraguai, vimos a Corte Suprema e Parlamentares desses países funcionarem como legitimadores da quebra da ordem institucional e contando sempre com o apoio da mídia empresarial local. No instante em que testemunhamos aqui nosso Supremo Tribunal Federal (STF), conscientemente ou não, pondo-se a serviço desse poder hegemônico, representado, como vimos, pela mídia-empresa, num país em que a democracia ainda engatinha, assombra-nos o risco enorme que ela corre. Sim, tememos que um golpe semelhante, também institucional, ocorra entre nós, lembrando que em 1964 já tivemos essa mesma Família GAFE apoiando e saudando com júbilo o advento do golpe militar quando as Reformas de Base que Jango propunha "ameaçavam" suprimir, em especial das elites do campo, alguns poucos privilégios.
Devem-se apurar os supostos desvios, processar e julgar os eventuais denunciados nessa AP 470. Mas quando isso se transforma, nas mãos do que existe de mais egoísta e retrógrado no país, em uma arma que visa unicamente torpedear um projeto de nação voltado à redução das desigualdades sociais e ao crescimento sustentável e que implica apenas em uma tênue redução dos privilégios dos 1% do topo da pirâmide, não estamos mais diante de alternativas. É nosso dever e missão contribuir para reduzir o poder desse monstro midiático que desde 2002 voltou a nos ameaçar. Entendemos ser nossa obrigação fazer o que estiver ao nosso alcance para que o STF seja preservado como uma Instituição soberana à salvo de interesses outros que não os da Justiça. "Costuma-se dizer que decisão judicial não se discute, cumpre-se. De fato, devem ser cumpridas, sob pena de caos institucional. Mas, sempre que se entender apropriado, devem ser discutidas. Contestadas, criticadas e corrigidas. Pois é isso que faz toda instituição crescer e vicejar – inclusive o Judiciário, que não é um poder absoluto", escreveu um dos condenados, José Dirceu. E é isso que queremos.
Por conta dessa ameaça, nossa luta contra a poderosa Família e seus tentáculos adquiriu um emblema especial em 2012 e deve ser objeto de muitas batalhas neste 2013. Esta é apenas uma delas: neutralizar ou destruir, ainda que parcialmente, os erros cometidos no julgamento da AP 470. E é também pelo mesmo motivo que nos recusamos a aceitar a 'tese' de que esse julgamento é uma "página virada". Muito pelo contrário. Que esta campanha e este evento que se anunciam como partes dessa luta sejam percebidos como um enfrentamento tático de um combate mais amplo, voltado contra os superpoderes da mídia empresarial tornada um imenso e poderoso oligopólio no Brasil. Por conseguinte, desta AP 470 só deve restar aquilo que, comprovadamente, se configurar como um delito, sujeito, portanto, às penas da lei, tal e qual rezam nossa Constituição, o Código Penal, as garantias processuais, ritos e jurisprudências. Só então poderemos anunciar que nesta batalha lutamos pelaDemocracia e nos impusemos vitoriosamente sobre essa mídia que, segundo avaliamos, pode muito bem estar à espreita de um possível golpe ao qual possa atribuir, também, ares de legalidade.
Assim, realizaremos no Rio de Janeiro, no próximo dia 30/01, um debate do mais alto nível, tendo como foco os erros cometidos pelo STF ao julgar os réus da Ação Penal. Esperamos poder contar com expressiva parcela da sociedade civil e de personalidades profundamente conhecedoras dos meandros desse processo e de suas implicações políticas e jurídicas. Para isso estamos empenhados em uma ampla mobilização para a qual queremos não só sua participação pessoal, mas também a do seu círculo social e profissional. Seu apoio, sua parceria enfim e até mesmo sua ajuda, serão imprescindíveis para que este acontecimento fique registrado como algo representativo da sociedade como um todo, um êxito dos mais retumbantes.
Tal parceria consiste essencialmente em replicar em seu sítio, blogue, página, listas de emails, redes sociais ou rádios comunitárias o material de divulgação que já começamos a produzir e que lhe enviaremos a partir da sua anuência – inclusive, caso queira, utilizar partes desta CONCLAMAÇÃO-CONVITE sendo livre sua reprodução e compartilhamento. Todo ele virá com a chancela de "EM DEFESA DA DEMOCRACIA – QUEREMOS UM JULGAMENTO SEM ERROS" e será originário do endereço eletrônico: josinhad@yahoo.com.br. Escreva-nos, por favor, aos cuidados de Joylce Dominguez e diga-nos também se você tem ou conseguirá se articular com outras parcerias para as quais você pode enviar livremente estaCONCLAMAÇÃO-CONVITE bem como o material de divulgação que até o dia 30 produziremos. Se preferir, basta nos ligar (021) 6910 4750 ou nos fornecer via email os endereços eletrônicos desses possíveis parceiros que enviaremos a eles diretamente daqui.
O anúncio do Abaixo-Assinado com o qual abrimos esta CONCLAMAÇÃO-CONVITE dará a partida nesta mobilização para que ela atinja a dimensão de um brado enorme contra os erros cometidos nesse processo. Em seguida virão folders, mensagens e entrevistas em rádios, charges, filminhos, jornais de bairro, etc. Sinta-se à vontade para também produzir outros, envie-nos que os divulgaremos. Imaginamos assim que uma ampla rede de comunicadores estará montada e voltada para esse objetivo, o de pleitear a correção desse julgamento e o de convocar a sociedade civil para estar presente no evento do dia 30, cujo local, hora e componentes da Mesa divulgaremos em um comunicado específico, tão logo estejam todos definidos.
Cordialmente
- Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé – São Paulo
- Blogueiros e Internautas Progressistas do Rio de Janeiro – RioBlogProg
- Central Única dos Trabalhadores – Rio de Janeiro – CUT-Rio

Do Maria Frô.
Posted: 22 Jan 2013 11:15 AM PST


tucano disfarçado
No último domingo uma manifestação no Leblon que reuniu 70 (setenta) pessoas, foi realizada com a intenção de entregar virtualmente um troféu chamado "Algemas de Ouro" para os supostamente mais votados de uma enquete no Facebook que definiria os mais corruptos de 2012.
A enquete foi realizada pelo perfil de um movimento que se denomina "laico e apartidário" intitulado Movimento 31 de Julho, cujo blog só ataca o "mensalão" do PT, petistas e principalmente o ex-presidente Lula, e não faz qualquer menção a escândalos do PSDB como a Privataria tucana, a lista de Furnas ou o mensalão tucano, que seria o próximo a ser julgado pelo STF, tratado na página como o Olimpo dos Deuses. Qualquer besta política por mais alienada saberia distinguir o viés político-partidário do "movimento" já de cara.
Mesmo não tendo nenhuma condenação, indiciamento ou investigação em curso o ex-presidente Lula foi incluído na enquete sectária, que ignorou nomes como José Serra, FHC, Aécio Neves e outros tucanos sobre os quais pesam gravíssimas denúncias apuradas e comprovadas de participação direta sem que tenham tido consequências legais disso, ou seja, a impunidade que eles dizem combater.
Mesmo assim, como no Facebook não dá para maquiar o resultado da enquete, apurada pelo script da rede social, o grupo invalidou milhares de votos que foram dados a políticos do PSDB e DEM, como o ex-senador Demóstenes Torres, flagrado claramente em relacionamento direto com um conhecido contraventor e praticando diversos crimes, que tramitam na justiça, fraudando a vontade dos participantes para eleger Lula o vencedor.
Fingindo que não perceberam o partidarismo porcamente disfarçado na página do "movimento", os grandes jornais trataram a enquete como um instrumento válido de percepção da sociedade alçando-a a condição de notícia, com repercussão pra lá de exagerada para uma enquete de 14.000 votos, que passa bem longe das enquetes mais votadas dessa rede social.
O esforço que a velha mídia faz para passar relevância a passeatas e protestos de menos de cem pessoas e enquetes de resultado manipulado em redes sociais são sintomas graves que evidenciam esse período de estelionato da informação que vivemos devido à abstinência de poder desses grupos.
Mas como vivemos em outra época e os meios de comunicação não detém mais o monopólio da informação apesar de controlar todos os recursos, e hoje é possível investigar onde eles se abstém voluntariamente, o incansável Stanley Burburinho descobriu algumas informações importantes sobre o líder do "Movimento" 31 de Julho, Altamir Tojal, que escreveu para o PSDB do Rio (Aqui e aqui) e tem seus livros apoiados pelo Jornal O Globo (Aqui).
No entanto, o mais grave foi informado por um jornalista conhecido e renomado que não quis ter seu nome revelado por nós: Altamir Tojal presta serviços de assessoria de imprensa para a empresa "Rio Bravo" de Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central do Brasil no governo FHC, e que tem recentemente atacado com frequência a política econômica do governo Dilma.
Como se vê, almoço grátis pode até existir, mas nunca nas hostes tucanas. Confecção de placas, máscaras, carro de som, em outras épocas foram vassouras… quem paga tudo isso senão o poder econômico? Rentistas insatisfeitos com selic baixa misturados com uma elite carcomida sentindo falta do antigo status de poder dá nisso. A velha mídia é claro, finge que não percebe e faz uma ginástica impossível para transformar sectários em apartidários. Só que ficaram nús, como sempre.
Fonte da imagem: Informativonossonews


Posted: 22 Jan 2013 11:06 AM PST


Os tucanos não captaram o espírito do tempo. Por isso caíram no desprezo dos eleitores
Ele transfomou o PSDB numa mistura de UDN e Arena
Ele transfomou o PSDB numa mistura de UDN e Arena
Alguma surpresa com o esfacelamento do prestígio do PSDB dramaticamente exposto numa pesquisa do Ibope?
No sul do Brasil, sua maior base, o número de pessoas que disseram votar no PSDB caiu pela metade entre 1995 e 2012. Situa-se hoje na esquálida faixa de 7%. É uma marcha rumo à insignificância.
Basta o PSDB olhar para o espelho para identificar a culpa da derrocada: ele próprio. A inércia de FHC pós-presidência permitiu que Serra tomasse o comando tucano e conduzisse o partido para uma direita predatória que vai completamente contra o zeitgeist — o espírito do tempo.
O PSDB, transformado numa mistura de UDN e Arena, ganhou um estrepitoso apoio da mídia, mas perdeu votos, influência e sentido. Hoje, o PSDB é basicamente apenas contra Lula e o PT. Foi patético, na última campanha municipal em São Paulo, ver Serra tentar atacar Haddad ao vinculá-lo a Dirceu como se este fosse satã. Ele repetiu Mônica Serra quando disse a eleitores pobres, sem saber que um repórter a ouvia, que Dilma era a favor da morte de criancinhas por sua posição diante do aborto.
O espírito do tempo é a luta contra a iniquidade social que varreu o mundo nos últimos anos.
Acaba de ser divulgado um relatório da Oxfam, uma prestigiosa organização filantrópica baseda na Inglaterra e presente em dezenas de países. O estudo foi destaque em toda parte. Seu título é autoexplicativo: "O Custo da Desigualdade: Como a Riqueza e a Renda Extremas Fazem Mal a Todos".
Segundo a Oxfam, o patrimônio somado das 100 pessoas mais ricas do mundo — 240 bilhões de dólares — seria capaz de acabar quatro vezes com a pobreza global.
"Não podemos mais fingir que a criação da riqueza para poucos beneficiará inevitavelmente a todos", diz Jeremy Hobbs, diretor executivo da Oxfam. "Frequentemente o contrário acontece. A concentração dos recursos nas mãos de uma minoria deprecia a atividade econômica e dificulta a vida de todo o resto, particularmente dos que estão na parte de baixo da pirâmide social. Em um mundo em que até mesmo os recursos básicos como terra e água estão se tornando escassos, não podemos permitir que a riqueza se concentre nas mãos de poucos, enquanto muitos lutam pelas sobras."
Continuemos com Hobbs.
"Dos paraísos fiscais às leis frágeis trabalhistas, os ricos se beneficiam de um sistema econômico global que é regido em seu favor. É hora de os líderes políticos reformarem este sistema e fazerem com que ele trabalhe para os interesses de toda a humanidade, e não apenas da elite global."
(Atenção: a menção às "leis frágeis trabalhistas" se aplica exemplarmente ao caso Dornelles x Globo, relatado aqui.)
Apenas para registro, a Oxfam citou o Brasil como um exemplo de país que conseguiu conciliar crescimento e combate à pobreza. Não sei se o estudo será divulgado no Brasil, mas é quase certo que, caso algum jornal o divulgue, o elogio ao país seja simplesmente obliterado.
O PSDB, nos últimos anos, falou em justiça social? Propôs alguma coisa relevante? Alguém do partido parece incomodado com os extremos de riqueza e pobreza nacionais?
Não, não, sempre não.
Sendo assim, como imaginar que a pesquisa do Ibope pudesse ter resultado diferente?
Paulo Nogueira

Posted: 22 Jan 2013 11:00 AM PST

O novo presidente do México, Enrique Peña Nieto anunciou ontem cruzada contra a fome inspirada nas políticas do governo Lula. Vamos ampliar essa luta! http://bit.ly/1403YdP  Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O novo presidente do México, Enrique Peña Nieto anunciou ontem cruzada contra a fome inspirada nas políticas do governo Lula. Vamos ampliar essa luta! http://bit.ly/1403YdP

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
 

Reuters Brasil  - sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 21:36 BRST


[-] Texto [+]
CIDADE DO MÉXICO, 18 Jan (Reuters) - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lançará na segunda-feira uma campanha contra a fome com o objetivo de cobrir as carências de uma ampla faixa da população, num plano semelhante ao implementado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil.

A "cruzada" abrangerá 400 municípios dos cerca de 2.500 do país e incluirá a participação de diversas secretarias, desde a de Desenvolvimento Social, responsável pelos programas contra a pobreza, até as de Agricultura, Defesa Nacional e Educação, disse uma fonte do governo.

No Brasil, os programas Fome Zero e Bolsa Família, que incluem transferências diretas de renda a famílias pobres, ajudaram o país a tirar mais de 20 milhões de pessoas da pobreza entre 2003 e 2009, segundo o Banco Mundial.

Apesar de o México ser um país com numerosos recursos naturais, 46,2 por cento da população vive na pobreza, o que equivale a 52 milhões de pessoas, segundo a última medição de 2010 do Conselho Nacional de Avaliação da Política de Desenvolvimento Social (Coneval).

Cerca de 11 milhões de pessoas, ou 10,6 por cento da população, vivem em pobreza extrema, sobretudo em Estados com numerosa população indígena, como Chiapas e Oaxaca, no sul, e Guerrero, no oeste.

Peña Nieto, que assumiu em 1 de dezembro um mandato de seis anos, disse dias atrás durante um evento público que o governo quer "mudar a face da marginalização, da pobreza, do contraste social que o nosso país tem."

Apesar de mais detalhes sobre o plano não terem sido divulgados, como seu financiamento, Peña Nieto disse durante toda a campanha eleitoral que iria se inspirar nos programas sociais implementados por Lula para combater a miséria.


(Reportagem de Anahí Rama; reportagem adicional de Silvio Cascione)
.


Posted: 22 Jan 2013 10:55 AM PST


Uma votação FAJUTA pela Internet deu origem a uma 'grande reunião' com pouco mais de 50 pessoas, e olha que em se tratando de reunião de TUCANOS, isto é um número "significativo". SÓ QUE AS LIGAÇÕES do organizador/fundador do tal movimento 'apartidário' começam a ser descobertas e reveladas. Não será surpresa se em breve os "FINANCIADORES" do tal movimento, que custeiam "vassouras e máscaras" forem descobertos. O BUNKER do movimento pode ser o escritório/corretora de um ex-Presidente do BC no governo FHC, que quase faliu o Brasil.
Conheça AQUI a ligação do "apartidário" movimento 31 de Julho e o PSDB
Posted: 22 Jan 2013 06:14 AM PST


Plenária com estudantes de base
da UNE, em Recife
(Foto: Divulgação/Facebook)

"Garantia de recursos para a área foi escolhida a principal bandeira da entidade no congresso com estudantes de base, que reuniu 5 mil jovens em Recife

Mariana Tokarnia, Agência Brasil / RedeBrasil Atual

"A União Nacional dos Estudantes (UNE) aprovou ontem (21) a defesa de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação como a principal bandeira da entidade neste ano. Reunidos no ginásio do Clube Português em Recife, os 5 mil estudantes que participaram do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) levantaram os crachás para votar nos assuntos a serem defendidos pela UNE. 

Também do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 22 Jan 2013 06:10 AM PST



Grupo de mídia tenta nova
tática para frear a lei de meios

Redação, PortalIMPRENSA
"A batalha judicial entre o governo da Argentina e o Grupo Clarín graças à aplicação da Lei de Meios pode acabar se tornando uma espécie de história sem fim. Segundo o portal Tiempo Pyme, os advogados do grupo de mídia apresentaram uma nova denúncia, desta vez em Mar del Plata, com o objetivo de continuar freando os artigos da lei que mais os prejudicam.
A nova denúncia funciona como uma espécie de "plano B", e se for bem sucedida, iria por um caminho diferente da "causa principal", que está atualmente na Câmara Federal da cidade de Buenos Aires e que pode acabar na Corte Suprema no meio do ano.
Neste caso, a Cablevisión argumenta que não pedindo a constitucionalidade de alguns artigos, mas sim que visa "garantir o pleno exercício da liberdade de expressão e o exercício adequado do direito de informar a todos os cidadãos".
Nesta segunda-feira (21/1), chega ao fim o prazo para que tanto o Grupo Clarín, como o Estado façam suas apelações diante da Câmara Federal Civil e Comercial, antes da decisão do juiz Horacio Alfonso, que anteriormente confirmou a constitucionalidade dos artigos da Lei que foram questionados pelo grupo de mídia."

Do Blog BRASIL! BRASIL!
Posted: 22 Jan 2013 04:02 AM PST

Do Brasil 247 - 21 de Janeiro de 2013 às 22:05

 

:

Declarações recentes, como a do diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto, do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e do ex-ministro Luiz Dulci, mostram que a prioridade é mostrar convicção para o mundo político quanto à candidatura de Dilma Rousseff em 2014. Ou, como diz um ministro petista: "Dilma reeleita é o processo natural". Outro ministro: "O PT está numa situação de conforto porque é o único que conta com duas ótimas opções"



Heberth Xavier _247 - As pesquisas de opinião ainda dão uma ligeira vantagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua ex-ministra, e atual presidente da República, Dilma Rousseff. Na esteira do caso Rosemary, o nome de Lula ficou ainda mais em evidência -- ainda que, aparentemente, de forma negativa, embora a população pareça rejeitar o noticiário negativo sobre o ex-presidente.

Isso tudo parece ter lançado, entre os petistas, uma campanha para reforçar o nome de Dilma para a reeleição em 2014. Gente muito próxima a Lula foi à imprensa para, além de negar qualquer chance de o ex-presidente tentar voltar ao Planalto, destacar que a candidata natural é a atual moradora do Palácio da Alvorada.

Foi assim com o atual prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, amigo pessoal e ex-ministro de Lula. "Isso não é nem especulação, é papo furado de quem não tem o que fazer", disse Marinho, sobre a chance de Lula ser candidato no próximo ano.

Outro amigo pessoal do ex-presidente, e atualmente diretor do Instituto Lula, foi na mesma linha. Ao 247, Paulo Okamotto foi bastante claro: "Nossa candidata é a Dilma". Também ao 247, durante o seminário organizado pelo instituto nesta segunda-feira (21/01), outro ex-ministro de Lula também reforçou a campanha Dilma'2014: "Lula não é candidato, nosso nome é Dilma", disse Luiz Dulci.

Ex-porta-voz de Lula, o jornalista Ricardo Kotscho também fez coro, acrescentando dois motivos apresentados pelo próprio ex-presidente teria lhe confessado para não se candidatar: "Em primeiro lugar, quem me garante que seria eleito? Em segundo lugar, se eleito, quem me garante que teria condições de fazer um bom governo e sairia com a mesma aprovação popular de agora?", escreveu Kotscho em seu blog.

Antes dessas manifestações, o Planalto não se esforçou muito para negar o teor da conversa que Dilma teria mantido com o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), também apontado como possível presidenciável em 2014. Os dois teriam tido uma conversa "franca" e a atual presidente teria informado a Campos que concorrerá à reeleição e gostaria do apoio do socialista.

Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, a ordem no Planalto é reforçar, para o mundo político, a ideia de que Dilma estará na urna eletrônica em 2014. Ele cita o que ouviu de um ministro petista, mas sem indicar seu nome: "Isso não está em discussão (Lula candidato): a presidente Dilma disputará a reeleição. É o processo natural". De outro ministro, também petista mas também com nome não revelado, o jornalista ouviu: "O PT está numa situação de conforto porque é o único que conta com duas opções".

A avaliação da equipe mais próxima a Dilma é que especulações que coloquem Lula como o candidato dos petistas acabam desestabilizando politicamente o governo. Daí a mudança recente na postura, com a quase admissão da candidatura à reeleição.

.

Posted: 22 Jan 2013 03:57 AM PST


Segundo o ex-presidente, "integração
é uma palavra fácil de ser falada, mas
difícil de ser colada em prática"
(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
"Encontro com acadêmicos e pensadores de diversos países da região ocorre em São Paulo

Na abertura do encontro com intelectuais sul-americanos de esquerda, que ocorre hoje (21) num hotel de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou da necessidade de juntar os pensadores da região para a construção de uma "doutrina" da integração latino-americana. Segundo Lula, a ideia vem amadurecendo desde seu primeiro mandato presidencial.

O ex-presidente considera a integração é "uma palavra muito fácil de ser falada, mas muito difícil de ser colocada em prática, tais os problemas políticos, as incompreensões e os preconceitos" que cercam o tema.

Do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 22 Jan 2013 03:52 AM PST




"Mídia de papel destaca discurso inclusivo de Barack Obama na posse de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos; igualdade foi a palavra chave nas manchetes; no Brasil, porém, políticas de transferência de renda, cotas para minorias e diversidade sexual são publicadas na editoria do preconceito; progressismo só é bonito no quintal alheio?

Programas de inclusão social como o estabelecimento de cotas raciais para acesso ao ensino superior e ocupação do mercado de trabalho, ações de garantia de renda mínima como o bolsa família e iniciativas para a compreensão sobre a diversidade sexual e a integração de imigrantes à sociedade brasileira não são, exatamente, assuntos pelos quais a mídia de papel representada por jornais como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo morra de amores. Ao contrário. Praticamente todos os dias, o que se pode ler nas páginas desses jornais são ataques a programas como o ProUni, disparos em série contra o que é visto como assistencialismo representado pelas ações de concessão de renda como o Bolsa Família e uma cobertura bastante discreta, e pitoresca, sobre os direitos das minorias, entre as quais os gays e os imigrantes.

Posted: 22 Jan 2013 03:41 AM PST


POLÍTICA - ECONOMIA - INFORMAÇÃO - ARTE E HUMOR AQUI NO 007 BONDEBLOG - PODE DEBATER - PODE COMENTAR - PODE CRITICAR - PODE ELOGIAR.



Lobão comemora início das chuvas e diz que suprimento de energia está garantido


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (21) que o país não terá problemas com o nível dos reservatórios das hidrelétricas porque o período de chuvas já começou. Segundo ele, o suprimento de energia está garantido.
"O período de chuvas é realmente em janeiro, fevereiro, março e abril. Não temos problemas com nossos reservatórios, vamos preenchê-los todos e garantir o suprimento de energia por todo ano e pelos anos seguintes. Só o fato de estarmos acrescentando cerca de 9 mil megawatts de energia este ano é uma segurança para frente. Nós estamos acrescentando cada vez mais e fazendo balanceamento de térmicas e hidrelétricas", explicou o ministro.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas subiu nas regiões desde a semana passada.
A Região Norte, que apresentava 43,51% da capacidade total na semana passada, agora está com 45,04%. No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o crescimento passou de 32,09% para 33,31%. Já na Região Nordeste, o nível subiu de 29,64% para 29,84%. No subsistema Sul, houve uma queda na semana passada, mas desde a última sexta-feira (18), o nível passou de 48,67% para 48,94%.

A manutenção do nível dos reservatórios das hidrelétricas é importante para garantir a geração de energia necessária para o país, que tem sua matriz energética baseada principalmente na energia hidráulica. Por causa do baixo nível dos reservatórios das usinas registrado nos últimos meses, o governo teve que acionar as térmicas, que são mais caras e poluentes.
Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares