quarta-feira, 2 de maio de 2012

Via Email: SARAIVA 13



SARAIVA 13


Posted: 01 May 2012 04:32 PM PDT
Do Escrivinhador - publicada terça-feira, 01/05/2012 às 00:40 e atualizada terça-feira, 01/05/2012 às 00:40


por Rodrigo Vianna
Habemus ministro. E não é qualquer ministro. Falamos da pasta do Trabalho. Criada por Getúlio Vargas, e ocupada por Jango, no caminho pedregoso que o levaria à Presidência da República em 1961. O Ministério confunde-se com a história do trabalhismo no Brasil. Por isso, a escolha reveste-se de um imenso peso simbólico.
Para a blogosfera, o simbolismo é duplo. Um blogueiro passa a ocupar a pasta do Trabalho. Brizola Neto, que carrega no nome a legenda trabalhista, recebeu o convite formal de Dilma nessa segunda-feira, véspera do feriado de Primeiro de Maio.
Tem um sabor especial ver um "blogueiro sujo" (Brizola Neto fez questão de comparecer aos dois primeiros Encontros Nacionais de Blogueiros, em 2010 e 2011) na pasta que já foi de Jango… Mas não tenhamos ilusões. Dilma não escolheu Brizola por ser blogueiro, nem por ser um importante ativista das Comunicações. Não. Dilma escolheu Brizola pela história. O que não é pouca coisa. Às vésperas da eleição de 2010, escrevi que a vitória de Dilma era o reencontro do PT com o trabalhismo de origem varguista. Dilma sela esse reencontro com a nomeação do novo ministro. E a nomeação tem também outro significado, como escrevi h: significa um aceno de Dilma para setores mais à esquerda. Dilma escolhe, no PDT, quem procura honrar as tradições trabalhistas.
O escolhido tampouco tem ilusões sobre o tratamento que receberá da imprensa. Conversei com ele na noite de segunda (30 de abril). Sobre a relação com os barões da mídia, que Brizola Neto (com o apoio luxuoso do jornalista Fernando Brito) tanto critica no "Tijolaço", o novo ministro foi claro: "Sei muito bem o que eu represento! E, até pelo enfrentamento que travei com alguns veículos, sei que o combate será pesado. De minha parte, terei que ser cuidadoso, porque chegando ao ministério passo a falar pelo governo também".
A seguir, trechos da conversa com o novo ministro.
SIMBOLISMO
"O aspecto simbólico foi levado em conta na escolha da presidenta Dilma, e também a coerência das idéias pra fazer valer essa indicação. Na minha indicação está o peso da figura do velho Brizola e do trabalhismo. O Ministério do Trabalho foi criado pelo presidente Vargas, e o PDT é a continuidade do PTB de Getúlio Vargas – que criou o Ministério justamente para proteger o elo mais fraco nesse embate entre Capital e Trabalho. O Simbolismo é muito grande!
LIÇÕES DO VELHO BRIZOLA
"Vou para um governo – aliás, ainda não falo ainda como ministro, isso só depois da posse – com o qual o PDT tem muita identidade, governo que continua na trajetória iniciada com o presidente Lula de gerar mais empregos e com mais qualidade. Um governo que também afirma a Soberania Nacional. E essas coisas estão ligadas, aprendi com meu avô a importância de trabalhar esse tripé: Soberania Nacional mais Crescimento Econômico mais Justiça Social. Vejo isso tudo funcionar muito bem com a presidenta Dilma."
PAPEL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO
"O Ministério do Trabalho vai ter mais protagonismo. Precisa ser mais ativo nas Mesas Nacionais de Negociação. Por exemplo, nas grandes obras do PAC, como no caso de Belo Monte. Ministério tem que estar presente, trabalhando em parceria com Casa Civil e Secretaria da Presidência."
TIJOLAÇO SERÁ MANTIDO?
"Não consigo pensar em suspender. Estamos definindo, porque por outro lado é preciso ver que terei agora os limites da função de Ministro. Até quinta, espero definir isso."
PDT – MUDA CORRELAÇÃO DE FORÇAS?
"Partido agora precisa mostrar unidade, costurar a unidade. Falei há pouco com nossos senadores e com quase todos os deputados, e a receptividade é muito boa. Claro, há uma ou outra resistência. Mas vamos trabalhar isso, conversar muito. É chegada a hora de resgatar o velho PDT."

.

Do Blog ContrapontoPIG
Posted: 01 May 2012 03:00 PM PDT


Posted: 01 May 2012 02:53 PM PDT


É impressão, ou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) estava com cara de ressaca?
Os microfones deveriam ser equipados com um bafômetro para tirar estas dúvidas.

Ele se irritou com pergunta de repórter a respeito do aparelhamento do governo tucano de Minas por Carlinhos Cachoeira.

O bicheiro telefonou para o senador Demóstenes Torres (ex-DERM-GO) pedindo um cargo no goerno de Minas para a sobrinha que mora em Uberaba (MG). Demóstenes repassou o pedido ao seu companheiro Aécio Neves e foi atendido. A sobrinha do bicheiro foi nomeada para um cargo de chefia.
Por: Zé Augusto0 Comentários 
Posted: 01 May 2012 01:52 PM PDT
Embora o Conjur não informe, a ADI3330 foi impetrada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), que representa as instituições de ensino privado do país em parceria com partido dos Democratas (DEM). 
Como já comentamos aqui, é impressionante como  o partido dos impolutos Arrudas, Demóstenes, Kassabs (ops todos eles saíram do DEM), enfim, é impressionante como a ex-Arena, ops o ex-PFL  ops o atual DEM (rachado com a criação do PSD) entra no STF para retirar direitos dos mais pobres, principalmente de políticas públicas que atendem população negra. Por que será?
De minha parte espero que o STF tenha a sabedoria que teve ao votar a ADI do DEM contra as cotas raciais. E mais uma vez mande o DEM plantar batata.
STF julga ação contra o ProUni nesta quarta
Consultor Jurídico
01/05/2012
O Supremo Tribunal Federal vai discutir na próxima quarta-feira (2/5) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3330) contra o ProUni (Universidade para Todos). O programa do governo federal concede bolsas de estudos em universidades privadas a alunos que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou como bolsistas de escolas particulares. Há cotas para negros, indígenas e portadores de necessidades especiais.
A ação foi ajuizada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) em 2004, e começou a ser julgada em abril de 2008. O relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela constitucionalidade do programa. "Essa é uma técnica de compensação jurídica, uma forma de quebrar a hegemonia e colocar a sociedade nos eixos em condição de horizontalidade", afirmou o ministro na ocasião. Após o voto do relator, o ministro Joaquim Barbosa antecipou pedido de vista.
A Confenen alega que a Medida Provisória que criou o programa não atendia aos "requisitos de relevância e urgência" para esse tipo de instrumento. Além disso, o ProUni violaria os princípios constitucionais de isonomia e de não-discriminação, um questionamento semelhante ao feito na ação recente que questionou a adoção de cotas em vestibulares de universidades públicas. Por fim, a confederação acusa o programa de forçar as entidades sem fins lucrativos a participar, sem receber contrapartida ao conceder bolsas.
Cotas raciaisO STF julgou outro caso envolvendo as políticas educacionais do país na semana passada. Por unanimidade, o plenário aprovou a constitucionalidade das políticas de cotas raciais nas universidades públicas. Em seu voto, Lewandowski ressaltou que o sistema tem de ter caráter transitório. Ou seja, durar o tempo necessário para que distorções sejam corrigidas.

Do Maria Fro.
Posted: 01 May 2012 01:06 PM PDT




No pronunciamento da presidenta Dilma pelo 1º de maio em rede nacional de TV, ela falou olho no olho com o trabalhador brasileiro que o governo faz a sua parte oferecendo taxas de juros mais baixas nos bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, e cabe a cada brasileiro também fazer a sua parte, escolhendo os bancos comprometidos com essa queda nos juros.

Do que foi dito e do que se vê, pode-se tirar uma conclusão: ou o cidadão brasileiro muda de banco ou os bancos privados não mudam.

Derrubar os juros hoje equivale a derrubar a inflação na época do plano real. E quem sabota essa queda são os banqueiros privados, que saíram fortalecidos com Privataria Tucana do BANESTADO, do BANESPA, do BENGE, do MERIDIONAL e dos outros bancos estaduais durante o plano real.

Os banqueiros falavam que se o Brasil fizesse superávit primário, os juros cairiam (e até caíram muito no governo Lula, se comparado com o período FHC, mas ainda estão longe do que poderiam ser).

Lula fez superávit de forma responsável, Dilma fez e faz. Mesmo crescendo e distribuindo renda, o Brasil reduziu drasticamente o peso da dívida no PIB (e esta é a maior prova do acerto: o PIB, os empregos e massa salarial cresceram muito mais do que a dívida pública).

Tudo isto tornou o país sólido diante de crises alheias, ninguém mais tem medo de investir no Brasil, o país virou "investment grade" e, com isso, os juros teriam que ter despencado, em vez de cair devagar. Mas os banqueiros, agindo em forma de cartel, nada de largar o osso, extorquindo a nação.

Foi preciso Lula fazer o Banco do Brasil e a Caixa, que FHC deixou enfraquecidos, cresceram para ter poder de fogo diante dos banqueiros privados, como Dilma está tendo agora para forçar a queda dos juros para o cidadão e para as empresas.

A queda de juros abre uma nova era de prosperidade na economia, pelas razões:

- menos despesas com juros, mais dinheiro no bolso do cidadão, para comprar, reformar, pintar e mobiliar a casa, ou para passear nos fins de semana e nas férias, dinamizando a economia;

- crédito mais acessível para as pessoas trocar a máquina de lavar que está batendo pino, a geladeira, o fogão detonado, para fazer "upgrade" do microcomputador e da TV, ou trocar o carro, a moto que estejam combalidos, ou comprar pela primeira vez, no caso daquelas pessoas que não tinham renda suficiente e hoje tem.

- As empresas, sobretudo as pequenas com menor poder de barganha nos bancos, tem capital de giro e desconto de duplicatas a juros mais baixos, sobrando mais dinheiro no caixa para empreender e para pagar melhores salários, qualificando a mão de obra, e motivando maior produtividade dos funcionários.

- E tem a queda dos juros da dívida pública, cuja taxa SELIC é referencial. Menor gasto com juros no orçamento da União, mais dinheiro sobra para educação, saúde, segurança pública, defesa, investimentos em infra-estrutura que geram empregos, e até para desonerar impostos da classe média.

Por isso é preciso falar alto e em bom som: "Trabalhadores do Brasil, uni-vos!", contra a agiotagem de banqueiros privados, levando suas contas bancárias para os bancos públicos.

O pronunciamento na íntegra está no link: http://youtu.be/zEu7STbE-K8

Leia também:
- Que tal você mesmo reestatizar o BANESPA? Ou o BEMGE, BANERJ, BANEB, MERIDIONAL?
Por: Zé Augusto0 Comentários 
Posted: 01 May 2012 12:49 PM PDT



Quando ainda não tinha vindo ao conhecimento popular o esquemão do CARLO$ CACHOEIRA em conluio com o ainda Senador DEMóstene$ Torre$, que acabou por 'desaguar' na CPMI ora em início de atividade, o Deputado Protógenes tentava conseguir emplacar a CPI da PRIVATARIA TUCANA, que sabidamente atingiria em cheio o agora candidato tucano José Serra à prefeitura de São Paulo, e seu partido o PSDB.

Não havendo mesmo como "desenrolar" duas CPI dessa magnitude, pelo montante de fatos escabrosos que ambas conteriam, e, pelo volume de documentos para ser analisado, além da quantidade de gente envolvida, a CPI que acabou se impondo pela profusão de provas já colhidas e apresentadas pela Polícia Federal é a do CACHOEIRA, ficando a da PRIVATARIA TUCANA, provavelmente para o ano que vem.

Os TUCANOS estão aliviados, pois o caso da PRIVATARIA caiu em "audiência" e está abafado, diante da assombrada opinião pública com a constatação da simbiótica relação entre o "bicho" e o senador.



Os tucanos, em especial JOSÉ SERRA, tem outro motivo para comemorar, é que sendo RÉU no  
Processo: 2003.34.00.039140-7 - Nova Numeração: 0039097-22.2003.4.01.3400 - Classe:64 - AÇÃO CIVIL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - que tramita desde 2003 na 5ª VARA FEDERAL - diante da morosidade da Justiça e da falta de cobrança isonômica por parte da nossa imprensa para que os crimes financeiros sejam apurados, o tempo vai passando, passando, e assim, nem uma "BOMBA NEM OUTRA" estouram antes das eleições de outubro próximo, e assim o PSDB tem alguma chance de conseguir algumas vitórias nas URNAS.



Como se vê, a CPMI do CARLO$ CACHOEIRA e do DEMó$tene$ não pode servir só para abafar o julgamento do mensalão, como propala a imprensa, ela beneficia muito mais os TUCANOS, pois livra duplamente, ainda que de forma indireta a JOSÉ SERRA.

Os TUCANOS, a exceção de Marconi Perillo e Leréia, estão todos gritando BINGO !

<<<<>>>>



Assunto da Petição:1030803 - VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - ATOS ADMINISTRATIVOS – ADMINISTRATIVO - Observação:Localização:APOIO 07/2 - AGUARDANDO JUNTADA DE PETIÇÃO.

LITISPA
BANCO CENTRAL DO BRASIL

LITISPA
UNIAO FEDERAL

REQTE.
MINISTERIO PUBLICO FEDERAL

REU
JOSE DE SA NETO

REU
PEDRO SAMPAIO MALLAN

REU
JOSE SERRA


REU
GUSTAVO JORGE LABOISSIERE LOYOLA

REU
CARLOS EDUARDO TAVARES DE ANDRADE

REU
FRANCISCO LAFAIETE DE PADUA LOPES

REU
GUSTAVO HENRIQUE DE BARROSO FRANCO

REU
ANGELO CALMON DE SA

Posted: 01 May 2012 12:44 PM PDT



Boa parte da mídia está histérica com a nomeação de Brizola Neto para o Ministério do Trabalho. Mas o artigo mais asqueroso até agora é o da colunista da Folha, Eliane Cantanhêde, aquela da "massa cheirosa" do PSDB. Já no título, ela revela todo o seu baixo nível e arrogância: "Ministrinho e tijolaços". O texto não é o de uma jornalista, mas sim de uma militante direitista rancorosa.
Todo ele tenta desqualificar o indicado, quase que já deflagrando uma nova operação "derruba-ministro". Para ela, Brizola Neto tem apenas duas credenciais para ocupar o cargo. "O sobrenome, herdado de um ícone do trabalhismo brasileiro e da luta contra a ditadura militar, e o blog 'Tijolaço', em que se ocupa de xingar todos os críticos do governo e alimentar a ira contra a imprensa".

Avessa à liberdade de expressão

Cantanhêde não tolera o trabalhismo nem as visões críticas sobre a mídia patronal. Para ela, o Ministério do Trabalho não serve para nada. "Como o mundo, o Brasil e as relações trabalhistas evoluíram tanto, a pasta se tornou quase tão desimportante quanto a da Pesca". Ela poderia falar isto para os trabalhadores escravos que produzem para o Zara, a Daslu e outras lojas de luxo - que possivelmente frequenta!
O artigo confirma que Cantanhêde é avessa a liberdade de expressão; ela só aceita replicar o que os seus patrões mandam! Daí a sua fúria contra Brizola Neto e seu blog Tijolaço. Autoritária, ela aconselha "o novo ministro a não sair infantilmente distribuindo tijolaços por aí, pois podem ter efeito bumerangue e se virar contra o governo que ele julga defender".
A "jornalistinha" é realmente muito infantil e petulante!

Posted: 01 May 2012 12:40 PM PDT



Em entrevista publicada na Folha, acessível apenas para assinantes (aqui), destaco o que se segue abaixo:
No Reflexões

Posted: 01 May 2012 12:35 PM PDT
Chicago está cheia de fábricas. Existem fábricas até no centro da cidade, ao redor de um dos edifícios mais altos do mundo. Chicago está cheia de fábricas, Chicago está cheia de operários.

Por Eduardo Galeano, em O Livro dos Abraços. Através do Vermelho.

Ao chegar ao bairro de Heymarket, peço aos meus amigos que me mostrem o lugar onde foram enforcados, em 1886, aqueles operários que o mundo inteiro saúda a cada primeiro de maio.

– Deve ser por aqui – me dizem. Mas ninguém sabe. Não foi erguida nenhuma estátua em memória dos mártires de Chicago nem na cidade de Chicago. Nem estátua, nem monolito, nem placa de bronze, nem nada.

O primeiro de maio é o único dia verdadeiramente universal da humanidade inteira, o único dia no qual coincidem todas as histórias e todas as geografias, todas as línguas e as religiões e as culturas do mundo; mas nos Estados Unidos o primeiro de maio é um dia como qualquer outro. Nesse dia, as pessoas trabalham normalmente, e ninguém, ou quase ninguém, recorda que os direitos da classe operária não brotaram do vento, ou da mão de Deus ou do amo.

Após a inútil exploração de Heymarket, meus amigos me levam para conhecer a melhor livraria da cidade. E lá, por pura curiosidade, por pura casualidade, descubro um velho cartaz que está como que esperando por mim, metido entre muitos outros cartazes de música, rock e cinema.

O cartaz reproduz um provérbio da África: Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador.



Share/Bookmark

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog O Esquerdopata.

Posted: 01 May 2012 12:32 PM PDT
Reportagem da Conceição Lemes publicada no Viomundo mostra que os tentáculos da Delta e do bicheiro Carlinhos Cachoeira se estendiam até São Paulo. O homem do grupo, que fazia a ponte Delta- quadrilha de Cachoeira é Heraldo Puccini Neto, diretor da Delta Construções para São Paulo e Sul do Brasil.

Heraldo teve a prisão decretada pela Justiça Federal na semana passada. Foi a partir de investigações realizadas no âmbito da Operação Saint Michel, braço da Monte Carlo.

Um grupo de policiais civis de Brasília chegou às 6 horas da última quarta-feira 25 ao apartamento dele, no Morumbi, em São Paulo. Heraldo não estava nem foi localizado pela polícia. É considerado foragido da Justiça.


No total dos governos tucanos (soma Alckmin + Serra) a Delta tem quase R$ 1 bilhão no estado.

Desses R$ 943,2 milhões, R$ 178, 5 milhões foram celebrados nas gestões Alckmin (2002 a março de 2006 e de janeiro de 2011 em diante) e R$ 764,8 milhões no governo de José Serra (janeiro de 2007 a abril de 2010).


O contrato de maior valor também foi assinado no governo de José Serra para construção da Nova Marginal do Tietê.

O maior contrato da Delta com órgãos e empresas do governo do Estado de São Paulo foi com a Dersa para executar a ampliação da marginal do rio Tietê: R$ 415.078.940,59 (valores corrigidos).


Esse contrato foi assinado em 13 de maio de 2009 por Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, que José Serra negou conhecer durante a campanha, depois, subitamente se lembrou - coincidentemente após tomar conhecimento da já célebre frase de Paulo Preto: "Não se larga um líder ferido na estrada em troca de nada. Não cometam esse erro".

Para quem não se recorda, num dos debates entre os então candidatos Dilma e Serra, a atual presidenta falou:

"Fico indignada com a questão da Erenice. Agora, acho que você também deveria responder sobre Paulo Vieira de Souza, seu assessor, que fugiu com 4 milhões de reais de sua campanha". [Fonte]


Para ler mais sobre Serra e Paulo Preto, Um dia após assumir Dersa no governo Serra, Paulo Preto liberou geral para empreiteiras. E filha dele era advogada delas.

Para ler a reportagem completa da Conceição Lemes no Viomundo sobre as obras da Delta nos governos tucanos de São Paulo clique aqui. Vale a leitura.


Posted: 01 May 2012 12:29 PM PDT



Ali Kamel, diretor de jornalisno da Rede Globo, escreveu um livro cuja tese principal se apresenta no título: "Não somos racistas".

No entanto, pelas palavras do jornalista Paulo Nogueira, que foi diretor editorial da Editora Globo, Ali Kamel teria todos os elementos para pensar justamente o oposto. Afinal, ele - como Paulo Nogueira - conviveu com Roberto Marinho, que, segundo Paulo Nogueira, "não se orgulhava de sua estatura, ampliada por saltos, e de sua tez mulata, na qual passava pó de arroz".

Será que Kamel imaginava que o pó de arroz não era fruto de um racismo introjetado por Roberto Marinho, mas, antes, nem complexo de inferioridade, nem pó de arroz era, e sim farinha de trigo, como passavam na tez os homens da corte do Rei Sol em França, pois era assim que Kamel via Roberto Marinho?

Mistérios...

O que sei, ainda segundo Paulo Nogueira, é que nas reuniões de que participou ele reparou que Kamel e Merval, o Imortal, Pereira "pareciam disputar entre si quem era campeão em pensar como a família Marinho pensa".


Posted: 01 May 2012 12:15 PM PDT




Os trabalhadores não têm do que se queixar neste 1º de maio. Em março, o desemprego subiu para 6,2%, mas, por incrível que pareça, essa é uma boa notícia porque sempre sobe nessa época do ano e, em 2012, teve o menor aumento desde que começou a ser apurado pela metodologia inaugurada em 2002, portanto há uma década.
A massa salarial, por sua vez, segue engordando. A renda média em seis regiões metropolitanas sob escrutínio constante do IBGE cresceu 5,6% acima da inflação apurada nos últimos 12 meses e a renda dos trabalhadores superou a inflação em 7% no período. Como se não bastasse, o consumo vai muito bem, obrigado. As vendas ao varejo subiram 8,7% em 2012.
E não param por aí os motivos de comemoração para a esmagadora maioria de brasileiros que faz o país andar. Dilma teve um senso de timing impecável. Valeu-se de momento em que a atividade econômica impede abusos no consumo e nos preços e tomou duas medidas que puseram a mídia e a elite a que serve de cabelos em pé.
Ao fazer pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a presidente driblou todos os malabarismos da mídia para distorcer a queda nos juros liderada pelo Estado e ainda espancou a oposição de esquerda que diz que seu governo é "neoliberal", pois enfrentar bancos é medida de esquerda que nunca antes fora adotada na história contemporânea deste país.
Uma curiosidade: ontem à noite, no Jornal da Globo, e hoje nas primeiras página da Folha de São Paulo e do Estadão, a manchete foi a mesma, de que Dilma "atacou" os bancos. Os textos irritados mostram bem a quem servem esses meliantes que controlam a mídia no Brasil.
Em poucos minutos de pronunciamento, porém, Dilma anulou todo o noticiário negativo dos últimos 16 meses e encheu os brasileiros de boas notícias, mas não foi só. Ao tornar ministro do Trabalho o blogueiro progressista Brizola Neto, Dilma mandou vários recados políticos não só à oposição demo-tucano-midiática, mas aos aliados: quem manda é ela.
Sobre Brizola, um capítulo à parte. Conheci pessoalmente o novo ministro do Trabalho em meados do ano passado, durante o segundo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, que contou com a presença do ex-presidente Lula. Pude conversar bem com ele. É um jovem com idade para ser meu filho. Pessoa simples, idéias arejadas e absolutamente progressistas, como o avô.
Para que não se tenha dúvida sobre o ideário político-ideológico e sobre a ser humano que é Brizola Neto, reproduzo, abaixo, um dos vários textos em que ele me cita e que muito me honra. Por esse artigo escrito no momento em que tomei uma medida que influiu na eleição de Dilma, também é possível prever que o jovem ministro deverá sofrer fortes ataques da direita.
Fique, abaixo, com o artigo intitulado "Homenagem a um lutador", de autoria Carlos Daudt Brizola, mais conhecido como Brizola Neto. O texto foi publicado em 11 de maio de 2010. E bom Dia do Trabalho a você que, com o seu esforço de trabalhador, ajuda a erigir o Brasil pelo qual este povo esperou durante 500 anos.


Continue lendo
Postado por às 08:410 comentários

Também do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Posted: 01 May 2012 12:12 PM PDT
Delta vira

O empresário Fernando Cavendish, que já desocupou seu apartamento na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, fez uma profecia que se realiza a passos largos. "Virei leproso, vou quebrar", disse ele, em entrevista à Folha de S. Paulo. Prestes a ser declarada inidônea pela União, ficando impedida de participar de novas concorrências públicas, a Delta pode ser banida também em São Paulo. "Os contratos são analisados. É sempre bom rever, analisar. Isso é sempre positivo", disse ontem o governador Geraldo Alckmin, do PSDB.
A declaração marca uma nova postura de Alckmin diante da crise. Dias atrás, ele havia dito que a Delta praticamente não tinha contratos em São Paulo. Levantamentos feitos pelo Ministério Público, por blogs como o Transparência SP e por sites como o Viomundo(São Paulo fez contratos de quase um bi com a Delta; Paulo Preto assinou o maior deles, no governo Serra publicado em 30 de abril de 2012) (leia mais aqui), mostraram o contrário. Só na ampliação da Marginal Tietê, o governo de São Paulo fechou um contrato de R$ 287 milhões, assinado por José Serra, que depois foi aditado para R$ 358 milhões – 24,9% acima do valor inicial.
 
O que aproxima a crise de São Paulo é a prisão de Heraldo Puccini Neto, diretor da empreiteira, que foi detido na Operação Saint-Michel, a segunda etapa da Operação Monte Carlo. Grampos realizados pela PF mostraram que o bicheiro Carlos Cachoeira acompanhava também os negócios da Delta em São Paulo – e não apenas em Goiás ou no Distrito Federal.
 
Da redação, com inforamções do Brasil 247.
Postado por às 10:480 comentários

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Posted: 01 May 2012 08:41 AM PDT



Share/Bookmark

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog O Esquerdopata.

Posted: 01 May 2012 06:34 AM PDT


A Pizzaiola da
Massa Cheirosa
Ministrinho e tijolaços
BRASÍLIA - Decisões longas e amadurecidas, por óbvio, tendem a ser melhores do que as rápidas e impensadas. Dilma, no entanto, levou quase meio ano para nomear, na véspera deste Primeiro de Maio, um ministro do Trabalho que enfrenta resistências na própria bancada e em centrais sindicais.
O deputado Leonel Brizola Neto, o enfim escolhido, tem duas credenciais para ocupar o cargo, além de ser do PDT: o sobrenome, herdado de um ícone do trabalhismo brasileiro e da luta contra a ditadura militar, e o blog "Tijolaço", em que se ocupa de xingar todos os críticos do governo, sobretudo do antigo governo, e alimentar a ira contra a imprensa. (Ódio e revanchismo por ter sido criticada no Blog - Grifo dO Cachete)
A não ser que se considere credencial o fato de Brizola Neto, 33, virar o mais novo dos 38 integrantes da Esplanada dos Ministérios. Ou o fato de, apesar de eleito pelo Rio, ser o oitavo gaúcho no governo Dilma, nascida em Minas e adotada pelo RS.
O anúncio foi feito ontem pelo Planalto e a posse será na quinta-feira, encerrando a era Carlos Lupi, que se atrapalhou todo com ONGs, e a longa interinidade do secretário-executivo, que vem desde dezembro.
O pior é que ninguém sequer notava que o Ministério do Trabalho estava acéfalo. Como o mundo, o Brasil e as relações trabalhistas evoluíram tanto, a pasta se tornou quase tão desimportante quanto a da Pesca. Ambas só são úteis para alimentar tubarões e apoios políticos.
Apesar da versão corrente de que Brizola Neto era o preferido de Dilma, há controvérsias. Há quem diga que ela preferia o também deputado Vieira da Cunha, do PDT-RS, mas, no fim, dá no mesmo. O que importa é que Dilma se livrou na última hora de críticas no Dia do Trabalho e abriu caminho para voltar às boas com o seu antigo partido, o PDT.
Agora, é torcer para o novo ministro não sair infantilmente distribuindo tijolaços por aí, pois podem ter efeito bumerangue e se virar contra o governo que ele julga defender. (Ameaça - Grifo dO Cachete)
Opinião dO Cachete:
O artigo da Eliane Catanhêde demonstra um mix de despeito, ódio e ameaça. Um texto vergonhoso que torce por uma má atuação do Deputado Brizola Neto em sua nova função.
Chamar o Dep. Brizola Neto de Ministrinho é o cúmulo do desrespeito. A ele e à memória de Leonel Brizola. 
Ela escreve bobagens. Ela não ama o Brasil. Ela torce pelo pior. Ele é do PIG. Vai pagar com a língua!

Posted: 01 May 2012 06:28 AM PDT
Posted: 01 May 2012 06:19 AM PDT
Carlinhos intermediou um negócio envolvendo Cláudio, o diretor da Delta, com o jornalista alagoano Cláudio Humberto. O jornalista estava incomodando ao falar das ligações da Delta com Sergio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro e Cláudio resolveu pagar o jornalista através de Marconi Perillo (PSDB).
Marconi Perillo tinha combinado com o jornalista Cláudio Humberto que ia levar uma empresa privada para ele. Cláudio Humberto faria uma mídia mensal para o grupo que ficaria por conta de Lulinha, aquele que entrega o material de Dadá para o Mino Pedrosa, que iria cobrar entre R$ 5 mil e R$ 7 mil para fazer uma coluna diária nesse jornal do Cláudio Humberto.
Essas conversas mostram que Marconi Perillo não apenas se encontrava com Carlinhos Cachoeira em ocasiões festivas como também o ajudava em vários negócios, até mesmo no pagamento de jornalistas através da Delta.
No Cachoeira de dados

Também do Blog COM TEXTO LIVRE
Posted: 01 May 2012 06:14 AM PDT
Posted: 01 May 2012 05:28 AM PDT



Num pronunciamento em rede de televisão pelo 1o. de Maio, a Presidenta Dilma de Rousseff fez um ataque frontal aos juros e ao spread dos bancos privados.

Dos bancos privados.

Ela mencionou o custo inexplicável dos juros no crédito consignado, no cartão de crédito, no crédito ao consumidor dos bancos privados.

Falou ao bolso do espectador.

Ela citou nominalmente o BB e a Caixa – e defendeu que o consumidor escolha o que melhor lhe servir.

E desmontou a tese do Itaú (sem mencionar): a inadimplência está normal, estabilizada e não justifica o spread que ele cobra.

No Dia do Trabalho, ela disse que, com esses juros e spreads dos bancos privados, a economia fica de roda presa.

Não emprega mais.

Prejudica o trabalhador.

Pela primeira vez, um governante brasileiro resolve ir a público enfiar a faca nos peitos dos bancos privados: esses juros não se justificam.

Não se justificam porque a taxa básica Selic cai e os juros dos bancos privados não cai.

Vamos ver quem ganha essa batalha.

De um lado, o Brasil e a Dilma; de outro, o Itaú – o QG da resistência – e o PiG (*).

Não se esqueça de ler "Dilma escolhe blogueiro sujo Ministro do Trabalho".
Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Do Blog CONVERSA AFIADA.


Posted: 01 May 2012 05:05 AM PDT
OPERAÇÃO MONTE CARLO »
Cachoeira afirma ser sócio de empreiteira Em conversas gravadas pela PF, o bicheiro diz que é parceiro da Warre Engenharia, uma das maiores fornecedoras do governo de Goiás

» Vinicius Sassine



Cachoeira pediu para araponga pegar mais informações sobre investigação da Polícia Federal no Mutirama (José Varella/CB/D.A Press - 16/2/05)
Cachoeira pediu para araponga pegar mais informações sobre investigação da Polícia Federal no Mutirama
A empresa que mais recebeu dinheiro do governo de Goiás, no primeiro ano da atual gestão de Marconi Perillo (PSDB), tem como sócio o bicheiro Carlinhos Cachoeira, segundo o próprio contraventor, em diálogo telefônico gravado pela Polícia Federal em agosto de 2011. Numa conversa com o araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, também investigado no âmbito da Operação Monte Carlo, Cachoeira diz ser sócio da Warre Engenharia nas obras do Parque Mutirama, em Goiânia, com 30% de participação.

Fraudes na reforma e ampliação do parque são investigadas pela PF desde o ano passado, o que levou o bicheiro a pedir o serviço de arapongagem de Dadá. "Eu sou sócio deles nessa obra. Então eu, senão pinga em mim, entendeu?", disse Cachoeira. Em 2011, a Warre Engenharia foi a maior fornecedora do governo de Goiás para despesas de investimento. A empreiteira recebeu R$ 13,7 milhões da gestão de Perillo e ocupou o topo da lista dos maiores fornecedores do estado.

Até a posse do tucano, que deve ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em razão do envolvimento com Cachoeira, a Warre Engenharia não havia recebido tanto dinheiro do governo goiano. Em 2010, a empreiteira recebeu R$ 923 mil do estado e ocupou a 55ª posição na lista dos maiores fornecedores do governo. No ano anterior, foram R$ 3,1 milhões em repasses, o que garantiu a 31ª posição na lista. A Delta Construções, cujos diretores mantinham relações de proximidade com o bicheiro e também alvo da CPI instalada no Congresso, ficou como a maior fornecedora do governo goiano para despesas de custeio. Os repasses no primeiro ano da gestão de Perillo somaram R$ 48,5 milhões.

Quando ligou para Dadá, Cachoeira estava preocupado com as investigações da PF sobre a Warre Engenharia e com a divulgação de irregularidades envolvendo as obras da empreiteira no Parque Mutirama, reformado com dinheiro do Ministério do Turismo. Depois de o bicheiro dizer ser sócio no empreendimento, Dadá prometeu ir atrás das informações. Antes dessa conversa com o chefe da organização criminosa, o araponga já havia tentado obter dados da investigação envolvendo a Warre Engenharia. Os nomes dos sócios — Paulo Daher e Ricardo Daher — foram fornecidos por Cláudio Abreu, então diretor da Delta no Centro-Oeste. "Pode deixar que eu vou falar com o companheiro lá da CGU e um colega de lá do órgão que ele vai se interessar por isso aqui", responde Dadá.

Prisão
Uma operação da PF em fevereiro deste ano, poucos dias antes da deflagração da Operação Monte Carlo, resultou na prisão de cinco pessoas, suspeitas de um desvio de R$ 2 milhões dos R$ 9,6 milhões usados na reforma do Parque Mutirama. Dois engenheiros da Warre Engenharia estavam entre os detidos, além de funcionários da Prefeitura de Goiânia, que contratou a empreiteira. O custo das obras do parque supera R$ 80 milhões, dos quais R$ 55 milhões são referentes a um convênio firmado entre o prefeito Paulo Garcia (PT) e o Ministério do Turismo.

A assessoria de imprensa de Perillo respondeu ao Correio que o governador desconhece relações de sociedade da Warre Engenharia com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. "Não existe contrato da Warre, no governo de Goiás, em sociedade com Carlos Cachoeira. No caso das licitações realizadas pela atual administração, não se permitem sociedades ou consórcios entre empresas."

A gestão de Perillo firmou três contratos com a Warre Engenharia, referentes a obras rodoviárias e de conclusão do Centro Cultural Oscar Niemeyer. A empreiteira fez uma doação de R$ 500 mil à campanha do então vice de Perillo,  Alcides Rodrigues (PP), em 2006. Rodrigues venceu a eleição e, depois, rompeu com o tucano. O Correio ligou para os sócios da Warre Engenharia e deixou recados, mas eles não deram retorno até o fechamento desta edição.

Interceptação
O araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, e o ex-diretor da Delta Cláudio Abreu onversam sobre a Warre Engenharia, a pedido de Cachoeira, em 9 de agosto de 2011:

Dadá
Fala o nome do cara de novo aí.

Cláudio
O nome da empresa eu vou soletrar pra você. É Warre, com W. W-A-R-R-E.

Dadá
Tá, anotei.CláudioO dono da empresa é Paulo Daher, D-A-H-E-R. É o veião lá que é dono da empresa e o sócio é o filho dele,
Ricardo Daher, entendeu?

Dadá
Não, pode deixar que eu vou falar com o companheiro lá da CGU e um colega de lá do órgão que ele vai se interessar por isso aqui.

R$ 13,7 milhões
Valor recebido pela Warre Engenharia do governo de Goiás, desde que Marconi Perillo assumiu o Palácio das Esmeraldas, em 2011
Postado por APOSENTADO INVOCADO 1às 08:500 comentários Links para esta postagem 
Posted: 01 May 2012 05:00 AM PDT


Com a remessa à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de cópias das apurações policiais sobre Carlinhos Cachoeira, a sua organização criminosa e os políticos a atuar em concurso externo, ficou reduzido o risco de identificação do vazador para a mídia.
O vazamento, no entanto, tem se mostrado salutar. Aliás, o sigilo só favorece os envolvidos no escândalo, como, por exemplo, o senador Demóstenes Torres. Com efeito, os vazamentos estão a servir para a sociedade civil perceber, além da gravidade dos crimes e da rede capilar de infiltração da organização delinquencial comandada por Cachoeira, as mentiras de certos políticos que, antes da difusão do teor dos grampos telefônicos, negaram vínculos profundos com o referido Carlinhos Cachoeira.
O senador Demóstenes, quando veio a furo o caso Cachoeira, disse, da tribuna do Senado, que era homem educado e por tal razão não podia deixar de aceitar um presente de casamento de Carlinhos Cachoeira, pessoa que não era do seu relacionamento próximo. O governador de Goiás, Marconi Perillo, também negou aproximações, salvo em uma audiência formal, agendada na sede do governo. Numa das interceptações telefônicas, no entanto, fica patenteada a mentira. Perillo ligou para Cachoeira a fim de cumprimentá-lo pelo aniversário e destacou o seu descontentamento por não ter sido convidado para a festa.
Em outra interceptação, o senador Demóstenes manda o interlocutor distante trazer do exterior cinco garrafas do vinho Château Cheval Blanc, safra 1947 (65 anos de existência). Cada garrafa desse vinho é vendida a R$30 mil. Sobre o pagamento dos vinhos, Demóstenes manda colocar no cartão de crédito de Cachoeira. Um Cachoeira que pagou até jatinho alugado por Demóstenes.
Na verdade, existem gravações cujas conversas representam um escárnio. E o vinho Cheval Blanc adquirido com dinheiro sujo da corrupção, não estava bouchonné, ou seja, com gosto de rolha (bouchon) e não de uva. Nenhuma interceptação revela reclamação sobre a encomenda de Demóstenes.
Além de tudo isso, dá para perceber que uma velha e surrada desculpa foi substituída por novo biombo protetor. Um mantra.  Para criminosos e políticos malandros não pega bem dizer a velha e surrada frase do "reservo-me o direito de só responder em juízo as injustas acusações feitas contra a minha pessoa". Essa frase é sempre recebida pelos cidadãos como confissão. Diante disso, está sendo usada, no Brasil e fartamente,  outra, que é a seguinte: "Não falo sobre o teor dos diálogos grampeados, pois foram colhidos de forma ilegal".
A propósito do "biombo-mantra" supracitado, quem solta a nova frase pode até estar em defesa da legalidade. Mas, jamais, estará em defesa da ética e de um compromisso para com a sociedade. Afinal, passar uma borracha para apagar tudo, com Demóstenes no Senado (não tem a dignidade de renunciar), Cachoeira a comandar a organização criminosa  e governadores (Goiás e Distrito Federal) poupados, não atende ao interesse público.
Wálter Fanganiello Maierovitch 

Do Portal TERRA.COM.BR
Posted: 01 May 2012 04:39 AM PDT



"Testemunha chave do modo de agir da quadrilha goiana, o ex-prefeito de Anápolis, que apontou as digitais de Cachoeira na denúncia que deu origem ao mensalão, pretende revelar a conexão entre Marconi Perillo e José Serra na área da educação; segundo ele, a caixa-preta da política brasileira
Brasil 247
Ernani de Paula, empresário, dono da Faculdade São Marcos e ex-prefeito da cidade de Anápolis (GO), concedeu, um mês atrás, ao 247, uma entrevista bombástica. Disse, com todas as letras, que a denúncia que deu origem ao processo do mensalão, sobre o pagamento de propina dentro dos Correios, foi produzida pela quadrilha liderada pelo bicheiro Carlos Cachoeira (leia mais aqui). Assim como em várias produções dos estúdios Cachoeira, o filme foi feito pelo araponga Jairo Martins, publicado por Policarpo Júnior, em Veja, e reverberado pelo senador Demóstenes Torres, na tribuna do Senado. O objetivo, segundo Ernani de Paula, era constranger o governo Lula a nomear Demóstenes como secretário Nacional de Justiça. Ernani sabia do plano porque sua ex-mulher, Sandra Melon, era suplente do senador Demóstenes e ocuparia sua cadeira caso a iniciativa vingasse.

Observador atento da realidade goiana, Ernani de Paula conviveu de perto com vários personagens da crise atual. Entre eles, Carlos Cachoeira, que é de Anápolis, Demóstenes, que se elegeu com os votos da cidade, Marconi Perillo, que, como governador, decretou intervenção no município, e Marcelo Limírio, dono de laboratório e sócio de Demóstenes numa faculdade.

Limírio, que é dono da Neoquímica e já contratou diversos assessores de imprensa, temendo ser o próximo alvo da Operação Monte Carlo, comprou uma fazenda que pertencia a Ernani de Paula, na cidade de Anápolis. "A minha antiga fazenda, chamada Barreiro, se tornou um ponto de encontro entre Cachoeira, Demóstenes e Limírio", diz Ernani de Paula ao 247. "E isso apareceu até no inquérito da Polícia Federal".

Dos remédios à educação

Anápolis, que já foi governada por Ernani de Paula, se tornou a capital nacional dos remédios genéricos, quando o ministro José Serra, na Saúde, aprovou a lei que permitiu a produção desses medicamentos. "Foi assim que o Carlinhos Cachoeira começou a migrar para o ramo das atividades legais", diz Ernani de Paula.


Em Anápolis, o bicheiro se tornou dono do laboratório Vitapan, que hoje é controlado por sua ex-mulher Adriana Aprígio. E foi na condição de empresário do ramo farmacêutico – e não mais como "empresário de jogos" – que Cachoeira passou a se apresentar às autoridades."
Matéria Completa, ::Aqui::

Enviada por: Nogueira Junior/ 23:060 Comentários
Também do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 01 May 2012 04:36 AM PDT



"Secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores diz que os meios de comunicação, a revista Veja em especial, não podem ser poupados das investigações da CPI do Cachoeira. "Se um deputado ou senador tem que responder por associação com o crime organizado, uma empresa de comunicação social também deve", afirma, em entrevista à Carta Maior, o deputado André Vargas. Para ele, a presidenta Dilma Rousseff enfrentará o tema da concentração dos meios de comunicação.
Maria Inês Nassif, Najla Passos e Vinicius Mansur / Carta Maior
Em entrevista à Carta Maior, o secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, deputado André Vargas (PR), admite que há um descompasso entre as bandeiras históricas do PT para a comunicação e a política praticada pelo governo. Mas afirma que a presidenta Dilma Rousseff enfrentará o problema da alta concentração dos meios de comunicação no Brasil, a exemplo do que vem fazendo com os juros bancários, porque possui mais condições efetivas de fazê-lo do que o seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Avalia que a CPMI do Cachoeira ajudará a deslanchar o debate. "A dinâmica dos fatos estabelece uma ligação a ser esclarecida entre a 'fábrica de crises' que a grande imprensa utiliza sistematicamente, principalmente no período em que o PT está no poder", avalia.

Qual é o projeto do PT para a área de comunicações? O PT recuou do programa apresentado nas eleições?

O PT vem sistematicamente, nos seus documentos, retomando um debate que não é só das eleições, mas da história dos 32 anos do partido. A questão da democratização das comunicações está na nossa plataforma. A agenda política permanece não só a mesma, como vem se aprimorando, buscando um foco. O PT continua com suas bandeiras, mas tem a contingência de ser o partido do governo. E a condução do governo tem outro ritmo.

Então existe um descompasso entre o que o PT pensa para a Comunicação e a forma como o governo age?

É natural que haja algum descompasso. Este é um governo de coalizão. Na nossa visão, o marco regulatório já deveria estar em discussão, mas o governo administra sua coalizão, sua governabilidade. O PT ajuda o governo nessa governabilidade, mas discorda e deixa isso bem claro em todos os seus documentos. Nós lutamos por um marco regulatório que, de fato, enfrente questões como o monopólio da mídia, a desconcentração, a propriedade cruzada, a questão do conteúdo regional, que rediscuta os contratos entre as afiliadas, o crescimento da internet etc.

E como se dá a pressão do PT nesse governo de coalizão? Qual o peso dela?

O partido dialoga de forma respeitosa com a presidente e este é tema
recorrente. Nos seus documentos, o PT nunca deixou de manifestar sua opinião, sem deixar de entender que o governo tem o tempo dele e nós temos o nosso. Os grandes veículos exercem também sua pressão sobre o governo.

Nós vivemos em um ambiente democrático. Mas a mídia [tradicional], em especial a Veja, não esconde que tem quase uma fixação pelo PT, que deve ser avaliada no campo da psiquiatria, da psicologia. Agora, a CPI do Cachoeira mostrará mais um pouco disso. Muita coisa que a gente suspeitava pode ser verdade. Os veículos de comunicação bateram também no PSDB, mas no nosso caso há um superdimensionamento."
Entrevista Completa, ::Aqui::

Enviada por: Nogueira Junior/ 22:360 Comentários
Do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 01 May 2012 04:27 AM PDT


O ex-procurador-geral da República Aris­tides Junqueira diz ao Jornal Opção que o mensalão, escândalo detonado por Roberto Jefferson (PTB-RJ) que abalou a república petista em 2005, não existiu. "Não pode haver mensalão, já que não há repetição mensal de pagamento. Se houve um ou outro pagamento eles não foram contínuos durante meses", afirma.
Após criticar o Ministério Público Federal, ele frisa que não houve desvio de recursos públicos para bolsos privados nem para abastecer os cofres petistas e de legendas aliadas. "A denúncia também não consegue provar isso. Não demonstrou nada disso. Evidentemente está provado nos autos que os recursos foram oriundos de empréstimos em bancos particulares", explica.
Segundo ele, a denúncia do MP é improcedente."Não se trata de uma crítica ao MP, mas um reconhecimento da improcedência dela quando se leva em conta a defesa feita por esse grupo de advogados, com relação a um réu apenas, já que são 40. Hoje, parece-me que são 38: um morreu e outro foi reconhecido que a denúncia contra ele era improcedente, que é o Luiz Gushiken".
O advogado exorciza supostos pecados da mídia. "Ele já está condenado pela mídia. Aliás, não é só ele. É um grupo. Eu diria que eles já estão até demonizados. A defesa dele não quer que ele seja santificado, mas que não seja também demonizado eternamente. O fato é que com esse resultado todo falar em Delúbio Soares é um palavrão muito grande que a sociedade não pode admitir."
Com ironia, o ex-procurador-geral de Justiça diz que o Ministério Público "coloca quadrilha em tudo". Mais: avalia que não há risco de prescrição. "Não. Em pouco tempo não prescreve não. Isso não é interessante", adianta. Ele ingressou no auditório do Bloco B da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) escoltado por Delúbio Soares e Marcus Vinícius de Faria Felipe, ex-presidente da Agecom.
Aristides Junqueira participou de fórum, na PUC, Câmpus 5, em Goiânia, ao lado do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi, hoje secretário Legislativo do prefeito da Capital, Paulo Garcia (PT). O ato era para debater os aspectos jurídicos da denúncia do MP Federal e da defesa do matemático de Buriti Alegre Delúbio Soares, apontado como um dos chefes do mensalão do PT.
Qual é o objetivo do debate sobre a defesa jurídica de Delúbio Soares?
O objetivo do debate é saber se juridicamente a defesa apresentada pelos advogados de Delúbio Soares é uma peça satisfatória e que possa levar à improcedência da denúncia. Esse é o objetivo.
A defesa de Delúbio Soares diz que o mensalão não existiu. A tese tem fundamento jurídico?
Primeiro, eu quero saber o que é mensalão. Eu não sei. Nós temos de perguntar ao Roberto Jefferson, que inventou a palavra e não explicou direito o que é isso. E também ao Ministério Público. Para saber o que que é mensalão. A defesa do Delúbio, que não foi feita por mim, estou apenas apreciando, mas por um grupo de advogados capitaneado pelo advogado Arnaldo Malheiros Filho, de São Paulo, demonstra que não pode haver mensalão, já que não há repetição mensal de pagamento. Se houve um ou outro pagamento eles não foram contínuos durante meses.
Não houve pagamento regular pelo governo a deputados federais da base aliada?
Não houve. Não houve. Pelo menos dentro dos autos, a defesa diz que isso não está provado. Dentro dos autos ele não está provado. Não houve pagamento mensal a deputados da base aliada.
Houve desvio de recursos públicos para bolsos privados?
A denúncia também não consegue provar isso. Não demonstrou nada disso. Evidentemente está provado nos autos que os recursos foram oriundos de empréstimos em bancos particulares
Existem provas desse empréstimos?
Os empréstimos estão provados. Empréstimos de bancos particulares. Isso não é negado por ninguém.
Trata-se de uma crítica à denúncia do Ministério Público Fe­deral?
Não. Não diria que é uma crítica à denúncia do Ministério Público, mas um reconhecimento da improcedência dela quando se leva em conta a defesa feita por esse grupo de advogados de Delúbio Soares, com relação a um réu apenas, já que são 40. Hoje, parece-me que são 38. Já que um morreu e outro foi reconhecido que a denúncia contra ele era improcedente, que é o Luiz Gushiken.
A defesa de Delúbio Soares diz que os grandes conglomerados de comunicação querem condená-lo previamente...
Eu penso que ele já está condenado pela mídia. Aliás, não é só ele. É um grupo. Eu diria que eles já estão até demonizados. Penso que a defesa dele não quer que ele seja santificado, mas que não seja também demonizado eternamente como é hoje. O fato é que com esse resultado todo, falar em Delúbio Soares é um palavrão muito grande que a sociedade não pode admitir.
O advogado Luiz Eduardo Green­halgh admite a utilização de recursos não contabilizados.
E daí? Se forem ler a defesa que Arnaldo Malheiros faz de Delúbio Soares, ele confessa isso. Mas trata-se de um crime eleitoral cuja prescrição já ocorreu.
Há indícios de formação de quadrilha, como apontou o Mini­stério Público federal?
O Ministério Público Federal vê e coloca [formação de] quadrilha em tudo.
Existe risco de prescrição?
Não. Em pouco tempo não prescreve, não. Isso não é interessante.  
De Recife - PE. Jussara Seixasàs 07:580 comentários

Do Blog TERRA BRASILIS.

Posted: 01 May 2012 04:23 AM PDT
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares