domingo, 18 de março de 2012

Fwd: SARAIVA 13




SARAIVA 13


Posted: 17 Mar 2012 04:50 PM PDT


O jovem aqui ao lado, acompanhado da mãe, é Richard O´Dwyer, um estudante britânico de 23 anos que vai ser extraditado para os Estados Unidos por ter, supostamente - como diria a Folha, violado copyright... nos EUA.


Ele operava o TVShack, site com lista de links para séries e programas de TV - o que, no Reino Unido, não é crime.


TVShack não alojava nenhuma cópia de material protegido. Enlaçar não é um crime no Reino Unido e possivelmente também não nos Estados Unidos — se fosse, o Google não poderia operar na forma em que o faz. [Fonte]


Richard O´Dwyer vai ser julgado nos EUA, sob as leis de propriedade intelectual estadunidenses. Repito: no Reino Unido, linkar não é crime.


Como pode um país soberano entregar um jovem cidadão para ser julgado em outro país, com lei diversa da sua?

É o império britânico definitivamente de joelhos diante dos EUA. O pai diante do filho. Quem diria?





.
Posted: 17 Mar 2012 02:38 PM PDT
Por traz de cada morador "de rua" existe um prefeito corrupto, omisso ou incompetente.






Por que tanta perseguição da dupla Kassab/Serra contra os pobres catadores, a ponto de impedir seu ganha pão, reservando o material reciclável apenas para empresários "tubarões", autorizadas pela prefeitura?




Se cada prefeito pegasse um pequeno percentual do que gasta com multinacionais e empreiteiras de coleta de lixo, e destinasse a verba para cooperativas de catadores, faria uma revolução social para erradicar boa parte da chamada "população em situação de rua", gerando trabalho com renda digna para estes trabalhadores, além de cortar pela raiz boa parte do problema que leva ao surgimento de cracolândias.


Assim como foi o Bolsa Família para o governo federal, é o tipo de política pública óbvia, relativamente simples de fazer e barata para prefeitura, pois basicamente depende de remanejar verbas de "tubarões" para "bagrinhos".

Só rabo preso com máfias do lixo e grandes financiadores de campanha, ou muita incompetência, pode explicar o porque de prefeitos não fazerem isso.



No caso da prefeitura de São Paulo, cujo projeto de poder tucano é a continuidade revezada entre José Serra (PSDB) e Kassab (PDS), chega a haver um situação de escárnio, a ponto de proibir comerciantes de doarem material reciclável para catadores, sob pena de multa de R$ 11 mil reais.


Proporcionar trabalho e renda digna para estes trabalhadores não melhora apenas a vida deles, melhora a qualidade de vida de toda a cidade, reduzindo drasticamente a pobreza urbana e a população que dorme sob marquises, dando condições de renda a trabalhadores, hoje marginalizados, para ter moradia e reestruturarem suas vidas.



População "de rua"  tem jeito. Lula ensinou o caminho, mas Kassab/Serra retrocedem.








Desde que tomou posse em 2003, o presidente Lula sempre participou da ceia de Natal dos catadores de recicláveis em São Paulo. No último natal como presidente, em 2010, Lula levou junto Dilma, já eleita presidenta, que prometeu continuar participando da cerimônia.


No natal de 2011, a presidenta Dilma passou pela prova dos nove de que continua o legado de Lula: ela fez questão de participar da cerimônia (Lula só não foi porque estava em tratamento, mas mandou seu abraço através de Dilma).


O gesto, além de elevar a auto-estima de todos, sempre visou organizar esses trabalhadores em cooperativas e estimular políticas públicas que deem a importância e o valor econômico que o trabalho deles tem de fato.


Pois o presidente Lula não fez só discursos e festejos. Ele e Dilma fizeram:
- abriram crédito no BNDES para as cooperativas de catadores (confira aqui, aqui e aqui);
- criou o Coleta Seletiva Solidária;
- bancou o estudo "Análise do Custo de Geração de Postos de Trabalho na Economia Urbana para o Segmento dos Catadores de Materiais Recicláveis".
- o implementou a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prioriza os catadores;
- e outras ações.


Mas quem é responsável pela coleta do lixo nas cidades são as prefeituras, e se o prefeito boicota a lei e as cooperativas em favor da máfias do lixo, a coisa não anda.


Lula e Dilma abriu o caminho e deu os instrumentos, agora é preciso que os prefeitos façam a sua parte.


A atitude de Kassab é um enorme retrocesso. Em vez de colocar fiscais para multar, deveria colocar funcionários da prefeitura para montar um sistema de coleta com a participação dos catadores. Simples assim.

Mande para olho da rua prefeito corrupto ou incompetente com a população "de rua"





Teremos eleições municipais este ano, e é hora de mandar para olho da rua esses prefeitos que boicotam o trabalho dos catadores, pois isso deprecia não só os trabalhadores da reciclagem, mas também a própria qualidade de vida nas cidades ao não erradicarem a probreza, mantendo a população em situação de rua marginalizadas em vez de incluí-las, tendo a faca e queijo na mão para resolver o problema.


Não tem desculpa. Ou são corruptos, ou omissos, ou incompetentes, ou as três coisas ao mesmo tempo. Em nenhum caso merecem o voto.


Leia também:


- Já pensou encontrar R$ 8,5 bilhões jogados no lixo?


- Catadores de papel se despedem de Lula e agradecem por vida melhor. Lula chora.


- Nunca antes neste país dois presidentes da República almoçaram com catadores e população de rua.
Por:Zé Augusto0Comentários 
Posted: 17 Mar 2012 02:21 PM PDT
Gustavo Gindre, Blog do Gindre
"Na década de 90, dois grupos empresariasbrasileiros despontavam entre os principais grupos de mídia da América Latina. Depoisda Globo, o outro grupo brasileiro era a Abril.
Desde então, a Abril Midia é uma coleção defechamentos e venda de empresas ou participações acionárias. A Abril fechou agravadora Abril Music, o site Usina do Som e os canais de TV paga Fiz TV e IdeaTV. Vendeu sua participação na HBO Brasil, na DirecTV Latin America, na ESPNBrasil, no Eurochannel, na TVA MMDS, na TVA Cabo e no UOL, entre outras.
Hoje a Abril se resume basicamente àeditora e sua gráfica, à DGB (holding de distribuição e logística que é umverdadeiro monopólio nas bancas de jornais), à Elemídia (que instala monitoresinformativos em hotéis, elevadores, aeroportos, etc) e ao canal de TV paga MTVBrasil. Além dos sites de cada um destes veículos. Um grupo de mídia pequenopara o cenário de convergência que vivemos.
Cabe registrar que a MTV Brasil (quelicencia a marca da Viacom) vive às voltas com o fantasma dos cortes de gastose demissão de pessoal. Sua duração no longo prazo é constantemente posta em dúvida."
Artigo Completo, ::Aqui::

Enviada por:Nogueira Junior/14:280Comentários
Também do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 17 Mar 2012 02:18 PM PDT




"Ex-presidente Lula manifesta apoio àdecisão da presidente Dilma de enquadrar os chantagistas do Congresso; relatofoi feito pelo novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga
Brasil 247
Definitivamente, o governo Dilma Rousseff,a cada dia, se mostra diferente do governo Lula. Especialmente, no tocante àsrelações com os partidos da base aliada. Com Lula, os parlamentares foramadministrados de duas formas. No primeiro mandato, numa relação espúria queresultou no maior escândalo recente, o Mensalão, e no segundo com a entrega deministérios com "porteira fechada". Dilma, sem vínculos com a políticatradicional, fez o ajuste primeiro nos ministérios, trocando quadros políticospor técnicos, e agora na relação com o Legislativo, onde não parece disposta aceder a pressões e chantagens.
Nesse novo ambiente, líderes de váriospartidos – inclusive o PT – têm procurado o ex-presidente para se lamentar. Háquem diga até que Lula terá que voltar em 2014, para reacomodar o quadropolítico no Brasil. No entanto, ele, que recebeu o novo líder do governo noSenado, Eduardo Braga, transmitiu uma nova mensagem. "A Dilma está certa. Essaé a boa luta", disse o presidente ao ex-governador amazonense."
Matéria Completa, ::Aqui::

Enviada por:Nogueira Junior/14:450Comentários
Do Blog BRASIL! BRASIL! 
Posted: 17 Mar 2012 02:12 PM PDT
Por Ricardo Kotscho, Observatório da Imprensa
Reproduzido do blog do autor, título original "Direito de resposta não é censura, é conquista"


"É censura, é censura", saíram gritando todos ao mesmo tempo os blogueiros amestrados do Instituto Millenium (entidade criada pelos velhos donos da mídia para defender seus interesses em nome da liberdade de expressão), assim que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou na tarde de quarta-feira (14/3) o projeto que regulamenta o direito de resposta na imprensa.
Querem deliberadamente confundir a opinião pública para defender seus privilégios e a impunidade dos crimes que cometem contra a "honra, intimidade, reputação, conceito, nome, marca ou imagem", como está previsto no texto do projeto aprovado no Senado, que agora deve seguir para a Câmara.
Censura é proibir previamente algum veículo de publicar determinada notícia. O projeto não proíbe ninguém de coisa alguma. Ao contrário, estabelece regras para a publicação do outro lado da notícia, após a sua divulgação.
Direito de resposta é uma conquista democrática para que as pessoas ou entidades que se sintam ofendidas por determinado veículo de imprensa possam recorrer à Justiça e haja prazos determinados para a reparação dos danos causados pela publicação.
Desde a revogação da Lei de Imprensa pelo Supremo Tribunal Federal, em 2009, uma providência defendida por todos os democratas, a verdade é que não foram definidas outras regras para a aplicação do direito de resposta previsto na Constituição Federal.
Princípios básicos
A comunicação social virou uma terra de ninguém, em que conceder ou não o direito de resposta depende da boa vontade dos editores, e a Justiça, quando acionada, sem prazos a respeitar, demora uma eternidade para decidir, muitas vezes quando o ofendido já não está mais entre nós.
Agora, o projeto aprovado no Senado concede 60 dias após a publicação da matéria para apresentarmos o pedido de direito de resposta; o veículo de imprensa tem sete dias para responder e, se não aceitá-lo, a Justiça será acionada, tendo 30 dias para decidir sobre a ação.
Desta forma, a sociedade democrática conquistou o direito de se defender dos abusos do poder ilimitado da imprensa. Esta regra já existe há séculos e é respeitada nos países civilizados, sem qualquer ameaça à liberdade de expressão.
Como jornalista, que começou a trabalhar em 1964, o ano do golpe, sempre lutei pela liberdade de imprensa, desde os tempos em que este direito não existia no país, e os mesmos veículos que hoje falam em nome dela no Instituto Millenium apoiavam o regime militar que instituiu a censura prévia no Brasil.
O que não posso defender é a impunidade de assassinos de reputações, veículos e jornalistas que se aproveitam destes tempos de plena liberdade para desrespeitar diariamente os princípios básicos da profissão e a honra alheia.


Share/Bookmark


Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution


Do Blog O Esquerdopata.
Posted: 17 Mar 2012 02:07 PM PDT

Acordo
16/3/2012 13:13,  Por Redação, com Rede Atual Brasil - de Brasília 

O acordo foi fechado pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do México, Patrícia Espinosa
O Brasil e o México fecharam na noite de quinta-feira (15, horário da Cidade do México) um acordo sobre as negociações para a importação de automóveis em regime especial que vigora entre os dois países desde 2002. Ficou acertado um regime temporário de três anos para o nível de exportações de veículos leves livres de tarifas alfandegárias, do México para o Brasil. As informações são do site do Ministério da Economia daquele país.
Para o primeiro ano, o montante de exportações será US$ 1,45 bilhão. No segundo, US$ 1,56 bilhão e, no terceiro, US$ 1,64 bilhão. O acordo foi fechado pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do México, Patrícia Espinosa.
Depois desse prazo, voltarão a vigorar as disposições do Acordo de Complementação Econômica 55, ou seja, o livre comércio de veículos leves entre os dois países.
Com respeito ao conteúdo regional de veículos leves, foi definido um percentual de 30% a 35% ao longo do primeiro ano e, a partir do quinto ano, aplicar um nível de 40%.
O Brasil e o México acertaram ainda que, durante o primeiro semestre deste ano, serão feitas missões empresariais de ambos os países com o objetivo de fortalecer o comércio bilateral do setor.
Esta é a terceira tentativa de renegociação do acordo automotivo entre o Brasil e o México. Autoridades mexicanas estiveram duas vezes no Brasil, em fevereiro, mas não houve avanços nas discussões.
O último encontro ocorreu no dia 29 do mês passado, com as presenças da chanceler do México, Patricia Espinosa, e o ministro da Economia mexicano, Bruno Ferrari.
Firmado em 2002, o acordo automotivo permite a importação de veículos, peças e partes de automóveis do México com redução da alíquota de impostos e institui um percentual mínimo de nacionalização dos veículos vindos do país.
A parceria isenta os automóveis da taxa de importação até 35%, cobrada sobre carros de fora do México e do Mercosul.
Atualmente, o intercâmbio comercial entre os dois países movimenta cerca de US$ 8,5 bilhões – 40% corresponde ao setor automotivo. Pela primeira vez em dez anos, há um saldo negativo para o Brasil.
O Itamaraty confirmou a conclusão das negociações, por meio da assessoria de imprensa, e que os termos do acordo serão divulgados oficialmente nesta sexta-feira.


Do Correio do Brasil.
Posted: 17 Mar 2012 02:00 PM PDT


Lula recebeu a visita de Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, precisamente adversário politico de Alfredo Nascimento, senador pelo Amazonas que foi devidamente defenestrado do Ministério dos Transportes.


Segundo o Estadão, Lula teria dito a Braga:


"O momento é de transformação. O País vive uma nova realidade economica e social, por isso é fundamental a renovação e a instituição de novos métodos e práticas políticas."


Braga disse também:

"Aconselho-me com Lula há mais de dez anos e ele me disse que o Brasil de hoje não é mais o de 2002 e que vale a pena fazer uma frente pela transformação."



Ou seja, como sabe a Patricia Poeta, notável jornalista da TV Globo, me dá um dá cá que te dou um toma lá.


Clique aqui para ler "Chantagear a Dilma é tiro no pé"


Nessa "nova consciência", como diz o Braga, só falta implodir o PiG (*).


O PiG (*) fica no pigódromo – segundo expressão do Leandro Fortes – do Congresso para dar repercussão às entrevistas coletivas em off (só no Brasil !) dos Gigantes da Ética do PMDB !


A crise, disse o passarinho ao ansioso blogueiro, é do e no PMDB, que começa a perceber que o toma lá dá cá foi para o brejo.


Paulo Henrique Amorim 

Do Blog CONVERSA AFIADA.
Posted: 17 Mar 2012 01:55 PM PDT


                
Alckmin declara voto em Serra e mata prévias


Isso é jogo de cena.O picolé de chuchu sabe muito bem que Serra, com uma rejeição de 35%, não vai ganhar a eleição para prefeito de São Paulo.Com esse gesto Alckmintiroso enterra de vez a pretensão de Zé Bolinha de papel de ser o candidato dos tucanos na eleição presidencial de 2014.Eses tucanos não valem o que o priquito rói.Muito menos valem os eleitores que votam nesses desgraçados, nesses corruptos.




Brasil 247 – Desse jeito, para que prévias? Maior eleitor do PSDB em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin declarou neste sábado 17, em São José do Rio Pardo, que votará em José Serra para prefeito de São Paulo. "Como filiado do PSDB, militante e liderança do partido, meu voto vai ser para o José Serra", afirmou o governador.
A declaração já vai sendo interpretada como uma ducha gelada sobre as prévias do partido, marcadas para o dia 25 deste mês, após adiamentos em razão de determinações de Serra. Já saíram da disputa os pré-candidatos Andrea Matarazzo e Bruno Covas, mas o secretário de Energia, José Aníbal, e o deputado Ricardo Trípoli continuam em campanha. 247 apurou que Aníbal, depois de ter seu discurso de oposição a Serra censurado por Alckmin, está pronto para aderir a Serra. Ele realizou na semana passada uma reunião com mais de 50 integrantes de seu grupo político. A conclusão foi a de que é melhor tentar uma composição do que bater de frente. O problema é que Serra não parece interessado em um acordo.
Trípoli, por seu lado, sustenta o discurso de ter sido o pré-candidato que mais trabalhou pela realização das prévias. Ele não demonstra aceitar um recuo. A declaração de Alckmin pró-Serra, no entanto, pode deixa-lo sem discurso. Neste caso, em lugar de prévias o que pode ocorrer no PSDB é uma aclamação a Serra, o que manteria a unidade do partido. Caso as prévias ocorram, o receio é o de que, apesar de favorito para ganhá-las, Serra alcance um resultado em que transpareça a divisão entre os tucanos, sem alcançar maioria expressiva. O apoio declarado por Alckmin é mais um movimento para evitar que essa divisão transpareça.
Postado poràs12:370comentários 


Também do Blog O TERROR DO NORDESTE.
Posted: 17 Mar 2012 01:51 PM PDT


Imagine a cena a seguir.
Aluízio Mercadante, no exercício do mandato de senador, fazendo 300 ligações para Fernandinho Beira Mar, dando-lhe um presente de R$ 47 mil reais,  sendo sócio de um clube Nextel do Beira Mar, só para ter privilégio nas conversas com o meliante, e sendo sócio oculto de uma faculdade.
O  PiG, no outro dia, cairia em campo para fuçar a ligação de Mercadante com Beira Mar, passaria meses investigando o senador, assim como fez com Dirceu, João Paulo Cunha, Fernando Pimentel, Palloci e outros petistas.
No Congresso Nacional não seria diferente:Jarbas Vasconcelos, Demóstenes Cachoeira Torres, Álvaro Botox Dias, Pedro Simon, Mário Couto, Cássio Cunha Lima correriam logo para pedir a instalação de uma CPI.
A rede Globo, tendo William Bonner no comando, mandaria logo instalar um stand  perto da tribuna do Senado para cobrir o show. Míriam Peitão, Merdal Pereira, Arnaldo Jabá, Alexandre Garcia, Délis Ortiz, Patrícia Poeta  cobrariam imediatamente uma dura investigação, com punição do culpado, mesmo que não tivesse nenhuma prova contra ele.
Agora, passado mais de duas semanas da denúncia feita pelo jornal o Popular, mostrando o envolvimento de Carlinhos Cachoeira com o senador Demóstenes Torres, o PiG continua em silêncio sepulcral, parece que nada estar ocorrendo lá pras bandas de Goiás, a terra dominada pela cachoeira da corrupção.
A TV Globo ainda não fez sequer uma matéria sobre o caso, preferiu informar que Valdomiro Diniz foi condenado junto com Cachoeira naquele caso que o PiG chama de 1º escândalo de corrupção da era Lula.
Já os senadores da oposição, na maior cara-de-pau, preferiram hipotecar solidariedade a Demóstenes Cachoeira.

Por sua vez, os senadores petistas estão com medo, com os rabinhos presos entre as pernas, fogem do assunto como o diabo foge da cruz.Alguns deles, inclusive, saíram em defesa do amigo do peito do Carlinhos Cachoeira.
Assim como ocorreu com a CPI da Privataria, que está parada há meses, a CPI da Cachoeira, que está sendo articulada pelo deputado Protógenes Queirós,  vai ficar, se vier a sair, um bom tempo parada nas gavetas do Congresso Nacional.
Enquanto isso, Carlinhos Cachoeira, Demóstenes Torres estão rindo da cara dos bestas.
Postado poràs09:121 comentários 


Do Blog O TERROR DO NORDESTE.
Posted: 17 Mar 2012 08:25 AM PDT
.
Globo ressucita 'menidas' do Jô para falar mal (advinha de quem). em ano eleitoral

Do Amigos do Presidente Lula -16/03/202

Depois de mais de um ano fora do ar ("coincidentemente" ano sem eleições), o programa do Jô de quarta-feira ressuscitou as 'meninas' do Jô, com quatro colunistas do PIG (Partido da Imprensa Golpista) escolhidas a dedo: as CANSADAS Lucia Hyppolito, Cristiana Lobo (Globonews), Ana Maria Tahan e Lilian Witte Fibe.


Para um programa que se propunha a falar de escândalos políticos quando o alvo era o governo Lula, nenhuma palavra sobre o assunto quente da semana: as ligações de Demóstenes Torres com Carlinhos Cachoeira, e muito menos sobre "A Privataria Tucana" que, fatalmente, dominará boa parte da pauta das eleições paulistanas.


Depois de falarem muita abobrinha, Jô soltou seus urubus da gaiola insinuando que a Copa do Mundo de 2014 vai quebrar o Brasil. Em 1950 também disseram isso da construção do Maracanã, mas o que se viu foi uma década seguinte espetacular com a volta de Getúlio Vargas seguida da presidência de JK.


Jô levantou a bola com a seguinte pérola: a crise grega teria sua origem nos gastos com estádios para as Olimpíadas de Atenas. Witte Fibe "confirmou", dizendo que "um motorista de táxi grego havia dito isto para ela!". Uau... Quer dizer, aquele negócio de subprime nos EUA, quebra do Leman Brothers, da AIG, contaminando os bancos Europeus em efeito cascata, foi tudo culpa das Olímpiadas de Atenas? E como explicar a continuidade do crescimento Chinês após as Olimpíadas de Pequim? Ainda bem que o programa do Jô também se apresenta como programa de humor, porque a coisa só se encaixou como piada, passando longe de análise econômica ou política.


No fim, Jô deixou escapar "o plano": Disse que "as meninas do Jô vai voltar uma vez por mês, pelo menos... para comentar os fatos como, por exemplo... o MENSALÃO que vai ser julgado agora...".


Pois é... em ano eleitoral, a rede golpe escala toda sua programação para sua pauta única de sempre: campanha eleitoral negativa anti-Lula, anti-Dilma, anti-trabalhadores. Se preparem, porque haja bolinha de papel.
.
Posted: 17 Mar 2012 08:20 AM PDT
Vera Rosa, de O Estado de S.Paulo
A campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo vai resgatar intelectuais afastados da política e principalmente do PT desde o escândalo do mensalão, em 2005. O programa de governo do ex-ministro da Educação terá participações especiais de renomados pesquisadores e professores universitários, que se distribuirão em comissões temáticas para discutir os principais problemas da capital.
O diagnóstico será somado a pesquisas encomendadas ao publicitário João Santana, responsável pela propaganda de TV do candidato, com o objetivo de verificar as prioridades da população. "O que se observa, hoje, é um divórcio entre a sociedade e a administração. A ideia é que a campanha de Fernando Haddad crie um movimento suprapartidário para um processo de reflexão sobre a cidade", resumiu o cientista político Aldo Fornazieri, coordenador técnico do programa de governo.
Há uma semana, cerca de 100 intelectuais – entre pesquisadores e professores da USP, Unicamp, Unifesp e Fundação-Escola de Sociologia e Política – reuniram-se com Haddad. Muitos afastados da política partidária, decidiram colaborar com a campanha e se reaproximar do PT. Na lista constam nomes como Olgária Matos, Ruy Fausto, Leda Paulani, Ricardo Carneiro e Walquíria Leão Rego.
O primeiro seminário temático da plataforma de governo, sobre educação, está marcado para este sábado, 17, e será coordenado pelo professor Mário Sérgio Cortella.
"Ponho minha mão no fogo pelo Fernando, mas, se ele estivesse com Kassab e Meirelles no palanque, ia votar quietinha, mas não participaria", disse a professora titular do Departamento de Economia da USP, Leda Paulani, numa referência ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) e ao ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. "Seria contraditório com tudo o que escrevi."
Integrante do PSD de Kassab, Meirelles chegou a ser cotado para vice de Haddad, mas a aliança com o PT naufragou depois que o ex-governador José Serra (PSDB) entrou no páreo. A professora respirou aliviada e promete ajudar no programa. Ela se desfiliou do PT depois da crise do mensalão e diz estar feliz por voltar a "lutar de novo" na política. "Sabemos como o Fernando pensa e ele tem a capacidade de aglutinar as pessoas. Se fosse outro candidato do PT, seguramente não teria", disse a economista.
Resgate da militância. Para a professora Walquíria Leão Rego, do Departamento de Ciência Política da Unicamp, os intelectuais de esquerda estão dispostos a resgatar a militância política. "Chegou o momento crucial e há o sentimento de que temos de fazer alguma coisa, mesmo sem tribuna. Não podemos deixar que o Serra faça com o Haddad o que fez com a Dilma em 2010", argumentou Walquíria, numa alusão ao confronto religioso que marcou a campanha entre o ex-governador e a petista Dilma Rousseff, eleita presidente.
"Para os tucanos, o combate em São Paulo é de vida ou morte", disse a socióloga, autora de vários estudos acadêmicos sobre o Bolsa Família.
A plataforma de Haddad terá a educação como eixo e propostas para a descentralização dos espaços públicos. O candidato do PT avalia que todos os equipamentos municipais devem conter mensagens educativas e baterá nessa tecla, embora saiba que Serra, seu provável adversário, tentará puxar a briga para os problemas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
As comissões temáticas encarregadas de apresentar propostas do programa de governo terão dois coordenadores: um será indicado pelo PT e outro, pelo grupo de intelectuais. O comitê de Haddad promoverá, ainda, seminários sobre vocação econômica de São Paulo, desenvolvimento e inovação, meio ambiente e economia verde, saúde, transportes e mobilidade urbana.


Share/Bookmark


Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution


Do Blog O Esquerdopata.
Posted: 17 Mar 2012 08:17 AM PDT


Não é de hoje que nosso Blog reclama e denuncia os juros e tarifas exorbitantes, extorsivos, infames e inaceitáveis ( a redundância se aplica diante do absurdo do fato) que os Bancos, públicos e privados praticam. Apresentando ano após ano, balanços com lucros "estupendos", tudo as custas da prática de cobrar dos clientes, percentuais sobre empréstimos, cheque especial,  cartões e financiamentos, que beiram a agiotagem, e fazem "corar de vergonha" qualquer um que tenha "isso" na cara.

Protestamos diversas vezes contra a falta de vontade dos governos, desde sempre, em enfrentar esse "câncer" econômico que é a sanha dos banqueiros em investir sobre o dinheiro dos depositantes e de lhes tirar o "couro" toda vez que emprestam dinheiro. Todos nós sabemos que o objetivo da BANCA é o lucro, mas, em relação aos níveis e formas como isso é "perseguido e alcançado" deve existir limite. 

Os BANCOS e seus BANQUEIROS, nunca tiveram limites. Prestam um serviço de péssima qualidade, oferecem agências desconfortáveis e filas intermináveis, além de serviços online inseguros, cheios de informações imprecisas, e ainda se dão ao desplante de colocar juros e tarifas em tudo e por tudo.

É com grande alegria e forte dose de esperança que leio a notícia de que o governo da Presidenta Dilma Rousseff vai encarar mais essa briga e através da redução dos juros cobrados pelos BANCOS DO BRASIL e CAIXA ECONÔMICA, em diversas linhas de crédito, forçar a concorrência a  reduzir as suas taxas para que não perca competitividade.

Não há nada que justifique por exemplo, conforme publicado no jornal O Globo de hoje (17/03) que o BANCO SANTANDER cobre 10,31% ao mês no seu cheque especial, assim como não há nada que explique à luz da honestidade e mesmo das regras da Lei de Mercado, que algumas financeiras e operadoras de Cartão de Crédito cobrem até 15 / 16% NO ROTATIVO desse produto.

É esperar para ver se a boa notícia se concretiza, pois terá grande reflexo nos níveis de crescimento e investimento.

A presidenta Dilma Rousseff, só por ter resolvido enfrentar a "BASE ALIADA" e seu fisiologismo descarado, e agora partir para acabar com a "quase agiotagem" dos bancos, já terá feito valer seu mandato. Por tudo o que já fez e espera-se ainda vá fazer, para ficar DEZ, só mesmo faltará dar um jeito na saúde pública, acabando com a privatização desavergonhada que está sendo gradualmente implantada e oferecendo ao sofrido povo um mínimo de atendimento com dignidade e eficiência.

O resto virá por acréscimo de "misericórdia", pois, sem "base aliada" para atrapalhar e sem a "BANCA" para esfolar, a maioria dos problemas correlatos já terá sido resolvida.



Posted: 17 Mar 2012 06:59 AM PDT


He wishes


Robert(o) Civita herdou do pai, Vitor Civita, a maior editora da América Latina.


Robert(o) Civita tentou fazer televisão e perdeu.


A TV Abril não deixou vestígio.


Robert(o) Civita tentou fazer tevê a cabo e perdeu.


(Como ele vendeu a TVA à Telefonica, beneficiada na Privataria Tucana, é um capítulo que se esclarecerá na História do PiG (*) e, talvez, do PSDB.)


Robert(o) Civita tentou fazer internet e foi engolido pelo Luizinho Frias, do UOL.


Tudo o que ele tentou fazer além do que recebeu do pai foi um retumbante fracasso.


Como diria ele, que pensa que só ele sabe falar inglês, Robert(o) Civita é o que nos Estados Unidos se diz, de forma devastadora, um "loser".


Um perdedor.


A editora que herdou do pai é outro retumbante fracasso.


Metade da receita publicitária da Abril se origina na Veja, que, como se sabe – clique aqui para ler " Tiragem da Veja é um grampo sem áudio"  – caminha para o buraco.


Esta informação se obtém do perfil publicado neste fim de semana pelo Valor.


Em que se sabe que Robert(o) se considera um gênio.


Que foi ele, por exemplo, quem fez a Veja.

Como é conhecimento do mundo mineral, quem fez a Veja, quando podia ser lida, foi o Mino Carta.



O Robert(o) lia a Veja na segunda feira, depois de impressa, porque o Mino não deixava ele dar palpite ANTES de a revista rodar.
Ele também diz ao Valor que salvou a Veja, logo no inicio, de um sócio que queria fechá-la, tal o prejuízo.


Quem salvou a Veja, conta o Mino, exaustivamente, foi o pai, Vitor.


Que ele ia ser um físico.


Depois, tornou-se um expoente da redação da Time, em Nova York.


(Do que não se tem notícia …)


Ia fazer carreira no Hemisfério Norte e no Japão, mas o pai o dissuadiu a tocar os negócios com ele.


Foi uma tragédia, ele diz:


"Voltar ao Brasil em 1958 era voltar no tempo … mesmo … mesmo", lembra-se. "Comparando o Brasil com Hemisfério Norte, com Estados Unidos, Japão, Europa, era como pegar uma espaçonave e viajar no tempo. Aqui era muito mais atrasado. Estou na vanguarda e vou voltar 30 anos !", teria dito ao pai.


Ele e a Veja continuam a achar isso até hoje.


Mas, os donos do PiG (*) pensam  a mesma coisa.


Os herdeiros como ele: os filhos do Roberto Marinho, que não tem nome próprio, os do "seu" Frias, os Mesquita, que terceirizaram o Estadão.


Para eles, isso aqui é uma mixórdia.


A diferença entre Robert(o) e os outros herdeiros é que os Mesquita, os Frias e os Marinho fazem parte da elite.


Ficam lá em cima, no topo.


Da elite política.


O Robert(o) Civita achou que ia chegar aqui se tornar o rei da cocada preta.


E perdeu.


Ela não entrou na turma.


É um outsider.


Por isso, além de militar no Golpe do PiG (*), ele contém um ressentimento adicional: ele perdeu.


Nos bons tempos antes da internet, o Padim Pade Cerra e o Fernando Henrique davam tres telefonemas e se blindavam: ao "seu" Frias, ao Dr. Roberto (Marinho) e ao Ruy Mesquita.


Não precisava ligar para o Robert(o).


O Robert(o) vinha no bolo.


Tudo o que o Robert(o) queria ser na vida era se transformar no Henry Luce do Brasil.


Henry Luce, o dono do Time e da Fortune.


Luce mandava.


Luce fazia a politica externa americana para a China.


Luce era o pai do Chiang Kai-shek


A mulher do Luce foi ser embaixadora dos Estados Unidos na Itália, para administrar o Plano Marshall e não deixar os comunistas tomarem o poder.


O Murdoch, convenhamos, o Robert(o) jamais imaginou que pudesse ser.


O Robert(o) aos poucos tira o time da família da Editora Abril.


E se encaminha para as ilhas gregas e o negocio da Educação.


Conseguirá, finalmente, vencer ?

A Veja, que se transformou num detrito de maré baixa, não tem conserto.



Paulo Henrique Amorim


Do Blog CONVERSA AFIADA.
Posted: 17 Mar 2012 06:50 AM PDT
Posted: 17 Mar 2012 03:55 AM PDT



Amigo navegante engenheiro (leia o tempo – PHA) pergunta:

Ansioso blogueiro, você viu esta matéria da Folha (*) de hoje?

Congressista recebeu telefone antigrampo de empresário do jogo

16/03/2012

Investigação relata que Carlinhos Cachoeira deu aparelhos a Demóstenes Torres e a auxiliar direto de Agnelo Queiroz

Advogado de senador afirma não ter havido ilegalidade, e auxiliar de governador do DF nega ter recebido celular

FERNANDO MELLO

LEANDRO COLON

DE BRASÍLIA

Relatório do Ministério Público Federal aponta que o grupo comandado pelo empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso no mês passado, entregou telefones antigrampos para políticos.

Entre eles, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que admitiu à Folha ter recebido o aparelho, e Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que nega.

O objetivo, diz o Ministério Público, seria dificultar eventuais investigações.

A informação faz parte da Operação Monte Carlo, deflagrada no mês passado, que levou 31 pessoas à prisão por acusação de exploração de máquinas de caça-níquel.

Segundo o advogado de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida Castro, o senador recebeu o rádio de Cachoeira, que havia retornado de uma viagem aos Estados Unidos. Kakay afirma que Cachoeira pediu que Demóstenes usasse esse aparelho para conversar com ele, o que ocorreu durante oito meses. "Não há nenhuma ilegalidade", diz o advogado.

GRAMPO

A Procuradoria afirma que os telefones eram distribuídos a "membros do grupo criminoso" com base em conversa captada entre Cachoeira e Idalberto Matias, o Dadá, ex-agente da Aeronáutica.

Cachoeira e Dadá falam sobre aparelhos que seriam distribuídos por Cláudio Abreu, diretor da Delta Construção e apontado como sócio oculto de Cachoeira, de acordo com a investigação.

Em entrevista à Folha, Monteiro disse que recebeu Abreu e Dadá em seu gabinete, mas para tratar dos contratos da Delta com o governo do Distrito Federal, no setor de limpeza urbana.

Segundo Monteiro, a Delta queria melhorias nas vias de acesso ao lixão utilizado pela empresa.

O chefe de gabinete negou ter ganhado o celular. "Eu tenho condições, fornecidas pelo Estado, eu não preciso que ninguém me dê celular. Acho que é ilógico."

Monteiro afirmou ainda que Dadá se apresentou como presidente de uma associação de varredores da Delta, dizendo que gostaria de um terreno para montar uma sede da associação.

O chefe de gabinete também disse que não conhece Cachoeira pessoalmente.

O relatório da Procuradoria diz que a Polícia Federal conseguiu grampear alguns dos telefones distribuídos, que eram habilitados nos Estados Unidos.

Anteontem, a Polícia Federal indiciou 82 pessoas por envolvimento na quadrilha supostamente comandada por Cachoeira.

As acusações incluem corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e evasão de divisas.





Navalha
Diz o amigo engenheiro: Tem algumas coisas muito interessantes nas entrelinhas que podem revelar uma articulação para detonar a Satiagraha e o Dr. Paulo Lacerda.
1) Se o Senador Demóstenes Torres tinha um celular "anti-grampo" do Carlinhos Cachoeira, como foi possível grampeá-lo falando com o Gilmar Dantas (**) ?
2)O tal "Dada", ex-oficial da Aeronáutica, Idalberto Matias, que também agora aparece na quadrilha do Cachoeira, foi peça chave na invencionice contra a ABIN para dizer que a ABIN trabalhou na Satiagraha etc.
O Dadá era do Sistema Brasileiro de Inteligência, da Aeronáutica, e, embora possa ter trabalhado numa articulação para detonar a Satiagraha e o Paulo Lacerda, não deve ter feito nada de relevante na Satiagraha.
Cada vez mais fica evidente que houve uma articulação para livrar o Daniel Dantas.
E os personagens – no Cachoeira e na desqualificação da Satiagraha parecem ser – por coincidência, não é isso, amigo navegante ? – os mesmos.
Como diz você, ansioso blogueiro, viva o Brasil !
Mas, o Brasil mudou, como sabe o Daniel Dantas – que essa semana tomou uma surra de bom tamanho: "Klouri e PHA derrotam Dantas na Justiça e Juíza Ana Lúcia Vieira do Carmo dá uma aula".


Em tempo: ao ler a impecável decisão que absolveu o ansioso blogueiro, o amigo navegante perceberá que a Juíza Vieira do Carmo se diverte com as múltiplicas qualificações do banqueiro apanhadover o vídeo no jornal nacional – no ato de subornar um agente federal: ele se diz engenheiro, mas também é empresário, depois banqueiro, sem ter um banco. O Cerra também é assim: engenheiro, economista … e Chevrista.
Em tempo2: o lider do PT na Câmara, Jilmar Tatto, que prefere ver o diabo a assinar a CPI da Privataria, assinou a CPI do Cachoeira. Não precisa explicar muito, não é, amigo navegante ? O PT tem contas a ajustar com o Cachoeira e seus interlocutores.


Paulo Henrique Amorim 


Do Blog CONVERSA AFIADA.
Posted: 17 Mar 2012 03:42 AM PDT

'Nimis', uma nova categoria social na Europa em crise

Em 2008, antes da crise estourar, existiam os "mileuristas", geração de menores de 35 anos que ganhavam a vida com mil euros por mês. Com o agravamento da crise, surgiram os "nimileuristas", as novas gerações europeias que fazem milagres para viver com salários inferiores a mil euros. Foi na Espanha que se perfilaram como um novo coletivo social, com reivindicações próprias, códigos culturais identificáveis e uma sensação de desânimo e pessimismo que impregna tudo. O artigo é de Oscar Guisoni.

Oscar Guisoni, especial para Carta Maior





São chamados de "nimileuristas*", ou "nimis" simplesmente. São as novas gerações europeias que fazem milagres para chegar ao fim do mês com salários inferiores a mil euros. Encontram-se no coração do pseudo milagre do trabalho alemão e no centro da crise portuguesa, são uma realidade estabelecida na empobrecida Grécia e abrem caminho com força na França de Sarkozy. Embora tenha sido na Espanha que se perfilaram como um novo coletivo social, com reivindicações próprias, códigos culturais identificáveis e uma sensação de desânimo e pessimismo que impregna tudo.


A greve geral convocada pelos sindicatos para o próximo dia 29 contra a nova reforma trabalhista impulsionada pelo Partido Popular no governo os coloca diante de uma disjuntiva: apoiar as reivindicações de trabalhadores estáveis, um grupo social que goza de direitos que eles nunca desfrutaram nem sonham desfrutar; ou olhar para o outro lado esperando que as reformas pedidas pelos mercados e que o governo conservador aplica com todo vigor, acabem aliviando sua economia pessoal cada vez mais empobrecida.


Em 2008, antes da crise estourar com toda sua força, não existiam os "nimis", mas os "mileuristas", toda uma geração de menores de 35 anos que ganhavam a vida com mil euros por mês, um salário mínimo e insuficiente, que mal dava para cobrir os gastos mais elementares. Esta situação os condenava a não conseguirem ser independentes de seus pais e lhes impossibilitava criar uma nova família. Algumas cifras dizem tudo: só alugar um quarto (nem falar de uma casa) em cidades como Madrid ou Barcelona custa em torno de 500 euros. Os gastos habituais em alimentação, segundo as associações de consumidores, rondam em torno de 180 euros por pessoa ao mês. Somando-se a isso os serviços, que na Espanha são muito caros, sobretudo a eletricidade e o gás, e um mínimo para dedicar ao vestuário, o que sobra é zero.


Segundo a Agência Tributária, esta realidade afetava 80% dos menores de 35 anos antes da crise e agora se tornou crônica: mais de 60% dos assalariados espanhóis ganham esta cifra, transformando os "mileuristas" na imensa maioria.


Mas a crise econômica, que já deixou no caminho mais de cinco milhões de desocupados, criou uma nova categoria, ainda mais precária e empobrecida: os "nimileuristas", ou seja, aqueles cujo salário nem sequer chega aos mil euros. O fenômeno começou a torna-se massivo na Alemanha desde 2010.


Grande parte do chamado "milagre do trabalho alemão" está baseado em uma fatia importante da população mais jovem que aceita trabalhar por salários ultra mínimos – 500/600 euros -, sem contratos estáveis nem proteção social adequada. Esta realidade funciona em um país como a Alemanha porque lá os salários são relativamente mais altos que na maioria dos países da Eurozona.


Mas na Espanha levanta bolhas, uma vez que os núcleos familiares se encontram extremamente expostos ao desemprego e aos salários baixos, razão pela qual os "mini empregos" ou "mini salários", como começam a ser chamados na imprensa habitualmente, não representam nenhuma solução.


Esta nova categoria de pobres, segundo definição do sociólogo francês Louis Chauvel, tem um olhar amargo sobre o futuro, não acredita da política, está convencida de que a situação só pode piorar e é resistente a manifestar-se publicamente. É nesse complexo contexto que se inserem as mobilizações e a greve geral do próximo dia 29 contra a Reforma Trabalhista proposta pelo Partido Popular e que foi qualificada pelos sindicatos espanhóis como o maior ataque aos direitos dos trabalhadores em mais de três décadas de democracia.


Embora as mobilizações realizadas até o momento não deixem de ser massivas, no mundo sindical há plena consciência do desinteresse que desperta entre os "nimis" um protesto para preservar direitos que eles jamais gozaram. Mas, advertem os dirigentes sindicais, tampouco se pode cometer o erro de acreditar que liberalizando o mercado de trabalho se vai encontrar uma solução para o desemprego. O resultado da reforma, sustentam, será uma maior precarização, menores salários, menos proteção social.


O Partido Popular soube ler esta fratura social e decidiu jogar as cartas clássicas da direita para tentar dividir o protesto. María Dolores de Cospedal, secretária geral do PP, disse claramente: a reforma trabalhista é um projeto destinado aos jovens, para que não continuem sendo "bolsistas toda a vida" e tratou de culpar os sindicatos por defenderem os "privilegiados" que ganham salários superiores a mil euros.


Na esquerda também começa o debate sobre o que fazer com os "nimis". Enquanto o desacreditado Partido Socialista propõe aumentar o salário mínimo para 1.000 euros "para garantir a dignidade" dos trabalhadores, na Esquerda Unida pedem uma reforma fiscal que aumente os impostos para os mais ricos e permita financiar a única solução possível a seu juízo: aumentar o emprego público e dar saída de trabalho às novas gerações.

(*) Nimileuristas: substantivo formado com ni+mil+euros (nem mil euros). N. T.



Tradução: Libório Junior




Fotos: El País


Do Site Carta Maior
Posted: 17 Mar 2012 03:34 AM PDT

Do Blog do Miro - 16/3/2012

Por Altamiro Borges



A Grécia divulgou ontem (15) sua taxa de desemprego. O dado é alarmante e explica a crescente revolta dos trabalhadores, num país que caminha para a convulsão social. Segundo a informação oficial, ela subiu para 20,7% no quarto trimestre de 2011, bem acima dos 17,7% do terceiro trimestre. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o crescimento impressiona – ela foi de 14,2%.
Em termos absolutos, o número de desempregados chegou a 1.025.877. Atualmente, apenas 3.932.790 de trabalhadores gregos estão empregados formalmente. Para piorar, o governo dos banqueiros – o primeiro-ministro Lucas Papademos foi imposto, não eleito, e era serviçal do Goldman Sachs – anunciou um novo "plano de austeridade" que elevará ainda mais a taxa de desemprego.


A "geração perdida" dos jovens


Ele prevê a demissão de 150 mil servidores públicos, a redução de 22% no salário mínimo – o que diminuirá o consumo e, como consequência, afetará a produção e a geração de vagas – e novas cortes nos investimentos públicos. Tudo para saciar o apetite dos banqueiros europeus, que não estão nada preocupadas com a quebradeira do país e com o drama dos desempregados.


A situação não é dramática apenas na Grécia. Toda a Europa está sendo dizimada pela lógica destrutiva do capital. Em janeiro, o desemprego na zona do euro cresceu pelo sétimo mês consecutivo e bateu novo recorde, atingindo 10,7% dos trabalhadores. A Espanha ainda ostenta o maior índice (23,3%). Os jovens são as principais vítimas e já são tratados como "geração perdida".


O papel imperialista da Alemanha


Desde a queda do Lehman Brothers, em setembro de 2008, que deflagrou a mais recente crise capitalista mundial, o desemprego na Europa já subiu 46,8%. Um mês antes da falência do banco estadunidense, apenas um país entre os 27 da União Europeia tinha taxa de desemprego acima de 10%. Era a Espanha (11,3%). Hoje, 12 estão nessa situação gravíssima.


O total de desempregados na União Europeia saltou de 16,6 milhões em agosto de 2008 para 24,3 milhões em janeiro deste ano. Só a Alemanha, que atua como potência imperialista sugando a riqueza das nações mais frágeis, conseguiu reduzir o desemprego neste período sombrio. A sua taxa, que era de 7,2% em agosto de 2008, hoje está em 5,8%.


Corte de direitos dos trabalhadores


Isto não significa que a situação do trabalhador alemão seja uma maravilha. Diante da crise, o governo direitista de Angela Merkel impôs uma reforma trabalhista que permite ao patrão reduzir a jornada de trabalho e cortar os salários. Não é para menos que os sindicatos menos dóceis da Alemanha têm intensificado as lutas contra as perdas de poder aquisitivo dos trabalhadores.


O processo de regressão trabalhista também não é uma novidade somente da Alemanha. Todos os países da Europa têm cortado direitos históricos dos trabalhadores. Na semana passada, o parlamento espanhol ratificou um decreto do governo direitista de Mariano Rajoy que diminui os custos das demissões, reduzindo a indenização.


"A espantosa boca-livre" dos banqueiros


Diante desta agressão, o movimento sindical espanhol promete realizar em 29 de março uma gigantesca greve nacional. Segundo Ignacio Toxo, secretário-geral das Comissões Operárias, o decreto aprovado lembra as condições de trabalho que existiam nos anos da ditadura do general Francisco Franco (1939-1975) e agravará ainda mais o desemprego no país.




Mas nem tudo é desgraça na Europa. Para os banqueiros, a situação é bastante favorável. O choque de terror neoliberal mantém seus altos rendimentos. No mês passado, o Banco Central Europeu doou para 800 bancos cerca de R$ 1,2 trilhão – 529,5 bilhões de euros. Até Clóvis Rossi, articulista da Folha, ficou abismado com a "espantosa boca-livre da banca".
.
Do Blog ContrapontoPIG
Posted: 17 Mar 2012 03:30 AM PDT

15/03/2012

A fala do governo


O governo leva adiante uma política econômica e social correta, no essencial. Principalmente quando se consolida a tendência a diminuir a taxa de juros, corrigindo seu aumento no começo do governo, e avançando para a taxa média mundial, o que levaria a baixar os incentivos a trazer para aqui o pior capital do mundo, o especulativo, que não gera nem bens, nem empregos, e produz desequilíbrios que colocam em risco o desenvolvimento e as políticas sociais.


Onde o governo deixa a desejar é no plano político. O país não ouve a palavra da presidenta, do governo, explicando, prestando contas, socializando preocupações, buscando mobilização da cidadania e dos movimentos populares, que o apoiam.


O governo tem, antes de tudo, obrigação de prestar contas periodicamente à população que o elegeu, a partir das suas propostas para o Brasil. Para isto, o governo não pode confiar na mídia privada, que funciona muito mais como censura e como filtro, que faz chegar o que quer e da forma que quer, selecionando, recortando, retalhando, deformando mesmo as falas do governo. A população não pode ficar à mercê do monopólio privado da mídia que, como bem disse a Presidenta, diante das importantes políticas do governo, prefere definir outra pauta, de partido opositor, como foi assumido explicitamente por ela durante a campanha eleitoral.


Se fôssemos tomar o primeiro ano do governo Dilma pelo que a mídia faz chegar aos leitores, ouvintes e telespectadores, teria sido um ano marcado pelos escândalos, periodizado pelos casos de cada ministro alvo de denúncias até sua substituição. É preciso dizer que o governo foi pautado pela mídia na sua ânsia denuncista, sem que suas versões tenham chegado à população, salvo através do filtro desse mesma mídia opositora.


Os eixos centrais do governo não chegaram à população sob forma de discurso, de exposição, de propostas, mais além da implementação concreta das políticas. Mas a política não se faz apenas com fatos, ela precisa, de argumentos, de convencimento, de persuasão, mais ainda se queremos que avance – e avance muito – a consciência social dessa imensa massa de gente que está, pela primeira vez, tendo acesso a direitos elementares, que por tanto tempo lhe foram negados.


O governo precisa assumir suas responsabilidades nesse processo de conscientização da massa da cidadania, explicando suas políticas, dizendo as razões pelas quais a situação do povo tem melhorado substancialmente, quais os obstáculos para que siga avançando de forma ainda mais rápida, qual a estratégia do governo, etc. , etc. Não se trata simplesmente de que essa fala faz falta, é que esse espaço é ocupado pelo discurso opositor, que se opõe frontalmente aos argumentos que orientam as politicas do governo. Para eles, quanto menos Estado melhor, todo o caudal de denúncias não é feito para melhorar a ação do governo e do Estado, mas para enfraquecê-los em favor dos mecanismos de mercado, em que se assentam as posições opositoras.


Pregam menos gastos sociais, prioridade do ajuste fiscal, política externa de alinhamento subordinado aos EUA. Como desfrutam do monopólio dos espaços de formação de opinião pública – a que resistimos na imprensa alternativa, mas em um combate de forças muito desiguais, especialmente se consideramos o peso da televisão -, difundem um discurso na contramão do que faz e pensa o governo.


E quem representa, nesse espaço fundamental de disputa das corações e mentes, a maioria da população, que elegeu e reelegeu a Lula e elegeu a Dilma, confirmando que são a maioria no Brasil? O governo teria que assumir suas responsabilidades, garantindo que sua fala chegue a todos os brasileiros. Tem que encontrar os meios, nos espaços públicos atualmente existentes, ou criando formas que derivem da democratização dos meios de comunicação. Mas não pode se ausentar desses espaços, sob o risco de seguir sendo pautado pela oposição e, pior, de que a consciência das pessoas não acompanhe a ação do governo, não por discordância, mas por desconhecimento dos argumentos.


A política e o poder são a combinação da força e da persuasão, conforme as análises insuperáveis de Gramsci. O governo tem o poder das ações e da escolha de cargos, mas tem que fazer acompanhar essa ação da persuasão, do convencimento, do consenso. Se algo eu me atreveria a dizer à Presidenta neste momento, seria simplesmente: Fala, Dilma! Fala, muito, fala sempre, encontrando os meios de que suas falas cheguem às pessoas, se queremos consolidar a nova maioria social e política com uma consciência majoritária baseada em valores solidários e nao nos mecanismos da competição selvagem de todos contra todos que propõem o mercado e difunde a oposição midiática.


O exercício da política democrática é essencialmente o exercício do convencimento, da argumentação, do compartilhamento dos problemas e da convocação da mobilização popular para o protagonismo conjunto do governo e do povo na construção de um Brasil justo e solidário.
Postado por Emir Sader às 08:53

Posted: 17 Mar 2012 03:23 AM PDT

Por Eliakim Araújo
O programa é do Departamento de Estado e funciona como uma espécie de propaganda das maravilhas da terra do Tio Sam. Anualmente, 25 mil estudantes de várias partes do mundo se candidatam a viver algum tempo o "american way of life".
Mas, na prática, a coisa não é bem assim. E é bom que os pais que estão pensando em inscrever seus filhos no programa fiquem espertos.
Segundo reportagem investigativa da rede NBC, dezenas de estudantes estrangeiros do ensino médio que fazem esse programa de intercâmbio são estuprados, abusados sexualmente ou molestados pelos "pais" americanos.


Em um dos casos mais chocantes, pelo menos quatro estudantes do intercâmbio sofreram abusos sexuais pelo mesmo "pai" que os hospedava em sua casa. Ele dizia às suas vítimas: "essa é a cultura americana, você tem que se acostumar".


A denúncia partiu do estudante alemão Christopher Herbon, que resolveu escrever um livro para contar os dissabores que passou na América e, ao mesmo tempo, limpar sua barra, porque quando uma vítima reclama com a organização que promove o intercâmbio, o reclamante é imediatamente desligado e mandado de volta pra casa como indisciplinado. Foi o que aconteceu com ele.


A reportagem da NBC reconhece que a maioria desses adolescentes têm grande experiência e não cai nessas armadilhas, mas o sistema tem falhas que permitem aos predadores sexuais abusarem de jovens mais inocentes ou temerosos.


Há mais de 80 organizações de intercâmbio credenciadas pelo Departamento de Estado. São empresas que pagam uma taxa e são autorizadas a encontrar famílias que queiram abrigar em suas casas estudantes do exterior, sem receberem qualquer remuneração por isso. E é aí que mora o perigo.
De Recife - PE.Diógenes Afonsoàs21:430comentários 


Do Blog TERRA BRASILIS.
Posted: 17 Mar 2012 03:18 AM PDT






Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracajú-SE
A situação é extremamente preocupante: no Brasil, há uma televisão de altíssimo nível técnico e baixíssimo nível de programação.
Sem nenhum controle ético por parte da sociedade, os chamados canais abertos (aqueles que se podem assistir gratuitamente) fazem a cabeça dos brasileiros e, com precisão satânica, vão destruindo tudo que encontram pela frente: a sacralidade da família, a fidelidade conjugal, o respeito e veneração dos filhos para com os pais, o sentido de tradição (isto é, saber valorizar e acolher os valores e as experiências das gerações passadas), as virtudes, a castidade, a indissolubilidade do matrimônio, o respeito pela religião, o temor amoroso para com Deus.
Na telinha, tudo é permitido, tudo é bonitinho, tudo é novidade, tudo é relativo!
Na telinha, a vida é pra gente bonita, sarada, corpo legal…
A vida é sucesso, é romance com final feliz, é amor livre, aberto desimpedido, é vida que cada um faz e constrói como bem quer e entende!
Na telinha tem a Xuxa, a Xuxinha, inocente, com rostinho de anjo, que ensina às jovens o amor liberado e o sexo sem amor, somente pra fabricar um filho…
Na telinha tem o Gugu, que aprendeu com a Xuxa e também fabricou um bebê…
Na telinha tem os debates frívolos do Fantástico, show da vida ilusória…
Na telinha tem ainda as novelas que ensinam a trair, a mentir, a explorar e a desvalorizar a família…
Na telinha tem o show de baixaria do Ratinho e do programa vespertino da Bandeirantes, o cinismo cafona da Hebe, a ilusão da Fama…
Enquanto na realidade que ela, a satânica telinha ajuda a criar, temos adolescentes grávidas deixando os pais loucos e a o futuro comprometido, jovens com uma visão fútil e superficial da vida, a violência urbana, em grande parte fruto da demolição das famílias e da ausência de Deus na vida das pessoas, os entorpecentes, um culto ridículo do corpo, a pobreza e a injustiça social…
E a telinha destruindo valores e criando ilusão…
E quando se questiona a qualidade da programação e se pede alguma forma de controle sobre os meios de comunicação, as respostas são prontinhas:
(1) assiste quem quer e quem gosta,
(2) a programação é espelho da vida real,
(3) controlar e informação é antidemocrático e ditatorial…
Assim, com tais desculpas esfarrapadas, a bênção covarde e omissa de nossos dirigentes dos três poderes e a omissão medrosa das várias organizações da sociedade civil – incluindo a Igreja, infelizmente – vai a televisão envenenando, destruindo, invertendo valores, fazendo da futilidade e do paganismo a marca registrada da comunicação brasileira…
Um triste e último exemplo de tudo isso é o atual programa da Globo, o Big Brother (e também aquela outra porcaria, do SBT, chamada Casa dos Artistas…).
Observe-se como o Pedro Bial, apresentador global, chama os personagens do programa: "Meus heróis! Meus guerreiros!" – Pobre Brasil!
Que tipo de heróis, que guerreiros!
E, no entanto, são essas pessoas absolutamente medíocres e vulgares que são indicadas como modelos para os nossos jovens!
Como o programa é feito por pessoas reais, como são na vida, é ainda mais triste e preocupante, porque se pode ver o nível humano tão baixo a que chegamos!
Uma semana de convivência e a orgia corria solta…
Os palavrões são abundantes, o prato nosso de cada dia…
A grande preocupação de todos – assunto de debates, colóquios e até crises – é a forma física e, pra completar a chanchada, esse pessoal, tranqüilamente dá-se as mãos para invocar Jesus…
Um jesusinho bem tolinho, invertebrado e inofensivo, que não exige nada, não tem nenhuma influência no comportamento público e privado das pessoas…
Um jesusinho de encomenda, a gosto do freguês… que não tem nada a ver com o Jesus vivo e verdadeiro do Evangelho, que é todo carinho, misericórdia e compaixão, mas odeia o fingimento, a hipocrisia, a vulgaridade e a falta de compromisso com ele na vida e exige de nós conversão contínua!
Um jesusinho tão bonzinho quanto falsificado…
Quanta gente deve ter ficado emocionada com os "heróis" do Pedro Bial cantando "Jesus Cristo, eu estou aqui!"
Até quando a televisão vai assim?
Até quando os brasileiros ficaremos calados?
Pior ainda: até quando os pais deixarão correr solta a programação televisiva em suas casas sem conversarem sobre o problema com seus filhos e sem exercerem uma sábia e equilibrada censura?
Isso mesmo: censura!
Os pais devem ter a responsabilidade de saber a que programas de TV seus filhos assistem, que sites da internet seus filhos visitam e, assim, orientar, conversar, analisar com eles o conteúdo de toda essa parafernália de comunicação e, se preciso, censurar este ou aquele programa.
Censura com amor, censura com explicação dos motivos, não é mal; é bem!
Ninguém é feliz na vida fazendo tudo que quer, ninguém amadurece se não conhece limites; ninguém é verdadeiramente humano se não edifica a vida sobre valores sólidos…
E ninguém terá valores sólidos se não aprende desde cedo a escolher, selecionar, buscar o que é belo e bom, evitando o que polui o coração, mancha a consciência e deturpa a razão!
Aqui não se trata de ser moralista, mas de chamar atenção para uma realidade muito grave que tem provocado danos seríssimos na sociedade
.
Quem dera que de um modo ou de outro, estas linha de editorial servissem para fazer pensar e discutir e modificar o comportamento e as atitudes de algumas pessoas diante dos meios de comunicação.
Recebido por e-mail enviado pelo amigo Gilson Raslan
Postado poràs16:521 comentários


Do Blog O TERROR DO NORDESTE.
Posted: 17 Mar 2012 03:12 AM PDT

  Documentos em primeira-mão no Blog Os Amigos do Presidente Lula em 17/03/2012 


Você gostaria de ser dono de 20% uma grande e lucrativa faculdade privada numa grande cidade, por um valor de um apartamento de classe média modesto? E em condições camaradas, pagando em 25 parcelas correspondentes a menos da metade de seu salário?


Pois o senador Demóstenes Torres (DEMos/GO) é um felizardo que conseguiu essas condições através de um sócio milionário de Goiás, dono de laboratório!


Calma, gente! Desta vez não estou falando do "professor"-bicheiro Carlinhos Cachoeira. O senador tem outros amigos endinheirados.


O sócio milionário é Marcelo Henrique Limirio Gonçalves, ex-dono do laboratório Neoquímica e sócio da Hypermarcas. Foi quem entrou com o grosso do dinheiro para implantar a faculdade, e fez este negócio de pai para filho com Demóstenes.


O contrato social da empresa mantenedora da faculdade prova:


http://goo.gl/psYA3
Primeira alteração do Contrato Social, mudando a denominação.


http://goo.gl/R88iD
Contrato Social original com a participação de cada sócio e forma de injetar o dinheiro .
http://goo.gl/vmBpW
Registro no MEC mostra que empresa de Demóstenes é a mantenedora da Nova Faculdade.


O milionário Marcelo Limírio entrou com R$ 600 mil no ano de 2008, para botar a faculdade de pé.


Demóstenes Torres entrou com R$ 200 mil, mas em 25 prestações de R$ 8 mil por mês (suaves, para quem tem salários de senador e de ex-procurador do Ministério Público de Goiás). As prestações só terminaram de serem pagas em março de 2010.


A terceira sócia foi assessora de Demóstenes no gabinete do Senado, até assumir a direção do instituto, e também entrou no negócio exatamente com as mesmas condições do senador.


http://goo.gl/3XlqH
Não há nada aí em cima que, por si, possa ser enquadrado no código penal. Sem fazer ilações sobre laranjas, negócios de fachada, etc, o que pode-se afirmar com certeza é que o milionário fez uma ação entre amigos para proporcionar um negócio de pai para filho a Demóstenes, para ele ter uma renda e patrimônio empresarial.


O problema é que Demóstenes não é filho de Marcelo Limírio, e seus maiores atrativos são ocupar um estratégico cargo de Senador, presidente da CCJ no Senado, tem trânsito no governo de Goiás, é irmão do Procurador-Geral do Estado de Goiás, tem relacionamento pessoal com ministros do STF como Gilmar Mendes.


Se Demóstenes fosse ministro da Dilma, ele já estaria pré-condenado por suposto tráfico de influência, corrupção passiva, e coisas do gênero. E ele, como Senador, tem que explicar a seus eleitores as razões que levaram um milionário a fazer um negócio de pai para filho beneficiando ele. O caso é mais esquisito do que a cozinha importada ganha de Carlinhos Cachoeira.
Por:Zé Augusto0Comentários 
Posted: 17 Mar 2012 03:08 AM PDT


(vídeo em solidariedade a Lula)
Solidariedade. A palavra que define o movimento de luta contra a Aids é também uma denominação de compromisso com o próximo. Compromisso que a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV-Aids (RNAJVHA) tem com todos aqueles se sensibilizam para acabar com o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença. Dois exemplos de sensibilidade à causa são o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ator Reynaldo Gianecchini. Em agradecimento à contribuição dessas duas personalidades, a RNHAJVA lançou uma campanha em solidariedade aos dois, que hoje lutam contra o câncer.
(vídeo em solidariedade a Reynaldo Gianecchini )


A campanha consiste em dois vídeos que levam uma mensagem positiva ao ex-presidente e ao ator. Nas duas peças o coordenador nacional da Rede de Adolescentes Jovens, José Rayan, agradece o apoio das duas personalidades às pessoas que vivem com HIV e Aids no Brasil. "O Lula e o Gianecchini foram extremamente importantes para o movimento de Aids, tanto no que diz respeito às políticas públicas de enfrentamento da epidemia, quanto no combate ao preconceito e a discriminação",diz o jovem de 19 anos e que vive com o vírus desde que nasceu.


Lula foi o primeiro presidente brasileiro a receber os jovens vivendo com HIV e Aids. O encontro aconteceu durante o lançamento da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no dia 1 de Dezembro de 2010, em Brasília (DF). Na solenidade, Lula ouviu as demandas dos jovens soropositivos e afirmou que o preconceito seria a doença mais danosa ao ser humano.



01/Dez/2010 - Lula no lançamento da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A íntegra da cerimônia está aqui.


(Da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV-Aids)
Por:Zé Augusto0Comentários
You are subscribed to email updates from BLOG DO SARAIVA
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610





--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares