Altamiro Borges: "Publicidade on-line supera a de jornais
Por Altamiro Borges
Uma notícia deve ter apavorado os donos dos jornalões tradicionais. A receita com publicidade na internet cresceu 14% nos EUA e, pela primeira vez na história, ultrapassou a dos jornais impressos. O investimento na rede foi de US$ 25,8 bilhões, dois bilhões a mais do que na mídia impressa. Os números constam do relatório 'State of the News Media' 2011, do PewResearch Center.
A Folha de hoje ainda tenta relativizar o impacto da notícia, insinuando que o problema é localizado. “O relatório mostra que a situação dos jornais nos Estados Unidos é pior do que no resto do mundo, tanto em termos de audiência quanto de receita. No mundo como um todo, as receitas estão em alta, puxadas pelos países em desenvolvimento, em especial a Índia. No Brasil, a circulação dos jornais cresceu 1,5% em 2010, e a receita com publicidade, 3,4% (para R$ 3,24 bilhões)”.
Tendência irreversível de queda
O argumento, no entanto, é falacioso. A Folha, que recentemente perdeu o posto de maior jornal em circulação no Brasil, ainda tenta lamber suas feridas. Ela não diz, por exemplo, que são os jornais populares e gratuitos que crescem no país – a tiragem dos jornalões continua em queda. Nos anos 1980, a Folha chegou a imprimir um milhão de exemplares – hoje não passa de 300 mil.
A ampliação do acesso à internet e o acirramento da competitividade no setor, com a proliferação de veículos gratuitos, têm sido fatal para os jornalões tradicionais. Eles continuam com influência na sociedade, pautando as emissoras de televisão e rádio e a própria política. Mas sua queda parece irreversível. Os EUA, tão adorados pela mídia colonizada, já sinalizam neste rumo.
– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
SARAIVA 13 A ópera, a guerra e a ressurreição russa País cria 260 mil empregos e isola pes...
-
SARAIVA 13 Você acha certo o Brasil gastar R$ 118 MILHÕES para receber o Papa Francisco??? ...
-
SARAIVA 13 Paulo Bernardo defende marco regulatório e critica oligopólio que controla ...
-
SARAIVA 13 KASSAB E SERRA - QUEM É O BONECO ? QUEM É O VENTRÍLOQUO ? Serra não é o dono da bola Sarkozy, Serra, di...
-
Crônicas e Críticas da América Latina : Pedro Ayres Jornalista Em todos os momentos de crise, é comum que os meios de comunicação ouçam, co...
-
SARAIVA 13 Desmascarando a manipulação da Globo, A farsa acabou!! Recuperado vídeo censura...
-
O maior fiasco da história Enviado por Miguel do Rosário on 05/06/2013 – 3:53 pm 7 comentários A história de uma farsa – Capítulo ...
-
SARAIVA 13 EMBRAER - EMPRESA BRASILEIRA VENDE 150 JATOS E175 PARA A AMERICAN AIRLINES - FOTOS E ...
-
Carta Maior: Cidadãos Europeus, Uni-vos! A luta de classes está de volta à Europa e em termos tão novos que os atores sociais estão perple...
-
Novo post em megacidadania ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário