sábado, 15 de outubro de 2011

Fwd: Mobilização mundial em defesa da democracia e contra o neoliberalismo





Página da Carta Maior no Facebook Siga a Carta Maior no Twitter Canal da TV Carta Maior no Youtube Assine nossos FEEDS
Boletim Carta Maior - 15 de Outubro de 2011 Ir para o site


Mobilização mundial neste sábado em defesa da democracia e contra o neoliberalismo: acompanhe pela Carta Maior

Neste sábado, dia 15 de outubro, jovens do mundo inteiro estão sendo convidados a acampar nas praças de suas cidades exigindo democracia real e mudanças no atual modelo econômico, causador de crise e desemprego. A inspiração vem dos acampamentos no Egito, na Espanha e, mais recentemente, em Nova York, com o movimento Ocupa Wall Street. Os espanhóis do movimento Democracia Real Já estão convocando pessoas do mundo inteiro para participar do Dia Mundial de Acampamentos em Praças, neste 15 de outubro. A Carta Maior estará acompanhando as manifestações deste final de semana. Acompanhe pelo Especial Ocupando Wall Street.




O movimento Ocupa Wall Street pode ajudar Obama e os democratas?
Conseguirão os ocupantes de Wall Street transformar-se num movimento que tenha sobre o Partido Democrata o mesmo impacto que o Tea Party teve sobre o Partido Republicano? É de se duvidar. Uma bela fatia dos fundos eleitorais de ambos os partidos vem de Wall Street e dispõe de nuvenzinhas de relações públicas e de exércitos de lobistas para fazer pressão sobre os políticos de ambos os partidos. O artigo é de Robert Reich.
> LEIA MAIS | Internacional | 14/10/2011
Ocupar Wall Street...e depois?
Os novos movimentos sociais compõem o quadro da barbárie social que impregna a ordem burguesa mundial, abrindo um campo de contradições sociais que dilaceram por dentro a ordem do capital – dilaceram, mas são incapazes, em si e por si, de ir além. Talvez, falta-lhes clareza do próximo passo ou do elo mais próximo da corrente de indignação coletiva que clama, por exemplo, pela democracia real. Por isso, nos interrogamos: Ocupar Wall Street...e depois? O artigo é de Giovanni Alves.
> LEIA MAIS | Movimentos Sociais | 13/10/2011
Wall Street: a ocupação necessária
Por sua pertinência e poder de síntese a bandeira que nasceu com um acampamento singelo em Nova Ioque há menos de um mês ganhou rapidamente o foco mundial . Pode se tornar uma espécie de resposta-síntese da sociedade aos dogmas, mantras e salmos dos mercados que jogaram o mundo na maior crise do capitalismo desde 29 e insistem em aprisionar a humanidade dentro dela. 'Ocupar Wall Street' tem fôlego histórico para ser uma espécie de 'pão, paz e trabalho' do século XXI.
> LEIA MAIS | Internacional | 09/10/2011
O casamento entre democracia e capitalismo acabou
O filósofo e escritor esloveno Slavoj Zizek visitou a acampamento do movimento Ocupar Wall Street, no parque Zuccotti, em Nova York e falou aos manifestantes. "Estamos testemunhando como o sistema está se autodestruindo. "Quando criticarem o capitalismo, não se deixem chantagear pelos que vos acusam de ser contra a democracia. O casamento entre a democracia e o capitalismo acabou". Leia a íntegra do pronunciamento de Zizek.
> LEIA MAIS | Internacional | 11/10/2011
"A globalização é uma uma nova forma de colonização"
Autor de estudos sobre o modo como as percepções de tempo e espaço se alteraram no mundo contemporâneo, o antropólogo francês Marc Augé reflete sobre essas mudanças em uma entrevista especial. "A distância entre ricos e pobres é cada vez mais importante, e a mesma coisa ocorre com o acesso ao conhecimento e à ciência. Eu diria que a globalização não difere muito da colonização. Vivemos um tipo de colonização anônima ou multinacional. A globalização nos emparelhou" afirma.
> LEIA MAIS | Internacional | 12/10/2011
Um olhar de perto sobre os ativistas de Ocupa Wall Street
Muitos dos manifestantes são jovens, estudantes de graduação subjugados pelo endividamento e inseguros quanto ao seu futuro. Spenser Williams, graduado e mestre em História Natural na Universidade Prescott no Arizona trabalha numa loja de bicicletas no Maine, enquanto paga seu crédito educativo. Ele veio a Nova York para protestar. "Estou de saco cheio do quanto a ganância e o lucro de curto prazo interferem na política", disse Williams. O artigo é de Rebecca Ellis, direto de Nova York.
> LEIA MAIS | Internacional | 10/10/2011
A ocupação de Washington DC
Num país em que os diretores executivos das empresas ganham 185 vezes a mais que seus trabalhadores, a mensagem da ocupação atrai muita gente. Joanne Quinn viajou do outro lado do país – Seattle, Washington – para participar do protesto. Ela trabalha como enfermeira e explicou que, depois de anos vendo que seus pacientes estão perdendo o seguro saúde por não poder trabalhar, estava farta com o sistema. O artigo é de Alice Ollstein, direto de Washington.
> LEIA MAIS | Movimentos Sociais | 10/10/2011



Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário:

Postagens populares