segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bruno Rabello: preconceito linguístico e preconceitos da mídia

Portal Vermelho:

"Bruno Rabello: preconceito linguístico e preconceitos da mídia
O livro didático de língua portuguesa adotado pelo MEC tem causado falatório da mídia. Na defesa da norma gramatical e do “bom uso” da língua portuguesa, setores mais conservadores se posicionaram contra a adoção do livro Por uma vida melhor, da coleção Viver, aprender. O falatório se dá em nome da conservação de valores e mitos que no fundo nada mais são que instrumentos de opressão e distinção de classe.
Colocam aspas em torno do preconceito linguistico como se este fosse mais uma nova invenção da esquerda brasileira e não um conceito elaborado por pesquisadores sérios como o lingüista Marcos Bagno, autor do livro “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz”, livro já obrigatório em todas as faculdades de letras do país.

A primeira coisa para se entender o que é preconceito linguistico é compreender a diversidade e a variedade lingüística no Brasil. Num país de proporções continentais, com imensa diversidade étnica, com fluxos migratórios e imigratórios constantes, com uma variedade infinita de falantes (homens, mulheres, jovens, idosos, núcleos profissionais, etc.), o assunto “língua” requer um pouco mais que dogmas antigos. A complexidade do assunto vai de encontro à própria idéia de que um arcabouço de normas e regras “para o bem falar e o bem escrever” vai definir o comportamento do uso da língua por seus falantes.

O que isto tem gerado, além do ódio de gerações de estudantes aos estudos de língua portuguesa, é a falsa idéia de “autoridade” sobre a língua e por sua vez sobre seus falantes. Acordos ortográficos e convenções gramaticais estão longe de retratar o que os estudos linguisticos têm de mais avançado no país. Encarar os estudos linguisticos como ciência e afastar as academias brasileiras de saberes aristocráticos do comando do que é “certo” ou “errado” é um caminho necessário para o acesso dos jovens brasileiros a própria cultura.

Voltando ao livro de Marcos Bagno, um dos exemplos dado pelo autor é de como a mídia exerce seu preconceito racial através da língua. Eis um fragmento:

“Como se vê, do mesmo modo como existe o preconceito contra a fala de determinadas classes sociais, também existe o preconceito contra a fala característica de certas regiões. É um verdadeiro acinte aos direitos humanos, por exemplo, o modo como a fala nordestina é retratada [pg. 43] nas novelas de televisão, principalmente da Rede Globo. Todo personagem de origem nordestina é, sem exceção, um tipo grotesco, rústico, atrasado, criado para provocar o riso, o escárnio e o deboche dos demais personagens e do espectador. No plano linguistico, atores não nordestinos expressam-se num arremedo de língua que não é falada em lugar nenhum do Brasil, muito menos no Nordeste. Costumo dizer que aquela deve ser a língua do Nordeste de Marte! Mas nós sabemos muito bem que essa atitude representa uma forma de marginalização e exclusão”. Pág 41.

O tom irônico do pesquisador revela a face obscura do entretenimento que a primeira vista é inocente e até engraçado. Mas não é engraçado, é disseminação de preconceito, algo que os avanços da sociedade brasileira nos últimos anos em luta contra as opressões não pode permitir que se perpetue. Por este motivo, desfazer mitos que há muito tempo rondam as salas de aulas é um compromisso educacional de quem enxerga no atual modelo de ensino insuficiências históricas.

Assim não é de se espantar que em tempos de programas de soletração e acordos ortográficos que rendem milhões, a grande mídia com seu entretenimento desinteressado deslanche uma frente de críticas aos avanços em prol da população pobre do país. Dizer que um brasileiro do interior do estado de Pernambuco não sabe português é preconceito, é tentar destituir deste cidadão seu bem cultural maior que é a sua língua. Aliás, em falar de cidadão nordestino, o que aconteceu e ainda acontece quando se trata do falar do ex presidente Luís Inácio Lula da Silva é a veemente acusação de ele não dominar o “bom português”, o que é puro preconceito linguistico, puro preconceito de classe.


– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postagens populares